Cotado para o STF, Alexandre de Moraes é filiado ao PSDB

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Do Justificando 

Cotado para o STF, Alexandre de Moraes é filiado ao PSDB 

 

Filiado ao PSDB desde dezembro de 2015, o ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, é cotado para ser o próximo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), conforme adiantou a grande mídia na manhã desta segunda-feira (6). A indicação de Moraes pelo presidente Michel Temer (PMDB) poderá ser feita ainda hoje e, com isso, o ministro passa a ocupar a vaga aberta após a morte de Teori Zavascki, em um acidente aéreo em Paraty (RJ) no último dia 19.

Ao ser anunciada a filiação de Moraes em um evento da Polícia Militar, em um momento próximo às eleições para prefeitura do Estado, o governador Geraldo Alckmin afirmou que Moraes era “muito importante na Secretaria da Segurança Pública, trabalho notável, reconhecido. Acho que ele tem uma missão importante neste momento”.

É importante ressaltar, segundo o professor da Faculdade de Direito da USP, Rafael Mafei, que a indicação ao STF é “política e presidentes indicam juristas com afinidades a seus grupos políticos“. 

Já do ponto de vista formal, segundo o cientista político, Frederico de Almeida, a questão da filiação a um partido é o menor dos problemas. “Ele certamente vai pedir sua desfiliação e a questão se resolve, do ponto de vista formal“.

Certidão de Filiação Partidária de Alexandre de Moraes com o PSDB. Fonte: TSE

Em tese, sem especificar nomes, Mafei afirma que “há excelentes juristas com histórico de afinidade com governos do PSDB, o presidente [Michel Temer] tem o dever de escolher os melhores nomes disponíveis entre aqueles que estejam dentro de seu espectro de afinidade política“.

Desta forma, para Frederico “o problema da indicação de Moraes é justamente o das posições políticas, teses jurídicas e interesses que ele representa, sendo ou não filiado a partido. Ele já mostrou ser autoritário, truculento, pouco preocupado com direitos humanos, defensor do punitivismo e da linha dura em questões criminais“. Além disso, segundo ele, Moraes “é um indicado que vem do núcleo de um governo ilegítimo, com uma agenda de reformas regressiva, e altamente implicado na Lava Jato. Ou seja, além de ter posições políticas gerais altamente questionáveis, e que devem ser democraticamente questionadas, ele está ligado a interesses políticos imediatos e menores, que o desqualificam como ministro de uma suprema corte, ainda mais num momento como este“.

O nome de Moraes desperta grandes controvérsias na comunidade jurídica. Em janeiro, por conta da inaptidão em lidar com a crise carcerária, além de inúmeras outras falhas, centenas de juristas e movimentos sociais divulgaram uma carta aberta para que ele fosse afastado do cargo. Ele também anunciou o Plano Nacional de Segurança Pública, que foi amplamente criticado e ainda publicou a portaria que altera o sistema de demarcação de terras indígenas.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. ahnn…alguns ministros foram

    ahnn…alguns ministros foram militantes do PT e chegaram a se candidatar pelo partido e foram muto responsáveis em suas decisões. Qual o busilis do sujeito ser filiado ao malvado partido dos tucanos?

    Essa é a típica não noticia, que tanto aqui, se critica que ocorre na grande midia.

     

  2. PQP

    O presidente do STF, Carmem Lúcia deve estar exultante…

    O que fizer a um juiz, por mais pequenino que seja, o faz a ela…

    Já o Gilmar sabe que a concorrência agora é esdrúxula…

    E de papel passado…

    E dizem que pau que dá em chico, dá em francisco…

    Será que a CBN vai fazer campanha como os que foram indicados por LULA e Dilma?

  3. Não consigo acreditar que o

    Não consigo acreditar que o traidor, golpista, que rasgou a cobnstituição vai ter o desplante de nomear o íntimo conhcedor do PCC para o STF e a comunidade juridica vai aceitar.

  4. Que os ministrinhos MURISTAS

    Que os ministrinhos MURISTAS fiquem atentos antes de voarem em jatinhos, pois os golpistas atucanalhados querem formar maioria no supreminho .

    Levandovski = Murista e golpista

    Gilmar Dantas = Tucanista e golpista

    Carmen bento carneiro = Golpista e murista

    Fachin facin = Murista e golpista

    Barrosso de barro = Globo Golpista e murista

    Marco lero lero Melo = Golpista e murista

    Celso Meloso = Golpista e murista

    Luis Fux dido = Cabralzista e golpista

    Rosa com espinho Weber = Golpista e murista

     

     

     

     

  5. Kd os patos da Fiesp com suas panelas

    Kd os patos da Fiesp com suas panelas contra o mar de lama e contra o aparelhamento do Estado a serviço dos verdadeiramente corruptos deste pais, se bem que as tais panelas não eram contra a corrupção e sim contra o estado social e a inclusão dos mais pobres. Tristeza, Brasil.

    O PT, traumatizado pela ditadura, não tratou de criar um sistema de informação confiável. Tinha o SISBIN mas o Gilmar Dantas detonou quando da Sarthiagraha que prendeu Daniel Dantas. Os governos Lula e Dilma ficaram sem informação. FHC vendeu o satélite da Embratel, deixando o pais desguarnecido, como se viu nos grampos feitos pelo Tio Sam nos serviços de informação da Presidenta Dilma e da Petrobrás. Sem fontes de informação, o governo passou a se informar da pior forma possivel:  A fonte passou a ser a Capa da Veja, o JN…e passou a indiciar ministros do STF e o PGR sem saber que as figuras eram tucanas, como disse Paulo Pimenta: eram pessoas que pensavam diferentes de nós: erramos.

    1. Os Coxinhas não são bobos

      Diferentemente do que a mídia acha, do que os políticos de esquerda acham e do que a maioria de pessoas de bem desse país acha, os Patos da Fiesp e os ditos coxinhas aquela maioria que inudou a Paulista e as principais avenidas do Brasil não são manipulados coisíssima nehuma é um erro grotesco achar isso, achar que não sabiam o que estavma fazendo e foram mainupulados. A maioria deles sabiam sim o que estavam e estão fazendo e as consequencias que adviriam dos seus atos. É um igenuidade muito grande achar que são uns inocentes. Antes fosse assim. Essa gente é esperta e inteligente no fundo a sua esperança e aposta era a de que alguém com um perfil dos que hoje destroem o país instaurando a desordem social, o quanto pior melhor, a bagunça jurídica assumisse o poder, porque isso é exatmente o perfil deles todos. Essa cambada revela sua alma nas redes sociais, na realidade são uns fascistas, tresloucados, doentes mentais, narcisistas e toda sorte de escória humana. Usam como sociopatas que são os símbolos da pátria, palavras de ordem contra a corrupção com o mais descarado dos álibis. Acordem enquanto é tempo esses zumbis não são de araque.

  6. Indicação de político ao STF para atender interesses pessoais.

    Impressionante, mas com a indicação do político Alexandre de Moraes à mais alta Corte do país, o Presidente Temer deu um Atestado de Incompetência aos Ministros do STJ e TST.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador