Cardozo admite ser uma unanimidade

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Apelidado de pelicano – o mais tucano entre os petistas – o ministro José Eduardo Cardozo, da Justiça, disse em entrevista ao Estadão que, “no fundo, todo mundo acha que apenas os inimigos devem ser investigados”. O titular vem recebendo críticas não só da oposição, mas do partido da presidente Dilma Rousseff (PT), sob o argumento de que perdeu o controle da Polícia Federal. O vazamento constante e seletivo de informações da Operação Lava Jato tem incomodado governo e militância.

Ministro diz estar ‘submetido a fogo amigo e inimigo’

Do Estadão

Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo está sob fogo cerrado, que parte tanto do PT, seu partido, quanto dos opositores tucanos. “No PSDB um deputado já me chamou de sonso e operador do submundo e agora setores do PT e da base aliada dizem que eu não controlo a Polícia Federal”, afirmou ele. “No fundo, as pessoas acham que só inimigos devem ser investigados; os amigos, não.”

A presidente Dilma Rousseff decidiu manter Cardozo no cargo, apesar de críticas no PT, que o batizou de “pelicano” – o mais tucano dos petistas. Questionado se sentia-se queimado pelo fogo amigo durante a operação que escancarou um esquema de corrupção na Petrobrás, Cardozo abriu um sorriso: “Não é fogo amigo, nem inimigo. Fogo é fogo”.

Sentado num antigo sofá oriundo do Palácio do Catete, no Rio, ele conta que o móvel precisou ser resgatado às pressas da biblioteca do ministério, na segunda-feira. A troca foi necessária depois que o diretor-geral da Polícia Federal, Leandro Daiello, quebrou o pé do outro sofá que estava no gabinete, ao esparramar-se sobre ele. “O clima na PF anda pesado”, brincou Cardozo. Leia os principais trechos desta entrevista concedida ao Estado:

Políticos e dirigentes do PT dizem que o sr. não controla a Polícia Federal e alguns chegaram a afirmar que deveria deixar o cargo. Como o sr. reage às críticas?

Em geral, o mundo político não entende o papel do ministro da Justiça diante de instituições policiais que atuam de maneira autônoma. Quando houve o caso do cartel dos trens e do Metrô de São Paulo, eu era acusado de instrumentalizar tanto o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) como a Polícia Federal para atacar o PSDB. Então, no PSDB um deputado me chamou de sonso, vigarista e operador do submundo. Agora, setores do PT e da base aliada dizem que eu não controlo a PF. Não é uma coisa nem outra. No fundo as pessoas acham que as investigações têm de ser direcionadas, que só inimigos devem ser investigados; os amigos, não.

Sente-se vítima de fogo amigo? Eu estou submetido a fogo amigo e inimigo. Fogo é fogo.

O senador Jorge Viana (PT-AC) chegou a dizer que o sr. precisa ser mais firme para inibir vazamentos seletivos da Polícia Federal na Operação Lava Jato.

Lamento que o senador não tenha vindo falar comigo porque eu o teria esclarecido. Acho que ele incorreu num equívoco. Em todos os casos em que havia sigilo e que houve vazamento na Lava Jato, configurando situação ilegal, eu determinei abertura de inquérito. O senador, porém, se referiu a um vazamento em delação premiada que envolvia, em tese, um senador do PT (Humberto Costa, líder do partido no Senado, apontado pelo ex-diretor da Petrobrás Paulo Roberto Costa como beneficiário de R$ 1 milhão do esquema). Ocorre que essas delações não estão sob guarda da Polícia Federal, mas, sim, do Ministério Público. Eu pedi ao Judiciário acesso aos depoimentos, mas me foi negado. Não se pode pedir energia para o ministro da Justiça, quando as medidas cobradas não estão sob sua responsabilidade.

A Operação Lava Jato provocou uma crise política no País. Qual é a saída para o governo?
Eu não vejo uma crise política. Pelo contrário, acho que o governo foi muito claro e muito firme.
Mas há integrantes do PT, do PMDB e do PP envolvidos em denúncias de corrupção na Petrobrás. Há informações de que a Lava Jato atingirá 70 políticos…

Eu vi nomes de pessoas da base aliada e da oposição envolvidos. Ao que tudo indica, existe uma situação que atinge várias forças políticas.

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, do PMDB, foi citado como beneficiário do esquema da Petrobrás. A saída dele será o primeiro impacto da Lava Jato sobre a montagem do novo governo, não?

Eu não sei se ele é citado porque não tenho acesso à delação premiada. Quem deve continuar no governo ou não é uma decisão da presidenta.

O tesoureiro do PT, João Vaccari, também foi citado em depoimentos como operador de um esquema de desvio de recursos da Petrobrás. O sr. foi redator do Código de Ética do PT, que fala em punição para envolvidos em corrupção. Não é o caso de se aplicar o Código de Ética agora?
O Código de Ética é claro e fala em punições para pessoas condenadas. É ruim quando se prejulga. Não faço isso com a oposição, não faço isso com as pessoas do meu partido.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Mas há integrantes do PT, do

    “Mas há integrantes do PT, do PMDB e do PP envolvidos em denúncias de corrupção na Petrobrás”.

    O Zé esqueceu o, “e outros”.

    1. Realmente, ele sussura uma

      Realmente, ele sussura uma fala tao “descontraira”, digo, descontraida, que nem precisa mencionar “os outros”…

  2.  
    O ministro pelicano está

     

    O ministro pelicano está mentindo, digo, faltando com a verdade. Ninguém está lhe cobrando contrôle da Polícia Federal coisa nenhuma, aliás, você sabe muito bem o que lhe cobram. Vossa senhoria é cobrado por não atuar, e por covardia. Tudo bem que estejas se fazendo de manso, de domesticado para agradar aos senadores da oposição que poderão examinar sua pretensão de se tornar juiz do STF.

    Pela primeira vez, vou me posicionar com esta oposição de merda, se de fato, eles renegarem seu nome.

    Orlando

  3. “no fundo, todo mundo acha

    “no fundo, todo mundo acha que apenas os inimigos devem ser investigados”:

    Mentira.

    Esse eh igual esperma de punheta.  So aparece depois que todo mundo se fode.

  4. Dilma  e sua famosa

    Dilma  e sua famosa teimosia.

    Só espero que ela não continue teimando em usar o controle remoto.

    Porque aí tem vai torcer para ela cair também serei  eu.

  5. Um cara de pau

    Nassif,

    Sorriso de um cara de pau que não tem compromisso com nada que não seja o carnaval na Bahia.

    Se DRousseff tanto admira o republicano de araque, resta assistir. 

     

  6. se for comrpovado que não

    se for comrpovado que não houve vazamento da pf e apenas  invenção

    da veja quanto àquela capa de estelionato eleitorald a capa da revista

    na eleição, cardoso até que se exime um pouco da culpa de omissão…

    mas há outros casos em que parece que aliviou para

    os tucanos e embananou os petistas…

    será que é porque é de outra corrente adversária da atual que administra o pt.?

    seria de um cinismo e de uma traição inadmissível.

  7. Só quero entender o porque.

    Para manter este pulha no MJ, só alguem no governo tem rabo preso ou vários o tem. Não vejo outra razão. Talvez trocá-lo na hora do incêndio seja uma medida de cautela, mas mesmo assim continuo não entendendo!

  8. Não é difícil compreendê-lo
    Apesar de toda queixa de ser um inerte, às vezes penso que ele está dando corda para se enforcarem.
    Esses inquéritos internos que ele mencionou é casca grossa pra quem cometeu as irregularidades. Eu queria saber por exemplo, daquele mané que usou uma caricatura da Dilma como Alvo. E os babacas que fizeram.campanha pro Aécio. Bem que o Jornal GGN ppderia entrevistá-lo.
    Ficaria satisfeito em.saber que as leis, normas e punições foram aplicadas para esses que se dizem PF.

  9. Dilma, lamordedeus, tira este

    Dilma, lamordedeus, tira este cara do governo e se ele pedir para ser nomeado para o STF manda ele pedir para o Aécio que acha que ganhou a eleição.

  10. Nao agrada nem a gregos nem a troianos

    Se nao consegue agradar nem a gregos nem a troianos, o que ainda esta fazendo ai?

    a policia federal tem uma função fundamental no país. Mas nao pode ser parcial, vazar so de um lado, ser instrumentalizada para uma eleição nas caras no “ministro”da justiça. 

    Sua ansia de agradar a gregos e troianos, para virar ministro do supremo (agradando inclusive Gilmarzao), é de lascar.

  11. Diz a matéria: “O titular [da

    Diz a matéria: “O titular [da Justiça, Cardoso] vem recebendo críticas não só da oposição, mas do partido da presidente Dilma Rousseff (PT), sob o argumento de que perdeu o controle da Polícia Federal. O vazamento constante e seletivo de informações da Operação Lava Jato tem incomodado governo e militância”. Esta é a acusação a Cardozo. E qual é a resposta do ministro?

    A resposta é a seguinte: “no fundo, todo mundo acha que apenas os inimigos devem ser investigados”?! Bonita resposta, não? Mas o que tem ela a ver com a perda de controle da PF e com os repetidos vazamentos seletivos? Nada, não é mesmo? Ademais, ninguém pediu a Cardozo que as investigações de amigos fossem sustadas. O ministro deve, no fundo, achar que todo mundo tem déficit intelectual.

    Quando se ouve Cardozo, tem-se mais saudades ainda de Thomaz Bastos.

    A mera saída de Cardozo preencheria enorme lacuna, mas não acontecerá: ao que parece, falta à chefia do governo coragem para fazer o que é necessário, tanto na área econômica, quanto na da justiça. E há no governo gente de alto nível que poderia substituí-lo com enormes vantagens para o país, como, por exemplo, Celso Amorim.

     

  12. Juntos

    Juntaram a fome com a vontade de comer: Cardozo e Estadão. O ministro mais inoperante do governo Dilma, devidamente assessorado e apoiado pela mídia oposicionista, pensa que todo o mundo é idiota. Deliberadamente, toda a vez em que é criticado por não ter NENHUMA ascenção sobre a PF, vem com essa história acaciana de que a atuação daquela instituição policial federal deve ser republicana e investigar, indiciar e acusar a todos que cometam ilícitos, sejam governistas ou oposicionistas. É óbvio que a PF deve ser republicana e as críticas ao  ministro guardam NENHUMA relação com isso, como ele quer fazer entender, para desviar o assunto. O que se critica, COM TODA A RAZÃO, é o fato indiscutível de delegados e agentes da PF cometerem toda a sorte de irregularidades, sempre contra o goverdo do PT e seus aliados, impunemente. Ou é atitude republicana vazar para a mídia informações sigilosas dos inquéritos, sempre contra o PT? É republicano delegado inocentar político da oposição, cujo helicóptero foi encontrado com 450 quilos de cocaina, imediatamente, sem sequer fazer de contas ter havido uma investigação? É republicano chamar a mídia para filmar “flagrantes” forçados, com o intúito de proporcionar matéria para campanha eleitoral da oposição?  Poderia passar a noite a relacionar n+1 casos de “republicanismo” deste tipo, cometidos pelos “republicanos” agentes, sem NENHUMA reação do inoperante ministro. Mas não é necessário, pois todos conhecem. E Dilma ainda manter uma pessoa dessa num cargo tão importante, fundamental mesmo, é um absurdo. Quando precisar de apoio das bases, peça ao inoperante…

  13. problema todo…

    não pode haver passividade para os dois lados sem o risco dela se tornar permanente

    mil coisas acontecendo, e um ministro que não trabalha em favor ou contra quem quer que seja,

    vai solucionar o quê? – nada

  14. Ministro Cardoso

     

    Definitivamente, não entendo o porquê desse Ministro permanecer em ministéiro de tão grande importância..

     

    Lembro com saudades do grande  Marcio Thomaz Bastos.

     

    Votei em Dilma e lamento que ela, diante desta crise política, não tenha Um Ministro da Justiça.  

     

    Ficarei muito decepcionada se a Presidenta  o indicar para o STF. Será outro Tofolli.

     

    Muito obrigada.

     

     

  15.  
    Se o ridículo tivesse

     

    Se o ridículo tivesse nome,certamente se chamaria  José Eduardo Cardozo.

        O mais omisso e opaco dos ministros da justiça que o Brasil  teve.

                   Incluindo o Império. 

                   Esse ganhou a taça.

  16. Cardozo diz que nós achamos

    Cardozo diz que nós achamos que os inimigos devem ser investigados. Mas em 4 anos que Cardozo está à frente da PF então diga-me qual inimigo foram investigados nesses 4 anos?

  17. Pelo visto para tirá-lo da

    Pelo visto para tirá-lo da justiça, só botando essa mala no STF. Eu já falei isso, se não tiver outro jeito melhor botar ele lá.

    O que será que a Dilma tem com esse cara ? É muito estranho.

  18. Ha exatamente um ano foi

    Ha exatamente um ano foi apreendido um carregamento de MEIA TONELADA de pasta base de caocaína transportda em um helicóptero pertencente a um senador e um deputado da oposição. O agente da Policia Federal que interrogou o piloto levou menos de trinta segundos para inocentar os propietários da aeronave. Bastou um “não”, do piloto, sobre a indagação se a movimentação era do conhecimento de seus patrões (aliás, seus patrões, viemos a saber depois, éramos nós, povo mineiro que pagávamos seus salários como funcionário fantasma da Assembléia Legislativa do GOVERNO de Minas – em Minas TUDO é do GOVERNO). Bem, voltando à “festa de aniversário”: até hoje a Polícia Federal não sabe quem despachou a droga nem quem iria recebê-la. É ou não é de causar inveja á Scoland Yard e ao FBI?

  19. E só os amigos, ou seja do PT

    E só os amigos, ou seja do PT e aliados, serem investigados? Isso pode? 

    PS: Não posso e não quero acreditar que Dilma o manterá no cargo. Isso não pode ser verdade!

  20. Preencher a lacuna

    Não ha necessidade de outro ministro no lugar do zezim para preencher a lacuna

     existente no ministério. Basta tirar o atual. Melhor sem, do que com ele. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador