As relações promíscuas da Associação dos Procuradores com Temer

Anos atrás, preocupado em mostrar a face positiva do Ministério Público Federal, diluindo a imagem arrogante que a opinião pública tinha da corporação, preparei um programa sobre o tema na TV Brasil. Convidei Cláudio Fontelles, ex-Procurador Geral da República, procurador de belíssima história no MPF. E também Alexandre Camanho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).

A ANPR tem duas funções básicas. Uma delas é a de preparar uma festa de final de ano para a categoria e cuidar de questões sociais – de clubes a seguros – dos associados. A segunda, a de preparar a lista tríplice dos candidatos à PGR – uma incongruência fantástica.

Camanho não aceitou o convite, mas topou gravar um depoimento para a abertura de um dos blocos. No depoimento disse apenas que o Brasil é um oceano de corrupção no qual a única ilha de honestidade era o Ministério Público Federal.

Hoje, o Globo traz reportagem de Aguirre Talento e Bela Megale sobre as estranhas ligações de Camanho com Rodrigo Rocha Loures, o deputado federal flagrado com R$ 500 mil da JBS destinados a Michel Temer.

Quebrando o sigilo de Loures, a Polícia Federal se deparou com uma série de mensagens eletrônicas trocadas entre Loures e nosso campeão da honestidade, Camanho. Nelas, o procurador sugere nomes para o Ministério de Temer e sugere repassar informações para Temer através de Loures. Segundo a reportagem, em uma das mensagens, a ilha de honestidade avisa que tinha “assunto importante e urgente” para tratar, mas sugerindo que fosse fora do palácio, por ser “muito expositivo”.

Àquela altura, Camanho tinha deixado a ANPR e mais tarde se tornaria o braço direito da PGR Raquel Dodge. Procurado pela reportagem, admitiu as conversas mas explicou serem frutos de amizade mantida com Loures.

Segundo o relatório da PF, dois diálogos chamaram a atenção dos investigadores. Um deles, de 25 de maio de 2016, logo após Temer assumir a presidência, Camanho pede para falar com o presidente no final do dia. Disse que estaria indo conversar com o ‘Zequinha’. E informa ter muitas coisas que precisa levar ao conhecimento do presidente via vc’. Naquele mesmo dia foi noticiada a homologação da delação premiada de Sérgio Machado, implicando os principais nomes do PMDB na época, incluindo José Sarney que tem um filho de nome Zequinha.

Como muitos burocratas de Brasilia, Camanho se valia da relação com Loures para angariar prestígio com personalidades. Diz o relatório:

Da conversa de ontem pensei: pq não chamar Francisco Rezek para a Justiça? (…) Se o presidente quiser, posso fazer uma sondagem preliminar, para que ele não corra riscos. Rocha Loures responde: “Ótima sugestão! Falarei com ele e te aviso após almoço. Favor aguardar”.

Em outra mensagem diz de sua alegria, se Zequinha Sarney fosse nomeado para o Ministério do Meio Ambiente.

Mal assumiu a presidência, aliás, Michel Temer recebeu em audiência José Robalinho, sucessor de Camanho na ANPR e, como ele, habitante da única ilha de honestidade em um oceano de corrupção chamado Brasil. A honraria se deveu ao fato do MPF ter sido ator central no impeachment de Dilma Rousseff.

Aliás, na véspera do impeachment, Camanho tentou organizar um encontro entre Temer e a equipe da Lava Jato, Na época, antes de ser convidado por Raquel Dodge para sua equipe, já era visto como homem de confiança do MDB.

 

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Os honestos e nacionalistas

    Os honestos e nacionalistas que estiverem na política, à partir de agora, por prudência, e se puderem, deveriam sair do pais. De 28 de outubro em diante, Bolsonazi presidente, o espaço público ficará restrito aos desonestos, oportunistas, entreguistas, dedos-duros, criminosos e outros vermes.

  2. Os honestos e nacionalistas

    Os honestos e nacionalistas que estiverem na política, à partir de agora, por prudência, e se puderem, deveriam sair do pais. De 28 de outubro em diante, Bolsonazi presidente, o espaço público ficará restrito aos desonestos, oportunistas, entreguistas, dedos-duros, criminosos e outros vermes.

  3. Na época, antes de ser

    Na época, antes de ser convidado por Raquel Dodge para sua equipe, já era visto como homem de confiança do MDB”

    Hummmm! 

    Será que podemos concluir que ele foi pistolão para a nomeação de Ms.Dodge?

    Será que foi a ponte para a visita da então candidata aos subterrâneos do Alvorada?

    Por falar em relações promiscuas e em braço direito, onde anda Marcelo Miller?

  4. Recado vai, recado vem

    Braço direito de Raquel Dodge? Camanho não é o unico dentro da Procuradoria a se relacionar com Temer e aquelas figurinhas do PMDB que foram grampeadas. O “filosofo” Romero Juca avisou “o golpe é com STF, com Tudo”!

    1. A Onda ( Die Welle) ,

      A Onda ( Die Welle) , Alemanha, 2008,  mostra  a contaminação fascista e o quanto é possível dominar alguém pelo fator ” grupo ” .  O  sentimento de pertencimento preenche o vazio do indivíduo destes dias e lhe traz poder , de forma a praticar atos que não faria de maneira solitária !!!

  5. Por trás de todo moralista se esconde um canalha

    Quem realmente é honesto, ético, íntegro, democrata e respeitador não precisa se proclamar “defensor da moralidade e dos bons costumes e combatente contra o mal supremo: a corrupção”. Eu JAMAIS me enganei com esses pseudo-moralistas e pseudo-meritocratas que infestam o sistema judiciário brasileiro, mediante concursos – às vezes fraudados ou realizados sem transparência.

    Chamo a Fraude Jato pelo que é e sempre foi, desde que la foi deflagrada: uma ORCRIM institucional, composta por policiais, procuradores/promotores e juízes. Essas relações promíscuas entre os “impolutos” procuradores e o golpista e quadrilheiro Michel Temer não me surpreendem.

    O caso BANESTADO, jogado para debaixo do tapete, mostrou que juízes e procuradores do PR (dentre eles Sérgio Moro e Carlos dos Santos Lima), assim como empresários (inclusive do PIG/PPv) e gente graúda das oligarquias da direita golpista, do empresariado e das finanças, estavam metidos até o pescoço naquele esquema de corupção lavagem de dinheiro, sonegação e evasão de divisas. Eduardo Cunha, Dario Messer e outros operadores espertos possuem pencas de dossiês, mostrando que as cúpulas do poder judiciário, das oligarquias da direita política, do empresariado e das finanças, sem falar dos empresários donos e controladores de grande frupos de comunicação, se envolveram em crimes diverso envolvendo aquele banco paranaense. O volume remetido ao exterior, por meio de contas CC5, supera US$132 bilhões oumais de 80 vezes o que os lavajateiros alegaram ter sido desviados da Petrobrás.

    Hoje deve estar claro que as verdadeiras organizações criminosas não são os partidos de esquerda, mas sim as instituições estatais podres, como as que integram o sistema judiciário brasileiro.

  6. Legislando em causa própria – Onde o MPSP tem sua colônia de fér

    O Loteamento Juréia de São Sebastião, à época de sua aprovação (década 80/90), era o único de São Sebastião totalmente regularizado: todas as autorizações foram concedidas pelo Poder Público para seu implemento, com o devido registro em Cartório de Registro de Imóveis e fazendo parte da previsão de crescimento e expansão urbanística do litoral norte, constando inclusive no plano Diretor do Município de São Sebastião. 

    No entanto, desde 1997, com o embargo judicial promovido liminarmente pela Ação Civil Pública nº 0000987-60.2008.403.6103, interposta pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, fomos proibidos de utilizar, gozar ou fruir das nossas propriedades.

    Por coincidência é onde eles construíram uma de suas colônias de férias. Hoje quase uma praia particular.

     

    http://projureia.com.br/index.html

     

  7. A CENSURA DE HOJE EXPLICA A DE ONTEM. E A DE ANTEONTEM

    A Censura é o Argumento dos Fascistas, o Cartão de Visitas dos Canalhas. Mas explica de forma exemplar este Brasil / 2018. Com um Golpe Ditatorial Civil Militar Fascista, alguns afirmam que começamos nossa estrada rumo à Democracia. Não é Surreal?!! E dizem não compreender porque este caminho nos trouxe até aqui. Hoje.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador