CNMP instaura procedimento contra procurador da Lava Jato

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

 
Jornal GGN – O procurador da República e integrante da força-tarefa da Lava Jato Carlos Fernando dos Santos Lima voltou à cena por acusação de descumprimento do dever de guardar o decoro pessoal por criticar o presidente Michel Temer no Facebook. Santos Lima o chamou de ‘leviano’ e teve um processo administrativo instaurado. Depois disso, não satisfeito, voltou ao Facebook com críticas ao Supremo Tribunal Federal. Assim, o CNMP decidiu aditar o PAD. E o processo volta a ser apreciado.
 
O PAD veio com as críticas ao presidente. Com o processo correndo, o procurador não ficou calado, fez novas críticas, desta feita contra o STF em artigo de opinião publicado na Folha e nas redes sociais. Com isso, o relator do PAD no CNMP, conselheiro Luiz Fernando Bandeira, aditou os novos fatos ao procedimento anterior ao considerar que existe conexão entre os acontecimentos.

 
O procurador questionou o aditamento dos fatos antes da instrução e de o caso ser referendado no Conselho. Para criar uma figura que ilustre essa reclamação, seria como prender antes do trânsito em julgado, algo inconcebível. José Robalinho, presidente da Associação Nacional dos Procuradores, também questionou o aditamente, discordando da visão do relator.
 
O relator, no entanto, afirmou que as publicações do procurador em questão poderiam incidir em novos PADs, mas foram aditadas à portaria inaugural do processo para evitar consgestionamento na pauta do Conselho. Ele ressaltou, com base no regimento interno do Conselho, que fatos conexos podem serm aditados ao processo aberto. Assim, votou pela junção dos novos fatos aos PAD já existente contra o procurador.
 
Houve divergência por parte do conselheiro Silvio Roberto Oliveira de Amorim Junior, que entendeu que a conexão aventada era indefinida e subjetiva. Para ele, as condutas do procurador não foram praticas com intenção de ocultar as anteriores, nem influem na prova mencionada na PAD inaugural do caso.
 
Mas os conselheiros Gustavo do Vale Rocha, Luciano Nunes Maia Freire, Sebastião Caixeta, Leonardo Accioly, Erick Venâncio, Orlando Rochadel e Valter Shuenquener, votaram junto com o relator, entendendo que isso não prejudica a defesa do acusado em caso da junção das informações ao procedimento já existente. E, por 8 votos a 6, foi mantido o aditamento dos fatos ao PAD já existente.
 
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Holofotes

    Se o dd aparece, o moro aparece, se todo mundo é manchete o peixe ensaboado da força-tarefa também tem o direito de aparecer.

    Até o japonês da federal, que nem é do mp, é apenas um bem remunerado,  mas reles condutor de presos,  tem seus holofotes, o carlinhos também merece.

    O que ele não percebe é que nessa brincadeira ele pode virar boi de piranha.

  2. Estão tirando as crianças da sala!

    Interessante! Será que começou a operação as crianças da sala, que os adultos vão voltar a se divertir? Afinal, já brincaram muito se divertiram, se lambuzaram, quebraram louças. o escambau. Chega, não?

  3. “Justissa” deixa o que há de mais medíocre representá-la na glob

    com personagens sem talento para as artes, que aparecem no jornal que fica entre uma novela e outra é o preço da má-fama.

  4. Quem é cuidadoso no que fala, evita muito sofrimento

    “Quem é cuidadoso no que fala evita muito sofrimento”.

    Provérbios 21:23

    Jamais fale nos autos, Carlos Fernando. Fale apenas na mídia e nas redes sociais e fale pelos cotovelos.

    Quero saber como anda o inquérito daquela desembarcadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro que atacou a Marielle e uma Professora com Síndrome de Down. Tudo o que ela fez vai cair no esquecimento e ela vai ficar na impunidade?

  5. Prezados

    Prezados camaradas

     

    Infelizmente não vai acontecer nada

    O gordão barbichona só vai levar uma enquadrada e pegar uma cana quando abrir a tramela para falar mal de seus patrões (ou donos) norte-americanos

    Como é triste, depois de 13 anos de independencia (que acabou em 2015 com a noemação do interventor joaquim levy) voltar a ser um quintal dos norte-americanos

  6. No máximo, no máximo, vão

    No máximo, no máximo, vão solicitar ao distinto que rape o bigodinho e a barbicha pra ficar melhor na foto!

  7. Ah ! Ferrou-se ! Vai ser

    Ah ! Ferrou-se ! Vai ser condenado ! Penas : DEFINIDAS: Fazer a barba, e o bigode, ao menos uma vez por semana; não vestir azul como na foto, por 15 dias, para não parecer (muito) tucano; EM DISCUSSÃO: Assistir a uma palestra do Dalanhol na Igreja de Bacacheri. Nunca mais ele falará mal do “presidente” nem do “supremo”.

  8. Sinal verde ao motim

    Quando uma sequência intencional de má fé, de perseguição e jogo sujo, oriunda dos maiores escalões da justiça brasileira, não encontra resistência nas instâncias superiores que são responsáveis pela fiscalização sobre abusos do poder constituído, quando não se encontra repreensão e muito menos punição sobre os graves desvios de comportamento que a altíssima responsabilidade com cargo exige e quando falha e inexistem fiscalizações e acompanhamentos necessários para regular e manter intacta a credibilidade, a integridade institucional e o princípios ético e moral da justiça brasileira, os reincidentes e debochados infratores, certamente, devem interpretar que essa criminosa omissão, por parte dos órgãos reguladores competentes, como um salvo conduto para prosseguirem sem limites, sem pudor, sem qualquer respeito a obediência e a hierarquia ao poder  constitucional estabelecido.                                                                                     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador