Belo Monte suspensa novamente

Por S.V.

A nossa justiça esquizofrênica paralisou mais uma vez Belo Monte.

Da Folha Online

Leilão de usina de Belo Monte volta a ser suspenso

JOÃO CARLOS MAGALHÃES

da Agência Folha, em Belém

A Justiça Federal em Altamira (PA) voltou a suspender, em caráter emergencial, o leilão da mega-hidrelétrica de Belo Monte, a ser construída no rio Xingu, no Pará. A decisão atendeu pedido do Ministério Público Federal. Dessa forma, o leilão da obra, programado pelo governo federal para amanhã, fica de novo ameaçado. Cabe à AGU (Advocacia Geral da União) recorrer da sentença.

a semana passada, o mesmo juiz Antonio Carlos Almeida Campelo já havia dado uma decisão idêntica, suspendendo –em ação também aberta pelo MPF– o leilão e anulando licença prévia da obra. Essa liminar acabou cassada pelo TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região.

Na decisão de hoje, Campelo “concordou com as alegações do Ministério Público de que houve infrações à legislação ambiental, inclusive a não consideração das contribuições colhidas nas audiências públicas durante a fase em que os estudos de impacto ambiental decorrentes da construção da hidrelétrica estavam sendo analisados”, segundo nota da Justiça Federal no Pará.

Para ele, as audiências sobre a obra –orçada em R$ 19 bilhões– foram “meras encenações”, descumprindo a legislação sobre o licenciamento ambiental.

Por Almeida

Os motivos alegados pelo MPF no Pará para suspender o leilão.

aqui: http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias-do-site/pdfs/agravo_regimental_belomonte.pdf.

Não comentarei pois ainda não li.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador