Após Temer criticar o PSDB no TSE, partido quer reforçar autos com delações

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após o vice-presidente Michel Temer apresentar, na noite de quarta-feira (10), a sua defesa no processo contra a chapa Dilma e Temer no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), com críticas diretas ao autor do pedido de cassação – o PSDB -, o candidato derrotado e senador Aécio Neves (PSDB-MG) e seu partido buscam endossar ainda mais os autos, com os últimos depoimentos de delatores da Operação Lava Jato.
 
O Tribunal teria recebido, recentemente, caixas de documentos com as delações, partindo das autoridades da Vara Federal de Curitiba – onde a Lava Jato é investigada, a comando do juiz Sergio Moro. A informação é do Painel da Folha. Apesar de ainda não analisado pela corte, o PSDB aposta neste lote para reforçar o processo que ainda tenta impugnar a chapa da presidente Dilma, com o vice Michel Temer. 
 
Para isso, os tucanos acionaram uma equipe de especialistas em prestação de contas para destrinchar o material, visando encontrar provas e, passados mais de 15 meses do resultado da eleição de 2014 e mais de um ano da gestão da presidente Dilma, tentar convencer os ministros do TSE que os petistas usaram recursos de dinheiro lavado para a campanha daquele ano.
 
Na noite desta quarta-feira (10), Temer encaminhou à corte a sua defesa, desqualificando os argumentos do PSDB. No documento, o vice chamou as ações do PSDB de “mero inconformismo com o resultado eleitoral”, em “um sem-número de ilações decorrentes muito mais da derrota eleitoral do que propriamente uma preocupação legítima com a moralidade do pleito”. 
 
Ainda, o peemedebista afirmou que o partido de Aécio Neves também recebeu doações de empresas investigadas na Lava Jato, somando um total de R$ 40 milhões das empreiteiras para o então candidato tucano à presidência. “O partido-autor (PSDB) foi agraciado com vultuosas quantias das mesmas empresas, logo, não há mau uso da autoridade governamental pelos representados [Dilma e Temer]”, escreveu sua defesa.
 
Além das críticas, Michel Temer argumentou que as ações não têm “fundamento jurídico” e não demonstram “quaisquer ilegalidades apuráveis na esfera do direito civil-eleitoral”. Lembrou que todos os repasses feitos à campanha da chapa PT-PMDB, incluindo os R$ 47,5 milhões apontados como suspeitos, foram declarados à Justiça Eleitoral e aprovados por unanimidade. “Não se pode demonizar as doações legais de empresas”, completou.
 
Apesar de incluída na defesa de Temer, a presidente Dilma Rousseff também foi notificada para apresentar sua defesa no TSE até a próxima semana, quando deverá usar a mesma linha de argumentação.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. de repente é muito mais, jc.pompeu…

    é acreditar que pode limpar a casa com mais lama

    assim que tomei conhecimento da sua defesa, das alegações, fiquei com a impressão de que o único objetivo era jogar mais lenha na fogueira

    repare como foi fácil abrir caminho para Aécio entrar com as delações

  2. Tem que cassar logo as duas

    Tem que cassar logo as duas chapas e convocar novas eleições. Ninguém aí tem argumento jurídico e muito menos moral para comprovar a legalidade de seus atos, a defesa de cada chapa se limita a jogar ainda mais lama na outra. Que morram abraçados todos, PT, PSDB, PMDB e filiais, pelo bem do país.

  3. a vdd é que o Brasil não tem perfil pra democracia

    O povo trata eleição como um ritual burocrático de ir votar em qualquer coisa pq é obrigado, um dos maiores presidentes do país e mais lembrados foi um caudilho golpista(Vargas); sem contar que esse sistema pluripartidarista made in Brazil força o chefe do executivo a costurar trocentos acordos para conseguir aprovar leis e a conta desses acordos cai no colo da população

     

    1. Acusador intolerante

      Seja quem for , você está aqui apenas para repetir a viralatice de seus pares. Quando sem argumentos contra a canalhice de alguns, voce vem acusar o brasileiro de forma geral.   Este é um mantra repetido por vários destes avatares da direita.

  4. Aterrador!!!

    O que é aterrador é que os documentos  e delações de um processo inacabado estejam nas mãos de advogados do PSDB. Recentemente a defesa de Dirceu solicitou as gravações das delações premiadas e não as obteve,  tendo sido negada pelo juiz. que ainda  confessou  incompetência , ou má fé, quando disse que não havia  gravado.

    No entanto acabo de saber que  todos os documentos e delações estão na mão de advogados de um partido. Como documentos que se referem a processo envolvendo pessoas físicas podem ser passados a advogados de partido. Isto é uma violação do direito dos acusados. Isto é um uso, passivel de manipulação por advogados. Isto também  significa que a Lava a Jato  assina em baixo  no movimento golpista.  Me parece que existem várias ilegalidades. A justiça não cede qualquer documento a qualquer um. Tem que haver justificativas muito sólidas para que um documento passe a mãos de terceiros, que nada tem com relação ao processo. O processo da Lava Jato não é o processo do TSE , a não ser que o STF,  os ajunte. Mais do que isto a alçada da Lava Jato e do TSE são distintas e provas numa alçada nem sempre podem ser consideradas provas em outra. Um  causa cível é distinta de uma causa criminal.  Em um tribunal do trabalho,não se pode utilizar documentos de um processo penal. Portanto isto é de uma promiscuidade aterradora, e mais uma vez eu pergunto onde está o  Conselho Nacional de Justiça.

    Da mesma forma que eu pergunto como um caso já transitado em julgado ( como foram as contas dos partidos) volta agora a ser julgado.  Há pouco tempo tentaram desquailificar o manifesto dos advogados alegando que defendiam causa própria. Pois então , falar o que  do pedido de um partido que perdeu as eleições.  Atençaõ o golpe judiciário está em ação. Dilma e Temer deveriam começar por pedir a impugnação de Gilmar Mendes e Toffoli,  devido as afirmações por estes dois feitas  contra  a presidente e governo.  Isto tudo que falo não é novidade e quase  cansativo, pois todos sabemos do que se trata. Mas mais uma vez eu  conclamo aos comentaristas   éticos  ( mesmo que de diferentes matizes politico ideologicas ou partidárias) a se posicionar contra  este ataque às instituições democráticas do país. 

  5. Uai

    O honestíssimo sr. José Serra não estava até contando em ser o Min. da Fazenda do Michel Temer ? É com esses partidos que temos de conviver. Até quando ?

  6. … a imagem vale por mil

    … a imagem vale por mil libelos nassifistas:

    isto sim! ao vivo à cores no abraço firme de sorriso franco olho no olho – é fazer política com p maiúsculo!

  7. Maior tribunal de exceção do mundo

    Essa lava jato é um grande tribunal de exceção (ponto). Até os direitopatas do Pig internacional já estão reconhecendo.

    Mas não pode ser simplesmente anulada, apesar das múltiplas ofensas a Consituição. Não pode.

    Todos queremos ver os empreiteiros presos (ponto). Isso nos causará orgarmos!

    Queremos ver as manobras do juiz fuderal para endireitar as mentiras do senhor enojado, o delator estupim, ao intentar conciliar tantas contradições e remendos em favor de um julgamento (leia-se condenações) puro e direcionado. Ler estas sentenças será um deleite, qual a leitura de Dante!

    Todos queremos ver os políticos presos (ponto). Inclusive a mulher do Chicumcunha (contra quem as provas são ululantes, mas nada de haver visita do Japonês), o Lula (ainda não delatado, AINDA NÃO!), o Aécio (já delatado sem mídia), a Dilma (por sua letargia)… isso será revigorante!

    Todos queremos ver fôlego identico da dita operação para investigar psdbistas, pmdebistas, demonistas, pepistas, etc. E com isso se quer dizer, HSBC, triplex em NY, merendão, narco-helicóptero, e tudo mais.

    Se não houver algo contra Lula e família, é evidente que nada pode ser esquecido, mantenha-se o pique investigativo para não acontecer como a Sathiagraha ou Castelo de Areia.

    Se houver algo contra algum psdebista graúdo, é evidente que nada pode ser esquecido, mantenha-se o pique investigativo, para não acontecer como a Sathiagraha ou Castelo de Areia.

    Inclusive, já que estamos todos escancarando nossas pornografias, porque não denominar o juizo competente de VARA FEDERAL PERMANENTE DA LAVA JATO E ASSUNTOS DE ALTA CORRUPÇÃO? Sim, tem que ser no Paraná! Mais especificamente em Cu-ri-ti-ba. Lá onde não paira uma só sombra de imparcialidade política ou de desonestidade, não é mesmo? Oh Para-ná, torrão da dignidade, onde nossa representação euro-branca e “desanordestinada” pode execer todo seu “halfclarung” kantiano.

    Porém, porém, mesmo na hipótese de TODOS os políticos do Brasil serem presos (exatamente isso, se a catástrofe for universal), tudo que não se aceitará, ou seja, tudo que os brasileiros NÃO QUEREM VER é a Petrobrax ser “vendida” a Chevron por uma ironia consequencial político/mercadológica da lava jato. Se isso acontecer um dia, a historia se vingará, e teremos bons momentos de regozijo intelectual, e (pelo jeito) só isso! (no país em que uma ditadura saguinária foi languidamente perdoada, e agora, 30 anos depois, quase justificada com neo-argumento de antiterrorismo – fato novo? -, sem que toquem as trombetas do Apocalipse, espere-se nada mais que os gritos de alguma História!).

    Al Magno

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador