Cármen Lúcia nega pedido para suspender prisão de Maluf

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Foto: Agência Câmara

Por André Richter

Da Agência Brasil

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, negou hoje (21) pedido para suspender a execução da condenação do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP). O parlamentar se entregou à Polícia Federal nesta quarta-feira (20) após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin expedir mandado de prisão para cumprimento definitivo da pena de 7 anos e 9 meses em regime fechado na Penitenciária da Papuda, em Brasília.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Maluf recebeu propina de contratos públicos com as empreiteiras Mendes Júnior e OAS, no período em que foi prefeito da cidade de São Paulo (1993-1996). Os recursos teriam sido desviados da construção da Avenida Água Espraiada, hoje chamada Avenida Roberto Marinho. O custo total da obra foi cerca de R$ 800 milhões.

As investigações se arrastaram por mais de 10 anos, desde a instauração do primeiro inquérito contra o ex-prefeito, ainda na primeira instância da Justiça. Os procurados estimaram em US$ 170 milhões a movimentação total de recursos ilícitos. O Supremo assumiu o caso após a eleição de Maluf como deputado.

Na decisão, a ministra entendeu que não há urgência processual que justifique o deferimento da liminar durante o recesso do Judiciário. A ministra também afirmou que Maluf teve chance de apresentar defesa durante os 10 anos de tramitação do processo desde a sentença de primeiro grau.

“Bom direito não arrasta processos por décadas sem conseguir provar sequer sua existência! Mesmo num sistema processual emaranhado e dificultoso como o vigente no Brasil”, afirmou a ministra.

Transferência

Mais cedo, o juiz Bruno Aielo Macacari, da Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal, enviou ofício à Polícia Federal (PF) para cobrar a imediata transferência do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) para Brasília. O parlamentar se entregou na sede da PF em São Paulo, após expedição do mandado de prisão, mas a data da transferência ainda não foi divulgada.

Na decisão, o juiz explicou que o delegado responsável pelo caso pediu que Maluf passe por uma perícia médica em São Paulo, pois aparenta debilidade física pela idade avançada. Ao decidir a questão, no entanto, Macacari afirmou que o relatório de presença do deputado na Câmara “evidencia a possibilidade de nova viagem para esta capital federal, consubstanciando-se em apenas mais uma dentre as muitas que certamente fez ao longo da sessão legislativa do ano corrente”. De acordo com o registro, Maluf esteve na Casa pela última vez no dia 7 de dezembro.

Mais cedo, a VEP também determinou a realização de perícia médica oficial em Brasília para avaliar se o deputado poderá cumprir prisão domiciliar humanitária por ter 86 anos e problemas de saúde. O pedido para o parlamentar não ser levado para a Penitenciária da Papuda, em Brasília, e cumprir pena em casa foi feito nesta quarta-feira por seus advogados.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não faz sentido prender um

    Não faz sentido prender um ladrão graduado aos 87 anos e com câncer.

    Deveria ser preso uns 25 anos atrás.

    Lembro quando ficou preso 40 dias e foi solto com este argumennto de um ministro do S T F :

      ”É lastimável ver pai e filho presos na mesma penitenciária””

        Fenomenal argumento.

                NASSA:

          Sempre fui um ufanista brasileiro como vc.De verdade.

         Hoje, tenho vergonha de ter nascido no Brasil.

    1. Pois é anarquista

      NO passado o STF deu argumentos “humanitários”, mas agora necessitando jogar uma cortina de fumaça no arquivamento de processos até por idade ( Vide gatinho angorá), busca ganhar credibilidade prendendo um ícone da corrupção quase nonagenário. Carmem Lucia  que vê primeiro o holofote e depois a justiça nega o pedido. Em resumo tudo isto não passa de uso de um nonagenário, para fins midiáticos. Enquanto isto esperam prescrever os crimes de Azeredo, ou quem sabe um indulto humanitário

      Em resumo estamos diante de tudo menos justiça.

    1. Tá com dó?
       

      Ele nunca teve pena de ninguém, Frederico.

      Tenho dó, não!

      As pessoas,  um dia na vida  têm que ter noção de que erraram.

      Do alto de sua arrogância ele sempre se achou acima da lei, da justiça, do bem e do mal.

      1. penso assim também…

        quando penso no número de pessoas que foram prejudicadas pelo que ele fez

        e continuou fazendo…………………………..pelo menos um da família tem que sofrer as consequências

    2. quem…..

      Frederico69 : sentiu pena, porque igual a outro comentário, se tivesse existido crime deveria ter sido provado e condenado, há no minimo 25 anos atrás. Houve crime sim, na lavagem cerebral e doutrinação fanática, que figuras políticas criaram a partir de SP, contra Maluf. Gente que construiu carreira política acusando a este político. Estas mesmas pessoas que hoje estão presas ou às vesperas de serem presas. E toda a quadrilha junta. Fotos, documentos, gravações, ligações, malas de dinheiro, desculpas esfarrapadas, office boys, Gerentes de Banco, Diretores de Empresa Particulares ou Estatais, Engenheiros de Obras, Secretários, Ministros…Bandidos condenados como Dirceu, Genoino, João Paulo, Delcídio….Ou outros bandidos, em vias de sê-lo como Aécio, Paulo Preto, Alckmin, Geddel, Lula, Temer….Mensalões, Trensalões, Merendões, Banestado, Privatarias…Bandidos que fizeram carreira polítca acusando a Maluf. Que credibilidade tem bandidos? Depois de 30 anos de ‘Ficha Corrida’ estamos vendo a tal ‘HONESTIDADE’ desta gente. No Processo contra Paulo Maluf, onde está um único condenado fora o Politico? Cite a Empreiteria ou nome do Diretor ou Presidente de tal firma? O Doleiro que levou o dinheiro para fora do país? Secretários, Vereadores, Tribunais de Contas, Diretores de Bancos, que ajudarm a carregar 175 milhões? Na vingança covarde não existe mais ninguém. Apenas o alvo da vingança. Mas o pior de tudo isto. O Maluf nunca pagou minhas contas. Que tivesse sido preso e condenado há 30 anos. E este país se modificado. Seriam 30 anos de uma Nação sendo construída de outra forma. O que aconteceu neste País de Governos Progressistas nestas últimas décadas. Bandidos flagrantemente expostos podem explicar. ‘Conheceis a Verdade. E a Verdade Vos Libertará’.  

  2. Esse ai de bengala, quase
    Esse ai de bengala, quase carregado por ajudantes me fez lembrar do Pinochet deixando a Espanha de cadeira de rodas por “razões humantarias”. Assim que chegou em solo chileno o velho moribundo levantou da cadeira de rodas e saiu andando.

  3. Este país de merrecas é o

    Este país de merrecas é o surrealismo elevado à enésima potência: pois, o dito maluf continua deputado. Só por aqui e com esses desembargas-gravatinhas-lencinhos e esse congresso-golpista-ladrão e esse stfezinho de meia pataca, né, dona carmencita. Afinal, que mais terá o maluf de roubar para perder o mandato? Hein? 

  4. Sou paulista e cresci sempre

    Sou paulista e cresci sempre votando no 2o turno para Governador, a partir dos anos 90, no candidato que enfrentava o Maluf. Hoje, não moro mais em SP. Mas, Maluf talvez ainda seja o maior símbolo vivo da corrupção e da impunidade reinantes no Brasil. E também símbolo da hipocrisia de classe tipicamente paulista e paulistana. O Malufismo foi uma peculiar junção do que há de pior no populismo e no conservadorismo. O Malufismo é herdeiro do Ademarismo (Ademar de Barros foi o legítimo criador do slogan “Rouba mais Faz”) e do Janismo, com toda sua carga de autoritarismo, corrupção deslavada e hiprocrisia.

    Interessante destacar que os órfãos do Malufismo viraram eleitores tucanos. Basta comparar os mapas de votação dos Jardins nos anos 80-90 e nas últimas eleições.

    Mas, antes tarde do que nunca! A prisão do Maluf é pra ser comemorada. Ainda bem que o processo no STF caiu nas mãos do Fachin e não do Gilmar! Mas, para sermos inteiramente coerentes, deveríamos nos alegrar em geral com as decisões do Fachin e do Barroso, e execrarmos a arrogância do Gilmar Mendes, mesmo quando ele preventivamente livra a cara de corruptos que não são aliados dele, como o Garotinho.

    1. sou….

      Marcelo..: você votu sempre no 2.o turno contra Maluf, então foi um dos criadores do Tucanistão, suas Privatarias e e festival de aberrações que este país virou. Mas tudo construído por ‘Gente Honesta’, que faria Política de outra forma. Toda esta ‘honestidade’ esta aí escrachada em Banestado, Dossiê Cayman, Paulo Presto, Privatarias, Mensalões, Merendões, na quase Presidência do Aécio… Realmente 30 anos fazendo Política de outra forma. A Lavagem Cerebral funcionou.  

      1. Sim, votei em Covas e Alckmin

        Sim, votei em Covas e Alckmin contra Maluf no 2o turno. E, obviamente não me arrependo. O Malufismo represenva algo a ser combatido e votar no menos pior no 2o turno, quando o pior representa o conteúdo que o Maluf representava, era dever ideológico e prático. Vc acha mesmo que o PSDB é pior do que o Maluf?

        Se o Bolsonaro for pro 2o turno, eu votaria até no Aécio contra ele!

    2. Não creio seja o seu caso

      Não creio seja o seu caso Marcelo. Mas os dois indivíduos do stf, fachin e barroso, citados por vosmecê, inclusive os demais não citados, não enganam nem crianças de Condomínio fechado. Aliás, chutar o cachorro morto maluf, estivesse o Brasil vivendo na legalidade, o sujeito que praticasse tamanha barbarie covarde seria sumariamente condenado pelas autoridade das Instituiçoes que cuidam da defesa dos animais.

      Agora pergunta-se, que fazem os canalhas de capa preta com relação a zé serra, aécio da cunha neves,  fhc, aluysio nunes, miShell o marido de dona marcela. Dentre tantos outros membros do banditismo de gravata hermes do mdb/demo/tucano, na verdade, restolhos da oligarquia udenista de SP.

      Orlando

  5. Lá fora ele já havia sido

    Lá fora ele já havia sido condenado há anos e a justiça daqui nada…

    Agora que ele é cachorro morto, serve como álibi de dureza judiciária para pegar o LULA?

    É isso?

    Ele deveria depois de tudo que a justiça não fez esses anos todos, seria confiscar bens ou devolver dinheiro aos cofres públicos!

    Faria mais sentido…

    Tinha muita gente do futebol, do psdb, da mídia na fila primeiro…

    Que estão sujando o nome do Brasil no MUNDO!

    É muita mediocridade dando sopa…

  6. Uma prisão midiática apenas

    Uma prisão midiática apenas para encobrir a trama contra Lula. Paulo Maluf foi um símbolo da corrupção nos anos 80 e 90, mas seus crimes já ficaram para trás e hoje é um figura inofensiva na vida pública. Para que encarcera-lo? Deixem-o viver seus últimos dias em paz com a família e vamos nos atentar ao presente.

  7. Detonar o Maluf agora, com 86
    Detonar o Maluf agora, com 86 anos, é para os fracos. Gilmar Mendes vai providenciar sua soltura.

    Quero ver mandar prender o Aécio sem gaguejar.

    Vampira hipócrita.

    1. Podes crer. Aos 86 do

      Podes crer. Aos 86 do terceiro tempo é moleza. Rende editais pra cacete de que “agora vai”, “Somos phodas”, “Conosco ninguem podemos”.

      Sem falar que deu tempo suficiente para enjambrarem coisas do arco da velha (essa é do tempo dele) para dissimular, disfarçar, esconder, dividir, criar uns laranjais para os dinheiros “amealhados” nesses 50 anos.

      Aos amigos? TUDO! Aos inimigos? A LEI! A LEI! A LEI! A LEI!

      Então como é que é? É BIG É BIG! É BIG! É BIG!

       

    2. Seu comentário foi para o meu email
       

      Então, respondo:

      Gilson,

      foi pra mim a resposta?

      Porque no jornal saiu como comentário ao post.

      Se foi pra mim aceito o “vampira “.

      O hipócrita, nunca!

      Aos malufistas a gente perdoa, tolera e entende.

      Tenho parentes a amigos malufistas.

      São como corintianos.

      Quando o virus entra no sangue,  adoece, altera a percepção e vira religião.

      Abraços.

      1. Ué, foi você que gaguejou
        Ué, foi você que gaguejou quando liberou o Aécio do STF.

        Foi mal ministra, não sabia que participava do blog.
        Desculpa ai !

        A propósito, a sra.é a maior gata.

        Ministra, a sra.precisa bater de frente o com Gilmar. Deixa ele fazer coisa feia não !

        1. Da ministra
           

          eu só quero o salário.

          É que seu post foi para o meu email como comentário pra mim.

          Na verdade, se eu tivesse o salário dela,  eu arranjava tempo pra ficar bonita.

          Não entendo por quê ela  quer manter aquela cara sinistra.

          Vai ver, é pra combinar com as suas atitudes.

           

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador