Ciro e dirigentes do PDT pedem autorização para visitar Lula em Curitiba

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Vitor Schneider/PDT
 
 
Jornal GGN – Ciro Gomes, Carlos Lupi e André Figueiredo – os dois últimos, presidente e vice-presidente do PDT, respectivamente – pediram à Justiça uma autorização para visitar o ex-presidente Lula na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. A informação é do Estadão.
 
No pedidos à 12ª Vara Federal de Curitiba, os três se apresentaram como amigos de Lula. A lei de execuções penais permite que réus sejam visitados por familiares, amigos e advogados, sendo que apenas a defesa não tem restrições durante a semana.
 
Nesta semana, 9 governadores e 3 senadores da República tentaram fazer uma visita a Lula, mas a juíza Carolina Moura Lebbos negou o pedido. O governador Flávio Dino, que foi juiz de Vara de Execução Penal, afirmou que a decisão viola o direito de Lula. 
 
A decisão de Ciro foi tomada dias após ele ter sido criticado por parte da militância do PT, que não gostou do fato do pré-candidato à Presidência não ter participado da vigília no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, diferentemente de outros presidenciáveis à esquerda, como Manuela D’Ávila e Guilherme Boulos.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não apenas tarde….

    Não apenas tarde, mas, desprovido de sinceridade. No dia das manifestações no sindicato seria solidariedade, agora é mera conveniência eleitoral e de demonstração de bons costumes perante a sociedade.

    O PDT deve desculpas ao país depois de terem aprovado o impeachment da Dilma, pela maioria dos seus congressistas.

    Qualquer candidato do PT que Lula apoiar será muito maior que o Ciro, principalmente Haddad.

    1. No congresso convenhamos era

      No congresso convenhamos era dificil impedir o comportamento de manada. Mas no senado o PDT votou contra o impeachment. 

      E a propósito sobre solidariedade e falsidade… Sabe me dizer se os governadores tão solícitos de fazer uma visita ao Lula na cadeia estiveram também em São Bernardo?

       

      1. Manada é ser boi no curral do Eduardo Cunha?

        Arruma outra desculpa melhor, amigo. Manada é admitir ser boi do curral do Eduardo Cunha. 

        Comportamento de manada é para “centrão”, bancada fisiológica e corrupta. Se não tinha coragem de votar contra o impeachment pelo menos faltasse à sessão.

  2. Correndo atrás do prejuízo

    Depois da avalanche de críticas que este palhaço recebeu por fugir de qualquer ato de resistência democrática e ainda dizer que Lula não é preso político, ele está tentando recuperar parte do prejuízo. Só que estas atitudes em consonância com os golpistas não vêm de hoje, este coronelzinho do Ceará (nascido em SP) vem hostilizando Lula desde que descobriu que falar mal do maior líder popular do Brasil rende manchetes de capa na mídia golpista, tornando-se assim um candidato palatável para receber o apoio global e de seus entorno subordinado, de banqueiros, especuladores e rentistas. Enfim ele está se oferecendo para ser o plano B dos golpistas, já que a ditadura midiático-judicial não está conseguindo emplacar o nome de nenhum presidenciável lançado até agora.

    A ironia do pedido de visita é que será o primeiro partido de direita, o PDT, a manifestar interesse em visitar o Presidente Lula. Imagine-se o que os visitantes dirão do encontro; no mínimo que Lula apoiará Ciro se for retirado da disputa…

  3. Visita eleitoreira,
     
    Lula

    Visita eleitoreira,

     

    Lula nem deveria aceitar, fosse eu diria: “espere eu sair, amigo da onça”…………………

  4. Ciro quer visitar Lula na prisão.
    Transcrevo abaixo comentário sobre o mesmo tema exposto no Tijolaço, de Fernando Brito (http://www.tijolaco.com.br/blog/visita-de-ciro-lula-e-um-sinal-aser-saudado/):  Bem antes da condenação de Lula por Moro, Ciro reverberava que Lula deveria ter juízo e não se candidatar à presidência pois senão dividiria o País. Isto acompanhado de estocadas ao PT e a Lula de que ele, Ciro, era sim o “probo”, logo o adequado a conduzir a nação. A coisa apertou para Lula e nem o manifesto dos intelectuais em defesa de julgamento justo a Lula Ciro quis assinar. E isto, Brito, são fatos objetivos. Nada de fofocas.  Ele preferiu pegar carona no discurso direitista, amplamente propagandeado pela mídia, de que quem dividia o país eram o PT e seu líder máximo e que, portanto, estes deveriam ser abominados. Seu objetivo, interpreto eu, era o de se firmar como uma candidatura palatável e, assim, ganhar apoio da Globo e similares. Ele, assim como todos nós, já sabíamos que o alvo Lula seria ainda mais perseguido pela direita até que esta conseguisse sua condenação, como veio, e sua prisão, de agora.  As mais recentes e últimas posturas e ações de Ciro relacionadas com o processo condenatório e prisão de Lula estão aí, amplamente noticiadas, e não carecem de repetições.  Ciro pode ter dado um verdadeiro tiro no pé com esta sua opção. Por mais que ele tenha simpatias expressas entre antigos correligionários tucanos, como os Jereissati, ele, antes de mais nada é ao menos, entre eles, considerado “instável”, quando não um traidor de suas origens (grupo de FHC), por um dia ter andado com os governos do PT. Logo, não é confiável. Este também é o drama de Bolsonaro, mas que, diferentemente de Ciro tem “massas” arregimentadas francamente direcionadas em combater o inimigo (Lula e o PT). Bolsorano que nem para eles (aos golpistas, inclusive das FAA) é confiável, presta serviços inestimáveis aos mesmos, neste momento. E Ciro, desprovido de “massas” uníssonas apenas pode lhes oferecer confusões pirotécnicas no campo inimigo. Se Ciro se deu conta disto hoje, parece que foi um tanto tarde. Mas foi sua opção, pensada.  Logo, esquecendo-se do fígado, como confiar em Ciro? E, se amanhã a ele for concedido o “privilégio” de visitar Lula pelo Império de Curitiba, muito vai importar o que de lá, ao sair, dirá para a mídia.  Após isto, a Ciro poderá ser reconsiderado o meu apoio ou não. Afinal, humanos cometem erros e errar é humano, assim como a desculpa e o perdão.  Esperar para ver.

  5. Alguem poderia POR FAVOR me

    Alguem poderia POR FAVOR me explicar que historia eh essa de PEDIR PERMISSAO que eu nao entendi?????

    JUIZ CONTROLA CHAVE DE CADEIA NO BRASIL??????

    1. Sim, Ivan, controla!

      A execução da pena no Brasil é responsabilidade do Juidiciário. A polícia e os agentes prisionais só custodiam o preso, sob as ordens e supervisão da Justiça.

      O preso tem direito a visita dos seus familiares, em dia fixo, e de seus advogados a qualquer momento. Quem não for familiar ou advogado só visita o preso com autorização especial.

  6. É cínico como se Moro fosse visitar Lula p/ “garantir DH”
    Esse pedido de visita me irritou mais ainda, pois é cínico como se Moro fosse fazer uma visita “humanitária” a Lula para ver “se os direitos humanos do preso estão sendo respeitados”.Isso porque Ciro sequer pede em público Lula livre e não denuncia que a prisão de Lula é política, parte do golpe, é exigência do mercado e faz parte da agenda imperialista. Ciro não participa das manifestações anti golpistas (deve ter medo de ser vaiado e, hoje, com certeza seria), Não foi na manifestação anti-fascista no fim da Caravana de Lula no Sul. Não compareceu ao acampamento Lula livre em Curitiba. Até agora Ciro é 3a. Via do golpe, nunca se posicionou como alternativa de esquerda. Para o povo não interessa apenas um presidente carrasco “mais bonzinho” que Bolsonaro. Já tivemos um FHC no passado.Piora mais Ciro pedir na justiça (para sair nos jornais, e para enganar o eleitor de Lula como se Ciro não o visitou porque a justiça não deixava) em vez de pedir privadamente à familia ou advogados de Lula.

  7. É muito constrangedor o Ciro visitar o Lula na prisão depois de

    É muito constrangedor o Ciro visitar o Lula na prisão depois de tudo o que aconteceu recentemente. O melhor que ele poderia fazer nesse momento delicado era evitar mais uma presepada. Depois de dizer que a prisão do Lula não é política e de não ter prestado solidariedade ao ex-presidente antes da prisão. Fica a impressão de que está debochando do Lula.

    Ele já disse que o Lula é um merda e tem moral frouxa. Já insinuou em entrevistas em rede nacional que os filhos do Lula se enriqueceram graças às facilidades do pai. Vive falando mal do PT dizendo que é um partido corrupto e que engana o povo. E agora quer o apoio do Lula e do PT.

    Não dá para entender a lógica do Ciro Gomes, ele agride o Lula e o PT, ao mesmo tempo quer os seus apoios. Ficou claro para os apoiadores do Lula que o Ciro estava torcendo pela prisão do Lula para aproveitar a situação e atrair o eleitorado do ex-presidente. Nessas circunstâncias um eventual apoio ao Ciro Gomes seria muito difícil, tanto por parte do Lula quanto dos dirigentes petistas.

    Nas eleições de outubro o Ciro Gomes corre o risco de repetir o voo de galinha das eleições presidencial que participou. Começa a alçar voo e cai. Algo semelhante vai se repetir. Sem o apoio do PT ele não chega ao 2º turno, ainda mais agora que o partido está recuperando sua base social e seu prestígio.

    O Ciro não só vai ter que enfrentar a resistência dos dirigentes petista como também a concorrência de outros candidatos antipetistas como Joaquim Barbosa, Álvaro Dias e Marina Silva.

    Provavelmente que chegará ao 2º turno com Jair Bolsonaro será o Haddad ou outro candidato apoiado pelo Lula. Pessoalmente gostaria que fosse o Roberto Requião.

     

    1. Ele já disse que o Lula é um

      Ele já disse que o Lula é um merda e tem moral frouxa. Já insinuou em entrevistas em rede nacional que os filhos do Lula se enriqueceram graças às facilidades do pai. Vive falando mal do PT dizendo que é um partido corrupto e que engana o povo.

      Tente descontruir essas 3 afirmações. Consegue?.. Acontece que a principal “agressão” do Ciro é a associação política com Cunha e Temer. Ou seja, fora as 3 afirmações que obviamente tem fundo de verdade, nunca vi Ciro acusar Lula de corrupto ou ter roubado.

      Provavelmente que chegará ao 2º turno com Jair Bolsonaro será o Haddad ou outro candidato apoiado pelo Lula. Pessoalmente gostaria que fosse o Roberto Requião.

      Bolsonaro não existe a não ser como um meme viral na rede. Nos primeiros meses de campanha no mundo real evapora. E o problema de Haddad e Requião é que isso implica a volta ao governo do PT ou do PMDB respectivamente; e isso o povo tende organicamente a rejeitar… Ou seja, as alternativas reais são Ciro, Marina e Alckmin.

      1. Então as alternativas são o

        Então as alternativas são o Bolsonaro, Marina, Ciro e Alckmim.

        Deus nos proteja. Estamos mais fodidos do que podíamos imaginar.

        1. Mas dos 4 o Ciro é o único

          Mas dos 4 o Ciro é o único que fala em reverter a entrega do pré-sal, da Embraer, Eletrobrás e outras medidas do governo Temer. Porque essa rejeição contra o Ciro afinal? É porque ele fala mal do Lula?

           

          1. Porque atitudes dúbias e o passado não trazem confiança

            Em Harvard, em entrevista ao PIG, ele não disse nada disso. Disse que no primeiro ano, aproveitaria o cacife político para passar a reforma da previdência (segundo ele diferente da que está aí… hãhã), e disse que faria uma reforma tributária também.

            Quando ele foi ministro da fazenda de Itamar ele privatizou a Embraer. Vá lá que ele não foi o mentor, mas não interrompeu. Ele defendeu a privatização da Vale ainda em 1994, antes de FHC e Serra.

            Não acredito em Ciro pelo próprio histórico dele. E estou cansado de Cristovans, Martas, Barrosos, o próprio Temer, FHC e outros que se elegem com um programa e depois fazem outro.

          2. Palavras ao vento não encobrem atitudes.

            Mineração no caso da Vale é monopólio natural e ele apoiou.

            A COELCE (Companhia Energética do Ceará), distribuidora de eletricidade, além de ser monopólio natural, foi privatizada para o capital estrangeiro em 1998 por Tasso Jereissati e teve apoio de Ciro (Ciro e Tasso continuaram aliados, ainda que informal, até 2002, pelo menos).

            Ciro defendeu a privatização da Telebras para o capital estrangeiro. Está gravado no Roda Viva de 1999.

            Além disso, nenhuma bravata recente de Ciro sobre enfrentar o impeachment, o golpe, foi cumprida. Ele cumpre é a agenda do golpe de desconstruir a imagem de Lula e do lulismo.

          3. Mineração no caso da Vale é

            Mineração no caso da Vale é monopólio natural e ele apoiou.

            Na sua cabeça que é.

            A COELCE (Companhia Energética do Ceará), distribuidora de eletricidade, além de ser monopólio natural, foi privatizada para o capital estrangeiro em 1998 por Tasso Jereissati e teve apoio de Ciro (Ciro e Tasso continuaram aliados, ainda que informal, até 2002, pelo menos).

            Ciro defendeu a privatização da Telebras para o capital estrangeiro. Está gravado no Roda Viva de 1999.

            Isso foi um erro, concordo. Mas a companhia de água do Ceará ele manteve estatal como comentou ser um exemplo.

            Além disso, nenhuma bravata recente de Ciro sobre enfrentar o impeachment, o golpe, foi cumprida.

            Quais bravatas?

            Ele ameaçou o Moro de receber a PF a bala se fosse expedida uma ordem de prisão contra ele de forma ilegal. Alguém foi lá testar e ele se entregou? O Lula, teve a coragem de dizer essa “bravata”?

            Ele cumpre é a agenda do golpe de desconstruir a imagem de Lula e do lulismo.

            A agenda do golpe é dar uma guinada para a direita. Obviamente a desconstrução do Lula faz parte disso, mas também é lógico descontruir o lulismo para fazer um governo a esquerda que seja diferente desse lulismo.

          4. Vale tinha mais de 80% da extração de ferro

            Mineração no Brasil é concessão. Concedeu uma jazida a uma empresa, outra não pode explorar ali. A Vale estatal tinha mais de 80% da produção de minério de ferro (e ainda tem quase 90% quando somado à controlada Samarco). Se isso não constitui um monopólio natural realmente não sei o que seria.

            Mas é bom saber de você essa visão neoliberal do Ciro Gomes, pois o pré-sal também é recurso natural da união explorado sob concessão como o minério de ferro. É triste saber que, por analogia, Ciro não teria nada contra privatizá-lo.

            Bravatas recentes de Ciro Gomes:

            1) “Se Lula for ser preso, vamos sequestrá-lo e levar para uma embaixada” (reconhecendo que Lula seria preso político vítima de perseguição jurídica). Depois de Lula preso vem a incoerência oportunista: “não é preso político” (para agradar a globo, o mercado e os coxinhas).

            2) “Se impicharem Dilma no dia seguinte entro com pedido de impeachment de Temer porque ele também assinou pedaladas”. Estamos esperando até hoje. Aliás, Ciro disse depois do impeachment que era hora de virar a página e seguir em frente.

            A guinada à direita o golpe já deu. A agenda agora é de continuidade do governo Meirelles (Temer foi apenas o articulador político com o Congresso). E Ciro prometeu essa continuidade na entrevista em Harvard, ao dizer que faria a reforma da previdência no primeiro ano de governo.

            Lulismo à ésquerda é Psol. Ciro abandonou o lulismo e aderiu à direita, para ser a 3a. via do golpe, um puxadinho do mercado.

          5. Mineração no Brasil é

            Mineração no Brasil é concessão. Concedeu uma jazida a uma empresa, outra não pode explorar ali. A Vale estatal tinha mais de 80% da produção de minério de ferro (e ainda tem quase 90% quando somado à controlada Samarco). Se isso não constitui um monopólio natural realmente não sei o que seria.

            Quando se fala “monopólio natural” se está falando de atividades cuja exploração, num determinado local ou mercado, por varias empresas é sem sentido. Isto é, seria possível colocar duas distribuidoras de água, gás ou eletricidade numa mesma rua, bairro, cidade. Mas isso não faria sentido econômico ou seria conveniente para o aproveitamento do espaço público.

            Agora vamos para o caso de mineradoras…

            Se você disser que mineração é um monopólio natural, então qualquer fazenda de gado ou de soja também seria, pois ambos os casos exploram um recurso natural vinculado a um espaço de terra.

            Porém, nada impede de haver uma infinidade de fazendeiros explorando pequenos de pedaços de terra de forma que se torna absurdo dizer que agricultura ou pecuária é um monopólio natural. Por outro lado nada impede, assim como qualquer negócio, de um único fazendeiro ter a posse de todas as terras e assim formar um monopólio. Isto é, vc está confundido uma empresa que monopolizou o mercado com a idéia do negócio em si ser um monopólio natural.

            Mas é bom saber de você essa visão neoliberal do Ciro Gomes, pois o pré-sal também é recurso natural da união explorado sob concessão como o minério de ferro. É triste saber que, por analogia, Ciro não teria nada contra privatizá-lo.

            Sua percepção de Ciro ser neoliberal e favorável a privatização de Petrobras é completamente equivocada. Há dezenas de vídeos com discursos do Ciro a esse respeito monstrando que ele vê o Estado como ator central do desenvolvimento e a Petrobras como estatal faz parte dessa visão.

            Bravatas recentes de Ciro Gomes:

            1) “Se Lula for ser preso, vamos sequestrá-lo e levar para uma embaixada” (reconhecendo que Lula seria preso político vítima de perseguição jurídica). Depois de Lula preso vem a incoerência oportunista: “não é preso político” (para agradar a globo, o mercado e os coxinhas).

            Engraçado é que vc está falando igual aos coxinhas sobre esse episódio… Tem vídeos do Ciro explicando exatamente o contexto e o momento que ele falou isso. No caso ele não falou que “FARIA” o sequestro, ele falou que “SE DISPORIA A PARTICIPAR” e propôs como forma de EVITAR o Lula ser preso e não para libertar o Lula depois de preso!

            Sobre o Ciro declarar que “Lula não é preso político” sou obrigado a concordar que isso foi bola fora.

            2) “Se impicharem Dilma no dia seguinte entro com pedido de impeachment de Temer porque ele também assinou pedaladas”. Estamos esperando até hoje. Aliás, Ciro disse depois do impeachment que era hora de virar a página e seguir em frente.

            Não conheço bem essa conversa, se tiver um link agradeço.

            A guinada à direita o golpe já deu. A agenda agora é de continuidade do governo Meirelles (Temer foi apenas o articulador político com o Congresso). E Ciro prometeu essa continuidade na entrevista em Harvard, ao dizer que faria a reforma da previdência no primeiro ano de governo.

            Entendi, o Ciro fala que faria a reforma da previdência no primeiro ano (ipsis litteris como vc falou e não propor uma transição como eu ouvi), portanto, isso prova que ele faria a continuidade do Temer/Meirelles. Logo, por sua lógica torta, tudo que Temer/Meirelles vem fazendo o Ciro concorda e dará continuidade!

             

      2. As 3 afirmações do Ciro é de coxinha que espalha fake news

        Não brinca que você ainda acredita quePelo amor de Deus, amigo. As três afirmações do Ciro é o mais puro coxinismo espalhado pelo MBL (do tipo  “Lulinha é dono da Friboi, mora na ESALQ e tem uma Ferrari”). Ciro apoiou a privatização da Vale e depois foi empregado do Steinbruck que comprou a Vale”, A campanha do Ciro recebeu dinheiro do Marcos Valério em 2002. Cira teve como vice Paulinho da Força e ACM e Bornhausen como aliado. Ciro era unha e carne com Sergio Machado da Transpetro enquanto ainda era tucano. Ele é quem não tem moral nenhuma para falar de Lula.

        Nenhum filho do Lula é rico. Todos são classe média. Os mais bem de vida são pequenos empresários, dividem o trabalho e a renda com os sócios. A aproximação de empresários com filhos de políticos de Lula é menor do que com filhos de ministros do STF.

        Duvido que Ciro e sua família, se tiverem a vida devassada como Lula, sairia mais limpo do que Lula, a quem vasculharam e não encontraram nada, tendo que inventar alguma coisa para criminalizar.

        E de que povo você está falando que tende a rejeitar o PT? O que coloca Lula em primeiro nas pesquisas? O que faz do PT o partido mais popular com 20% de preferência do eleitorado? A metade do povo que é contra a prisão do Lula e contra o impeachment (segundo as pesquisas)? O que rejeita Temer e tudo o que golpe representa

        E a maioria silenciosa não diferencia por partido, mas se dividirá entre o lulismo (que tem o bônus de ser oposição ao golpe e a Temer) e o anti-lulismo (que é tem o ônus de ser continuação do golpe e do governo Temer).

        Essa eleição gira em torno de Lula. O segundo turno será entre o candidato do lulismo e o candidato do anti-lulismo (que pode ser bolsonaro, sim, pois o eleitor anti-lula vai votar em quem ele achar que tem chances de vencer). Isso se o candidato do lulismo não vencer já no primeiro turno tamanho o estrago que o golpe fez na economia das famílias.

        Não tem lugar para 3a. via neste pleito, do tipo que Ciro, Marina gostariam de se apresentar. Isso só existe no “povo” leitor da Veja e do jornal “O globo”. O resto tem outra agenda, outra visão.

        1. Ciro apoiou a privatização da

          Ciro apoiou a privatização da Vale e depois foi empregado do Steinbruck que comprou a Vale”,

          Qual problema apoiar privatização e depois ir trabalhar na empresa muito tempo depois. Vc é contra a privatização ou ser favorecido licitamente por relações? O Lula deveria recusar as palestras pedidas por empresários favorecidos pelo seu governo?

          A campanha do Ciro recebeu dinheiro do Marcos Valério em 2002.

          Recebeu? Tem o link? E se recebeu, existe prova de que esse dinheiro era ilícito ou foi em troca de algum favor do Ciro? E quem mais o Marcos Valério deu dinheiro? Vc sabe?

          Cira teve como vice Paulinho da Força e ACM e Bornhausen como aliado.

          E o que ele deu em troca para esses dois? Algum cargo em Furnas?

          Ciro era unha e carne com Sergio Machado da Transpetro enquanto ainda era tucano. Ele é quem não tem moral nenhuma para falar de Lula.

          Era? Então diga o que ele ajudou o Sergio Machado ou que responsabilidade teve em botar ele na Transpetro ou o que ganhou financeiramente com isso?

          Duvido que Ciro e sua família, se tiverem a vida devassada como Lula, sairia mais limpo do que Lula,

          O que me parece claro é que Ciro não é milionário, assim como acreditamos que Lula também não é (não estou sendo irônico). Mas é fato que não foi Ciro o responsável pelas nomeações do governo petista tipo Cunha e Temer.

          Agora fale de medidas administrativas ou leis criadas por do Ciro que sejam criticáveis e por quê?

          E de que povo você está falando que tende a rejeitar o PT?… a maioria silenciosa não diferencia por partido, mas se dividirá entre o lulismo (que tem o bônus de ser oposição ao golpe e a Temer) e o anti-lulismo (que é tem o ônus de ser continuação do golpe e do governo Temer).

          Suposição minha apenas. Apesar de haver uma maioria que não vota por partido, existe uma influência dos formadores de opinião que quer essa alternância. Isto é, concordo que o PT ainda será bem votado para o legislativo, mas acredtio que o único candidato que poderia trazer a presidência novamente para o PT seria o próprio Lula.

          Quanto a sua análise dando chances para bolsonaro sem nem lembrar da existência do Alckmin nem vale a pena comentar.

           

          1. Então não venha c/discurso udenista

            pra cima da gente que não cola. Foi você que começou a citar os ataques ataques baixos de Ciro e apenas lhe mostrei que ele tem telhados de vidro que quem está dentro do sistema político desde que seu pai era prefeito de Sobral.

            Eu não disse que é crime ter Steinbruck como patrão de um emprego de executivo. Disse que Ciro não tem moral para criticar a moral de Lula, e não tem mesmo.

            O link que você pede do mensalão. Marcio Lacerda foi tesoureiro de campanha de Ciro em 2002 e depois o número 2 do então ministro Ciro Gomes no Ministério da Integração regional (em 2004 girou R$ 51 milhões em conta tendo renda de R$ 9 milhões, mas não teve a vida devassada porque não era do PT).

            http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/pol%C3%ADtica/marcio-lacerda-gira-r-51-milh%C3%B5es-no-auge-do-mensal%C3%A3o-1.57563

            Ciro não ganhou a eleição para sabermos exatamente o que daria, mas é claro que se ganhasse daria cargos e ministérios a Paulinho da Força, Bornhaussen, ACM, Roseana Sarney, Roberto Jefferson, todos esses formavam a base política da candidatura de Ciro: PDT, DEM, PTB eram os maiores partidos da coligação.

            Ciro participou dos governos Lula e Dilma, teve cargos, assim como o PMDB. Que me consta ele não saiu do governo quando Cunha teve a diretoria de Furnas. Durante um bom tempo Lula e Dilma entregaram para o grupo de Ciro a secretaria dos Portos, destituindo o grupo de Temer. Então Ciro conhece muito bem as limitações da governabilidade para ficar calado enquanto era conveniente e vir dar uma de santo hoje.

            Quanto à visão de opinião pública não discuto, cada um tem a sua. Mas não gosto de políticos que se escoram só nelas. Líderes políticos devem também formar a opinião pública e isso acontece com os mais talentosos, que saem debaixo das pesquisas e vencem ou fazem bonito, disseminando ideias e projetos políticos. Isso não é problema, é solução. Ciro poderia até desempenhar esse papel também, caso não se dedicasse a pisar no pescoço de Lula para querer subir nas pesquisas.

            Quanto a Bolsonaro está na frente de Alckmin no estado de São Paulo, sem máquina e sem marketing. E Alckmin não é um político carismático para virar essa situação fácil. Não adianta brigar com a realidade, por mais feia que ela seja.

             

          2. Foi você que começou a citar

            Foi você que começou a citar os ataques ataques baixos de Ciro e apenas lhe mostrei que ele tem telhados de vidro que quem está dentro do sistema político desde que seu pai era prefeito de Sobral.

            Não comecei nada. Só respondi um comentário onde justamente acusavam de golpe baixo as criticas de Ciro que para mim são pertinentes, pois Lula definitivamente abriu as portas do inferno com suas nomeações (Dilma, Temer, Cunha, STF, etc) e estamos todos pagando por isso. Se não podemos criticar esses erros então é melhor nem estarmos aqui… Também não faz o menor sentido dizer que não se pode fazer criticas estando dentro do governo. 

            E como venho dizendo, o “telhado de vidro” que me interessa discutir são atos concretos e não a simples existência de alguma relação com pessoas questionáveis. Ciro se dizia amigo de Aécio, por exemplo, mas será que houve algum benefício anti-ético para o Ciro nessa relação? Eis a questão a ser discutida.

            Sobre o Bolsonaro… Não acredito que pesquisas longe da campanha tenham importância. Em minha opinião esse fenômeno representa mais um macaco Tião do que qualquer outra coisa. Mas é possível ele usar a estratégia de fugir de todos os debates para preservar o mais que puder seus eleitores e depois usar esse capital para negociar apoio ao Alckmin e no fim conseguir alguma posição importante dentro do governo. Esse me parece ser o perigo real do Bolsonaro na história. Veremos.

          3. Continua no udenismo golpista para desconstruir Lula

            Você começou com estória (com E) de criticas udenistas de Ciro a Lula sobre moral frouxa e sobre filhos, que não poderiam ser repondidas. Apenas respondi. E isso é discurso da Veja, amigo. Se liga. E continua com esse discurso rastaquera de “benefício anti-ético”. A CSN tem vários diretores de carreira mais competentes na área e mais envolvidos no mundo dos negócios, então a razão de Steinbruck colocar Ciro caindo de paraquedas como presidente de uma subsidiária (ferrovia Transnordestina) e saindo na hora que quer, é para dar renda ao Ciro (benfício pessoal), e dependendo de quem olha pode gerar suspeitas de usar sua condição de político influente capaz de resolver problemas dentro do governo junto ao FINOR, BNDES,e Valec envolvidos no empreendimento. Não foi escolha porque Ciro é executivo de carreira na iniciativa privada, nem recrutado por head hunters. 

            Óbvio que não acho que isso seja coisa para criminalizar e acho estéril discutir ética polítca por esse ângulo, mas é empresário com negócios em governos ajudando político que o ajudou. Ciro pode, não é? Lula não pode ter nenhum contato legítimo com empresário, que já vira crime, deslize ético, etc.

            Ciro não só conviveu com o PMDB dentro do governo Lula calado, como seu irmão Cid, de seu grupo político, com seu apoio, coligou-se com o PMDB cearense. Eunício Oliveira elegeu-se senador em 2010 em coligação com Cid, do grupo de Ciro.  Em 2006 Ciro foi o deputado federal mais votado, coligado com o PMDB, puxando uma bancada peemedebista. Logo Ciro é tão responsável pelo empoderamento do PMDB quanto Lula foi ao fazer alianças. Essa crítica pode ser feita pelo PSol que não se coligou, Ciro quando as faz age como um hipócrita oportunista.

            Você viu como o governo Dilma foi inviabilizado em 2015 com as pautas bombas no Congresso, quando medidas simples para equilíbrio do orçamento foram barradas? Pois isso aconteceria com Lula se não fizesse alianças quando governou. E teria havido impeachment em 2005 na época do mensalão. Até eleição para presidente da Câmara, Lula perdeu para Severino Cavalcanti (o candidato do governo era Greenhald). Resultado: com todos os erros (alguns inevitáveis) o governo Lula e o de Dilma deixaram um legado de ascensão social, geração de empregos, crescimento econômico, marco regulatório do pré-sal, desenvolvimento e expansão educacional que não existiria se Lula não tivesse cometido o “erro” de formar maioria no Congresso para não sofrer golpe parlamentar em 2005 e para conseguir passar no Congresso os programas sociais e desenvolvimentistas.

            Quando você se fixa em Ciro ser alternativa aos candidatos de direita (Bolsonaro e Alckmin) só confirma que Ciro que está no campo da direta. É claro que uma metade do Brasil votará em um projeto mais de centro-esquerda do lulismo e oposição à Temer e outro de direita anti-lulista que é continuidade do golpe e do programa do Temer. O voto da direita vai existir, e não me interessa em quem ele se concentre (seria como escolher qual carrasco vai te executar). Me interessa nossa luta de esquerda, onde Lula tem uma grande base, e nessa luta que Ciro não entra e ainda fica disparando “fogo amigo”. Assim, quer queira, quer não, Ciro escolher ser 3a. via do golpe, ser plano B do golpe, pois segue a agenda do golpe de desconstruir Lula.

          4. Você começou com estória (com

            Você começou com estória (com E) de criticas udenistas de Ciro a Lula sobre moral frouxa e sobre filhos, que não poderiam ser repondidas. Apenas respondi. E isso é discurso da Veja, amigo. Se liga.

            Não discordo totalmente que a questão dos filhos do Lula não interessa (“é discurso da Veja”), apesar que Ciro toca nesse ponto mais para demonstrar que Lula é descuidado (“frouxo”) uma vez que ele, Ciro, se dava o trabalho de policiar as relações profissionais dos filhos para não abrir brechas. Isto é, se o primeiro comentarista não tivesse feito menção a isso eu não teria gratuitamente apontado esse problema. Mas continuo achando defensável Ciro ter o direito de acusar Lula por ter dado espaço além da conta para Cunha/Temer.

            A CSN tem vários diretores de carreira mais competentes na área…

            Entendi, vc entende e sabe qual função executiva o Steinbruck precisava, e certamente esse *incompetente, sem criatividade e que nunca geriu nada na vida* chamado Ciro Gomes, não cabe mesmo. É mole?!

            Ciro pode, não é? Lula não pode ter nenhum contato legítimo com empresário, que já vira crime, deslize ético, etc.

            Onde eu afirmei isso? Na verdade vc está usando meu argumento. Isto é, eu disse que se vc acusar o Ciro de anti-ético por conseguir trabalho graças as relações obtidas da sua atuação política, teria que acusar Lula também.

            Alias, é interessante que vc está me acusando “de começar”, e de usar “retórica udenista” quando eu em nenhum momento acusei Lula de obter ganhos de forma anti-ética (desafio a copiar qualquer parte do meu texto que aponte isso).

            Ciro não só conviveu com o PMDB dentro do governo Lula calado, como seu irmão Cid, de seu grupo político, com seu apoio, coligou-se com o PMDB cearense. Eunício Oliveira elegeu-se senador em 2010 em coligação com Cid, do grupo de Ciro.  Em 2006 Ciro foi o deputado federal mais votado, coligado com o PMDB, puxando uma bancada peemedebista. Logo Ciro é tão responsável pelo empoderamento do PMDB quanto Lula foi ao fazer alianças.

            Oi? Ciro (governador) é tão responsável quanto Lula (PRESIDENTE) pelo empoderamento do PMDB??? Desculpe, mas aqui fica patente que suas afirmações são muito forçadas pra dizer o mínimo.

            Onde que conviver dentro do governo ou fazer coligações com o PMDB equivale a conivência com Cunha e Temer? Ou seja, na sua cabeça se Lula foi conivente então todo mundo também foi. E não é assim mesmo. Isso sem falar que omite totalmente o caso do Cid sair do governo Dilma justamente por confrontar Cunha. Logo insinuar que Cid era conivente é um total despropósito.

            No resto do seu texto vc em resumo conclui que Lula não poderia fazer diferente. Só que é muito simples dizer que não havia alternativas. Que nada foi erro, mas circunstâncias… Mas quem garante? Não seria possível fortalecer lideranças dentro do PMDB antagônicas a Cunha e Temer e que fossem mais leais e menos gananciosas? Vc é oráculo para afirmar?

            Enfim, vc nem ninguém pode dizer que não se pode criticar Lula por ter feito as alianças que fez.

            Quando você se fixa em Ciro ser alternativa aos candidatos de direita (Bolsonaro e Alckmin) só confirma que Ciro que está no campo da direta.

            Raciocínio *perfeitto*… Se eu coloco “nome qualquer” como “alternativa” a Bolsonaro e Alckmin, e esses dois últimos são de direita, logo estou “confirmando” que “nome qualquer” é de direita!

            Mas enfim. Se quer concluir que Ciro faria um governo tão direitista quanto Alckimin e Boslonaro o voto é seu.

             

      3. “Pessoalmente gostaria que

        “Pessoalmente gostaria que fosse o Roberto Requião.”

        Diferentemente do Ciro, acho que o Requião seria um candidato apoiável.

        Nacionalista, experiente, anti-mídia etc. E, por não ser petista, diluiria um pouco do anti-petismo, daria um tempo para o partido pensar numa reconstrução.

        Mas, antes de tudo, quero deixar claro: a primeira, a segunda, a terceira opção dever ser Lula.

        Aos quarenta e cinco do segundo tempo, se o golpe não for derrotado, pode-se pensar em uma alternativa.

         

         

         

  8. Conseguirá o direito, porque
    Conseguirá o direito, porque está onde sempre esteve, do lado de lá.
    Irá lá para chantagear Lula: dedista da candidatura e sairá daqui.
    O preso pode se negar a receber visitas indesejadas. Negue-se a receber esse quinta coluna, Lula!

  9. Soa como provocação.

    Ao estilo bolsominions o orador de estilo dúbio e acusador, depois de correr como o diabo foge da cruz do Lula enquanto estava livre, resolve fazer uma visinha à masmorra. Parece-me uma PROVOCAÇÃO! Será que pediu autorização pra os patrões da rede gRoubo ? O gosma provavelmente aproveitará para após a visita desferir mais alguns golpes baixos contra Lula, contra o PT e contra Dilma. 

  10. Lula deve incluir Haddad como seu advogado para visitá-lo

    Haddad é advogado, tem registro na OAB, pode ser incluído no roll dos advogados de defesa de Lula para poder vistá-lo fora dos dias de visita para parentes e amigos.

    Curioso é que Ciro também fez direito. Não sei se tem OAB, mas se tiver e se fosse leal a Lula, em vez de ser oportunista servindo às forças golpistas, também poderia fazer o mesmo. Mas isso está fora de cogitação, pois de Cristovans, Martas, Barrosos, Ciros estamos de saco cheio.

    1. Jeitinho deixa pro Moro

      A última coisa que a defesa do Lula precisa agora é dar um jeitinho.
      Deixe o Moro ser o sujeito do jeitinho: aceitando verba pra moradia tendo residência com a desculpa que não recebeu aumento/reajuste. (Fora os dribles no código penal e na constituição.)

      1. Isso não é jeitinho. É reação.

        Esse processo é político e só será será vencido pela política. Se jogar só no campo do judiciário, perderá tudo.

    2. Ciro é advogado

      Portador da OAB/CE 3339.

      Quer dizer que agora todo político que for advogado e for leal a Lula deve ser incluído na defesa dele, pra poder vê-lo qualquer hora? Já parou pra pensar como, neste país dominado pela nossa imprensa de merda, logo vai aparecer alguém pra associar isso ao comportamento dos líderes de facções, como Marcola, que tem 29 advogados?

      Eu fico impressionado como todos da esquerda tem pensado com o fígado, achando que isso é que vai ganhar a eleição…

      1. Amigo, que pensamento coxinha… Lula se compara a Mandela

        Primeiro que sugeri um grupo seleton de políticos, de estrita confiança, para seguir as articulações políticas e mobilização pela liberdade na frente política e vitória sobre o golpe.

        Mas mesmo que fossem milhares de advogados e juristas de reputação ilibada como forma de protesto, de denúncia de arbritrariedade, de luta política e de apoio, qual o problema? Lula será comparado à Mandela e nunca à marcola.

        A imprensa de merda faz o jogo dela e vai falar merda de qualquer jeito. Por isso devemos ficar de mãos atadas, ou obediente à Globo igual ao STF, para não ouvirmos crítica?

        Já se deu conta que seu argumento é de submissão à imprensa pela autocensura?

        1. E pensar diferente muda tudo?

          A imprensa vai passar a ser honesta e reproduzir o que pensamos com honestidade só porque pensamos assim?

          Ser do bem não vai salvar você do mal. Agora não é hora de idealismo lírico, e sim de estratégia de sobreviência.

  11. Visita inoportuna

    Duas palavras definem mais essa patacoada do Ciro:

    “Visita inoportuna!”

    Será que esse trio vai lá para tentar convencer o Lula de que ele vai mofar na cadeia e de que o PT deve apoiar a distorção do que restou do partido do grande Leonel  Brizola?

    Lamentável!

     

     

     

    1. Não é o Ciro que vai manter o Lula na cadeia…

      Não adianta Ciro tentar converncer o Lula que ele vai ficar na cadeia, ou mesmo o contrário. Não é o Ciro que vai decidir o destino do Lula. Infelizmente, se fosse o Ciro o Lula certamente não estaria preso.

      Não entendo esse ódio contra o Ciro por parte da esquerda. Querem destruí-lo a qualquer custo.Já pensaram que bater no Ciro significa dar voto ao Bolsonaro, à Marina e ao Alckmin?

      1. Exatamente isso. O PT está

        Exatamente isso. O PT está fazendo o jogo sujo da direita por orgulho ferido, apenas.

        Acho ridículo demais essa onda de ataques desnecessários ao único candidato progressista eleitoralmente viável. Eu já era eleitor do Ciro mesmo com o Lula na disputa. Com essas atitudes só me distancio da infantilidade da burocracia partidária do PT e dos torcedores mais próximos.

      2. É Ciro quem quis destruir Lula a qualquer custo

        Para isso fortaleceu o lavajatismo, a narrativa da Globo, defendeu o exílio de Lula. Só não defendeu a inocência de Lula e o direito de ser candidato.

        E te devolvo a pergunta: Já pensaram que bater no Lula e no PT significa dar voto ao Bolsonaro, à Marina e ao Alckmin?

        É Ciro quem escolheu o lado dele, se aproximando do lado de lá, fazendo acenos para obter apoio do anti-lulismo.

        Não discuto o direito de ser candidato. Boulos e Manuela podem e devem. Ciro também, mas é preciso ter ciência de que ele não é candidato do campo popular, do nosso lado. É puxadinho do mercado e joga água no moinho das forças do golpe anti-lulista.

  12. Para Ciro entrar na justiça, Lula já deve ter recusado

    Quem quer visitar Lula tem dois caminhos:

    1) primeiro pede a interlocutores próximos, para incluir na visita com a família e amigos.

    2) Vai no acampamento e na porta da PF, mesmo que para ser barrado, criando um fato político, como fizeram os governadores. E só aí tem sentido ir á justiça, denunciando o isolamento do presidente Lula.

    Então essa estorinha de Ciro pedir à justiça pelos jornais para visitar no dia de visita cheira a mau-caratismo de quem teve a opção 1 rejeitada, e quer ficar menos mal com o eleitorado lulista.

    Para mim a emenda é pior do que o soneto: além do mau-caratismo de querer aproximar sua imagem da de Lula à força, sem defendê-lo, ainda passa a leitura de que Ciro entra na justiça para visitar Lula à força, contra a vontade de Lula neste momento.

    1. Não é assim

      Ninguém visita alguém à força na cadeia. O preso pode recusar qualquer visita. E nem pra visitar pode ser qualquer um. São permitidas visitas apenas de familiares e dos advogados, outras pessoas devem requerer autorização. Por esse motivo os governadores e senadores também requereram à Justiça autorização pra visitar Lula – vai dizer que eles também querem ver Lula à força?

  13. Se você tivesse que contratar

    Se você tivesse que contratar dentre dois grandes advogados para defendê-lo ou a alguém de sua família qual seria seu critério?

    Por exemplo, dentre Ciro Gomes e Flávio Dino. Um consegue, lendo as leis e pondo a cara a tapa, denunciar abusos e arbitrariedades e fazer uma boa argumentação, o outro, por conveniência, passa batido, silencia e faz um jogo para inglês ver. 

    Abstraia nomes e pessoas, quem lhe representaria melhor?

    Óbvio que a administração de um país, estado ou município não se resume apenas analisando um único aspecto, mas é um bom indicador.

  14. Se o Ciro não visita o Lula é

    Se o Ciro não visita o Lula é traidor. Se visita, é oportunista.

    Bom mesmo é o Joaquim Barbosa, que mandou José Genoíno para a cadeia.

    É cada uma…

  15. Ciro tem que decidir se luta
    Ciro tem que decidir se luta pela democracia ou se tenta ganhar o voto dos antilula, fazer as duas coisas não é possível, mas Ciro já decidiu e espera passar para o segundo turno e ganhar o voto útil dos petistas e simpatizantes do Lula. O problema é que do jeito que a coisa caminha pode não haver eleição.

  16. Foi o único que se posicionou
    Foi o único que se posicionou sobre a condução coercitiva.

    Agora, será se o que fez para, já naquele momento, tirar o Lula do caminho? Nunca li nada sobre essa possibilidade.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador