Dallagnol diz que recibos de Lula são falsos e não há prova fiscal de pagamentos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil
 
 
Jornal GGN – O procurador Deltan Dallagnol, líder da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, disse em documento enviado ao juiz Sergio Moro [em anexo] que os recibos de aluguel apresentados pela defesa de Lula são falsos. Entre os elementos usados para questionar os comprovantes está a quebra de sigilo fiscal do ex-presidente, de Marisa Letícia, da LILS (empresa de palestras) e do Instituto Lula. Segundo Dallagnol, as apurações revelaram que não há “fluxo financeiro” partindo de contas ligadas ao petista para Glaucos da Costamarques, dono do imóvel em São Bernardo do Campo.
 
“(…) examinadas as contas bancárias de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e de Marisa Letícia Lula da Silva, não foram encontrados registros de pagamentos seus para GLAUCOS DA COSTAMARQUES, tendo o exame se estendido, inclusive, para as contas bancárias de Instituto Lula e LILS Palestras, consignando o laudo citado que também dessas pessoas jurídicas não partiram pagamentos para GLAUCOS DA COSTAMARQUES. A partir das quebras de sigilo bancário, pois, não foi possível identificar fluxo financeiro que pudesse ser relacionado a pagamento de aluguel em favor de GLAUCOS DA COSTAMARQUES, certo que apenas a partir de dezembro de 2015 foram encontrados depósitos em espécie em valores compatíveis com o suposto aluguel, sendo, sintomaticamente, esse momento em que se iniciavam as investigações”, diz Dallagnol.
 
No incidente de falsidade, Dallagnol sustenta que os 26 recibos de aluguel “foram confeccionados para dar falso amparo à locação simulada do apartamento nº 121” do Hill House. Para a Lava Jato, Lula foi beneficiado com a compra do imóvel por Glaucos. O engenheiro desembolsou três cheques que somam R$ 504 mil e declarou a aquisição à Receita Federal. Mas, na visão dos procuradores, ele usou o lucro de R$ 800 mil que teve na revenda do imóvel ofertado ao Instituto Lula para cobrir a compra do apartamento. Os procuradores ainda acreditam que a DAG repassou para Glaucos recursos recebidos da Odebrecht.
 
Dallagnol também argumentou que os recibos apresentados por Lula para contrariar a acusação da Lava Jato “não foi localizada nas diligências de busca e apreensão deferidas por esse d. Juízo Federal que tinham como alvo locais relacionados a LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA, que também eram os locais de domicílio de Marisa Letícia Lula da Silva ou por ela
frequentados.” A operação ocorreu em março de 2016.
 
O procurador ainda levanta suspeita sobre o fato de que o contador José Muniz Leite, responsável pela declaração de imposto de Lula, foi apontado por Glaucos como o responsável por recolher, em novembro de 2015, os recibos referentes ao aluguel daque ano, que o engenheiro diz que assinou de uma vez só.
 
“Nesse passo, é importante destacar que, interrogado na ação penal de que se trata, ROBERTO TEIXEIRA informou ao Juízo (evento 1121) que, a partir de 2011, as declarações de imposto de renda de LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA e de Marisa Letícia eram examinadas pelo próprio ROBERTO TEIXEIRA, sendo que o preenchimento era realizado por contador da empresa JML, de nome João, que vem a ser justamente João Muniz Leite, a pessoa que, segundo GLAUCOS DA COSTAMARQUES, o procurou no hospital, para colher, de
uma só vez, “as assinaturas nos recibos, referentes ao ano de 2015”, logo após a visita de
ROBERTO TEIXEIRA a GLAUCOS, no mesmo hospital.”
 
Ao final, Dallagnol diz que “sem margem à dúvida”, “os recibos juntados pela defesa (…) são ideologicamente falsos, visto que é simulada a relação locatícia representada pelo engendrado contrato de locação.”
 
O procurador pediu a Sergio Moro q ue demande da defesa as vias originais dos recibos, que faça a oitiva do contador e ouça novamente Glaucos, que ainda não deu explicações sobre os recibos de 2011, 2012, 2013 e 2014. Dallagnol também quer que uma perícia ateste quando os documentos foram assinados e se houve adulteração.
 
O GGN entrou em contato com a assessoria da defesa de Lula para saber se há elementos contrários à argumentação de que não existe “fluxo financeiro” referente ao aluguel, conforme apontou o Ministério Público Federal, entre outros pontos. Até o fechamento desta matéria, não obteve retorno. O espaço está aberto.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Dúvida

    “ideologicamente falsos”? Se um juiz sério verificar que os pagamentos SEMPRE constaram da declaração de renda do Glaucos, talvez conclua que falsos – por motivos ideológicos – são alguns da acusação. Aliás, quem primeiro sugeriu a perícia foi a defesa do ex-presidente, não é?  Mas não se deve descartar a possibilidade de que os recibos verdadeiros tenham sido apreendidos numa das buscas realizadas, e depois substituidos por outros, convenientemente fraudados para servir de prova para os justiceiros.

  2. Realmente surpreendente. O

    Realmente surpreendente. O que surpreende nesse caso não é exatamente o descompaço entre a documentação e a movimentação bancária dos acusados, mas o fato de que pela primeira vez vimos o procurador Dalagnol fazer o que se espera de um procurador, confrontar os fatos e os dados e buscar as explicações para ele, sem fazer proselitismo político. Demorou mas apareceu o primeiro sinal de trabalho minimamente honesto na Lava Jato em relação a Lula.

  3. Vamos aguardar…

    Agora eles fizeram uma argumentação no mundo real.

    Se tem recibo, tem que ter dinheiro saindo e entrando!

    O LULA não tem que dar conta de quem recebeu, mas para rebater o MP, tem que mostrar quando o dinheiro saiu…

    Um só basta!

    Mas eu continuo acreditando no LULA, ele dará a resposta adequada.

    1. posso sacar em dinheiro e

      posso sacar em dinheiro e pagar o aluguel em dinheiro também. Nada me obriga a fazer depósito bancário ou transferência que fique registrada. Estão fazendo mesmo é carnaval. E quanto seria esse aluguel? Lula precisaria de propina pra bancar isso? O Zanin já desmentiu essa fantasia. Está num víedo no PHA, se não me engano. Quem tem que provar autenticidade de alguma coisa é o MP, que andou falsificando documentos. 

    2. Ponto central

      Esse não é o ponto central da denúncia oferecida pelo Ministério Púiblico.O ponto central é a acusação de que Lula foi beneficiado por contratos da Petrobras e isso não restou provado nos autos pelo MP até agora. Além disso, não é exigência legal a comprovação de “fluxo financeiro” do locatário e/ou do locador para validar recibos de aluguéis. Os recibos assinados mês a mês pelo locador nos anos de 2011, 2012, 2013, 2014, e alegadamente em 2015 de uma só vez, fazem prova do seu conteúdo e isso é o quanto basta no processo penal. A alegação de que seriam ideologicamente falsos não se sustenta, pois à semelhança do contrato simulado previsto no art. 167, segunda parte, do Código Civil , subsiste se válido na substância e na forma, a exemplo do caso concreto dos recibos, os quais não violaram a lei nem prejudicaram terceiros. Mas o MP e alguns midiotas insistem em procurar pelo em ovo, ou então continuam a exigir um grau de lisura e honestidade em Lula só possível de encontrar em um ser perfeito como o próprio Senhor Jesus…

  4. Nunca entendi o porquê desse

    Nunca entendi o porquê desse debate. Houve clara inversão do ônus da prova e produzem essa materiazinha ridícula. Vão se catar!

  5. Esse mpfedido é merda em

    Esse mpfedido é merda em estado duradouro. Desde quando o Lula ou a sua falecida esposa precisariam “provar” o fluxo financeiro dos pagamentos dos alugueis. Desde que código-merdiota-desMoronado o Lula eou a sua assassinada esposa precisariam pagar o locador por transferência bancária? Ou são muito fpd ou muito idiotas: voto nas duas opçoes. Haja saco pra aguentar este país de merrecas-golpistas. E dizer que a chefeta-faz-de-conta-mantém-a-postura-senhoral e não faz nada pra botar esses imbecis nos eixos. Também, conversando como o temerista-Golpista-ladrão no escurinho da garagem…

  6. E o que isso tudo tem a ver

    E o que isso tudo tem a ver com a Petrobras?????????????

     

    Mesmo se houvesse irregularidades o apartamento é em São bernardo não em curitiba!!! Será que somos todos um bando de imbecis????????

    1. “o apartamento é em São

      “o apartamento é em São bernardo não em curitiba!”

      O Lula mora em São Bernardo.

      O Glaucos mora em São Paulo.

      A sede da Petrobrás é no Rio de Janeiro.

      A sede da Odebrecht é em Salvador.

      Mas tudo é julgado em Curitiba, evidentemente foro inadequado.

  7. Foi emparedado pela defesa e ficoui desesperado.

    O procurador analfabeto em história e dos power points sem sentido não tem qualquer credibilidade. Como sempre , dá declarações estapafúrdias.

    A questão é o por quê de não aceitar uma perícia independente nos documentos apresentados pela defesa, que o desafiou a provar que os documentos são falsos.

    Deveria mudar-se para um local como Arábia Saudita, Honduras ou Polônia, ditaduras amigas do seu querido “paraíso” estadunidense.

  8. Tudo que parte da Farsa a Jato é fácil

    A Farsa a Jato não tem credibilidade para afirmar nada a respeito de coisa alguma pois tudo o que fizeram foi colocar em prática o treinamento recebido de agentes estadunidenses. Como a quadrilha Farsa a Jato age pode ser visto no seriado “The Confessions Tapes”.

  9. Fascistas Desesperados

    Os fascistas da LavaJato estão desesperados porque não esperavam que Lula apresentasse os recibos do aluguel, devidamente assinados e também o respectivo contrato de aluguel.

    Essa perseguição ao Lula já encheu o saco. Quem precisa ir pra cadeia é esse bando de fascistas de Curitiba, cujos métodos  ilegais foram imitados em Santa Catarina e levaram o Reitor Cancellier à morte. Aliás, penso que também são responsáveis pela morte de Dona Mariza.

  10. Dallagnol ainda não se deu

    Dallagnol ainda não se deu conta de que a palavra dele não vale nada e que eu só me convenceria de um possível crime se investigadores independentes e isentos olharem as “provas” que ele alega?

    E para vocês “progressistas”, insisto em dizer: Esse circo irá continuar enquanto vocês não aceitarem que passou dos limites e não liquidarem esses criminosos de toga, eles vão ficar criando acusações ridículas até o final dos tempos se não forem impedidos de uma vez por todas.

  11. Falso?

    Falso é o contrato que Dallagnol fez no programa Minha Casa Minha Vida, onde comprou dois imóveis para revender depois.

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/dallagnol-comprou-apartamentos-construidos-para-o-minha-casa-minha-vida-por-joaquim-de-carvalho/

    Não é ilegal, falam por aí. Assim como não é ilegal que o Ministro Barbosa tenha comprado, quando ainda era Juiz do STF, desde uma empresa registrada no seu apartamento funcional, por apenas 10 dólares, um apartamento em Miami

    Não é ilegal o Ministro Barroso tenha comprado uma residência perto de Miami mediante offshore da sua esposa.

    Não é ilegal que um sujeito empreste apartamento ao Geddel para guardar dinheiro. Ninguém pediu recibo de aluguel.

    Mas, Lula, mesmo já não sendo mais Presidente, não pode receber ajuda ou agrado de ninguém, Eu tivesse dinheiro comprava e dava esse apto. ao Lula. O problema então é a sua relação com corrupção na Petrobrás e não o fato de Lula ter utilizado um apartamento vizinho, que não é dele, para hospedar seguranças.

  12. Já disse e repito

    O contrato estava em nome de Marisa. A obrigação de pagamento dos alugueres era, portanto, dela.

    O locador deu os recibos, assinou, confirmou que recebeu, declarou no Imposto de Renda, só falta uma única confirmação: A de que a Marisa pagou os alugueres.

    O que fazer?

    Delaguenol se pela de medo de espíritos. Diz que é coisa de satanás. Então, uma sessão para invocar Marisa estaria fora de questão.

    Só resta a alternativa de exumar o corpo da inquilina pra ver se os “recibos originais” foram enterrados com ela.

  13. já respondido

    Acredito que o Zanin já deu uma resposta durante o depoimento de Lula. Em certo ponto ele ressalta que não é preciso haver pagamento para se liquidar uma obrigação. É possível fazê-lo por compensação, dá-se quitação de um crédito por liquidação de uma outra obrigação.

    Pelo que vi até agora, Glaucos ganhou comissão de 6% (R$ 800 mil) sobre os R$ 14 milhões que a Odebrecht pagou para a DAG, que por sua vez faturou mais de R$ 5 milhões como intermediária para comprar o imóvel através de Glaucos e não inflacionar mais o preço, caso a Odebrecht fizesse a compra diretamente, A compensação pode ter sido por serviços advocatícios de Roberto Teixeira. Neste caso, ele é que teria favorecido Lula com o aluguel. Mas aí o dallanhoso vai ter que encomentar uma lei para criminalizar o compadrio. Acho bom já ir juntando assinaturas falsas para a lei de iniciativa popular manipulada, como fez com as 10 medidas.

  14. Quem é o suspeito?

    Os suspeitos neste caso de plantar e falsificar documentos para incriminar o ex-Presidente são os procuradorzinhos de m – – – –  que constroem ilações vagabundas para perseguir o líder popular mais querido do país. Sr. Dagarol ninguém acredita numa única palavra saída de sua boca suja! Por quê vc não comparece às audiências e enfrenta cara-a-cara a defesa do ex-Presidente Lula? Aí sim sua máscara vai cair!

    Caso algum dia tenha a mínima coragem de ficar frente a frente com a Defesa do ex-Presidente Lula, aproveite a ocasião para explicar, como servidor público que é pago com nossos impostos, o seguinte:

     

    – Como o sr. explica tanto turismo pelo Brasil e pelo exterior com dinheiro público? Isto não é corrupção?

    – O que é que o sr. tem a dizer sobre a especulação com imóveis de um programa de habitação para pessoas de baixa renda? Não seria uma corrupção da ética exigida de um servidor público?

    – O que o sr. tem a explicar a respeito das milionárias palestras que o sr. fez para idiotas e oligóides em geral, com divulgação publicitária realizada por profissionais a respeito de um caso em aberto em sua jurisdição do qual o sr. se aproveitou para fazer revelações indevidas e faturar financeiramente?

    – A propósito, é ético um procurador que se desse ao respeito sair por aí dando entrevistas a torto e a direito sobre um caso em andamento em sua vara judicial sobre o qual o sr. deveria ficar calado e exigir o mesmo de seus subordinados?

    – Pior, o sr. acha que é papel de um membro do ministério público, ou do sistema judicial em geral, convocar entrevistas coletivas onde o acusado é tratado como culpado antes que a sentença tenha sido exarada? O que o sr. pretendia com essa e outras entrevistas, se autopromover para depois dar entrevistas e palestras cobrando altíssimos cachês? O sr. se considera um membro sério do sistema judicial ou um ator?

    – Além de suas ilações e de seus subalternos, o sr. tem alguma prova que incrimine o ex-Presidente Lula ou são só mesmo as suposições e pressuposições de sua suspeita equipe?

    – Se alguém resolver denunciá-lo pelo crime de traição ao país o sr. pode se defender?

    – A que se deve tantas idas e vindas aos EUA e o que foi tratado com agentes do governo desse país? O ministério público é mesmo público ou faz tratativas secretas com estrangeiros?

    – O sr. se orgulha de ter dado uma efetiva contribuição à destruição da economia do nosso país? O sr. está preparado para se defender perante a nação brasileira?

    – O sr. acha que a população brasileira é tão imbecil de achar que tudo o que o sr. tem feito de mal ao Brasil é para combater a corrupção, um mal mundial? O sr. acha que ninguém percebe que por trás do pano de fundo do discurso anticorrupção está uma operação criminosamente antinacional que inclui a retirada do ex-Presidente Lula da cena política brasileira patrocinada por agentes estrangeiros?

    – O sr. acha válido o uso de métodos corruptos e abuso de poder para “combater a corrupção”, como os que o sr. usa?

    – Por quê ninguém do PSDB é acusado de nenhum ato corrupto quando é público e notório que este partido abriga os maiores corruptos da história do país? O sr. não leu nenhum livro sobre isso, “A Privataria Tucana”, “O Brasil privatizado I e II”, repletos de provas documentais contra os membros do governo fhc? O sr. tem o hábito da leitura?

    – Assim que o país for redemocratizado o sr. está preparado para enfrentar uma CPI mista do Congresso Nacional para desvendar a Farsa a Jato, sem prejuízo das ações judiciais cabíveis?

  15. O confisco

    Fico pensando se o Monstro de curitiba, o juiz, vai confiscar este imóvel também??

    E,se confiscar, se o proprietário vai consentir?

    Fico pensando também se ninguém vai oferecer uma balinha de hortelã, colocar uma balinha, de hortelã, no peito do Monstro???

  16. Zanin mandou fazer pericia nos recibos antes de entregá-los

    “A coluna Painel, da Folha, ajuda a entender  o porquê da demora na apresentação dos documentos relativos ao aluguel do apartamento vizinho ao de Lula em São Bernardo do Campo.

    É que Lula submeteu recibos questionados pela Lava Jato a perícia particular antes de enviá-los a Moro.

    Providência sábia, já que qualquer um teria certeza de que, diante do desmoronamento que eles produziriam na história já ridícula de que “o maior escândalo de corrupção da história do Brasil” serviria para pagar o aluguel de um apartamento do ABC paulista.”

     

    http://www.tijolaco.com.br/blog/lava-jato-vai-forcar-barra-na-pericia-dos-recibos/

    http://painel.blogfolha.uol.com.br/2017/10/08/lula-submeteu-recibos-questionados-pela-lava-jato-a-pericia-particular-antes-de-envia-los-a-moro/

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador