Carlinhos Cachoeira é condenado por violação de sigilo e prevaricação

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Carlinhos Cachoeira foi mais uma vez condenado, desta vez por prática dos crimes de violação de sigilo funcional e de prevaricação, por vazarem informações sigilosas à organização criminosa comandada por Cachoeira, pela 11ª Vara da Justiça Federal de Goiânia. 
 
A denúncia apresentada Ministério Público Federal em Goiás também envolvia o então delegado da Polícia Federal (PF) Fernando Antônio Hereda Byron Filho, que está em processo suspenso, por não ter comparecido aos autos. 
 
Fernando Byron revelou, de modo sistemático, fatos de que teve ciência em razão do seu cargo de delegado de polícia, agindo, assim, como participante da organização criminosa, repassando informações sigilosas de interesse do grupo, em especial, de Carlinhos Cachoeira.
 
Quando era responsável pela presidência e condução de inquérito policial em que Carlinhos Cachoeira era investigado, em trâmite em Anápolis/GO, Fernando Byron deixou de praticar atos próprios de seu ofício de delegado federal. Ficou provado que, em vez de continuar ou indicar as diligências investigatórias, combinou finalizar o inquérito policial e entregar o relatório a Carlinhos Cachoeira. Além disso, passou a revelar procedimentos futuros a serem adotados pela PF.
 
Em um dos episódios, em fevereiro de 2012, véspera da deflagração da operação “Monte Carlo”, o delegado revelou a Cachoeira detalhes das atividades de inteligência e contrainteligência e do funcionamento do uso de placas pela PF, comprometendo-se a obter mais informações.
 
Carlinhos Cachoeira foi condenado à pena de três anos de detenção, sem direito ao benefício da substituição da pena restritiva de liberdade por pena restritiva de direitos, em razão de já haver condenação em outra ação penal. Ainda cabe recurso.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ???

    Não entendi: Cachoeira prevaricou? Como assim?!?! Violou sigilo funcional? E vazou as informações para a própria organização?

    Tem alguma coisa errada aí, seu Nassif!

  2. Ele vai ser preso?

    Nunca.

    Só se se filiar ao PT.

    Invicto, aceitando apostas e contando.

    Alguém vai apostar contra mim no Eduardo Cunha?

    Não né?

    Aliás, suposto Eduardo Cunha, dono de supostas contas na suposta Suíça, como

    a ele se refere o PIG.

    Mas voltando ao assunto, vamos apostar. Tô precisando de um dinheirinho no fim de ano

    pra amainar a crise.

    1. Ler antes de comentar

      Perdeu o endereco certo, talvez?  Entao eu te informo:

      Evangelicos e ex-evangelicos sao PER MA NEN TE MEN TE aleijados mentalmente.  Por causa da relgiao deles.

      VOCES SAO PERMANENTEMENTE ALEIJADOS.  Sao treinados pra isso, sao arquitetados pra isso pelo governo dos Estados Unidos, ok?  

  3. Cheguei a morar na mesma rua

    Cheguei a morar na mesma rua do falecido pai do Cachoeira, era um idoso amável, os vizinhos (em Anápolis em geral é assim) sempre o tratava de um jeito muito amável, cheguei a encontra-lo algumas vezes e o considerava um senhor respeitável e educadíssimo .

    Detalhe :

    O filho deu toda assistencia financeira ao patriarca .

    A foto acima é de uma fazenda da irmã de minha namorada .

     

    Anápolis é uma cidade maravilhosa e com administração Petista há uns 8 anos (na ultima campanha ganhamos com mais de 78% de votos válidos) .

    Perdi muitas fotos da belíssima campanha do nosso companheiro Antonio Gomide (PT) .

    Q U A S E   U N A N I M I D A D E !! 

     

    VOCÊS  SABEM OU VIRAM NA TV A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL QUE O GOVERNO DILMA FEZ NA REGIÃO ?   PROCUREM SABER SOBRE O PORTO SECO DE DAIA . 

    Abração aos amigos !!

    Uma das obras do Gomide (um belíssimo parque de cair o queixo)

    1. Lindissima cidade, concordo.

      Lindissima cidade, concordo.  Tinha visitado Annapolis poucos meses antes, e no rastro da segunda de 3 mortes que aconteceram aa epoca, fui de Brasilia a Anapolis com cunhada e mae dela, debaixo de uma tempestade de dar medo e achei que ia detestar a cidade, adorei tudo do pouquissimo que vi.  Coisa estranha:  pedimos 3 almocos de bife e 3 sodas em um restaurantinho de bairro muito modesto e bonitinho -literalmente na varanda de uma casa.  Na epoca (93) a “conta” foi de menos de 5 dolares.  Deixei 8 pois eu nao tinha dinheiro brasileiro.  A dona quase caiu de costa com minha “suntuosa” gorjeta!  Apesar das mortes entao acontecendo, Anapolis eh uma das poucas lembrancas boas que eu tenho do Brasil em 93.  Saindo da cidade lembrei mais uma vez de Annapolis, onde tinha comido em um restaurante com vidro no chao pra voce ver os”aposentos” dos escravos de antigamente e os quartinhos de empregadas de BH pareciam ate luxuosos perto disso!

      Anapolis foi o unico lugar do Brasil que NAO me lembrou de escravos.  Sou agradecido por isso.

      Como eu estava enganado, heim?

      No mais, o item eh mais uma palhacada do judiciario.  Vou esperar o dia da prisao antes de gastar velas boas com defuntos ruins.

    1. Co-autoria

       O Sr. Cachoeira era parceiro do funcionário público meliante. A condição de funcionário público se comunica para os co-autores, mesmo eles não tendo essa condição.

  4. O juiz Alderico tem fama de

    O juiz Alderico tem fama de imparcial e correto,  parece  tratar-se  de um magistrado independente, pelo que sei, não se submete à grande mídia,  na década de 80 deu um aperto em membros da dinastia  Iris Rezende. 

    Mais informações sobre o caso

    http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/10/juiz-condena-ex-diretor-da-delta-e-outras-45-pessoas-no-caso-cachoeira.html

    Cachoeira foi condenado noutra ocasião, não agora, posso estar enganado

    http://g1.globo.com/goias/noticia/2012/12/policia-federal-prende-carlinhos-cachoeira-em-goiania.html

    Neste link consta que neste 23 de setembro Cachoeira foi condenado a 3 anos por participação no “mensalão” (???).,..o delegado que prevaricou não foi condenado pq não compareceu à audiência…,..

    http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2015/10/02/interna_cidadesdf,501052/condenado-novamente-carlinhos-cachoeira-pega-tres-anos-de-prisao.shtml

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador