Al Qaeda e as Bombas da Maratona de Boston
“Qualquer agenda de ódio que tenha levado esses homens [suspeitos] a tais atos hediondos, não vai, nem pode prevalecer. O que quer que eles pensassem que pudessem alcançar, eles já fracassaram… Por que esses jovens que cresceram e estudaram aqui, como parte de nossas comunidades e de nosso país, recorreram a tal violência??” (enfase do autor)
“…o histórico dos chechenos (sua família) é parte do que os leva [os dois suspeitos] a fazer o que fazem,” disse Lorenzo Vidino, um expert em militantes chechenos no Centro de Estudos de Segurança em Munique.”…Um perfil da rede social Vkontakte que parece pertencer a Dzhorkhar Tsarnaev inclui um clipe de propaganda incentivando jihadistas a ir para a Síria para lutar do lado dos rebeldes de lá, citando ditos do Profeta Maomé [o que está amplamente documentado, é que, os estrangeiros jihadistas lutando na Síria são recrutados pelos EUA e seus aliados](Wall Street Journal op cit)
Agências de ação policial de todos os níveis fizeram avanços em vigilância e policiamento desde os ataques 11 de Setembro de 2001, mas os riscos de segurança ainda existem. Muitos especialistas de contraterrorismo exigem uma renovação do foco na capacidade dos EUA de se recuperar de tais incidentes…(enfase do autor)
Se uma conexão entre o atentado da maratona e separatistas chechenos for estabelecida, seria a certeza de que pela primeira vez militantes do que já foi a uma República Soviética lançaram um ataque mortal fora da Russia. Insurgentes Chechenos Negam Qualquer Ligação com Atentado da Maratona_U.S. News
Ronald Reagan encontra Comandantes Jihadistas Afegãos na Casa Branca (Arquivos Reagan) |