Cármen diz estar “preocupada com as opções feitas” pelo Brasil e que defenderá Constituição

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“As transformações acontecem. O que não pode acontecer, nunca, é a transformação contrária às liberdades humanas, aos direitos fundamentais”, defendeu 
 

Foto: Antonio Cruz/ABr
 
Jornal GGN – A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, mostrou preocupação com o avanço de ideias “perigosamente conservadoras” no mundo e “contrárias às liberdades humanas” e “aos direitos fundamentais”. Sem citar diretamente o nome do presidente eleito Jair Bolsonaro, a declaração foi dada em meio a críticas de instituições, magistratura e personalidades de diversos países de que o futuro governo colocará em risco garantias constitucionais no Brasil.
 
“Estamos vivendo uma mudança, não só no Brasil. Uma mudança inclusive conservadora em termos de costumes. Às vezes, na minha compreensão de mundo, que pode não ser a correta, [uma mudança] perigosamente conservadora”, manifestou.
 
Durante a participação em evento que celebra os 30 anos da Constituição Federal, promulgada no dia 5 de outubro de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã e valorizada por juristas de todo o mundo, e diante das recentes denúncias de que trechos dessas garantias podem ser ameaçadas, Cármen Lúcia dirigiu duras críticas, ainda que de forma indireta.
 
Defendeu que os povos devem assumir o compromisso de lutar pela preservação dos avanços fundamentais, “porque conquistá-los é muito difícil”. “Destruir e criticar tudo é muito fácil, mas isto não leva a lugar nenhum”, comentou. 
 
Sem explicar se estava referindo-se às eleições, a ministra afirmou que “muitas vezes” fica “preocupada com as opções feitas” pelo Brasil, embora as respeite como parte das liberdades, mas que é preciso manter os avanços relativos à cidadania.
 
“As transformações acontecem. O que não pode acontecer, nunca, é a transformação contrária às liberdades humanas, aos direitos fundamentais”, disse.
 
E entre esses avanços, assinalou o papel do Poder Judiciário neste quadro: “Quanto mais democracia, mais demanda judicial. Normal. Somos nós que temos que repensar o Poder Judiciário para garantir o acesso à Justiça aos cidadãos que ficaram mais vigilantes com os seus direitos”, afirmou.
 
Na contramão do que defendeu Jair Bolsonaro durante a sua campanha eleitoral, Cármen disse que a Constituição brasileira nunca foi “inadequada”. “Ela é a Constituição que o povo brasileiro entendeu de fazer em um momento em que o país saia de uma ditadura” e que, nestes 30 anos, o país avançou política, jurídica e socialmente.
 
“Tenho consciência de que as escolhas mudam segundo aquilo que o ser humano considera ser sua necessidade. A transformação é própria da vida e acontecerá. A mim cabe, como juíza constitucional, como servidora pública, fazer com que a Constituição seja garantida, que aquilo que ela tem de essencial não seja transgredido em nenhum momento, por quem quer que seja”, concluiu.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

37 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ajudou a criminalizar a

    Ajudou a criminalizar a parcela progressista da sociedade e seus reresentantes e agora fica “surpresa” pela ascenção de uma onda conservadora? Como assim?

  2. Opções feitas pelo Brasil?
    Opções feitas pelo Brasil? Foram os juízes que deram o golpe “com o STF com tudo”. O Brasil é vítima destes vagabundos de toga que preferem o fascismo à democracia e que amam mais os salários acima do teto e abaixo da moralidade do que a justiça.

  3. Liberais alimentaram a fera que os devorará.

    Os liberais alemães também ficaram preocupados quando um certo Adolfinho ganhou as eleições. Mas, muitos deles, até judeus, consideravam o austríaco apenas o “maluco da cervejaria”, de modos e roupas estranhas, com gosto por soldadinhos de chumbo. Olhem só, como seus “sturmabteilung” parecem aqueles soldadinhos de brinquedo, devem ter pensado após assistirem o “Triunfo da Vontade”.

    Quando deixaram de subestimar o estranho soldado de bigodinho esquisito já estavam banidos da vida política. Alguns, recalcitrantes, já estavam na cadeia sob os “carinhos” da GESTAPO.

    Depois, foram parar nos campos de concentração e nos campos de extermínio, nos quais jamais degustariam a “tigela de sopa” prometida por Franz Hoessler após tomarem o seu “banho”.

  4. #

    É bom a dona Cármen ficar esperta senão o deputado Bolsonaro, “garoto” do presidente, manda um tenente e dois sargentos fechar aquela espelunca.

    Agora, convenhamos, a medida anunciada por Bolsonaro, que irá mudar a embaixada de Tel Aviv para Jerusalém, é realmente um “grande avanço” para nós brasileiros. Agora, além de nos preocuparmos com a violência doméstica do dia a dia, também teremos que nos preocupar com atentados terroristas que certamente os islâmicos mais fundamentalistas irão preparar para este País tão evoluído.

    Alias, num planeta com mais de 150 países, entre eles muitos com IDH muito superior ao nosso, economias muito mais estáveis e nível educacional muito maior, o Brasil é o primeiro país lacaio a segurar firme no saco do Trump e apoiar essa ideia que, no mínimo é burra, além de desrespeitosa .

    Sem falar na nossa combalida Economia que certamente sentirá fortes reflexos da retaliação que receberemos do Mundo Árabe.

    Começou bem…

     

  5. HIPÓCRITA
    A hipócrita jogando para a plateia é ridícula. Foi ela uma das principais eleitoras do porco, ao deixar de pautar a prisão em segunda instância para permitir que o Lula mofasse na mão do outro porco de primeira instância curitibano. Suas excelências agora derivam para a defesa das pautas identitárias dos marinhos. Quanto aos direitos humanos lato sensu e os dos trabalhadores seguem prevaricando na cara dura, como quando o STF se omitiu em relação à determinação da ONU e aprovou a terceirização irrestrita. A própria candidatura do porco, defensor manifesto de crimes imprescritíveis contra a humanidade, já deveria ter sido barrada na raiz. E seguirão prevaricando ao permitirem a diplomação do porco fraudador e o seguimento da prisão do Lula. São quase todos uns canalhas que contam com a ignorância zap zap do povo para a manutenção de seus privilégios e os da casa grande. Um soldadinho pode ser impedido de derrubar esses pelintras mas se um dia o povo revoltado com tanta barbaridade resolver justiciar essa escumalha vai ser mais difícil impedir.

  6. Concordo!

    Ajudou na criminalização do campo progressista. Mas esse ser é cínico e hipócrita o suficiente para procurar o campo progressista para pedir ajuda a hora a milícia do capitão nazista bater a sua porta com um porrete na mão.

  7. Preocupada?

    Se ela quizer eu explico a ela o que ELA fez. Indesculpável.

    Mas… acho que ela está cansada de saber. Foi a grande eleitora do bolsonaro.

  8. É muito sem vergonha esta

    É muito sem vergonha esta pseudo ministra.

    O senhora recebeu ordens diretas dos marinho para fraudar a constituição e permitir e desgraça que se consolidou com a eleição do coiso. Uma vergonha monumental para o judiciário pusilânime que temos, se é que vocês sentem vergonha.

    Você e seus pares, PRINCIPALMENTE aqueles que compõe o tse são os grandes responsáveis pela destruição do Brasil  com a chegada das trevas ao governo central.

    Voces não farão PORRA NENHUMA para defender a constituição e os cidadãos brasileiros. São um bando de canalhas da pior espécie possível e imaginável.

     

  9. …alguém tem que avisar pra
    …alguém tem que avisar pra essa senhora que Bolsonazi é apenas mais uma etapa do golpe dado em 2016 e preparado a partir de 2013, quer dizer, impulsionado a partir das Jornadas de 2013, na verdade uma conspiração permanente, ela se esqueceu do julgamento farsesco do mensalão ….
    ….vai vir coisa pra cima de vcs golpistas do STF….o Bozo vai encher esse puleiro com as putas velhas dele…21…afirmou o coiso.

  10. um governo popular de direita

    É bom considerar nas possibilidades que antes de assumir ele rasgue a cartilha neoliberal.

    E faça um governo pragmático, de olho nas eleições de 2022.

    Pode ser até que o Paulo Guedes  fique fora do novo governo, caso não consiga demonstrar que não haverá aumento do desemprego e aumento da falência de empresas.

    Ou se enquadre, nas diretriz, e abandone a liberalização das importações e as jogadas com a taxa de câmbio,

    Há indicações iniciais de que haverá eleições de 2020, aí o jogo é outro.

    Ainda mais imprevisível.

    Inclusive com aumento do Bolsa família, pode até mudar de nome, e retorno dos financiamentos do BNDES.

    1. Fazer um governo popular com a reforma da previdência?

      Se o Bolsonaro pretende elevar a idade mínima de aposentadoria, em vez de reduzí-la e, dessa forma, abrir postos de trabalho para a juventude, e ao mesmo tempo reduzir o valor das aposentadorias e pensões para combater o déficit da previdência, piorar salários, trocar a contribuição previdenciária do empregador pelo CPMF, como esse governo poderá ser popular?

      Ô, Roberto, você ingeriu e litros de absinto estragado?

       

      A prova dos noves da competência técnica do Paulo Guedes, o Posto Ipiranga do Bolsonaro:

      “Vamos salvar a indústria apesar dos industriais brasileiros”. – Paulo Guedes

      O Cara vai arregaçar as pernas do mercado interno para os produtos de países estrangeiros, onde há pesados investimentos em ciência e tecnologia, onde quase toda a produção industrial é automatizada, onde há ótima infra-estrutura, onde o transporte das mercadorias se faz basicamente por vias férreas, muitíssimo mais barato do que o transporte por via rodoviária; onde, geralmente, há baixa carga tributária e, no caso da China, se pagam salários muito mais baixos do que no Brasil. O Competente Paulo Guedes vai dar o tiro de misericórdia na já moribunda indústria brasileira, principalmente porque com a redução da carga tributária, a tendência das infra-estruturas rodoviárias, porturárias e aeroportuárias é piorar ainda mais, tornando ainda mais custosos os produtos brasileiros.

      Os produtos industrializados do Brasil não têm como concorrer com os produtos industrializados dos países centrais do capitalismo nem com os produtos industrializados da China. Os industriais de tais países agradecem ao Posto Ipiranga e ao Bolsonaro, pois enquanto o mundo todo tá protegendo sua indústria, o Bolsonaro vai abrir as pernas do mercado interno para as estocadas violentas dos industriais estrangeiros.

      Com o tiro de misericórdia dado na indústria brasileira pelo Paulo Guedes e pelo Bolsonaro, o desemprego vai bombar ainda mais e o PIB vai encolher ainda mais.

      Nossa vocação é agrária, vamos exportar commodities, de baixo valor agregado, e comprá-las de volta, só que beneficiadas e, portanto, a altíssimos preços. Isso se as nossas commodities brasileiras não forem boicotadas no exterior em razão da liberação da devastação da Amazônia num ritmo ainda mais intenso do que já vem ocorrendo.

      O Sassá Mutema tupiniquim vai salvar a indústria brasileira de quem, de que, como, quando, porque, por quanto, com que?

      Diz aí, Roberto

  11. Então a pessoa tira os

    Então a pessoa tira os progressistas da frente, pro fascismo passar e, agora quer pagar de inocente na treva. Ah… Passa amanhã….

    Bozo foi gestado aí na Corte e MPF e parido no TSE.

  12. Essa balança tá roubada.
    Num
    Essa balança tá roubada.
    Num momento dão as cartas e dizem que o Judiciário será o salvador da pátria, inclusive com implementação da “pausa democrática” que permite todo tipo de abuso. Noutro lavam as mãos e afirmam que o mostro nasceu por geração espontânea.
    Daqui a pouco vão por a culpa no povo pela alteração, em 2016, da jurisprudência que rasgou a Constituição e aboliu a presunção de inocência e o trânsito em julgado.

  13. Se está sendo sincera prova

    Se está sendo sincera prova que nunca passou de uma…. idiota.

    Se está sendo cínica prova que nunca passou de uma…. cínica.

    Para por aqui. Porque o que gostaria de dizer sobre essa criatura patética é impublicável.

  14. D. Carmem, ines e morta e
    D. Carmem, ines e morta e levou junto a democracia e a CF cidadã q morre balzaquiana. Coitada, tão viliprndiada, violada nesses 30 anos de vida. A senhora foi uma q a violou ou a segurou para q violassem. Todos os mibistros seus colegas participaram do estupro. No fundo não é de todo mal vcs terem parido o fascismo.o Brasil nao fez a licao de casa covardemente não confontou seu passado de tragedias a escravidão e a ditadura. Deicou impunes os q violaram inumetas vezes a democracia q ficaram nas sombras conspitando, a espera de um momento para ressurgir das trevas. É na dor e sofrimento, na perda dos direitos fubdamentais q o povo dará valor a democracia. Os mesmos q erraram miseravelmente com Collor estao errando com bolsonaro. Ouso dizer q diante de bolsonaro Collor é um gentleman. Os dois se apresentaram como salvadores da patria con o mesmo discurso enganador. Questão de tempo para a ficha cair. Mas desta vez não sera facil apear do poder um fascista.
    Tristes tropicos, triste país fadado eternamente ao fracasso.

  15. A fala de Carmém Lúcia é um

    A fala de Carmém Lúcia é um escárnio = é como uma pessoa atrás duma mesa e que não vemos as maos – e ela diz que sente um cheiro de merda -e aí olhamos debaixo da mesa e vemos suas duas mãos cobertas de merda . O STF impediu que Lula, o único político que teria alguma chance de realmente pacifiicar o país,  disputasse as eleições. E o STF, além da merda nas mãos, pode ter o sangue de Lula também, pois  nesse pais não se pode duvidar de nada depois da eleição do Coiso. Portanto, não é absurdo pensar que caso o Paulo Posto Ipiranga Guedes detone a economia e os empregos não venham e a situação piore na parte econômica a corja supervisionada por Moro não apele pro assassinato de Lula – assim, haveria uma revolta social e essa seria a desculpa pra um estado de exceção, já que logo logo qualquer manifestação será enquadrada como ato terrorista . Quando falo isso pruns amigos, eles dizem que estou delirando. E aí pergunto = há 5 anos alguém imaginaria que o país teria como atual governante Michel Temer e como futuro governante um participante cativo de programas de humor e do superpop? Aí eles ficam em silêncio. 

  16. Nao deixe o samba morrer…

    Carminha cumpriu com louvor seu papel no golpe… Receberá as medalhas….

    Começa com essa Histõria de  defender a Constituiçao, os podres logo aparecem …

    melhor chamar a Alcione e a Raquel , e façam alguma coisa para , ao menos, o samba nao morrer…

     

  17. Que Constituição?
    Que Constituição, a que ela ajudou a exterminar? Agora é só esperar os tempos sombrios da terra sem lei. O juiz marginal ja tomou posição para provocar nela o último suspiro. Agora só uma nova Assembléia Constituinte acabando “com o STF, com tudo”.

  18. Nada pior que começar o dia

    Nada pior que começar o dia com uma piada …

    de mau gosto.

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    A instituição que foi nominada por um dos golpista como orgão integrante do Golpe, cuja presidente se negou a pautar uma ação que teria o poder de aplacar o que ela justamente agora diz temer, se não for brincadeira dela, não passa de uma piada de mau gosto.

    É COM SUPREMO E TUDO

  19. Meu Deus, as declarações

    Meu Deus, as declarações dessa barata descascada dão nojo, ela e os demais vermes do stf são os grandes responsáveis pela desgraceira que tomou conta do Brasil, se Deus existe, eles serão as primeiras vítimas do porco fascista que eles elegeram, com suas mãos sujas de merda e encarquilhadas. Cuidado carverme e demais pútridos ministros, se abrirem a boca para vomitar mais cinismo vocês podem ser os primeiros frequentadores dos porões dos bolsonazistas, o que, aliás, seria, no mínimo, muito justo!  

  20. CONVERSA MOLE, PARA BOI DORMIR

    Pura conversa mole!

    A falastrona ministra, demonstrando fraqueza e falta de determinação em todos os momentos em que teve de cumprir a sua função de julgar, vem agora lançar nuvens negras no horizonte do Brasil, quanto à segurança jurídica e garantias individuais, que poderão ser rompidas com a instalação de um regime político de ultra-direita no pais.

    Logo ela! 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador