Audiência de conciliação estabelece termos para fim da greve dos professores no Rio de Janeiro

Jornal GGN – Um acordo entre representantes dos professores da rede pública do Rio de Janeiro e dos governos estadual e municipal foi homologada na noite da terça-feira (22) no STF (Supremo Tribunal Federal), estabelecendo o termos para o encerramento da greve da categoria. No acordo, intermediado pelo ministro Luiz Fux, o Sepe-RJ (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro) questionava decisão do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) que autorizava o corte do ponto dos profissionais que aderiram à greve.

Há uma semana, Fux havia suspendido a decisão do TJ, e, paralela à decisão, convocou a audiência de conciliação entre representantes dos professores e da administração pública. Realizada nesta terça-feira (22), a audiência resultou em um acordo, em que os representantes do sindicato se comprometeram a levar a proposta de encerramento da greve para aprovação em assembleia da categoria até quinta-feira (24), e retornar ao trabalho em seguida.

Os governos estadual e municipal, por sua vez, se comprometeram a não cortar os dias parados e a devolver os descontos já efetuados nos salários, desde que os dias sejam repostos pelos professores, e a criar grupos de trabalho para discutir questões administrativas pendentes, como carga horária e lotação. Não houve previsões relativas a reajuste salarial e a plano de cargos e salários.

“O ministro Luiz Fux fez um movimento muito positivo com relação às duas greves, tanto no estado como no município”, afirmou a representante do Sepe-RJ, Ivanete da Conceição Silva. A iniciativa da conciliação também foi bem recebida pelos representantes do município e do estado.

Segundo Fux, a negociação faz parte de uma estratégia de solução de conflitos que otimiza o relacionamento social, e pode ser adotada em certas situações. “Nesse caso específico havia um processo submetido à apreciação do STF que gravitava em torno de uma causa social muito relevante, então resolvemos trazer as partes e negociar uma conciliação. Graças ao empenho dos governos estadual, municipal e do sindicato, chegamos a um bom termo”, afirmou.

Com informações do STF

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Fux tá em todas matando no peito

    Fux, o garoto de recado de Cabral, por coincidência todas as ações de interesse de Cabral caem nas mãos de Fux, deve ter algum pianista no STF fraudando o sistema eletronico de distribuição de processos, é muita coincidencia, e a de interesse do pig, os embargos infringentes do mensalão, tmbm caiu nas maõs do Fux. Sei…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador