Condenado ao semiaberto, jornalista esportivo permanece detido

Jornal GGN – A justiça negou o habeas corpus do jornalista Paulo Cezar de Andrade Prado, do Blog do Paulinho. Ele foi condenado a cinco meses de prisão por crime de difamação contra o advogado Antonio Carlos Sandoval Catta Preta. A prisão foi realizada no dia 6 de julho.

Os advogados do jornalista reclamam da desobediência à decisão da justiça. De acordo com eles, Paulinho foi condenado a cumprir a pena em regime semiaberto, mas até o momento permanece detido. “É um absurdo, nos dias de hoje, termos um jornalista preso no Brasil pelo crime de opinião”, disse o advogado titular do escritório que o defende, o ex-secretário nacional de Justiça e conselheiro do Corinthians, Romeu Tuma Junior.

“Ele é um profissional por formação e de carreira, estabelecido, que tem um blog, onde aponta fatos quase sempre com farta documentação. Quando não tem, que responda por isso, e se aplique a Lei corretamente, mas prender alguém em regime fechado, por crime de opinião? Imagine então se o cidadão comum emitir uma opinião desfavorável? É revoltante, é espantoso”, lamentou.

Paulinho é figura conhecida no jornalismo investigativo e esportivo. Ele foi responsável por denunciar o calote de 3 milhões de euros dado pelo Corinthians na transação do jogador Nilmar com o Lion, da França. Também divulgou a lavagem de dinheiro ocorrida no Corinthians pela Máfia Russa, por meio da compra de Carlitos Tevez, usando a empresa MSI.

Seu apartamento já foi invadido por policiais civis que tentavam prendê-lo com falso mandado. Sua vida já foi investigada por um detetive particular que confessou estar a serviço de um ex-presidente do Corinthians.

No final, depois de vencer diversas ações judiciais que respondeu, o jornalista foi derrotado pelo advogado Antonio Carlos Sandoval Catta Preta, que tinha clientes como Vanderlei Luxemburgo e Joaquim Grava. “Foram vários processos. Do Milton Neves, do Dr, Joaquim Grava, do Luxemburgo. Quando ganhei, ele passou a me atacar como advogado, no blog dele. Resolvi processá-lo pessoalmente. Entrei com uma queixa-crime contra ele por difamação, ele foi condenado e apelou, mas o tribunal confirmou a decisão”, comemorou Catta Preta.

Redação

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Exato

      Exato, mais um…Infelizmente este país virou país de advogados, economistas e Cunhas. Não vai produzir nada! Não chega a lugar nenhum!

      Babou Brasil

       

    2. Exato

      Exato, mais um…Infelizmente este país virou país de advogados, economistas e Cunhas. Não vai produzir nada! Não chega a lugar nenhum!

      Babou Brasil

       

  1. Já imaginaram se fosse

    Já imaginaram se fosse utilizado o mesmo critério para estabelecer, por exemplo, a pena de um Reinaldo Azevedo, na remotíssima hipótese de uma condenação?

  2. Esse cara é totalmente

    Esse cara é totalmente porra-louca. Vivia de fazer denúncias (algumas reais, outras totalmente falsas). Não tinha “freio” e nem checava as informações. Confiava nas “fontes”. Conhecia bem o submundo das máfias que dirigem o Corinthians.

    Sem essa de usar a “liberdade de expressão”. Afinal, ele falou o que quis e agora paga por isso. Muito simples.  

    Tentou, tentou e finalmente conseguiu. Foi em cana.

    Prá variar era anti-petista assumido (daí o fato do Tuma ser o advogado…). Cansou de fazer ironias com as prisões de Genoíno e Dirceu e embarcava sempre nas “denúncias” da Veja.

    Agora ele está usufruindo da experiência como condenado.

    Oxalá, outros jornalistas que tem a total liberdade de falar o que querem, também possam pagar pelas consequencias que eventualmente provoquem em caso de denúncias falsas.

    O Brasil teria uma imprensa muito melhor e responsável.

    1. Por falar em comentar as

      Por falar em comentar as coisas sem saber.

      O Tuma é advogado dele porque ambos são sócios do Corinthians e fazem oposição a gestão corrupta instalada no clube pelo Deputado Federal mais votado do Pt em São Paulo, Andres Sanchez (alias, isso denota que a falência moral do PT no Estado de São Paulo).

      O Paulinho já foi processado pelo Aécio e teve que tirar do ar matérias em que ele citava o conhecido vício do tucano.

      Nem todo nesse mundo gira em torno de PT x PSDB meu caro.

      De resto, o Paulinho é um cretino que faz ilações sem provas, assim como a Veja, Isto è, PHA, tijolaçõ e tc

        1. O Tuma continua sócio do

          O Tuma continua sócio do Coritnhians e inclusive usa a lingua de aluguel do Paulinho para atacar os seus inimigos dentro do clube.

          Bom, levado ou não por Kfouri, certo é que o citado jornalista não tem relação e nem é militante de qualquer partido, assim como eu, ufa,. graças a deus.

           

          Eu poderia ser um cretino petista também, ou PMDbista cretino.

          Ou poderia ser só um cretino.

          Mais por favor, não me meça com a sua regua.

          Grande abraço

           

      1. Ilações Esvoaçantes

        “De resto, o Paulinho é um cretino que faz ilações sem provas, assim como a Veja, Isto è, PHA, tijolaçõ e tc”.

        Ao ler a frase acima, de resto, presumo que o autor, Sr. “Negrão”, não seja um cretino que faça ilações sem provas ao acusar o “Tijolaço” de também faze-las. Portanto, pede-se ao retilíneo cidadão que de conhecimento aos frequentadores desse blog, de ilações feitas sem provas feitas pelo Tijolaço e caso não as tenha, favor comparecer para retificar e  desculpar-se com o distinto público que apreciou o espetáculo.     

      2. Por falar em comentar as

        Por falar em comentar as coisas sem saber.

        Ser sócio do Corinthians ná significa dizer que ambos estão do mesmo lado. Só conveniência. Aliás o Tuma foi expulso, afastado ou pediu para sair do Corinthians porque ele tinha o comportamento de um Tuma, se é que me entende…

        A referência ao Aécio foi uma carona do Paulinho nas informações do Juca Kfoury. A diferença é que Juca sabe escrever e como escrever. Paulinho não.

        Nem tudo nesse mundo gira em torno de trollagens meu caro.

        De resto, vc não sabe diferenciar alho de bugalho.

         

    2. Mas me respondam: Cata Preta..

      Cata Preta..este sobrenome não é familiar? Não seria tb sobrenome de uma advogada que fica ao lado do juiz do PR tentando validar as famigeradas “Delações Premiadas”? psdb de novo???

      Neste caso explica-se porque tudo corre tão rápido e prejudicial ao cara. Invasões, mandatos falsos, etc.

    3. Mas me respondam: Cata Preta..

      Cata Preta..este sobrenome não é familiar? Não seria tb sobrenome de uma advogada que fica ao lado do juiz do PR tentando validar as famigeradas “Delações Premiadas”? psdb de novo???

      Neste caso explica-se porque tudo corre tão rápido e prejudicial ao cara. Invasões, mandatos falsos, etc.

  3. JORNALISTA PRESO.

    Se eu fosse ele trocaria de advogado. O crime e a sentença que foi aplicada não manda ninguém para a cadeia no Brasil. Muito estranho! 

  4. Ok, O Paulinho é este

    Ok, O Paulinho é este boquirroto que todos conhecemos, mas…não posso concordar com prisão arbitrária.

    Não dá pra cobrar legalidade somente quando se trata de petistas.

  5. Método Veja

    Esse sujeito é a prova cabal de que o método Veja de jornalismo se alastra em todos os cantos da sociedade.

    Assim com a Veja, ele identifica todo o mal do mundo em determinado grupo político – no caso, dentro do Corinthians. Nesta guerra santa, qualquer barbaridade e aliança é justificada, qualquer crítica aos seus métodos questionáveis é tida como prova de conluio com o grupo demonizado.

    Infelizmente, este tipo de jornalismo ecoa na sociedade porque tem um inegável “charminho crítico”.

    Claro que as pessoas que ele mexe não são tão covardes quanto o PT em relação à Veja. Com esses caras, pode ter certeza que o caso carlinhos Cachoeira não ficaria em branco.

     

  6. Deplorável
    Por estar omitindo

    Deplorável

    Por estar omitindo a verdade sobre a podridão nos bastidores esportivos, a frase abaixo se ajusta com a postura dos atuais dirigentes da ACEESP, seqüencialmente, dos jornalistas esportivos que estão aplaudindo a injusta prisão do jornalista e editor responsável do Blog do Paulinho.

    “É da própria natureza do jornalismo apontar o que esteja errado para que seja corrigido. Mostrar o que está ruim para que seja melhorado. Denunciar os que corrompem para que sejam punidos. Expor os que estão em dificuldades para que possam ser ajudados.”

    Willian Bonner

     

  7. “Justiça”
    A prisão do

    “Justiça”

    A prisão do jornalista Paulo Cesar Andrade Prado, editor responsável do Blog do Paulinho, demonstra que ser honesto, dizer e provar verdades sobre falcatruas cometidas por muitos dos dirigentes esportivos, políticos e que tais, louvados publicamente por parte dos profissionais do jornalismo, expressa que nosso Brasil, brasileiro, esta próximo de ser totalmente dominado por corruptos e corruptores

    Olhando pra cima, peço desculpas para fazer minha as palavras do ilustre político, advogado e jurista brasileiro Rui Barbosa

    De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto.

     

    Sou colunista do Blog e ex-árbitro de futebol, autor do livro “A Republica do Apito”

     

  8. PRISÃO ILEGAL DO JORNALISTA

     

    Ele tá sentindo na pele como agem os seus ‘coleguinhas”, a Polícia;/Justiça deste País.

    PRISÃO MAIS ILEGAL QUE A DO  JORNALISTA MARCOS AURÉLIO CARONE não existe,  é um crime contra a humanidade.

     

  9. Direito do jornalista opinar duramente não é crime!
    Veja: Ministro do Supremo Tribunal Federal Celso Mello:

    “Não caracterizará hipótese de responsabilidade civil a publicação de matéria jornalística cujo conteúdo divulgar observações em caráter mordaz ou irônico ou, então, veicular opiniões em tom de crítica severa, dura ou, até, impiedosa, ainda mais se a pessoa a quem tais observações forem dirigidas ostentar a condição de figura pública, investida, ou não, de autoridade governamental, pois, em tal contexto, a liberdade de crítica qualifica-se como verdadeira excludente anímica, apta a afastar o intuito doloso de ofender”

    Como pode ver, Paulinho é inocente.

    Houve uma condenação viciada. Venda de sentença???

  10. Só dele ter pegado semi

    Só dele ter pegado semi aberto por um crime de menor potencial ofensivo, já foi um absurdo, no máximo um regime aberto. E mesmo pegando um semi aberto ele ainda fica no regime de reclusão? Mas digo que isso no Brasil é mais comum do que parece. Tem algumas autoridades que se sentido amparadas pelo corporativismo, cometem todo tipo de abusos. Falta muito para o Brasil se tornar um país civilizado.

  11. Como esse espaço de comentários é engraçado!

    Lendo os comentários dessa notícia, parece que esse Paulinho é um injustiçado. Não tem nenhum santo nessa história.

     

    Pessoal, antes de saírem despejando bobagens e leviandades, procurem saber sobre quem é o tal Paulinho. Procurem no google sobre a quantidade de processos que possui.

     

    O cara foi preso porque há ANOS foge da justiça. Essa condenação não é primeira, inclusive só foi condenado a prisão porque fez piadinha da primeira decisão do juiz. Existem pelo menos 5 mandatos para esse cidadão, nunca foi preso porque os oficiais de justiça não conseguiam encontrá-lo. E existem pelo menos duas dezenas de intimações para explicar na justiça sobre notícias que publicou.

     

    O espaço que esse cara mantém é das coisas mais baixas e nojentas que existem. Ofende, mente, manipula e insinua coisas que não consegue provar. Faça um comentário no seu blog contestando alguma informação para ver o que acontece! Não é nem um pouco diferente dos blogueiros da Veja, aliás muito me admira que não tenha sido contratado pela editora da marginal.

     

    Vou dizer novamente: Paulinho não tem credibilidade, é cínico, mentiroso e leviano. Não embarquem nessa.

  12. Pode pegar qualquer um

     

    Não conheço o caso. Pelos comentários ele seria um “reaça” defendido por Tuma Junior(texto) mas não importa qual a posição política dele ou mesmo o que fez.

    O ser humano de nome Paulo Cesar foi condenado ao regime semiaberto e está cumprindo em regime fechado e não podemos celebrar isso. Amanhã, por um motivo até duvidoso, pode acontecer com qualquer cidadão e isso foi questionado, inúmeras vezes com relaçao a alguns presos na AP470, os “fale que te solto” da Lava-Jato e em vários outros casos. Na questão da maioridade penal procurem no Google sobre o caso Bernardino, o engraxate. 

    O alcance é amplo e sem o jornalismo a democracia vai pro ralo.

     

     

  13. Só no Brasil uma pessoa é
    Só no Brasil uma pessoa é presa por falar a verdade.
    Que justiça é essa?????

    TRiste para um país ter somente UM JUIZ justo e parcial que é o Dr. Sérgio Moro.

    O resto é RESTO!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador