Barbosa quer que esposa de repórter seja afastada de cargo no STF

Sugerido por Edivaldo Dias Oliveira

Do Estadão

Barbosa pede que mulher de repórter deixe cargo no STF
 
Presidente do Supremo diz a Lewandowski que permanência de servidora casada com jornalista do ‘Estado’ no gabinete é ‘antiética’
 
BRASÍLIA – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, encaminhou ofício ao vice-presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, pedindo que este reconsiderasse a decisão de manter em seu gabinete uma servidora que atua no tribunal desde o ano 2000.
 
Adriana Leineker Costa é funcionária efetiva do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e está cedida ao STF. Ela é mulher do jornalista Felipe Recondo, repórter do Estado, que cobre poder Judiciário. Lewandowski disse que não vai reconsiderar a decisão de manter a servidora.
 
No ofício, o presidente do STF afirma que a manutenção de Adriana seria “antiética” pela relação dela com o jornalista. O ofício não cita o repórter do Estado, tratando-o como “jornalista-setorista de um grande veículo de comunicação”. Sustenta que a permanência da funcionária poderia “gerar desequilíbrio” na relação entre jornalistas que cobrem a Corte.

 
“Reputo antiética sua permanência em cargo de comissão junto a gabinete de um dos ministros da Casa, além de constituir situação apta a gerar desequilíbrio na relação entre jornalistas encarregados de cobrir nossa rotina de trabalho”, diz Barbosa. “Estando a servidora lotada no gabinete de Vossa Excelência, agradeceria o obséquio de suas considerações a respeito”, complementa.
 
Felipe Recondo venceu o prêmio Esso de Jornalismo de 2012, na categoria Regional Sudeste, com uma série de reportagens em parceria com Fausto Macedo intitulada “Farra Salarial no Judiciário”. Atua no Estado desde 2007, fazendo a cobertura do Judiciário. Trabalhou na cobertura do julgamento do processo do mensalão.
 
Em março deste ano, Barbosa o chamou de “palhaço” e o mandou “chafurdar no lixo”. A agressão ocorreu após o Estado requerer, via Lei de Acesso à Informação, dados sobre despesas com recursos públicos de ministros da Corte com passagens aéreas, reformas de apartamentos funcionais, gastos com saúde, entre outras. Na ocasião, o presidente pediu desculpas pelo episódio e o atribuiu ao cansaço e a fortes dores na coluna após uma sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
 
Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília, Adriana atua no STF desde 2000, quando foi aprovada em concurso de nível médio. Em 2011 foi aprovada em concurso de nível superior do TJ-DF e cedida para continuar trabalhando no STF. A cessão vence neste ano e um ofício do vice-presidente ao TJ-DF pedindo a renovação motivou a reação de Barbosa. Adriana atuou no gabinete de Carlos Velloso até 2006, quando este se aposentou, passando, então, a trabalhar com Lewandowski.
 
Em resposta ao Estado, por meio de sua assessoria, Lewandowski afirmou não ter sido registrado ao longo dos anos de atuação da servidora nenhum episódio relativo a sua relação com o jornalista que tenha interferido no trabalho. Disse que vai manter a servidora em seu gabinete e que não vê motivo justificável para o ofício do presidente da Corte.

 

Redação

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Leviatã….  Que espécie de

    O Leviatã….  Que espécie de monstro é esse??  Sua fúria sanguinária….sua doença, sua inveja, sua necessidade de holofote, alcança proporções inimagináveis.  Quem poderá lhe cortar a cabeça?  Um monstro deste tamanho, no maior tribunal do país, é de um perigo atroz!!  De onde emana tanto poder e força?? Nossas elites, perdidas e preocupadas, pois não toleram abrir mão de um centímetro sequer do status quo adquiridos em 500 anos de desgovernos, espoliação, sangue, suor e lágrimas……cria um monstro capaz de sucumbir  um país…..em nome do 1 centímetro que não podem ceder!!!  Já tivemos a experiência de uma ditadura que durou anos e pagamos um preço caro…um atraso retumbante!!  Tivemos década perdida,  e aqui faço uma ressalva….década perdida para grande maioria dos brasileiros pois, de novo…..nunca houve tempo perdido para elite que sempre deu conta de acumular riquezas em detrimento do povo e do país……  Já vimos emergir de uma mídia piguenta, sem compromisso com a verdade……caçadores de marajás, paladinos da justiças pra lá de duvidosos, a tentativa de alçar voo de uma traíra sem tamanho que, enquanto teve oportunidade de fazer alguma coisa, nada fez…..mas agora crê que é a salvadora da lavoura, um princípe que  destruiu este país, entregando nossas riquezas de mão beijada  e  pronto para executar qualquer coisa que lhe fosse determinado, em troca de alguns bilhões de dólares para si e para os seus!!  E agora temos o nosso Leviatã……nascido do baixo clero…..foi  talhado e aperfeiçoado, única e exclusivamente,  para repreender, condenar, expulsar….e praticar todos os serviços sujos, boçais e corruptos, de uma elite decadente, com a única finalidade de manter os privilégios destes!! Vivemos um espetáculo farsesco, lotado de coadjuvantes sem caras, sem causas, apolitizados e “sem partidos”…..  Uma corte com alguns devassos……bancados por uma pequena classe com sindrome de abstinência do poder, e cheia de preconceitos …. que não vê nada nem ninguém a sua frente……mas, custe o que custar…….precisa se manter de joelhos perante o grande irmão do norte, sustentará  um capitalismo destruidor, selvagem e que mantém a sociedade engessada através de um  neoliberalismo acachapante! Encontraram, na figura deste presidente – da maior corte do país- um “cordeiro”  fiel…..criaram o monstro……Leviatã acordou e, com fome de cabeças !!  O país que pague a conta da irresponsabilidade da perpetuação de uma figura deste naipe!!  Enfim…..quem banca o destruidor??  Quem lhe garante as costas largas??   

    1. Com perdão pela expressão,

      Com perdão pela expressão, você vomitou tudo o que eu sinto por esta direita canalha que quer por que quer retomar o poder no Brasil. Penso que se o demônio existisse e a mim se apresentasse pedindo minha alma por troca de favores, meu desejo seria ter poder para destruir, mas destruir mesmo até o pó, todos estes FdP a iniciar pelo judiciário. Mas o diabo vai ser trouxa de trocar todas as almas que já amealhou da direita por uma alminha sem-vergonha como a minha?

    2. criaçao do monstro

      Querida Dê.

       

      Quem deu poder e criou o monstro?? Como dizem em minha terra, jabuti nao sobe em arvore se ele esta lá alguem o colocou.

       

    3. Parabéns!!
      Seu comentário replicou o que penso desta elite falsa e hipócrita que serpenteia e contamina o povo brasileiro. O JB é a cobra coral deste ninho de serpentes.
      Por isto é que continuo afirmando: O JB está no lugar certo (o STF). Ele remexe os excrementos produzidos pela justiça podre e produz o fedor sentido por todos os brasileiros.

  2. O ministro Joaquim Barbosa é

    O ministro Joaquim Barbosa é um ente mesquinho. Arrependo-me, merce da motivação ter me parecido justa à época, de tê-lo defendido aqui neste espaço quando da contratação de seu filho pela Rede Globo. 

    Temos pela frente um ato indigno talvez inédito na história do país: a perseguição, uma ação por sí só já condenável, de uma servidora pública só por birra pessoal pelo Chefe de um dos poderes da República. O presidente do STF simplesmente dá mais um motivo para que o avaliemos como inapto para o cargo. Sem falar nas profundas injunções de caráter MORAL que revestem esse vergonhoso episódio. 

    Talvez a mídia brasileira que tanto o incensou (*) por conta do seu papel de verdugo na relatoria da AP 470 saiba agora com quem está lidando. 

    (*) Ontem o jornalista Gilberto Dimenstein escreveu um artigo contundente condenando Joaquim Barbosa. O detalhe que não pode passar desapercebido é que mesmo assim JB é um herói que ora comete uma fraqueza. Se não, atentem para o final do texto:

    Com todo respeito à atuação de Barbosa no caso do mensalão, difícil não ter a suspeita de que ele, buscando atingir o marido, atirou na mulher.(o grifo é meu). 

    Agora escrevo eu: COM TODO o respeito o CACÊTE! Provas há que ele agiu no mínimo de má fé na AP 470, chamada indevidamente de mensalão. Ele não merece respeito em nada! Absolutamente NADA!

  3. Com a palavra, o congresso

    Com a palavra, o congresso nacional. Entupamos os emails dos congressistas com pedido de afastamento do magistrado em questão, por diversos motivos, inclusive, o de prevaricação.

     

  4. O Estranho Caso de Doctor Jekyll & Mr. Hyde

    Barbosa me faz pensar na historia fascinante de Doutor Jekyll e Sr. Hyde. Num momento é homem aprazivel, noutro irascivel. Ele bem que tenta manter uma aparência cordial, de grande magistrado, mas Hyde o atropela. O lado bom esta quase sempre perdendo para o lado, digamos, mau; para aquele lado dele que não suporta que as coisas sejam de uma outra maneira diferente do que o grande Ministro e Presidente do Supremo acredita que devam ser. Falta tolerância.

    Ja tinha ouvido falar que ha promotores, advogados e até juizes coléricos e truculentos. Porém, jamais imaginei que esses magistrados pudessem chegar até à Corte Suprema, onde, acima de tudo, o bom senso e o respeito devem prevalecer. Mas eis que o doutor Jekyll fez campanha para o Supremo e agora temos um Hyde na presidência. 

  5. Lewandowski dando o troco…

    Dois fatos, ….

     

    1-  A funcionária é concursada e tem o direito de trabalhar lá,  … se ela deixou vazar as picaretagens que o Joaquim faz com o dinheiro do contribuinte, deveria mais é ganhar uma medalha… que deveria ser defenestrado do Supremo?…..  o Joaquim, claro.

    2-  O ministro Lewandowski deve ter sentido uma satisfação especial em vazar para a imprensa o pedido do Joaquim,…. he, ….he,….he,…..

  6. voto aberto

    com todos os Senadores e Deputados submetidos a essa “Espada de Dâmocles” sobre suas cabeças o voto aberto  para todas as votações é o tiro de misericórdia na independência desse Poder..em qualquer país minimamente sério esse senhor e Gilmar Mendes já teriam sidos impichados..

  7. Vai uma musiquinha ai pro

    Vai uma musiquinha ai pro Barba (ih, Cristiana, vc que é fã de Asterix, me fez lembrar agora no barba-Azul! Sera que tem relação ? Deixa pra la, né). melhor relaxar. Hoje é sexta e ele deve estar precisando.

     

    [video:http://youtu.be/cU2dE1bQlGs align:center]

  8. Estou aguardando as reações

    Estou aguardando as reações indignadas da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e Sociedade Interamericana da Imprensa (SIP) sobre esse episódio que viola a sagrada “liberdade de expressão”.

  9. E o episódio da jornalista

    E o episódio da jornalista nos EU?  Já sumiu da imprensa? Mas o Joaquim Barbosa não deu nenhuma explicação, que eu tenha lido, pelo menos.

    Esse homem …………

  10. Perseguição a jornalistas e

    Perseguição a jornalistas e conversas diárias com Merval. Serra? Não, Barbosão.

    Outra semelhança que o justiceiro implacável tem com Serra é a cara-de-pau. Reclamar de aproximação de minsitro do Supremo com profissionais da mídia? O filho de quem mesmo trabalha com o Huk? E quem assistiu jogo do Brasil no camarote do mesmo? Inacreditável

  11. Uai, eu achei que já havia

    Uai, eu achei que já havia postado esse comentário… Enfim…

     

    Naquele episódio do JB com o Felipe Recondo, em que o ministro chamou o jornalista de palhaço e o mandou chafurdar no lixo, a gente tava bobo no lance e isso aí já era picuinha de JB com o Lewandowski. Xingou o cara pq era marido de uma servidora lotada no gabinete do Vice-Presidente. Na certa achou que as informações sobre sua privada de ouro tinham saído dali. Acontece que JB tem boa memória e vai se lembrar que foi do gabinete dele que vazou correspondência do Ministro Lewandowski. Além disso, na época tb tinha uma estória de umas passagens para as esposas dos ministros ou algo parecido. Ora, pq o Vice-Presidente divulgaria isso, por acaso a esposa dele viaja de bicicleta? Isso é ridículo. Se a esposa de um jornalista não pode trabalhar no STF ( pra mim, continua sendo pq está lotada em gabinete inimigo ), com muito mais razão o filho dele não pode estar na Globo. E a namorada dele? Tb não vai pro STF? Concursada a mulher do jornalista, tb é.

    O que JB quer é encher o saco do Ministro Ricardo Lewandowski, só pq ele conseguiu reverter o jogo no plenário do STF e, pior, tem o apoio da Comunidade Jurídica inteira e JB ficou com Merval, Tio Rei e Augusto Nunes. Agora, eles vão prá cima do Lewandowski com tudo e os réus da AP 470 vão pagar caro pela decisão do TSE em não registrar a tal de Rede. GM, não vai deixar barato o passa moleque, lindo, que tomou da Carmem Lucia e a Globo não vai aceitar essa insubordinação do TSE. Despacharam até o Toffoli para a República Dominicana para o GM poder palestrar e por mais que gritasse, não descolou um voto. Nem MAM, quis colaborar, dessa vez. Acabou que eu vivi para ver, Marina, Miro Teixeira e HH, aplaudindo GM…

    A tal de Rede queimou na largada; já saiu acusando os cartórios, servidores… GM, chegou a dizer que Marina esava sendo prejudicada pela ineficiência dos cartórios. Pô, o juiz avacalhando o tribunal para registrar no grito um partido sem assinaturas???? É, não tá fácil para ninguém… A culpa é do PT; com certeza, isso foi coisa do Zé Dirceu… E quem vai aturar GM e JB, espumando de ódio é o ministro Lewandowski; tá ferrado. 

    O que JB quis com essa estória da esposa do jornalista foi criar um climão na Corte. Pô o cara mandou um ofício para o Vice-Presidente que por sua vez já disse que vai manter a servidora. MAM deu uma declaração dizendo que haverá uma reunião para deliberarem acerca do assunto… Super constrangedor para todo mundo isso. No final, é aquela conversa de ferrar com alguém para “salvar a imagem da Corte”. Vai todo mundo pro sacrifício pq a Casa tem um presidente que só faz merda e a tarefa dos outros ministros passou a ser a de encontrar “patos” que assumam as consequências de suas omissões. Agora ferram a vida de uma família inteira, no caso de despacharem a mulher do jornalista, para satisfazer caprichos de JB. Tá custando muio caro ao contribuinte essa palhaçada; Se é para fazer tudo o que JB quer, sai mais barato colocá-lo numa creche e mandar os demais magistrados e servidores para casa.

  12. Muito hipócrita esse Batman

    O títere pirou de vez, pois não há nenhuma ilegalidade nisso, será que o Barbosa vai mandar a Globo demitir seu filho, e olhe lá que a Globo é parte interessada em processos que tramitam no STF

    Hipocrisia pouca é bobagem

  13. quem tem mais tempo  no lugar

    quem tem mais tempo  no lugar a que ja estava ou que chegou primeiro,vai procurar sua

    turma morcegao

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador