Cerca de 400 presos foram libertados do maior complexo prisional de Minas Gerais

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Um mutirão Carcerário libertou 400 presos do maior conjunto prisional de Minas Gerais, o Complexo de Ribeirão das Neves. Uma equipe de juízes nomeados pelo Tribunal de Justiça do estado reconheceu o direito, depois de analisar a situação de presos provisórios – que ainda não foram julgados – e de condenados.

Em um complexo onde a atual população carcerária chega a 7 mil, foram analisados mais de 6 mil processos, que resultaram em 1.130 benefícios a presos. A superlotação, problema constante em inúmeros presídios do país, foi o motivo que a Secretaria de Defesa Social usou para ampliar o número de vagas, com a construção de novos presídios em regime de Parcerias Público Privadas (PPP).

O mutirão também fez a transferência de 11 pessoas que cumpriam medida de segurança para hospitais de custódia, em Ribeirão das Neves.

A pedido do Conselho Nacional de Justiça, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais ainda implantou resolução que permite ao juiz de Execução Penal da comarca de fiscalizar e permitir/proibir a movimentação de presos dentro do sistema prisional.

Com informações da Agência CNJ.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador