Brasil atende pedido da França e deporta professor da UFRJ

Adlène Hicheur participava de novas pesquisas no campo da física de partículas
 
 
Jornal GGN – O professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Adlène Hicheur, de nacionalidade franco-argelino, foi deportado do Brasil na noite de sexta (15) diretamente para a cumprir pena na França por envolvimento em atos terroristas. 
 
A ordem de deportação sumária partiu do Ministério da Justiça, aproveitando o intervalo de renovação do contrato do pesquisador com a UFRJ. Em nota, a reitoria da universidade se manifestou contrária a deportação. “Manifestamos extrema preocupação com a ação, anunciada sem apresentação de justificativas claras e atenção a princípios democráticos básicos, como direito à defesa. O pedido de renovação de contrato do professor Adlene Hicheur foi analisado pelos vários colegiados da UFRJ e aprovado na universidade”. Ainda, segundo a UFRJ, Hicheur estava envolvido em novas linhas de pesquisa importantes para descobertas no campo da física de partículas.
 
Uma troca de e-mail, datada de junho de 2009, arquivada no processo contra Hicheur que levou à decisão da Justiça francesa, e divulgada pelo Jornal Nacional, comprovaria o envolvimento do professor com a Al Qaeda. Nas mensagens um representante da organização encaminha para o professor as seguintes perguntas:
 
“Caro irmão, vamos ser diretos: você está disposto a trabalhar dentro de uma unidade em ativação na França? Quais ajudas seriam possíveis oferecer? Quais suas sugestões?”. Em seguida, o professor teria respondido afirmativamente e que poderia adequar seus planos para morar na Europa caso fosse necessário para “trabalhar dentro da casa do inimigo e esvaziar o sangue das suas forças”.
 
*Com informações da Agência Brasil e do G1
 
 
 
 
Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Democracia

    Estamos num governo de exceção. Caso contrário o pedido não deveria ser aceito só porque a França não anda primando pela democracia.

  2. Mas teríamos outros tantos

    Mas teríamos outros tantos para deportar que são pesquisadores na arte de sugar o país.A lista de sanguessugas tem endereço fixo. Fica logo aí em Brasília e chama-se congresso nacional. Vamos deportá-los pelo voto. Vamos deportá-los e confiscar seus bens porque esses sicodfantas da política brasileira deveriam ser deportados do poder. Quanto ao professor?. Perguntem ao sicofanta do ministro das relaço~es exteriores “interino”. JOSÉ SERRA.

  3. Houve mesmo pedido da França?

    É a primeira vez que leio algo sobre isso. Se houve pedido da França, por que ele foi deportado, em vez de extraditado? Por que houve pedido da França se ele já tinha sido julgado e cumpriu pena?

    1. Com cheiro de peixe podre…

      De fato, esconderam esse pedido do resto do Brasil, so ficamos sabendo da decisao final DEPOIS da deportacaco.

      Note que o item nao tem nem a data do pedido.  Sinal claro de extrema direita em acao.

      Note tambem que da primeira vez que os jornais brasileiros acusaram o cara de “terrorista”, nem sequer uma linha dessas supostas “mensagens” dele foi divulgada.  Essas “mensagens” dele foram divulgadas AGORA para que nao se questione a decisao.

      Note que nenhum jornal disse que ele ja cumpriu pena e emigrou legalmente da Franca para o Brasil.

      A universidade esta certa de ficar do lado dele.

      A coisa ta pra la de suspeita, ESPECIALMENTE porque ele ja cumpriu pena (!!!) pelo “delito” que nao existia antes e nao foi divulgado no ano passado mas eh importantissimo divulgar agora…  novamente, sem datas nem documentacao nenhuma.

    2. exatamente, não creio que

      exatamente, não creio que tenha havido pedido da França.

      foi deportado sumariamente por interesse do brasil, algo assim

  4. Um escárnio

    Tratou-se a deportação de um ato ditatorial, típico de períodos de exceção. É uma prova inconteste de que se vive em uma ditadura. O País tem uma tradição de abrigo diplomático em situações como a do físico franco-argelino.

    A divulgação desta arbitrariedade deveria estar tomando proporções muito maiores. Mas parece que que não se percebeu corretamente a gravidade do fato, que demonstra que os Golpistas de 2016 se inseriram ativamente nos esquemas globais de repressão.

    Não tardará e teremos deportação de nacionais. Se não houver a devida repercussão deste fato com um estrangeiro, ficaremos sujeitos ao justiçamento de cidadãos brasileiro pelos Golpistas.

  5. “Ainda, segundo a UFRJ,

    “Ainda, segundo a UFRJ, Hicheur estava envolvido em novas linhas de pesquisa importantes para descobertas no campo da física de partículas.”

    Alguém tem detalhes deste projeto de pesquisa ? Estou um tanto desconfiado que essa deportação não se deve só a uma suposta islamofobia mas sim ao projeto que o cara trabalhava aqui.

  6. Faltou informarem o que o

    Faltou informarem o que o professor alegou com relação à resposta que enviou ao e-mail de junho/2009. Talvez ele estivesse só tergiversando para não sofrer algum tipo de perseguição da tal organização.  

  7. Paranoia

    A França apos o atentado de NICE ficou definitivamente paranoica ( a população tem motivos mas  não o governo que sabe as causas).

    A França esta envolvida em dezenas de operações militares na Africa e Medio Oriente.

    Os sucessivos governos franceses tem se metido nessa confusão. Na biografia de Giscard ele se refere a intrevenções na Africa, a apoios a ditadores etc. E ele foi presidente nos anos setenta… .do sec XX.

    As consequencias estão à vista.

    Há ainda o problema da intergração da população de origem africana.

    A reação a tudo isso é o que se vê nesses atentados!

     

  8. Este é um Brasil de temer

    Este é um Brasil de temer. O ditador mostra suas garras e aposta no exemplo. Interessante, no entanto, é a tímida reação da UFRJ e do ANDES-SN, sindicato que representa nacionalmente os docentes  das universidades federais. Não houve reação pública da ADUFRJ, núcleo sindical que representa os docentes da própria UFRJ. A UFRJ é dirigida pelo prof. Roberto Leher, ex-presidente nacional do ANDES-SN no período 2000-2002 e, certamente, dentre os atuais reitores de universidades federais e estaduais, o crítico mais duro (e mais preparado academicamente) das políticas educacionais implementadas tanto no período  FHC quanto nos períodos Lula e Dilma. 

    A ação de Temer não tem paralelo, pelo menos de meu conhecimento, na História brasileira. A deportação sumária de um pesquisador e professor visitante em uma universidade federal nunca ocorreu, mesmo durante a ditadura de 64, em particular para profissionais das chamadas ciências duras, como a Física. Não vale recordar nem mesmo a ação getulista contra Olga Benário. Essa política de ódio, nos termos inaugurados por esse ato, pode produzir graves consequencias para nosso país, trazendo para brasileiros em todo o mundo retaliações a que nunca fomos alvo. No fundo, talves seja isso que desejam, para justificar mais e mais repressão e desrespeito aos direitos humanos. FORA TEMER. 

  9. Depois de regredir a 1964

    Depois de regredir a 1964 chegamos agora a 1936! Em pouco tempo a direita sinistra vai nos levar de volta às cavernas.

  10. O terrorista é o Nazimoraes, o PIG e o governo golpista.

    Prezados,

    O GGN já havia antecipado que essa deportação poderia ocorrer. Adilène Hicheur é físico nuclear; quantos pesquisadores como ele o Brasil Possui? O vice almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva foi mandado prender pelo juizeco da guantánamo paranaense, seguindo ordens  do alto comando do golpe, que fica nos EUA. O nazifascista, que advogou para a ORCRIM PCC, depois de forma ilegal para a assassina PM paulista, que depois foi SSP em SP – chefiando essa polícia assassina para a qual advogou ilegalmente, PM essa que fez várias chacinas na RMSP, matando pobres – foi nomeado pelo traidor-golpista-usurpador-corrupto, michel temer, ministro da justiça. Pois foi esse ‘ministro da justiça’ que ordenou a deportação sumária do pesquisador franco-argelino que desenvolvia estudos na UFRJ. E quem fez a falsa denúncia contra Adilène Hicheur foi o PIG global. 

    Quem realmente é terrorista nessa história? Eu digo, sem medo de errar: esse governo golpista, o PIG, o nazifascista alexandre nazimoraes, o general que comando o SNI, a ORCRIM da Farsa a Jato.

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador