Ciro Gomes promete anistiar o Almirante Othon, se chegar à presidência em 2018

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Em video divulgado pelo canal do Brasil 247 no Youtube, Ciro Gomes aparece falando da política internacional brasileira e comenta, por volta dos 3 minutos, que pretende anistiar o almirante Othon Pinheiro, responsável pelo programa nuclear nacional, da sentença imposta pela Lava Jato.

Ciro disse que “o almirante está hoje com a pena quase perpétua, algo muito estranho. Se eu chegar à presidência da República, vou mandar examinar esse assunto. E vou pensar em anistiá-lo, porque é o grande cérebro do programa nuclear brasileiro. Eu vou substituir a pena dele por serviços comunitários, se ele tiver feito merda, mas esse cérebro o Brasil quer de volta pelo seu esforço.”

Othon tentou suicídio em 2016 nas dependendências da prisão militar onde está mantido em função da Lava Jato. Ele foi condenado a mais de 40 anos sob a suspeita de ter recebido propina de empresas que trabalharam em Angra 3. Ele nega as acusações.

Assista o video abaixo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  Vaza Jato: Aloysio Nunes era o coordenador de propinas do PSDB em SP, diz delator da OAS

23 comentários

  1. A promessa e as chances de executa-la

    Em geral, pessoas com poucas chances de chegar ao poder se permitem emitir opiniões relativamente mais corajosas e de impacto. Já um candidato real ao cargo normalmente é mais cuidadoso e ponderado nas suas declarações e promessas.

    • Em geral pessoas com opiniões

      Em geral pessoas com opiniões mais corajosas e de impacto não são permitidas de chegar ao poder. Já candidatos picareta e q se vendem a qualquer custo têm sempre mais chances, pois representam o statu quo. Dão uma ajeitadinha superficial aqui, ali pra militância ter o q falar em defesa, e o resto é só ‘prestação de contas’.

    • O Ciro explicou como retirará a virtual prisão perpétua do Othon
      Vocês ainda duvidam da capacidade do Ciro? O cara é professor universitário na área de direito.Pra quem não sabe o Presidente tem esse poder. Tanto de Indulto quanto de Comutação de pena. http://www.susipe.pa.gov.br/content/indulto-e-outros-tipos-de-benef%C3%ADcios https://www.youtube.com/watch?v=XNZKT0SDA9sComentário do Ciro sobre o Almirante Othon no tempo 1:18:31 do vídeo acima.”A propósito quero anunciar que se eu for Presidente a pena dele será COMUTADA” 

    • Não foi  assim com o Trump,

      Não foi  assim com o Trump, que prometeu mais muros e ainda afirmou que o México ia pagar, dentre outros absurdos. Já estava em larga ascensão naquele momento e depois foi realmente eleito. Ciro crescerá muito, se chegarmos às eleições, e vem se constituindo como a única saída sã para o Brasil se quisermos ter qualquer chance de manter as instituições democráticas. 

  2. Ciro Gomes pode até prometer

    Ciro Gomes pode até prometer que vá prender o Zorro.

     Sem chance de sequer mandar no Sargento Garcia.

    Carta COMPLETAMENTE fora do baralho.

  3. O Ciro explicou como retirará a virtual prisão perpétua do Othon
    Vocês ainda duvidam da capacidade do Ciro? O cara é professor universitário na área de direito.Pra quem não sabe o Presidente tem esse poder. Tanto de Indulto quanto de Comutação de pena. http://www.susipe.pa.gov.br/content/indulto-e-outros-tipos-de-benef%C3%ADcios https://www.youtube.com/watch?v=XNZKT0SDA9sComentário do Ciro sobre o Almirante Othon no tempo 1:18:31 do vídeo acima.”A propósito quero anunciar que se eu for Presidente a pena dele será COMUTADA”

  4. Quem ainda acredita no PT não acredita em falastrão?

    E quem acreditou e votou no Lula e no PT, como eu, posso continuar acreditando em qualquer coisa? Qual a obra do governo petista que vai perdurar, fora a tomada de 3 furos? Fizeram política social? Sim. Distribuiram 30 bi por ano em bolsa família e 1 trilhão em bolsa rentista. Ficaram 13 anos no governo e não se interessaram em efetivamente chegar ao poder. Em remover os verdadeiros entraves ao desenvolvimento nacional, que são o rentismo e o poder da mídia. Ao contrário. Nunca a Globo e os banqueiros faturaram tanto.

    O que o Ciro está abordando é a questão nacional, uma coisa estranha ao petismo. Acompanhei o PT desde a fundação. O discurso em relação à questão nacional era o mesmo do PSDB. No plano sindical e trabalhista o PT pregava O FIM DA CLT, que consideravam um intrumento autoritário inspirado no fascismo. E o fim da Era Vargas. Fora isso e o discurso moralista (sim, o PT apregoava o moralismo e o discurso vazio anticorrupção) o partido nunca se debruçou sobre a questão nacional, sobre o problema da definição das forças políticas e econômicas que deveria ser mobilizadas para a constituição de uma idéia de nação hegemonizada pelo campo popular. Ouvia dos militantes petistas a seguinte simplificação: nacionalismo= fascismo. O PT passou do sindicalismo radical ao assistencialismo católico sem abordar a questão nacional, onde reside o verdadeiro centro do poder: a geopolítica. Riam do Brizola quando falava nas “perdas internacionais”. Chegaram ao executivo já domesticados pela mídia e pelo rentismo. Quando o pré-sal foi descoberto e a questão geopolítica veio à tona, não souberam (ou nem quiseram) responder à altura. Já haviam confundido ganhar cargos no governo com chegar ao poder.

    O PT tem como prática recorrente não deixar que floreça nenhuma posição de esquerda diferente da sua que logo tenta desqualificar.  Assisti o PT expelir de administrações municipais aliados de campanha, meses depois de assumir, para ocupar os cargos. Sem contar o comportamento do partido diante do golpe, completamente apático e convencional. Pareciam apostar na queda de Dilma para voltar ao governo com Lula. Só agora estão vendo quem é o Palocci? Pois o Palocci É o PT.

    Quanto a ser falastrão, quem sabe tu dás uma olhada nos discursos do sr Zé Dirceu, agora furiosamente contra a mídia e o rentismo. Mas quando estava no  governo achava que a Globo era o veículo de apoio das políticas petistas.
    Portanto, não se enganem com um futuro governo petista se, contrariando todas as probabilidades, ele vier a acontecer. Com menor espaço de manobra, será ainda mais conciliador e subserviente.

    • Ex petistas

      Se o grande legado do PT foi criar furos, não menos importante foram as hordas de petistas que se “desiludiram” e deixaram o partido. Mas levaram consigo mais furo. Todos, sem exceções, cabeças furadas.

      Os exemplos abundam e se tornam os mais reacionários.

      Marina Silva, a fadinha da floresta, Cristovam Buarque, o educador que não consegue dar palestras em universidades, Marta Suplicy que deixou o PT por conta da corrupção e se filiou ao francisco PMDB. Acho que só esses três exemplos já são emblemáticos, não?

      Agora vem um joão ninguém aqui neste espaço falar merdas, pode pará né?

      • João ninguém, com muito orgulho

        Ninguém falou em criar furos, seja lá o que isso signifique. Nem de longe mencionei as dissidências do PT. Sair do PT, assim como ser petista, não torna ninguém melhor que ninguém. Eu apenas apontei que o PT costuma querer deslegitimar quem pretende seguir um caminho à esquerda que não seja o dele. Quase sempre usando argumentos semelhantes ao que você está usando agora. Ou seja, se eu não sou petista e me defino pela esquerda, ou sou um falastrão como o Ciro, ou um joão ninguém, que não merece estar neste espaço, sendo que o que eu escrevo não passa de merda.

        Amigo, vá se informar. De preferência lendo. Sugiro “Os sentidos do Lulismo” do André Singer, um petista. Ele define o governo Lula como uma espécie de reformismo fraco. E não é comparado ao socialismo ou mesmo à social democracia, mas ao governo Roosevelt. Com todo o aumento dado ao salário mínimo no período, ele não chegou a recuperar o poder de compra do tempo do Itamar Franco. Sob Lula e Dilma o setor industrial brasileiro veio abaixo do tempo do FHC como partidipação no PIB. 90% dos empregos criados foram no setor de serviços, com salários abaixo de 1,5 salários mínimos. Isso não me impediu de defender o governo Lula sempre que estive diante de alguém do campo da direita e de apontar seus erros quando estou num espaço privilegiado para o debate de idéias, onde o proselitismo soa ridículo, que é o caso deste em que estamos.

        Obrigado por me chamar de joão ninguém. Sou mesmo. Tenho 58 anos, ajudei a derrubar a ditadura, a reconstruir o sindicalismo e o movimento estudantil no meu estado. Isso muito antes do PT ser criado. Não fui preso político, mas passei algumas horas detido em várias ocasiões, quando a PM chegava nas portas de fábricas ou na universidade baixando o pau e recolhendo a galera. Tinha 17 anos quando “visitei” a cadeia pela primeira vez por espalhar panfletos contra a ditadura na porta da fábrica em que trabalhava, Mais tarde junto comigo, no mesmo grupo, estiveram pessoas que depois viraram ministros, deputados e até uma presidenta. Eu preferi continuar sendo um joão ninguém, fazendo política de uma maneira não profissional, no cotidiano do trabalho e das relações sociais que é o que cabe a um cidadão consciente fazer.

  5. 1001 entrevista

    Dessa vez Ciro não atacou nem Lula e nem Dilma.

    Já é um grande avanço para um Gregório de Matos contemporâneo.

  6. Eu de minha parte agradeço

    Eu de minha parte agradeço profundamente a crença e determinação heroica de Ciro em se arriscar aos quase sessenta anos de idade a enfrentar sem dinheiro a mídia, a banca nacional e internacional, os maiores inimigos externos e internos do país, o sindicato parlamentar dos ladrões e as máquinas artificiais e virtuais que infestam essa eleição. Sabemos que algumas delas, as mesmas que se movem contra Lula, não estão somente sempre prontas a assassinar reputações (como está o PT), mas também a assassinar pessoas, se necessário.Ao PT devemos lealdade, mas fidelidade só devemos ao Brasil. E nosso dever agora é oferecer uma alternativa para seu futuro.

    Então já está na hora de abandonarmos essa política rasteira e personalista de discutirmos o que disse ou não disse Ciro sobre Lula ou quem é mais fiel a Lula, e passarmos – como abnegadamente tem feito Ciro – ao debate e à construção de um novo projeto para o país. Pois o do petismo, se é que ele um dia teve algum, fracassou política e economicamente, o da direita é pura destruição e entrega do país, e todos sabemos que “mais carinho com o povo” e Meirelles no comando da economia não resolverão nossos problemas.Gustavo Castañon

  7. Depois do desastre dilma, a

    Depois do desastre dilma, a esquerda precisa da competência e contundência do Ciro. Se estiver junto com o Requião, melhor ainda.

  8. Oportunista!

    É mesmo um oportunista este multipartidarista Ciro Gomes. O que menos precisamos é de um presidente que vá ditar regras ao judiciário como também não queremos o contrário que vigora hoje na vigente ditadura midiático-judicial. Além disso o almirante Othon não tem que ser anistiado de nada já que não cometeu crime algum e o processo criado contra ele pelos golpistas terá que ser anulado e o Estado pagar-lhe a devida indenização por graves danos morais.

    Como será que Ciro Gomes pretende ser presidente em 2018 patinando em 5-6% nas enquetes eleitorais há anos? Pelos ataques que vem dedicando ao ex-Presidente Lula desconfio que ele será a carta na manga da rede Globo para 2018 que ainda vai posar de apoiadora de um candidato de “esquerda” (falsa “esquerda” é verdade, mas tido como de “esquerda”), já que a direita não tem candidato.

  9. Anistia ao Almirante Othon prote

     Até que enfim, alguém abordou um tema extremamente sensível à soberania nacional, nesta esdrúxula condenação, sem que fossem apresentadas provas incontestáveis de culpa.

      Urge que se resgate, não só o homem. Se não houver culpa claro. Mas, principalmente, o conhecimento adquirido em função do esforço que o almirante empreendeu, durante tantos anos, enfrentando o poderio das nações desenvolvidas que detestariam ver o Brasil desenvolvendo seu submarino nuclear, dentre outras grandes conquistas, nesta área tão necessária para a proteção de nossas águas territoriais, com suas riquezas.

  10. Jabuticaba
    Lula falou que iria prender juízes e promotores.Agora o Ciro afirma que vai mudar uma decisão judicial.Tudo bem, tá tudo muito bem. O que você pode fazer pelo seu país? Nunca pergunte o que o país pode fazer por você.

  11. A fala é corajosa, o Ciro tem

    A fala é corajosa, o Ciro tem boas idéias, mas a bobagem monumental de “queimar” um possível acordo com o Lula após a fala absurda no caso do Palocci vai cobrar seu preço.

    Eu nunca vi uma pessoa gostar tanto de atirar no próprio pé quanto ele. Era óbvio que acaso confirmado o absurdo e ilegal impedimento de lula concorrer, ele estaria amplamente no páreo para herdar os votos. Ai o que ele faz? Agride pessoalmente o cara que poderia lhe estender as mãos. E aí…

    Puff mas uma candidadutra que vira pó.

     

  12. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome