Brasileiros que aparecem em vídeo vexatório devem responder por crimes na Rússia

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

do Pragmatismo Político

Brasileiros que aparecem em vídeo vexatório devem responder por crimes na Rússia
 
por Redação
 
Jurista russa oficializa denúncia e brasileiros que aparecem em vídeo machista assediando mulher devem responder por crimes na Rússia
 
Os brasileiros que aparecem em um vídeo machista assediando uma estrangeira na Copa do Mundo devem responder por crimes na Rússia. Três homens já foram identificados. As informações são da imprensa local.

A jurista russa Alyona Popova já oficializou uma denúncia contra os atos machistas dos brasileiros por violência e humilhação pública à honra e à dignidade.

Com isso, o Ministério de Assuntos Interiores deve começar a investigar o caso de acordo com os relatos já publicados. Alyona também escreveu uma petição sobre o caso.

Alyona, que é uma das maiores referências na Rússia em defesa dos direitos da mulher, cita a repercussão do caso entre imprensa, autoridades e celebridades no Brasil. Segundo ela, as punições para os ofensores podem variar de multa a restrições na Rússia.

Na representação oficial, Alyona afirma que os torcedores deveriam pedir desculpas à mulher ofendida. “Os cidadãos estrangeiros deveriam também pedir desculpas publicamente para a menina e a sociedade russa e admitir o comportamento do sexismo, a falta de respeito às leis da Federação Russa, o desrespeito em relação a um cidadão russo, insultos, humilhação da honra e dignidade de um grupo de pessoas com base no sexo”.

Confira trechos do documento:

Na legislação russa, existem várias opções de multa aplicadas às pessoas que humilharam publicamente a honra e a dignidade. Assim, os cidadãos estrangeiros no vídeo podem ser responsabilizados por cometer um delito nos termos da Parte 1 do art. 5.61 do Código de Ofensas Administrativas (insulto, isto é, honra e dignidade de outra pessoa, expressa na forma indecente – implica a imposição de uma multa administrativa aos cidadãos, no montante de mil a três mil rublos), ou processado sob Parte 1 do art . 20.1 do Código Administrativo (vandalismo), isto é, a violência da ordem pública, expressando desrespeito claro para a sociedade, acompanhados por linguagem ofensiva em locais públicos, abuso sexual ofensivo para os cidadãos […]

[…] E se comprovar que os estrangeiros cometeram os atos destinados a incitar o ódio ou inimizade, bem como a humilhação de uma pessoa ou grupo de pessoas em razão do sexo, raça, nacionalidade, língua, origem, atitude à religião, bem como pertencentes a um tanto o grupo social, publicamente ou usando a mídia, eles podem ser levados à responsabilidade criminal”.

Itamaraty

Em Moscou, os diplomatas da embaixada brasileira relatam já ter recebido emails criticando os autores do vídeo em questão, enquanto nas redes sociais circulam pedidos que aqueles homens sejam punidos e expulsos da Rússia.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro não comentou esse incidente específico, mas reiterou que a “imensa maioria dos torcedores brasileiros é pacífica e respeitosa”, lembrando que publicou um guia com recomendações para cidadãos que viajam à Rússia para seguir a Copa.

Entenda o caso

Nesta terça-feira, a Polícia Militar de Santa Catarina confirmou que o tenente Eduardo Nunes é um dos brasileiros que aparecem no vídeo.

Um dia antes, na segunda-feira, Diego Valença Jatobá, pernambucano do Recife, que foi secretário de Turismo de Ipojuca (PE), município onde está localizada a praia de Porto de Galinhas, foi reconhecido. Ele foi o primeiro brasileiro identificado no vídeo e tem uma condenação no TCE.

Nesta quarta-feira (20), mais um homem foi identificado. Trata-se do engenheiro civil Luciano Gil Mendes de Coelho, natural da cidade de Jaicós, no interior do Piauí. Luciano foi secretário de Saúde e também de Educação do Piauí e chegou a ser preso pela Polícia Federal em 2015 durante operação que investigava desvios de recursos públicos e fraudes em licitações.

Os três aparecem assediando uma mulher russa em um vídeo que se tornou vergonha nacional.

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Tá pensando que é o Brasil,
    Tá pensando que é o Brasil, onde mais se mata gays no mundo e onde as portas estão abertas para os estrangeiros curtirem a prostituição infantil? Ainda se vê idiotas brasileiros manipulados agradecendo por não viverem na Rússia.

  2. Tomara que sejam expulsos e de preferência c/ consequências

    Esses imbecis se acham muito engraçados, tomara que se dêem realmente mal.

  3. Tomara que esses coxinhas
    Tomara que esses coxinhas babacas fiquem por lá pelo menos uns 3 meses em cana .
    Todos “gente de bem”. Devem ter votado no Aécio e agora apoiam o Bolsonaro.

  4. A origem: da escatologia ao escracho, por Nilson Lage

    Nilson Lage

    9 min ·  

    Há relação necessária entre esses idiotas que abusam da boa-fé de moças russas e o tipo de humor que preparou, no Brasil, o clima do golpe de 2016,
    Tínhamos, três tipos de graça: a circense (Trapalhões); o nonsense (de Millor Fernandes, gente do Pasquim etc.); e a paródia crítica, em que se expressavam autores como Sérgio Porto, o Stanislau Ponte Preta, Max Nunes e humoristas como Chico Anísio, Jô Soares e Agildo Ribeiro.
    O humor do escracho ganhou a grande plateia com Casseta e Planeta,grupo que conheci via Bussunda, mau aluno da Escola de Comunicação da UFRJ.. Era gente capaz de editar, por exemplo, uma revista inteira com piadas sobre corrimento vaginal.
    Da escatologia ao escracho, chegamos ao Danilo Gentilli, ao Pânico, ao CQC – ao humor fascista, este radicado basicamente em São Paulo.
    Ele não veio só. Trouxe toda uma cultura e formou uma geração néscios exibicionistas.

     

    1. Eu comprava a revista casseta

      Eu comprava a revista casseta popular e o jornalzinho planeta diario, entretanto, certa vez, na revista, utilizaram a foto de um garoto deficiente fisico, achei que aquilo era demais, e nunca mais os li. Tudo tem limite.

      1. Exatamente

        Também comprava. E fizeram escola, os seguidores desse tipo de humor grosseiro transgrediram todos os limites em nome de uma inaceitável liberdade de expressão – preconceitos vários, misoginia, homofobia, racismo, etc. 

  5. Que sejam detidos!

    Espero que enquanto estiverem sendo investigados seus passaportes sejam confiscados para que não possam fugir da responsabilidade criminal.

  6. Pânico na TV fazia o mesmo todo domingo!

    Esses panacas não estão inventando nada… o “Reporter Vesgo” e o “Silvio” faziam o mesmo todo domingo no Programa Pânico. Era uma atração regular do programa visitar festas em outros países e colocar os estrangeiros para falarem: “Pinto pequeno”, “eu dou a bunda” e similares.

    Além disso, meses atrás milhares de pessoas gritavam “Ei Dilma, vai toma no c*” em horário nobre com os microfones abertos da Globo… além de diversos outros insultos. Ninguém da mídia tentou identificar os responsáveis nem tentaram de alguma forma repreender a palhaçada!

    Sinceramente, esses 3 idiotas não fazem nada diferente de qualquer outro idiota manifestoche cidadão de bem! Eles são a cara do Brasil e sua mídia ridícula!

    No caso esse “troféu” deveria ser dividido com a Jovem Pan e com a Rede Globo!

     

  7. Muito bem feito !

    Isso é o que se pode chamar de caipirice, no duro ! Deslumbrados idiotas ,que não sabem agradecer o carinho dos outros , e a boa convivência. Não deveriam viajar nunca mais. Abomino !!!!!!

  8. Dúvidas…

    1) O que esses crápulas seriam capazes de fazer com esta menina num beco escuro na Russia ? 

    2) Será que estes animais não estão apenas radicalizando o que a mídia lixo costuma fazer ?

    Uma senhora russa, curiosa com a cobertura jornalística, é ridicularizada por um repórter de uma emissora lixo :

    [video:https://youtu.be/GvlvX4pszd4%5D

     

  9. #

    Os coxinhas em geral acham que essa coisa de respeitar a dignidade da Mulher é coisa de petralha.

    Agora estão percebendo que estavam errados.

    O agravante é que um desses animais se manifestou em rede social dizendo que estão fazendo uma “tempestade em copo d’água” e que as moças russas sabiam bem o que estavam dizendo.

    Agora basta as vítimas se manifestarem para esclarecer se sabiam ou não. A coisa vai ficar ainda pior para eles.

     

     

  10. Danilo Gentili, Artur do Vale

    Danilo Gentili, Artur do Vale e que-tais fizeram escola… tempos de ódio e medo, esse que vivemos.

    Forneceram cartilhas para brasileiros saberem se comportar na Rússia. A Rússia devia ter feito uma ensinando russos a se prevenirem contra brasileiros.

  11. Psicologia de grupo

    Provavelmente um deles deu de engraçadinho e arrastou à patota junto. 

    Uma vez viajei numa turma e tinha um cara assim, que quase arrastou a todos para situações desagradáveis. Há que saber escolher melhor as “amizades”, sobre tudo em grupos de homens sozinhos.

  12. nada que………

    uma temporada numa prisão russa não resolva………um “lição de boas maneiras” com a turminha da Solntsevskaya Bratva, por exemplo, pode ajudar bastante na melhora da “educação” dos 3 “bacanas”………e pode ajuda-los na “descoberta” do seu proprio lado “feminino” ……….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador