Ex-diretor da Siemens diz que Serra comandava as negociações

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Enviado por Luciano Prado

Do Tijolaço

Ex-diretor da Siemens diz que Serra dirigiu fraude em licitação de trens

 

O Procurador Geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias da Rosa, é a última esperança  que o  ex-governador Jose Serra para evitar que seja investigado e indiciado pelos desvios de dinheiro público operados entre o governo paulista e a Siemens.

O promotor Marcelo Milani – cumprindo exigência da legislação paulista, que garante aos ex-governadores o privilégio de só serem investigados pelo chefe do MP – enviou a ele o pedido para ir fundo na denúncia do ex-diretor de Transporte da Siemens, Nélson Branco Marchetti.

Marchetti diz que Serra dirigiu pessoalmente (em encontro na Holanda) e através de emissários e de “recados” a fraude no contrato para a “remobilização” de três trens da série 1700 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, firmado com a Alston em cartel com a empresa alemã.

O pedido foi revelado por Fausto Macedo e Bruno Ribeiro, do Estadão, que narram que Marchetti disse à Polícia Federal que “se reuniu com Serra em 2008 em uma feira na Holanda. Segundo ele, o ex-governador lhe disse que, caso a Siemens conseguisse na Justiça desclassificar a empresa espanhola CAF em uma licitação de compra de trens da CPTM, o governo iria cancelar a concorrência porque o preço da multinacional alemã era 15% maior”.

O documento do promotor Milani: http://tijolaco.com.br/blog/wp-content/uploads/2014/02/manifestacaoserra.pdf

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nunca vi um crime mais

    Nunca vi um crime mais fartamente recheado de provas que estes recentemente pipocados sobre os Rucanos, e nada de ganhar espaço nos noticiários como fizeram com o “Mentirão”.

  2. Humm… Tucano envolvido em

    Humm… Tucano envolvido em maracutaia. Estranho. Por falar nisso, essa Siemens e Alstom tão lá na lista de Furnas. E mais um monte de tucanos. De FHC a Aócio.

  3. Serra, não pode ser.

    Deve haver algum engano… Serra não pressiona ninguém… Digam aí se algum jornalista foi pressionado pelo Serra. Herodoto Barbeiro…  Esse não é o comportamento de Serra.

    A Siemens é grande fornecedora de equipamentos elétricos. Será que o Serra está só, ou tem mais tucano graúdo nessa composição?

    Esse trm vai assombrar muita gente, de São Paulo à Minas.

  4. Tucano envolvido em

    Tucano envolvido em lladroagem não é nenhuma novidade. Também não é novidade o silêncio obsequioso da mídia. A casa caiu, Serra. 

    Agora essa da investigação ir parar nas mãos do procurador geral de justiça é muito estranho. Isto passa muito longe de pizza, é safadeza, mesmo.

  5. Na CPI do Banestado, quando

    Na CPI do Banestado, quando apareceu lá numa lista um tal de J. Serra, alegaram que deveria ser um homonimo, lembram ? Será que vão dizer agora que se trata dessa pessoa desconhecida que, por acaso, também se chama Serra ? Sempre a implicar o inocente engenheiro e economista, politico que combateu ferozmente a ditadura, como todos vimos ?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador