Com tempestade perfeita a caminho, Aécio oferece Anastasia para substituir Temer

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O Congresso já discute abertamente quem serão os nomes colocados para um eventual colégio eleitoral se Michel Temer for cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Até agora, já vinham sido discutidas na imprensa as chances de Fernando Henrique Cardoso e Nelson Jobim estarem no páreo. Coluna do Estadão mostra que alguns parlamentares sugeriram Henrique Meirelles – apesar de sua frágil posição na Fazenda – e, agora, Aécio Neves estaria pavimentando a candidatura de Antonio Anastasia.

De acordo com o texto, o favorito, nos bastidores, tem sido Nelson Jobim, pelo bom trânsito político. Isso considerando que FHC tem negado publicamente que aceitaria o desafio de ser eleito presidente novamente, mas por uma via indireta.

Nesse cenário, o PT estaria discutindo ficar de fora da decisão, como fez em com Tancredo Neves na década de 1980, quando a legenda se absteve na votação.

Do lado do PSDB, sempre dividido, há ainda aqueles que acham que o partido deveria retirar a ação no TSE que pode derrubar Temer. Grupo ligado a Aécio, contudo, acha que seria inútil adotar essa estratégia porque o Ministério Público poderia encampar o processo mesmo com um possível recuo da Corte Eleitoral.

Por Ricardo Galhardo e Pedro Venceslau

Bastidores: previsão política é de formação da ‘tempestade perfeita’

No Estadão

Tratada com reservas e incredulidade até duas semanas atrás, a possibilidade de que o presidente Michel Temer não chegue ao final do mandato em 2018 agora é discutida abertamente nos meios políticos. Partidos e lideranças já se articulam e fazem projeções para a possibilidade de uma eleição indireta para presidente no ano que vem caso o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decida cassar a chapa Temer/Dilma Roussef com base em uma ação proposta pelo PSDB.

Embora a possibilidade ainda seja remota, nomes como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim e do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) são citados constantemente como possibilidades em um eventual Colégio Eleitoral.

No Congresso, o cenário de interrupção do mandato de Temer e realização de eleições indiretas já é debatido abertamente. “Há um risco sério de condenação da chapa em função das delações. Nós supomos que elas serão acompanhadas de provas”, disse o senador Álvaro Dias (PV-PR).

No PSDB há quem defenda, como o senador José Aníbal (SP), que o partido “se desinteresse” formalmente pela ação no TSE. Já o grupo de Aécio Neves (MG) avalia que seria um desgaste desnecessário, já que nesse cenário o Ministério Público assumiria a ação. O fato é que a legenda decidiu não recorrer, seja qual for o resultado.

Partidos avaliam que está se formando a “tempestade perfeita” para Temer com a economia patinando, quedas sucessivas de ministros sob acusações de corrupção, a delação da Odebrecht e manifestações de rua tanto à esquerda, que já pede explicitamente o “Fora, Temer”, quanto à direita que, por enquanto, mantém o foco no Congresso e poupam o presidente.

Dos nomes citados, o que surge com mais força é o de Jobim, que é filiado ao PMDB e foi ministro tanto nos governos do PSDB quanto do PT, tem bom trânsito em todos os setores da política e conta com a simpatia de personagens em polos tão distintos como o ministro das Relações Exteriores, José Serra (PSDB-SP), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
FHC já disse reiteradamente que não quer, Meirelles está debilitado pelo fraco desempenho econômico e Anastasia ainda é visto como uma aposta de Aécio.

Enquanto isso, os partidos avaliam cenários. No PT, existe o consenso de que a legenda seria irrelevante em um Colégio Eleitoral, a não ser em caso de escolha de um governo de pacificação nacional. Algumas lideranças petistas avaliam que o partido deve se abster, a exemplo do que fez na eleição indireta de Tancredo Neves, em 1985.

O PT defende eleições diretas e conta, para isso, com o poder de mobilização de movimentos sociais. Para o ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência Gilberto Carvalho, os cortes em políticas sociais devem fragilizar Temer ainda mais nos próximos meses. “Sobre Temer, está pesando a maldição dos pobres. Ele vai acabar por causa disso”, afirmou.

Cerca de um mês atrás, o ex-advogado-geral da União José Eduardo Cardozo e o presidente do TSE, Gilmar Mendes, se encontraram para discutir cenários de um possível pós-Temer.

Diante da ameaça, Temer se torna a cada dia mais dependente do PSDB. Depois de passar por um período de desconfiança mútua e estranhamento nos primeiros momentos do governo Temer, tucanos e peemedebistas modelaram o discurso.

36 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ahahahahah ahahahahah
    É um

    Ahahahahah ahahahahah

    É um comentário inútil, mas foi o que aconteceu quando li isso. Comecei a rir sozinho. Não temos mais o menor motivo para respeitar lei nenhuma. Não se trata de desobediência civil, trata-se mesmo apenas de não fazer papel de bobo.

  2. Eles não querem remover a bosta, só substituir as moscas

    Trocar uma mosca por outra só vai agravar o problema. A solução é remover a bosta capitalista.

    Se o Aécio botar sua mosca no posto, ele vai querer uma base espacial na sua propriedade, porque o Aecioporto já está construído.

  3. Dilma, a única solução

    Depois do golpe o caos; alguem ainda duvida.

    Que tal retirar os 54 milhões de votos da lixeira onde os jogaram e chamar a Dilma e lhe pedir por favor que chame o LULA.

    Com o golpe só teremos o caos. E caos é caos.

  4. Eleição indireta

    Não é realizada pelo plenario? Como o PSDB conseguiria maioria depois de sabotar o governo do PMDB? Como iriam capturar o centrão desesperado com a Lava Jato?

    1. Simplesmente por que tem o

      Simplesmente por que tem o judiciário na mão. A chave da cadeia no Brasil está nas mãos do PSDB. Não vai para  cadeia ninguém que o PSDB não permita.

  5. RELEMBRANDO a todos que se

    RELEMBRANDO a todos que se esqueceram:  politicos mineiros donos de mil libras de cocaina pro mercado norte americano ORDENARAM o judiciario mineiro a sumir com o caso do helicoptero.

    E o judiciario mineiro obedeceu.

  6. Aqui não se morre de tédio.

    Silvio Santos vem aí”

    Ha haiiiii!

     

    Esse é o momento perfeito para transformar a tempestade num tsunami e niguem melhor para isso do que alguem fora do stablishment.

    Com isso não só daríamos um jeito na Brasil, ou não né, quem se importa?

    Como ainda e tambem responderia a provocação Yanke com seu Trump.

    Assim, se eles podem dizer “Yes, nós temos Trup” Nóis responde “E nóis o Silvo”; quero ver quem ganha.

    Por essas plagas se morre de tudo, menos de tédio.

    Fala Lombardi!

  7. É assim que o troço funciona?

    Eles propõem soluções para os problemas que eles mesmos causam?

    Eles chutam o balde, espalham miséria, quebram empresas e agora vem com estória de consertar o pais?

    Desde 2003 a inveja foi mola mestre na ânsia de todos os políticos, juristas e profissionais liberais e deviam chamar o LULA de asno cada vez que inaugurava uma obra e tinha aqueles erros de português…

    Todos eles deviam pensar: Se um semi-analfabeto conseguiu, eu posso fazer melhor!

    Nenhum deles se enxergou ou imaginou que caráter é uma parte importante do ser humano!

    Todos trairam o país, valores, basta ver o que cada um fez ou faz, a incoerência!

    Todos eles se acharam melhores que o LULA, o ignorante!

    E é isso que assistimos hoje, o Brasil se afundando, suas excelências espalhando dor, miséria e fome num ato de desconstrução total do legado do LULA!

    A mídia se pudesse chegaria a dizer que o LULA nunca existiu!

    Apagaria seus feitos e memórias pelo Brasil a fora!

    Está chegando a hora do judiciário seguir o mesmo caminho dos críticos invejosos do sucesso do LULA!

    Causas divinas em seres humanos imundos!

    O final desta história?

    É mais miséria para todos…

    Eles ferraram com um país!

  8. Relator do impeachment no

    Relator do impeachment no Senado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), durante depoimentos da defesa da presidenta Dilma Rousseff. Relator do impeachment no Senado, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), durante depoimentos da defesa da presidenta Dilma Rousseff

  9. O Brasil não merece estar

    O Brasil não merece estar assistindo tamanha aberração. A gente quando vê essas coisa aí, lembramos daques posts aqui do blog sobre autismo. Totalmente desorientados sem noção… Se no Brasil tivesse forças armadas, já teriam escurraçado essa cambada de play boys autistas e trazido a democracia de volta recolocando Dilma Roussef na Presidência do Brasil.

  10. Choque de Gestão: o nome bonito para maquiagem das contas

    O Brasil precisa de um “choque de gestão”… igual o que esses dois palhaços fizeram em Minas… mas só funciona com a imprensa chapa branca.

    Quando saem do governo se descobre o rombo!

  11. Proponho uma jaboticaba para presidente e um abacate para vice

    Lembram quando o Aécio falou que queriam que os sugões sugassem mais um pouquinho e depois fossem pro seu lado?

    Sugões são o problema, não a solução.

    E FHC?

    Se o FHC voltar, a única atividade econômica que se aquecerá será a fabricação de vibradores, que serão comprados com o cartão corporativo.

    A melhor aposta para o Brasil é uma jaboticaba, que é genuinamente brasileira. O Gigi Dantas vai adorar.

  12. Não, obrigado….

    Muita gentileza da parte de Aecim, mas pode ficar com ele….carece não….

    Na foto tão com jeitão de dupla caipira, so falta o chapeu….Que tal Boyzão e Leitãozinho…se não Grupo amigos do helicoptero, se convidar o Perella….

  13. Quem entrar no lugar do Temer
    Quem entrar no lugar do Temer sabe que vai ser queimado, vai para o sacrifício na pira .FHC está refugando por bons motivos. Quem quereria ser capitao de um barco com um rombo no casco e ja com todos os porões alagados.

  14. Quem entrar no lugar do Temer
    Quem entrar no lugar do Temer sabe que vai ser queimado, vai para o sacrifício na pira .FHC está refugando por bons motivos. Quem quereria ser capitao de um barco com um rombo no casco e ja com todos os porões alagados.

  15. O Aecim ofereceria algo de bom para o Brasil?

    Quando a esmola é grande o cego desconfia. Mas a cavalo dado não se olha os dentes.

    Será que o Aécio Neves ofereceria seu jatinho particular para o povo brasileiro?

    Que Aécio e sua oferta vão para o meio do Estado Islâmico.

  16. Amigo do “Careca”

    Recordar é viver: o ilustre Anastasia é aquele que recebia em casa as “encomendas” dos empreiteiros levadas pelo policial federal “Careca”, que depois de denunciado, tossiu e sumiu. E nunca mais ninguém viu.

  17. Anastasia: o que ninguém sabe o que pensa

    Esse Aécio é um cara muito desinteressado mesmo, hein. E o Anastasia se sujeita a ser peão nas mãos dos Neves Cunha.

    E o Estadão ? “Tratada com reservas e incredulidade até duas semanas atrás, a possibilidade de que o presidente Michel Temer não chegue ao final do mandato em 2018 agora é discutida abertamente nos meios políticos.”

    Eles dizem nas redações que a seita da esquerda delira nos blogs. Ha quase dois meses que estamos dizendo aqui que Temer vai cair até o fim do ano e so agora a turma da imprensona diz o obvio.

    1. PSDB no governo

      Concordo com você, já sabíamos que a queda do Temer era questão de tempo. O golpe foi orquestrado pelo PSDB, o cabeça de tudo, e só vai chegar aos estertores finais quando alguém do PSDB ocupar a presidência, foi este o intuito maior do GOLPE pois no voto popular não ganham. O Aecio não conseguiu, então escolhe o Anatasia, foi a forma espúria que ele encontrou para chegar ao poder, s.m.j.. Pera aí, o Anastasia não foi denunciado na Lava Jato por participar de esquema de corrupção junto com o Youssef?  Vamos ter um presidente denunciado como corrupto? Cadê o Moro e o Dallagnol? Bem, mas aí não vem ao caso, ele é do PSDB, gente do PSDB não é investigada e quem delata é mentiroso, s.m.j. Me parece, infelizmente, que este é o Brasil do futuro.

  18. Anastásia tem muuuuuuuuuuuita culpa pela atual situação de MG

    Pergunta: Quem quebrou Minas Gerais ?!?
    Resposta: Os coxinhas que administraram o Estado pelos últimos 16 anos

    Culpa do Poder Executivo Estadual:

    A economia mineira é altamente dependente da mineração. Hoje, Minas é responsável por 53% da produção brasileira de minerais metálicos e 29% de minérios em geral, de acordo com o Ibram. A atividade de mineração está presente em nada menos do que 400 dos 853 municípios mineiros. Dos dez maiores municípios mineradores do país, sete estão em Minas, sendo que Itabira é o maior de todos. Das 100 maiores minas do Brasil, 40 estão localizadas no Estado. Vejam, agora, a queda no valor do preço do minério de ferro entre 2013 e 2016:
    http://www.indexmundi.com/pt/pre%E7os-de-mercado/?mercadoria=min%C3%A9rio-de-ferro&meses=60

    A pergunta que fica é: Qual foi a atuação do Governo do PSDB-MG, diante dessa queda expressiva de arrecadação? Reduziram custos ? Fizeram cortes ? Procuraram aumentar a arrecadação ?

    Culpa do Poder Legislativo Estadual:

    Será que a ALMG cumpriu o seu papel fiscalizando e cobrando do governo do PSDB-MG a manutenção da estabilidade das contas do Estado?
    http://hojeemdia.com.br/primeiro-plano/pol%C3%ADtica/contas-de-minas-em-2014-pioraram-na-compara%C3%A7%C3%A3o-com-2013-1.283078

    A ALMG agiu corretamente ao aprovar empréstimos EM DÓLAR e consequentemente um endividamento ainda maior para o Estado sendo que as receitas do Estado são em REAIS?

    http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/assembleia-aprova-empr%C3%A9stimo-de-r-1-15-bilh%C3%A3o-para-minas-gerais-1.675925

    http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2015/09/06/interna_politica,685536/dolar-assombra-divida-de-minas.shtml

    Culpa do TCE-MG – Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais:

    O TCE agiu corretamente ao aprovar as contas dos governadores do PSDB-MG mesmo não tendo, estes governadores, cumprido com as suas obrigações constitucionais?
    http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/acordo-tce-assembleia-governo-de-mg-e-inconstitucional/

    O TCE cumpriu corretamente as suas funções institucionais de fiscalização sobre o endividamento do Estado?
    http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/governo-pede-mais-r-4-16-mi-para-o-tribunal-de-contas-1.945433

    Culpa do MPMG – Ministério Público Estadual de Minas Gerais

    O Ministério Público de Minas Gerais zelou pelo patrimônio e o dinheiro do caixa do Estado de Minas Gerais ?
    https://jornalggn.com.br/tag/blogs/claudio

    Precisamos ter coerência ao falar sobre política….afinal TODAS as instituições da administração pública do Estado têm que agir corretamente no cumprirem as suas funções.

    Qualquer manifestação que foque única e exclusivamente o Poder Executivo será incoerente e hipócrita uma vez que os demais órgãos que compõem a administração do Estado TAMBÉM são responsáveis pelos danos causados se não atuaram dentro das suas competências.

    Os fatos e dados estão aí. Contra os números não há argumentos!!!

    A precária situação fiscal do Estado não se resolverá com pressão somente no Poder Executivo de plantão, pois amanhã, quando outro governador assumir e os seus atos forem tratados com leniência e parcimônia pelos órgãos que deveriam fiscalizá-lo quem sofrerá, novamente, serão os servidores do Estado e a população de MG.

    1. No caso em que de certo e o

      No caso em que de certo e o Anastacia seja empossado na presidência, então perderemos Marcela e teremos o holandes que vive com o novo presidente, qual será, segundo os cânones da língua portuguesa, o modo de tratamento do ilustre, você sabe? Pode fazer o favor de informar?

  19. Tudo de ruim que está

    Tudo de ruim que está acontecendo no Brasil hoje é culpa desse Aécio Neves, o golpe, a crise econômica, a corrupção, o Temer, a inflação alta, a crise política, as reformas vagabundas que penalizam os mais pobres, o mal em si mesmo, ele é a expressão pronta e acabada do horror, ele é um golpista montado num projeto pessoal e vagabundo, ele  é um abutre da democracia, ele é a banalidade da mediocridade mais espúria e corrupta que se pode imaginar.. a história não vai esquecer disso jamais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador