Começa em São Paulo quarta etapa do julgamento do Carandiru

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Doze policiais militares, integrantes do Grupo de Operações Táticas Especiais (Gate), serão julgados, a partir de hoje (17), pela morte de dez presos e pela tentativa de homicídio de mais três que ocupavam o quinto pavimento da extinta Casa de Detenção do Carandiru. É a quarta etapa do julgamento, que começa às 9h no Fórum Criminal da Barra Funda, na zona oeste da capital paulista. O julgamento será presidido pelo juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo.

A expectativa é que o julgamento dure de cinco a seis dias. O Massacre do Carandiru ocorreu no dia 2 de outubro de 1992, quando 111 detentos foram mortos e 87 ficaram feridos durante invasão policial para reprimir uma rebelião no Pavilhão 9 do Carandiru, na zona norte da capital.

Por envolver grande número de réus e de vítimas, o julgamento foi desmembrado em quatro etapas, de acordo com o que ocorreu em cada um dos quatro pavimentos do Pavilhão 9.


O julgamento terá início com o sorteio de sete pessoas que vão compor o Conselho de Sentença. Em seguida, serão ouvidas as cinco testemunhas de acusação, as seis testemunhas de defesa e os réus.

*Colaborou Elaine Patrícia Cruz

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador