Após incriminar a eleição de Dilma, Santana e esposa são soltos por Moro

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizada às 16h35

Jornal GGN – Após confirmar o recebimento de dívida da primeira campanha de Dilma Rousseff (PT) via caixa 2, a pedido do ex-tesoureiro João Vaccari, Mônica Moura, mulher do marqueteiro João Santana, foi libertada nesta segunda, 1º de agosto, por decisão do juiz Sergio Moro. Por volta das 15h, foi a vez de Santana receber autorização para deixar a penitenciária em Curitiba. 

Moro, que considerou que “a prisão já não era mais absolutamente necessária” à investigação, cobrou quase R$ 32 milhões de fiança de ambos, valor que já estava bloqueado da conta corrente do casal pela Lava Jato.

Na semana passada, Fabio Tufic, advogado de Mônica, entrou com uma petição na Justiça Federal do Paraná. Hoje de manhã, a Justiça concedeu o álvara de soltura, e Santana foi beneficiado na esteira. Os empresários estavam presos desde fevereiro passado, e estão acertando um acordo de delação premiada.

Segundo Mônica Bergamo, “Moro também considerou que a situação do casal difere da de operadores profissionais de lavagem de dinheiro, empreiteiros corruptores, agentes de estatais e políticos beneficiários de caixa dois. Ressaltou, no entanto, que isso não minimiza a gravidade da conduta de ambos que está sendo investigada.”

O depoimento de ambos ao juiz, confessando a existência de caixa 2 na campanha de 2010, foi divulgado em julho. Nele, o casal diz que recebeu quase R$ 10 milhões numa conta na Suíça. Quem disse à Mônica, que cuidava da parte financeira da empresa de publicidade, para receber a dívida dessa forma foi Vaccari, também preso na Lava Jato. 

Santana disse que não acredita que os recursos eram fruto de propina sob contratos da Petrobras. De acordo com ele, o caixa 2 é prática em todas as campanhas, de todos os partidos, e mesmo com “resistência” dos profissionais, é muito difícil evitar que seja dessa forma. Ele também afirmou que não admitiu isso antes para não prejudicar Dilma no processo de impeachment, iniciado em abril.

Moro criticou o “álibe” de Santana, afirmando que não deve ser verdade que todos os candidatos usam caixa dois em campanha. Além disso, mesmo que usassem, isso não justifica os crimes do casal de marqueteiros, muito menos deve aliviar a pena.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. revogado o direito Romano, vale o direito curitibano

    Vamos então aplicar a consolidada legislação do domínio do fato e a presidenta Dilma já devidamente condenada no parlamento, no judiciário no pig e sua opinião publicada e na mão do Gilmar Dantas Mendes a sentença está pronta para atualização da data e cana dura.

  2. O lande é o seguinte, se não

    O lande é o seguinte, se não der no senado, o que é bem difícil, o gilmar completa o golpe no tse. A república de curitiba está dando a sua singela contribuição para a viabilidade do assalto ao poder. De um jeito ou de outro tem que dar certo. Como diz aquele jargão daquela rede de televião preocupadíssima com o bem da nação: Brasi, sil,sil…

  3. O balcão de delações

    O balcão de delações premiadas da lava jato funciona em sintonia com o calendário do golpe e obedece ao propósito político dos operadores da investigação. Se Dilma sobreviver ao julgamento do Senado, a guilhotina no TSE a espera. E a perseguição ao Lula não perde o entusiasmo. O impeachment preventivo do ex presidente está no forno.

    Mais dinheiro para a caixinha do MPF.

  4. Simão Bacamarte e joelho no milho.

    Prezados,

     

    O delinqüente e criminoso contumaz, sérgio moro, pensa que é original, que é muito astuto e inteligente ou dententor de grandes conhecimentos jurídicos. Ele não surpreende mais ninguém; a tática dele já é mais do que manjada; todos os bem informados e de boa índole sabem que esse juiz nazifascista, cuja família foi beneficiária direta da ditatura militar-civil-empresarial que perseguiu, torturou e matou adversários políticos, ao londo de 21 anos, tem como objetivo aniquilar a Esquerda Política Brasileira, o PT e seus líderes, assim como derrubar a presidenta Dilma /Rousseff e levar ao cárcere o ex-presidente Lula. sérgio moro comete crimes continuados porque está protegido pelo PIG/PPV e pelo judiciário omisso, covarde, conivente e partícipe do golpe de Estado. Desde 2014 eu já tinha a certeza de que a Farsa a Jato JAMAIS teve ou tem o propósito de combater a corrupção; os integrantes dessa FT constituem uma ORCRIM, uma quadrilha institucional, a serviço das oligarquias pultocráticas e do alto comando internacional do golpe, que fica nos EUA.

    A delação obtida após coação e tortura psicológica não tem qualquer valor legal ou jurídico, mas neste País sob o golpe de Estado midiático-policial-judicial-paralamentar, não há mais Lei, nem mesmo Constituição Federal que se respeitem. Desde a farsa do chamado ‘mensalão do PT’, a CF foi estuprada, pisoteada, cuspida, pisada e escarrada por aqueles que deveriam guardá-la; joaquim barbosa e suas grosserias histriônicas abriu o caminho para que outras ilegalidades criminosas mais graves pudessem ser cometidas por agentes da Lei (policiais federais, procuradores do MP e juízes). O resultado temos visto desde 2013-2014, com essa ORCRIM da Farsa a Jat sendo usada para derrubar um governo popular, aniquilar a Esquerda, incriminar e encarcerar os líderes políticos desse espectro, com destaque para aquele que foi o melhor presidente da república nas últimas 5 décadas: Luiz Inácio Lula da Silva.

    O estado de exceção e a perseguição política, além do cerceamento do direito de defesa, à privacidade, à inviolabilidade das comunicações levaram Lula a denunciar sérgio moro junto ao Comitê Internacional dos Direitos Civis e Políticos da ONU, em Genebra. Como retaliação um juiz desqualificado e suspeito acolheu denúncia contra Lula, sem sequer ler a defesa prévia que já havia sido apresentada ao judiciário pelo ex-presidente, por meio de sesu advogados. Agora, sérgio moro, após coagir e torturar psicògicamente o casal de publicitários que prestaram serviços ao PT, decide libertá-los. Isso significa que, sérgio moro e outros criminosos da Farsa a Jato exigiram de Mônica Moura e João Santana que incriminassem o PT e a presidenta Dilma, com objetivo claro de municiar o golpe de Estado, cuja consumação depende de votação final do Senado. Os crimes da ORCRIM da Farsa a Jato se sucedem, estão escancarados, mas são tratados pelo PIG/PPV e pela direita política corrupta, golpista, oligárquica e plutocrática como se fossem ações da PF, do MP e do PJ para combater a corrupção. Perante a História e perante o mundo, esse golpe fajuto (pretensamente sofisticado e com pretensos ares de legalidade e institucionalidade) já está desmascarado , desmoralizado.

  5. realidade

    ta. se não passar o golpe do impeachiment, e se cassar Dilma, cassaria a chapa. ou seria novo golpe? e dai, se jõao santana tem crédito no que disse contra o Pt no caixa 2, ele também disse que todas as campanhas tem caixa 2. e ai , principalmente perguntando a psdb/pmdb que foram contra o fim do financiamento empresarial de camapanha.

  6. Falam e muito que o homem da

    Falam e muito que o homem da camisa preta é um mediocre,um rabula de primeira instrância,e afins.Detesto injustiças.Ele colocou o Supremo Tribunal Federal,a mais alta corte de justiça do Estado Brasileiro de joelhos.Pior.Estão todos agachados,rezando a cartilha dele.Moral da historia:ajoelhou tem que rezar.

  7. Nassif: com este caso da

    Nassif: com este caso da Mônica e marido o Verdugo de Curitiba declarou a um jornal marceano que com isto acabou o caixa 2 do PT. E o trinviruato maldito [PSDB/DEM/PPS + maioria do PMDB] já avisou que não quer mais ouvir falar dessa modalidade arrecadadora. Agora, no Jaburu, só se comenta a grande novidade —o CAIXA 3, concebido por Ceveró, adminstrado pelo Moreira e tendo no Conselho Deliberativo Jucá, Cunha e Delcído. Renan ficou a suplencia. Agora sim, rumo a 2018…

  8. Mais recebeu dinheiro da

    Mais recebeu dinheiro da Odebrecht fora do Brasil ?

    Se positivo, nada mais justo que confesse aquilo que os documentos já indicam de forma muito clara.

    Que Dilma possa não saber eu acho até crível, mais encerremos ai as ilações.

  9. trabalho

    É totalmente incosntitucional obrigar um ser humano a não exercer o seu ofício. João e a mulher não mais podem trabalhar como marqueteiros. A não ser se for pro PSDB.

  10. O Capital e a Política

    O marketing político é o instrumento pelo qual o Capital submete a Política a seus desígnios.

    É ele que converte a política num negócio. É assim que os políticos tornam-se negociantes profissionais, ao invés de representantes do povo.

    Quanto mais cara a Política se tornar, maior a dependência e, portanto, maior também o controle do Capital sobre ela.

    Santana pode até duvidar da origem do dinheiro que recebe, mas não pode ser ingênuo sobre o que faz. Um corretor de imóveis ou joalheiro pode ter a mesma dúvida, mas não irá recusar negócios por isso…

    Ingênuos são apenas seus telespectadores.

  11. O fato de na decisão o Moro

    O fato de na decisão o Moro rebater Santana dizendo não acreditar que outros partidos praticam caixa 2 é mais uma para guardar para história para mostrar no futuro como Moro é inquisidor quando se trata de PT e é advogado quando se trata dos outros partidos. 

  12. Sérgio Fleury e Sérgio Moro

    Nos tempos do outro Ségio, o Fleury, era assim que a tortura funcionava.

    Enquanto o torturador não tirasse da boca da vítima a informação que o torturador queria, a tortura não cessava.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador