Cunha tem mais prazo e não deve ser denunciado pela Lava Jato em agosto

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Ao contrário do que divulgou O Globo, o presidente da Câmara obteve, a seu favor, três extensões de prazos. Na última, a Polícia Federal entregará as provas ao MPF no dia 31 de agosto
 
 
Jornal GGN – O Ministério Público Federal não deve denunciar ainda neste mês de agosto o presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ao contrário do que divulgou reportagem de O Globo na manhã desta quarta-feira (05). O repórter utilizou como sustentação o fato de as provas levantadas contra o deputado e contra o ex-presidente Fernando Collor estarem em fase mais avançada em relação aos demais investigados com foro privilegiado. Entretanto, o jornalista esqueceu-se de conferir no acompanhamento processual uma decisão do ministro relator Teori Zavascki, de prorrogação até 31 de agosto para a PF concluir as coletas de provas.
 
A decisão de Zavascki foi emitida no dia 29 de junho. O fim de junho e início de julho foi o período que o ministro do Supremo Tribunal Federal atendeu a um pedido da polícia para estender o prazo e concluir as diligências. Incluem nessas decisões os limites extras para o caso de Collor e de outros investigados. 
 
Entretanto, a decisão de Zavascki para as investigações de Cunha só foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico (DJE) nesta segunda-feira (03), fato que deve ter motivado a desatenção do jornalista de O Globo.
 
Para o Ministério Público Federal (MPF) apresentar denúncias contra os políticos investigados na Operação Lava Jato, é necessário, antes, a Polícia Federal indiciar os suspeitos, ou seja, apresentar todas as provas que levantam indícios da prática de crime. Em mãos do indiciamento, só então o MPF pode fazer a denúncia, que é encaminhada, neste caso, ao Supremo Tribunal Federal (STF) para, então, dar início ao julgamento.
 
Com isso, é improvável que Eduardo Cunha seja denunciado ainda no mês de agosto. 
 
 
Considera-se, ainda, que não é a primeira vez que os delegados responsáveis pelo caso pedem a extensão do prazo. Inicialmente previsto para a primeira semana de abril, as diligências não foram concluídas na previsão. 
 
No primeiro pedido da PF, em abril, o juiz instrutor do caso Márcio Schiefler Fontes negou a prorrogação solicitada e determinou a “imediata devolução dos autos”. Em maio, novo pedido dos delegados, que dessa vez foi aceito, estendendo para o dia 29 de junho a entrega das provas. Próximo de vencer, novamente a PF requer nova data e Zavacski concede mais dois meses para concluir as diligências, levantamento de provas e possível indiciamento.
 
A tomada de O Globo pode signifcar pressão para o julgamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, no Supremo Tribunal Federal, ou apenas uma barrigada com a precipitação da notícia.
 
Leia mais:
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pressão total

    Com certeza a Globo faz pressão sobre Cunha. Pressionado, ele não relaxa, bota em votação, ainda neste mês, o impeachment de Dilma.

  2. Que ótimo. Assim vai ter mais

    Que ótimo. Assim vai ter mais tempo para orquestrar a derrubada de Dilma. E Dilma lá, fazendo cara de paisagem, enquanto o PT finge que não sabe, que não viu, deixando o PSOL sozinha exigindo que Cunha saia!! E nós ficamos berrando na internet…To me cansando.

  3. aula de maquiável para petista de curso de política mal feito

    a verdade, para o bem para o mal, é que doutor cunha colocou governo dilma e PT no bolso; dá um baile da ilha fiscal de esperteza política e regimentar, de ação política just time, de realpolitik tapuia pra cima das lideranças petistas sem liderança, sem política, sem discurso, sem protagonismo, sem saco, sem chance!

    1. o Cunha joga com muitos mais

      o Cunha joga com muitos mais jogadores que o PT e a Dilma. Aí é bem mais fácil. Nesse jogo o Cunha tem a torcida, o narrador, o comentarista, os bandeirinha e, principalmente, o juíz. Assim até eu…

      1. Seus jogadores…

        Cunha tem mais de 200 jogadores!  E como eles foram conseguidos no time?  Mas não me canso de perguntar: Quando o Brasil vai se ver livre da besta ?

        1. Não vai, Marly. Esquece.
          Não vai, Marly. Esquece.
          O arranjo da “Nova República” é esse.
          Tudo ia muito bem enquanto o PT, o PT, o PT ficava de megafone nas portas das fábricas; fazendo figuração para a Democracia.
          Quando decidiram recolher fundos de campanha, ganhar eleições e governar aumentando o emprego e os salários e defendendo o patrimônio nacional tudo virou-se contra eles com todo o cinismo de que são capazes esses oposicionistas que acham que o poder é deles por predestinação.
          O que chega a ser até tragicômico é ver os “cavalheiros” do PT muito longe de entenderem isso enquanto os cientistas e “analistas” políticos, completamente alienados, também insistem em deitar teses e mais teses sobre “articulação política”, “projeto de poder” e blá blá blá e blá blá blá…
          … E isso enquanto a imprensa e a oposição deitam e rolam com a propaganda fascista e golpista…
          … Chique, muito chique….

  4. Quer dizer ganhou mais tempo

    Quer dizer ganhou mais tempo para impichar o governo; e o confabulório com a famiglia? Foi discutido o que? Os novos artigos da lojinha?

  5. Sabe se defender.

    É pilantra, é bandido, é culpado, mas sabe se defender. Ao contrário de outros, de um certo partido recheado de cagões, que muitas vezes nem culpados são, mas que preferem contemplar e seguir bovinamente rumo ao cadafalso.

  6. Muito previsível. Cunha tem
    Muito previsível. Cunha tem uma missão.
    O PGR sabe disso e não vai saca-lo do time enquanto este for peça importante no time do impedimento ou sangria do governo.
    Se Dilma reconduzir Janot e não reagir, eu direi danem-se!
    Abandobarei canoa dos imprescindíveis de Brecht.
    Todo homem tem seu limite, o meu esgotou. Ainda mais quando se luta por uma causa perdida, por um corpo que não reaje mais aos estímulos.
    Quem tem feito o contraponto à onde reacionária, sabe do que se trata. Está muito difícil defender um governo que não se “toca “, demente.
    Sou da tese que é hora de chutar o balde. Afinal, governo sem autonomia pra que serve?
    Deixar o governo sem se vergar e preservar parte do capital construído durante os dose últimos anos. Manter-se sem denunciar e nas circunstâncias atuais simplicaria perder tudo. Essa é a proposta do sangramento. Reage Dilma!

    1. Calma companheiro

      31 de agosto está logo ali. A recondução do Janot, é imprescindível para a continuação do processo contra o Eduardo Cunha. Quem garante que outro indicado levaria acabo o processo? O impedimento da presidenta Dilma, não é tão fácil de ocorre como se pensa, mesmo no cenário traçado: de que o Cunha recusaria o processo, e o plenário da Câmara autorizaria o início do processo, ainda resta o recurso ao STF, pois as chamadas “pedaladas” ocorreu no mandato anterior, e pela CF um presidente só pode ser responsabilizado por fatos ocorrido durante o seu mandato, e o mandato da Dilma começou em 01 01 2015.

    2. Reação

      Como assim impedir Dilma? A troco de quê? Porque o Aécio e a Globo querem? Hoje em dia isso só não basta. O Cunha tá fazendo a parte dele com diz-que-diz pro-impeachment. Tudo para adular a oposição depois do ferro que tomou da Camargo Corrêa e sem grana, agora, para injetar nos 260 deputados parasitas.

      Dilma tá certa em não se envolver com os investigados porque não conseguiria reverter o processo e estaria fazendo o jogo da oposição que quer enlameá-la a qualquer custo.

      Ela está fazendo o que deve para manter as instituições autônomas o suficiente para não serem contaminadas pela estratégia ambiciosa e destrutiva do judiciário do Paraná.

      Acho estranho alguns comentários dizendo “se a Dilma não reagir vou jogar a toalha”. Reagir como? Não tem nada contra ela, excetuando-se o candidato derrotado e a mídia dominadora. E contra isso qualquer postura seria rotulada de ditatorial.  Ela está fazendo o que qualquer governante faria hoje no Brasil frente a esse cenário de escassez mundial. Apertar os cintos para garantir o que se tem.

       

  7. Coincidência?

    Esta semana ele teve reunião na Globo.

    Agora ganhou prazo maior.

    Parece que deixarão-no ficar para fazer o serviço completo: administrar o processo do golpe.

    Depois é depois. Pode ser descartado. Ou não.

  8. No Twitter está bem claro: quem apoia Cunha é corrupto

    Gostei do que escreveu o twiteiro Sérgio Fontes: Ao apoiar Cunha, o PSDB deixa bem claro que seu compromisso não é contra a corrupção, mas sim em vingança recalcada. #PSDBNaoMeEngana

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador