Cármen Lúcia põe em pauta mudança para parlamentarismo sem consulta à população

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
Jornal GGN – A presidente do Supremo Tribunal Federal agendou para junho o julgamento de uma ação que questiona se é possíve migrar do sistema presidencialista para o parlamentarismo por meio de uma PEC (proposta de emenda à Constituição), ou seja, sem necessidade de consulta popular. O debate está marcado para 20 de junho.
 
Segundo o colunista Ancelmo Góis, em O Globo, a proposta de 1997 é de autoria do então deputado federal Jaques Wagner. O colunista destacou que dois plebiscitos sobre o tema já foram realizados sem que a população aderísse à proposta: um em 1963 e outro em 1993.
 
Além do parlamentarismo, Cármen Lúcia vai colocar em pauta a discussão da legalidade do voto impresso, a criação de quatro tribunais regionais federais e dois pontos polêmicos da reforma trabalhista: contribuiçã sindical e contrato intermitente.
 
As informações são do jornal O Globo de segunda (28).
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Carminha…

    Quem pensa que Gilmar Mendes é ruizão é porque não conhece a perversidade de certas figuras do STF. Especialmente aquelas de fala mansa e aparência burguesa. Finalmente, gente como Gilmar, Barbosa, Morais e até Fux são mais bucha de canhão para que se opere por tras.

  2. A bandidagem que transformou

    A bandidagem que transformou as Instituições em ORCRIM não sabe o que fazer com o caminhão de votos do Lula…

  3. Roberto Barroso já fez seu pré-julgamento

    De acordo com o $upremo Ministro Roberto Barroso, ‘o presidencialismo é uma usina de proboemas”.

    Ainda, conforme o Excelsior Ministro:

    “No presidencialismo, não existe a possibilidade de destituição legítima do presidente, e o governo acaba se prolongando até o final do mandato sem sustentação congressual e sem condições de implementar seu plano de ação. O país fica sujeito, então, a anos de paralisia e de indefinição política, o que pode gerar sérios problemas econômicos e sociais, ou pelo menos deixá-los sem solução imediata”.

     

    Se no presidencialaismo não existe possibilidade de destituição legítima do presidente, então os Golpistas e o Michel Temer são ilegítimos.

    Porque o Congresso deixaria de dar sustentação parlamentar à implementação de um plano de ação de um governo legitimamente eleito?

    Se a população ocupar as ruas, os Congressistas não tem alternativa senão dar sustentação ao governo eleito pela maioria da Nação.

  4. Oh deus, que divórcio esta gente tem da realidade. Esquizofrenia

    Em tempos mais estáveis o povo em plebiscito disse que não confiava no parlamentarismo, esta gente de visão assombrosa e insana querem empurrar no pior da crise de descrédito nas instituições, em especial nos políticos legislativos. Só porque é o que o consócio malino mídia-judiciário-tucanos acham que é o jeito mais fácil para entregar o país? Eles criam crises e não sabem, definitivamente lidar com a m* que deixam. Não pensam que revoltas em tempos de crise só inflamam a insanidade? Querem mais ainda derramamento de sangue entre os inocentes? Supremamente desumanos são.

  5. mocréia

    “mudanca-para-parlamentarismo-sem-consulta-a-populacao”

    Quando leio uma sacanagem desta logo me pergunto:

    Aonde está aquele sr. Rui Daher com sua AK47? 

  6. É hora de colher assinaturas para impeachment dessa bruaca

    Prezados leitores do GGN,

     

    Antes que seja tarde, promovam recolhimento de assinaturas e protocolem, no Senado, pedidos de impeachment contra Cármen Lúcia. Se chegarem centenas desses pedidos lá e um deles for acolhido, certamente ela recolherá as asinhas e esses arreganhos autoritários.

     

  7. A dona carmencita, como

    A dona carmencita, como sempre, cuspindo no povo e se enlameando com o que há de pior na vida pública deste país de merrecas. Ela que, antes de qualquer outra “coisa”, julgue as suspeições contra o desMoronado e as ADC que mofam em seu caixão-vampiresco. E apenas passe a cumprir a CF em sua totalidade. Deixe de ser golpista-quadrilheira e passe a se pautar pela legalidade. Baita picareta.

  8. Como cidadão, vou propor uma PEC ao STF.

    Endereçada à presidente Carmencita, para implantar no Brasil o retôrno da monarquia e a inquisição.  Os tribubais inquisitórios, já em prática em algumas províncias, poderiam esvaziar o movimento pró intervenção militar deixando a cargo do judiciário a caça às bruxas, aos comunistas. aos petistas, aos pobres, pretos e prostitutas.

    1. A ‘família’ real (!)  está se

      A ‘família’ real (!)  está se alvoroçando para tomar o poder 🙂

       

      Diz a dom pedro-qualquer-coisa pra conversar com a bruxa do STF e prometer a ela o título de marquesa.

      Marquesa de Santos II 

       

      Em meio à crise

       

      Família imperial brasileira quer a volta da monarquia no país

  9. Triste sina

    Triste sina brasileira……

     

    Aqueles que deveriam zelar pela ordem democrtica e institucional são os que mais bagunçam o coreto……

    Tudo isso sob a capa de cargos respeitáveis, apenas não tem respeito pelo principal, o povo………..

  10. Simples …

    Abra a CF no Word , pode usar outro editor.

    No Word faça CTRL L , troque “Presidente da República” por “Primeiro Ministro” ,  salve o arquivo.

    Pode votar.

     

  11. Inacreditável o que o Golpe
    Inacreditável o que o Golpe tem desencadeado.
    Mais inacreditável ainda é se imaginar que “arrumações” como essa, engendradas convenientemente, possa ser solução para rupturas recorrentes e sucessivas.

  12. É impressionante ao ponto que

    É impressionante ao ponto que a ignorância nos levou. O tecido social está se rasgando nesse país, e nulidades como carminha fazem coisas desse tipo… Até que ponto chega a vaidade, a burrice e o desprezo pelo povo? Ou será tudo só rabo preso com os states?

    A grande ironia é que só existe um possível pacificador no cenário político brasileiro. Infelizmente, não vão deixá-lo sair da cadeia em Curitiba. O Brasil vai se rasgar e as forças golpistas não vão deixá-lo sequer concorrer.

    Hoje posso dizer que entendo o que causa revoluções: é a alienação das elites.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador