Após confusão, Raquel Dodge quer dissociar imagem à de Temer

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A nova procuradora-geral da República, Raquel Dodge, nem assumiu e já vem sendo alvo de críticas da frente que apoia Rodrigo Janot, incluindo os procuradores da força-tarefa da Lava Jato e, consequentemente, a imprensa. Após se reunir com o presidente Michel Temer, no dia 8 de agosto, às 22h, Dodge agora tenta romper a imagem construída de que teria algum tipo de relação amigável com o peemedebista.
 
O encontro estava fora da agenda do mandatário. Entretanto, estava prevista na programação da atual subprocuradora-geral da República e teria sido solicitada por ela para acertar detalhes de sua posse à PGR. Entretanto, Michel Temer não incluiu o encontro na publicação diária de sua agenda oficial, levantando o tom de que a reunião poderia incluir temas de interesse do presidente da República, que hoje é alvo de inquéritos da Procuradoria-Geral, com base nas delações e provas da JBS.
 
A medida está sendo vista por alguns procuradores como uma armadilha criada pelo próprio peemedebista, que futuramente pode alegar que o encontro que teve com Joesley Batista, dono da JBS e autor das principais acusações contra o presidente, ocorreu nos mesmos parâmetros de diálogo com a própria futura procuradora-geral da República.
 
Por outro lado, a frente do Ministério Público Federal (MPF) que hoje encabeça as investigações, nomes de confiança e seguidores de Rodrigo Janot – opositores de Raquel Dodge – levantam o viés da crítica de que ela não poderia ter se encontrado com o presidente da República.
 
Desde a repercussão do caso, Dodge agora trabalha para dissociar sua imagem com a do mandatário que a nomeou ao posto, ainda que como a segunda mais votada por eleição interna, propositalmente por integrar oposição à Janot dentro do MPF. Uma das medidas da subprocuradora foi modificar o local da posse, que seria realizada no Palácio do Planalto.
 
Depois do episódio, assessores de Temer divulgaram que a cerimônia de posse no Planalto seria como um gesto simbólico de reaproximação do Executivo com o MPF, o que manchou ainda mais a imagem da procuradora, que mudou os planos. Raquel Dodge será empossada na sede da Procuradoria-Geral da República e teria tratado deste tema com o próprio mandatário. 
 
 
 
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Garagem

      Foi você que disse que Dodge tem que entrar pela garagem mesmo?

      rsrsrsrsrs

      Mas, falando sério, acho que ela caiu numa armadilha que realmente pode desarticular toda a acusação do encontro com o Joesley.

  1. Só agora ela diz que estava

    Só agora ela diz que estava previsto, por parte da procuradoria, esse encontro? Por que não se manifestou logo após ter sido filmada? Por que aceitou, nesse encontro, que a posse seria no palácio do planalto ou jauru, sei lá e, só agora mudou de idéia? Ela sabe que o michel a escolheu como a segunda mais votada por algum motivo. Espero, como disse o sr, Eugenio Aragão, que ela seja realmente imparcial, só que hoje, não ponho essa fé que o ex ministro manifesta. 

    1. só….

      Critica dos apoiadores de Janot?! É gozação !! Isonomia entre Poderes não é assunto que ela preza muito. Já deu para ver. Aceitou de bom grado o comando da Presidência da República e Ministros do STF. Além de se encontrar com o Presidente, altas horas da noite sem agenda. Para acertar posse? E Joesley, era para não errar no churrasco? Engavetador Geral da República já tivemos. Assim como Mensalão,parece que canalhas que estão e querem continuar no Poder Absolutista, planejam imitar Governos passados. Mas tudo Gente Progressista, AntiCapitalista e Honesta. O Brasil se explica. E se lamenta.  

      1. Suas 5 estrelinhas nao me

        Suas 5 estrelinhas nao me enganam tampouco… Deu mais trabalhlo, menos trabalho, ou tanto trabalho dar 5 estrelinhas a voce mesmo quanto bater punheta?

    2. Falsificacao interpretativa:

      “Só agora ela diz que estava previsto, por parte da procuradoria, esse encontro?”:

      Voce eh surdo ou burro?  Leia de novo e se precisar procure “agenda oficial” em um dicionario:

      “O encontro estava fora da agenda do mandatário. Entretanto, estava prevista na programação da atual subprocuradora-geral da República e teria sido solicitada por ela”

  2. Chegamos ao nivel da opereta,

    Chegamos ao nivel da opereta, a Procuradora Geral indicada pode se encontrar com quem quiser a qualquer hora e não tem que dar explicações, o Presidente pode chamar quem quiser a qualquer hora e não deve explicações ou será que o Brasil virou um cirquinho de crianças?  Imagine se Putin precisa dar explicações desse nivel.

    O pano de fundo desse espetaculo ´chama-se MIDIA, quem faz o roteiro, monta o palco e dirige o espetaculo.

    Lideres politicos no mundo inteiro tem encontros dentro e fora da agenda, ninguem pode operar o poder tendo que dar explicações sobre tudo a toda hora, o exercicio do poder exige luzes e SOMBRA, a sombra é da essencia do poder.

    1. Antes fosse

      Mas o poder que efetivamente nos governa é a midia.

      O procuradorinho que parece uma enguia com cabelos (não me lembro o nome dele) apareceu furioso exigindo explicações públicas dos atos da Sra. Dodge em rede nacional,  devidamente apoiado por seus pares.

    1. Só no  Brasil   Nos EUA o

      Só no  Brasil   Nos EUA o Procurador Geral  (Attorney General) toma posse sentando na cadeira, não tem cerimonia, isto é coisa de pais ibérico. Damos valor excessivo a cerimoniais, é parte de nossa cultura.

      Um presidente do extinto Tribunal de Alçada Criminal de SP tomou posse com um cocktail para 600 pessoas, um presidente do Tribunal de Contas do Municipio de S.Paulo encomendou um buffet para 400 convidados para sua posse, é coisa que vem

      de paises muito primitivos, ultra terceiro mundo, o cumulo do atraso e da falta de civilidade.

  3. Festa no Apê!

    Nassif: tô gostanto da dona “Charged”. Ainda nem assumiu e, como aqueles dois ministros, já da mostras a que veio. Se guarda, Janota, que o Mordomo escreveu teu nome na unha. E paga bem pela cabeça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador