Ciro Gomes promete anistiar o Almirante Othon, se chegar à presidência em 2018

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Em video divulgado pelo canal do Brasil 247 no Youtube, Ciro Gomes aparece falando da política internacional brasileira e comenta, por volta dos 3 minutos, que pretende anistiar o almirante Othon Pinheiro, responsável pelo programa nuclear nacional, da sentença imposta pela Lava Jato.

Ciro disse que “o almirante está hoje com a pena quase perpétua, algo muito estranho. Se eu chegar à presidência da República, vou mandar examinar esse assunto. E vou pensar em anistiá-lo, porque é o grande cérebro do programa nuclear brasileiro. Eu vou substituir a pena dele por serviços comunitários, se ele tiver feito merda, mas esse cérebro o Brasil quer de volta pelo seu esforço.”

Othon tentou suicídio em 2016 nas dependendências da prisão militar onde está mantido em função da Lava Jato. Ele foi condenado a mais de 40 anos sob a suspeita de ter recebido propina de empresas que trabalharam em Angra 3. Ele nega as acusações.

Assista o video abaixo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A promessa e as chances de executa-la

    Em geral, pessoas com poucas chances de chegar ao poder se permitem emitir opiniões relativamente mais corajosas e de impacto. Já um candidato real ao cargo normalmente é mais cuidadoso e ponderado nas suas declarações e promessas.

    1. Em geral pessoas com opiniões

      Em geral pessoas com opiniões mais corajosas e de impacto não são permitidas de chegar ao poder. Já candidatos picareta e q se vendem a qualquer custo têm sempre mais chances, pois representam o statu quo. Dão uma ajeitadinha superficial aqui, ali pra militância ter o q falar em defesa, e o resto é só ‘prestação de contas’.

    2. O Ciro explicou como retirará a virtual prisão perpétua do Othon
      Vocês ainda duvidam da capacidade do Ciro? O cara é professor universitário na área de direito.Pra quem não sabe o Presidente tem esse poder. Tanto de Indulto quanto de Comutação de pena. http://www.susipe.pa.gov.br/content/indulto-e-outros-tipos-de-benef%C3%ADcios https://www.youtube.com/watch?v=XNZKT0SDA9sComentário do Ciro sobre o Almirante Othon no tempo 1:18:31 do vídeo acima.”A propósito quero anunciar que se eu for Presidente a pena dele será COMUTADA” 

    3. Não foi  assim com o Trump,

      Não foi  assim com o Trump, que prometeu mais muros e ainda afirmou que o México ia pagar, dentre outros absurdos. Já estava em larga ascensão naquele momento e depois foi realmente eleito. Ciro crescerá muito, se chegarmos às eleições, e vem se constituindo como a única saída sã para o Brasil se quisermos ter qualquer chance de manter as instituições democráticas. 

  2. Ciro Gomes pode até prometer

    Ciro Gomes pode até prometer que vá prender o Zorro.

     Sem chance de sequer mandar no Sargento Garcia.

    Carta COMPLETAMENTE fora do baralho.

  3. O Ciro explicou como retirará a virtual prisão perpétua do Othon
    Vocês ainda duvidam da capacidade do Ciro? O cara é professor universitário na área de direito.Pra quem não sabe o Presidente tem esse poder. Tanto de Indulto quanto de Comutação de pena. http://www.susipe.pa.gov.br/content/indulto-e-outros-tipos-de-benef%C3%ADcios https://www.youtube.com/watch?v=XNZKT0SDA9sComentário do Ciro sobre o Almirante Othon no tempo 1:18:31 do vídeo acima.”A propósito quero anunciar que se eu for Presidente a pena dele será COMUTADA”

  4. Quem ainda acredita no PT não acredita em falastrão?

    E quem acreditou e votou no Lula e no PT, como eu, posso continuar acreditando em qualquer coisa? Qual a obra do governo petista que vai perdurar, fora a tomada de 3 furos? Fizeram política social? Sim. Distribuiram 30 bi por ano em bolsa família e 1 trilhão em bolsa rentista. Ficaram 13 anos no governo e não se interessaram em efetivamente chegar ao poder. Em remover os verdadeiros entraves ao desenvolvimento nacional, que são o rentismo e o poder da mídia. Ao contrário. Nunca a Globo e os banqueiros faturaram tanto.

    O que o Ciro está abordando é a questão nacional, uma coisa estranha ao petismo. Acompanhei o PT desde a fundação. O discurso em relação à questão nacional era o mesmo do PSDB. No plano sindical e trabalhista o PT pregava O FIM DA CLT, que consideravam um intrumento autoritário inspirado no fascismo. E o fim da Era Vargas. Fora isso e o discurso moralista (sim, o PT apregoava o moralismo e o discurso vazio anticorrupção) o partido nunca se debruçou sobre a questão nacional, sobre o problema da definição das forças políticas e econômicas que deveria ser mobilizadas para a constituição de uma idéia de nação hegemonizada pelo campo popular. Ouvia dos militantes petistas a seguinte simplificação: nacionalismo= fascismo. O PT passou do sindicalismo radical ao assistencialismo católico sem abordar a questão nacional, onde reside o verdadeiro centro do poder: a geopolítica. Riam do Brizola quando falava nas “perdas internacionais”. Chegaram ao executivo já domesticados pela mídia e pelo rentismo. Quando o pré-sal foi descoberto e a questão geopolítica veio à tona, não souberam (ou nem quiseram) responder à altura. Já haviam confundido ganhar cargos no governo com chegar ao poder.

    O PT tem como prática recorrente não deixar que floreça nenhuma posição de esquerda diferente da sua que logo tenta desqualificar.  Assisti o PT expelir de administrações municipais aliados de campanha, meses depois de assumir, para ocupar os cargos. Sem contar o comportamento do partido diante do golpe, completamente apático e convencional. Pareciam apostar na queda de Dilma para voltar ao governo com Lula. Só agora estão vendo quem é o Palocci? Pois o Palocci É o PT.

    Quanto a ser falastrão, quem sabe tu dás uma olhada nos discursos do sr Zé Dirceu, agora furiosamente contra a mídia e o rentismo. Mas quando estava no  governo achava que a Globo era o veículo de apoio das políticas petistas.
    Portanto, não se enganem com um futuro governo petista se, contrariando todas as probabilidades, ele vier a acontecer. Com menor espaço de manobra, será ainda mais conciliador e subserviente.

    1. Ex petistas

      Se o grande legado do PT foi criar furos, não menos importante foram as hordas de petistas que se “desiludiram” e deixaram o partido. Mas levaram consigo mais furo. Todos, sem exceções, cabeças furadas.

      Os exemplos abundam e se tornam os mais reacionários.

      Marina Silva, a fadinha da floresta, Cristovam Buarque, o educador que não consegue dar palestras em universidades, Marta Suplicy que deixou o PT por conta da corrupção e se filiou ao francisco PMDB. Acho que só esses três exemplos já são emblemáticos, não?

      Agora vem um joão ninguém aqui neste espaço falar merdas, pode pará né?

      1. João ninguém, com muito orgulho

        Ninguém falou em criar furos, seja lá o que isso signifique. Nem de longe mencionei as dissidências do PT. Sair do PT, assim como ser petista, não torna ninguém melhor que ninguém. Eu apenas apontei que o PT costuma querer deslegitimar quem pretende seguir um caminho à esquerda que não seja o dele. Quase sempre usando argumentos semelhantes ao que você está usando agora. Ou seja, se eu não sou petista e me defino pela esquerda, ou sou um falastrão como o Ciro, ou um joão ninguém, que não merece estar neste espaço, sendo que o que eu escrevo não passa de merda.

        Amigo, vá se informar. De preferência lendo. Sugiro “Os sentidos do Lulismo” do André Singer, um petista. Ele define o governo Lula como uma espécie de reformismo fraco. E não é comparado ao socialismo ou mesmo à social democracia, mas ao governo Roosevelt. Com todo o aumento dado ao salário mínimo no período, ele não chegou a recuperar o poder de compra do tempo do Itamar Franco. Sob Lula e Dilma o setor industrial brasileiro veio abaixo do tempo do FHC como partidipação no PIB. 90% dos empregos criados foram no setor de serviços, com salários abaixo de 1,5 salários mínimos. Isso não me impediu de defender o governo Lula sempre que estive diante de alguém do campo da direita e de apontar seus erros quando estou num espaço privilegiado para o debate de idéias, onde o proselitismo soa ridículo, que é o caso deste em que estamos.

        Obrigado por me chamar de joão ninguém. Sou mesmo. Tenho 58 anos, ajudei a derrubar a ditadura, a reconstruir o sindicalismo e o movimento estudantil no meu estado. Isso muito antes do PT ser criado. Não fui preso político, mas passei algumas horas detido em várias ocasiões, quando a PM chegava nas portas de fábricas ou na universidade baixando o pau e recolhendo a galera. Tinha 17 anos quando “visitei” a cadeia pela primeira vez por espalhar panfletos contra a ditadura na porta da fábrica em que trabalhava, Mais tarde junto comigo, no mesmo grupo, estiveram pessoas que depois viraram ministros, deputados e até uma presidenta. Eu preferi continuar sendo um joão ninguém, fazendo política de uma maneira não profissional, no cotidiano do trabalho e das relações sociais que é o que cabe a um cidadão consciente fazer.

  5. Eu de minha parte agradeço

    Eu de minha parte agradeço profundamente a crença e determinação heroica de Ciro em se arriscar aos quase sessenta anos de idade a enfrentar sem dinheiro a mídia, a banca nacional e internacional, os maiores inimigos externos e internos do país, o sindicato parlamentar dos ladrões e as máquinas artificiais e virtuais que infestam essa eleição. Sabemos que algumas delas, as mesmas que se movem contra Lula, não estão somente sempre prontas a assassinar reputações (como está o PT), mas também a assassinar pessoas, se necessário.Ao PT devemos lealdade, mas fidelidade só devemos ao Brasil. E nosso dever agora é oferecer uma alternativa para seu futuro.

    Então já está na hora de abandonarmos essa política rasteira e personalista de discutirmos o que disse ou não disse Ciro sobre Lula ou quem é mais fiel a Lula, e passarmos – como abnegadamente tem feito Ciro – ao debate e à construção de um novo projeto para o país. Pois o do petismo, se é que ele um dia teve algum, fracassou política e economicamente, o da direita é pura destruição e entrega do país, e todos sabemos que “mais carinho com o povo” e Meirelles no comando da economia não resolverão nossos problemas.Gustavo Castañon

  6. Depois do desastre dilma, a

    Depois do desastre dilma, a esquerda precisa da competência e contundência do Ciro. Se estiver junto com o Requião, melhor ainda.

  7. Oportunista!

    É mesmo um oportunista este multipartidarista Ciro Gomes. O que menos precisamos é de um presidente que vá ditar regras ao judiciário como também não queremos o contrário que vigora hoje na vigente ditadura midiático-judicial. Além disso o almirante Othon não tem que ser anistiado de nada já que não cometeu crime algum e o processo criado contra ele pelos golpistas terá que ser anulado e o Estado pagar-lhe a devida indenização por graves danos morais.

    Como será que Ciro Gomes pretende ser presidente em 2018 patinando em 5-6% nas enquetes eleitorais há anos? Pelos ataques que vem dedicando ao ex-Presidente Lula desconfio que ele será a carta na manga da rede Globo para 2018 que ainda vai posar de apoiadora de um candidato de “esquerda” (falsa “esquerda” é verdade, mas tido como de “esquerda”), já que a direita não tem candidato.

  8. Anistia ao Almirante Othon prote

     Até que enfim, alguém abordou um tema extremamente sensível à soberania nacional, nesta esdrúxula condenação, sem que fossem apresentadas provas incontestáveis de culpa.

      Urge que se resgate, não só o homem. Se não houver culpa claro. Mas, principalmente, o conhecimento adquirido em função do esforço que o almirante empreendeu, durante tantos anos, enfrentando o poderio das nações desenvolvidas que detestariam ver o Brasil desenvolvendo seu submarino nuclear, dentre outras grandes conquistas, nesta área tão necessária para a proteção de nossas águas territoriais, com suas riquezas.

  9. Jabuticaba
    Lula falou que iria prender juízes e promotores.Agora o Ciro afirma que vai mudar uma decisão judicial.Tudo bem, tá tudo muito bem. O que você pode fazer pelo seu país? Nunca pergunte o que o país pode fazer por você.

    1. Tem muito juiz e promotor que

      Tem muito juiz e promotor que a cadeia é pouco, é capaz de chegando lá “ensinar” os presos o caminho da maldade e da traição.

       

  10. A fala é corajosa, o Ciro tem

    A fala é corajosa, o Ciro tem boas idéias, mas a bobagem monumental de “queimar” um possível acordo com o Lula após a fala absurda no caso do Palocci vai cobrar seu preço.

    Eu nunca vi uma pessoa gostar tanto de atirar no próprio pé quanto ele. Era óbvio que acaso confirmado o absurdo e ilegal impedimento de lula concorrer, ele estaria amplamente no páreo para herdar os votos. Ai o que ele faz? Agride pessoalmente o cara que poderia lhe estender as mãos. E aí…

    Puff mas uma candidadutra que vira pó.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador