Após 8 meses, MPF pede análise de bens de Lula que estão ligados ao sítio e triplex

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Após oito meses em posse da Lava Jato, parte do acervo presidencial de Lula, atualmente sob tutela do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, pode passar por uma análise porque algumas caixas guardam a descrição “sítio” e “praia”, em referência ao Sítio de Atibaia e ao triplex no Guarujá, na visão da força-tarefa.

Foi necessário que o sindicato enviasse um pedido ao Ministério Público Federal para que alguma providência fosse tomada, pois o espaço estava bloqueado em função da investigação. Na figura de Deltan Dallagnol e outros procuradores, o MPF pediu ao juiz Sergio Moro que a Polícia Federal confirme que o local não está lacrado e que seja feita uma análise dos objetos, “ainda que por amostragem”.

O acervo é tema de um ofício assinado pelo delegado da Polícia Federal Márcio Anselmo, que data de março passado, quando o policial avisou a Sergio Moro que seria inviável, embora assim o juiz tivesse determinado, o registro de todos os itens em catálogo e que a sala onde os itens estão no Sindicato fosse lacrada para preservar as provas.

Contudo, o delegado informou àquela época que o local não poderia ser lacrado pois era usado para outros fins que não apenas o armazenamento dos objetos de Lula.

O MPF pediu também a Moro que ordenasse ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC a comprovação de que os itens estão preservados no estado em que foram encontrados pela PF, “uma vez que se trata de elementos probatórios de crimes em apuração”.

Dallagnol só pediu à PF a “análise do conteúdo, ainda que por amsotragem, das caixas em que estão grafadas as palavras ‘praia e sítio'”.

Lula é acusado de ter obtido vantagem indevida da OAS através do sítio e do triplex.

O ex-presidente nega as acusações e tem dito que o acervo presidencial foi mantido, nos últimos anos, de acordo com a legislação.

Leia o pedido do MPF aqui.

Leia o relatório da PF aqui.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. igualzinho o FBI…….

    Quer dizer que uma parte do acervo que é responsabilidade da lava jato(provas potenciais) esta no sindicato dos metalurgicos, as vistas e acesso a todo mundo sem estar lacrado nem nada…..E o pessoal da lava jato quer ver se não tem alguma prova contra o Lula, em caixas que muitas pessoas tem acesso……oito meses mais tarde…..Bom, nessas condições, não sei que juiz no mundo poderia aceitar este tipo de prova, mesmo se tivesse uma foto de Lula sentado numa montanha de dolares e barras de ouro, as provas estariam comprometidas….. a ideia de “selar” provas e justamente impedir a manipulação……..não imaginava que o nivel de esculhambação na lava jato chegasse a esse ponto…..depois vem tirar onda de FBI……entendi o porque da fixação nas delações……se não, não acham nem o nariz no meio da cara….. 

  2. O Brasil é afamado por suas dançarinas, não por seus juristas

    A prova da propriedade imobiliária é a transcrição do título no registro de imóveis. Mas para os Jateiros, a prova de propriedade imobiliária é uma palavra escrita numa caixa.

    Moro e Dallagnol rebolando e descendo até na boquinha da garrafa.

  3. E se o Dellagnol estiver

    E se o Dellagnol estiver “EQUIVOCADO”?

    Terá ARRASTADO TODO MP nesta empreitada…

    Por que isso está parencendo uma “Guerra Santa”, na qual não É MAIS A VERDADE QUE SE BUSCA, mas a comprovação de uma tese baseada em que fatos concretos?

    Quem são as testemunhas que dão base a essa busca de provas?

    Convicção do Dellagnol?

    Toda uma corporação vai se vestir disso, vai ser pixada por isso…

    Se ele estiver “equivocado” A ONU vai LIQUIDAR com o que sobrar de valor ao MP!

  4. Procuradores fascistas

    O fanatismo fascista dos procuradores que destruíram a economia do país, ajudados pela pf e pelo juiz da vara da Guantánamo brasileira é denunciado, mais uma vez, pelo Procurador Eugênio Aragão. Quando tivermos um parlamento mínimamente decente será imperiosa a necessidade de se abrir uma CPI mista (Câmara-Senado) para apurar tim-tim por tim-tim (e din-din por din-din) a verdade sobre a Farsa a Jato e suas consequências danosas para o país e para a nação.

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/aragao-chama-dallagnol-de-fascista

  5. Tem um monte de seriados sobre investigação

    criminal na TV. Assim esses promotores e meganhas poderiam assistir e aprender alguma coisa. Porque na prática, é um bando de despreparado e ainda por cima cheios de má-fé.

  6. Todos os dias alguém é

    Todos os dias alguém é denuniado por ter enriquecido ilicitamente. Os milhões roubados são extravagantes; alguns passam de cem. A gente vai esquecendo esses números porque são muitos, e variados, ora lavando dinheiro aqui, ora no Exterior, como praxe antiga.

    De tanto exporem a vida de Lula, não houve quem disesse uma verdade contundente sobre os roubos dele. Na verdade, ou fica tudo nesse triplex e no sítio, ou vão pra um denúncia comum a tantos, de que Lula tentou brecar a Lava Jato. Isso já deu até inquérito em Brasília. Foi o que disse Cerveró, sem provas. 

    Mas, o que a gente se pergunta é como um homem tão inteligente, como Lula, iria se meter em quadrilhas de bandidos para que apenas os outros levassem as vantagens? Do esquema tal, fulano e cicrano ficaram com tantos por cento de um baita montante. Vão atrás e verificam a veracidade, como nos casos de Paulo R. Costa e Yousseff, por exemplo, mas e o que Lula levou? Cadê?

    Lula não mudou em nada seu modo de ser, desde que saiu da Presidência. Anda com roupas de gente pobre; mora num apartamento sem nenhum luxo, porque tivesse luxo a gente já teria visto pela Globo, com os PF’s filmando as pratarias e cristais importados. 

    Cadê o luxo de Lula?

     

  7. ALERTA ATENÇÃO

    ALERTA ATENÇÃO

    Nós povo brasileiro deveríamos nos juntar na maior quantidade de pessoas possíveis (quantidade considerável) e invadirmos o STF e de quebra exigir a saída do corrompido Gilmar Mendes STE.

    O STF, pelo fato de estar de mãos cruzadas e não julgou o impedimento de Dilma como um ato ilegal e irregular um golpe e o TSE por pretender cassar a Dilma mesmo com os seus advogados já terem demonstrado na defesa que as acusações são frágeis, e já veio à baila que Dilma não usou dinheiro de corrução em sua campanha, tornando essa ação proposta pelo P$DB de eleitoreira por eles não terem conseguido os votos necessários para terem vitória em 2014. ATÉ QUANDO VAMOS FICAR QUIETOS?

    Nós brasileiros ativos e aposentados já começamos a sentir os efeitos nefastos desse golpe, a soberania nacional está sendo gatunada, este golpe perpetrado também do exterior, tanto e que a primeira coisa que foi feita atingiu em cheio as nossas reservas do pre-sal, nosso passaporte para o futuro, produto visado por multinacionais petrolíferas e vem mais por aí, vendas de terras a estrangeiros com certeza já mapeadas por satélites e lógico que escolherão os hectares onde estão grandes riquezas minerais, agua, ouro etc, não podemos deixar a câmara e o congresso alterar a constituição para favorecer políticos empresários com suas empresas privadas de se apossarem do que é nosso.

    O usurpador fica dando entrevista de emissora a emissora posando de bom moço eleito, corrupto a décadas segue sempre impune, está sendo tratado como nunca a nossa presidente eleita e honesta Dilma foi tratada por certas emissoras, enquanto Dilma no governo lidava com uma tremenda crise, ele o nefasto, nas sombras do Jaburu tramava um golpe com o P$DB, qd vejo a foto desse sujeito e dá nojo.

    Nada tem feito para tirar o país da crise  a não ser aumentar salários das classes amigas e dar verbas polpudas para publicidades pagando assim a fatura pelo apoio da mídia golpista, o plano que o nefasto tem no bolso é tirar direitos, descontos de aposentados, cortes de investimentos e gastos.

    E ainda vem por aí as mudanças trabalhistas com fim de 13º, férias,  entre outras decisões que desmontam nossos direitos que foram conquistados a décadas, muitos deles obtidos até por greves e gigantescos esforços.

    O povo precisa se erguer em conjunto, SERÁ QUE NÃO ESTA CORRENDO MAIS SANGUE NAS NOSSAS VEIAS? E AGUA? CARAMBA, ESTÃO DESMONTANDO O NOSSO PAÍS E JUNTO LEVANDO NOSSAS RIQUEZAS E NOSSOS DIREITOS.

     

    NÃO PODEMOS MAIS FICAR PARADOS PRECISAMOS AGIR.

     

    Vem o 13º. (SE SAIR) está todo mundo com grana, vamos marcar p rumarmos a Brasília no início de dezembro de 2016.

    https://www.facebook.com/diegaoDG/posts/995069990599780

  8. Credibilidade

    Tenho plena convicção, calcada nos fatos já acontecidos nesta operação Destruição a Jato, digo, Lava Jato  que, em se tratanto do ex-presidente Lula, os acusadores não dispõem de absolutamente nenhuma prova. Mas a acusação se mantém, porque é imperioso condená-lo. Falta porém encontrar uma prova, qualquer uma. Parece que, a essa altura, vale tudo para apresentar alguma, mesmo discutível. Sendo assim, desconfio até da origem dos termos sitio e praia nas caixas que se pretendem examinar, com enorme atraso. Quem mandou identificar caixas com esses “destinos”? Por que tanto tempo decorrido até a decisão do exame? E para que tal exame? Houve “plantações”? Não é de desconfiar?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador