Dallagnol pede perícia em recibos de Lula, e defesa alega tentativa de abafar fracasso

Foto: Reuters
 
 
Jornal GGN – A equipe liderada por Deltan Dallagnol encaminhou ao juiz Sergio Moro um documento explicando vários anexos juntados aos autos do processo em que Lula é acusado de receber vantagem indevida da Odebrecht. E, neste documento, consta o aviso de que um incidente de falsidade foi aberto pelos procuradores, para investigar os recibos do aluguel apresentados pela defesa do ex-presidente.
 
A iniciativa de Dallagnol ocorre em uma guerra de informações encampada pela Lava Jato com ajuda da grande mídia, na tentativa de desqualificar as provas que desmontam parte das acusações contra Lula. A defesa afirmou, em nota, que o incidente de falsidade só vai atestar a idoneidade dos documentos. Além disso, expõe que a operação tenta criar ilusões para esconder que não consegue provar a denúncia que fez contra o petista.
 
O incidente de falsidade é uma apuração para avaliar a autenticidade de qualquer documento apresentados em uma ação criminal e sobre o qual há controvérsia, explicou o Estadão desta sexta-feira (6).
 
No caso, o Ministério Público Federal lança suspeitas sobre quando os comprovantes foram assinados, após Glaucos da Costamarques ter criado a versão de que assinou os recibos de 2015 de uma só vez, em novembro daquele ano.
 
Glaucos é o proprietário do apartamento 121 do Hill House, mesmo condomínio onde vive o ex-presidente Lula. O imóvel vem sendo alugado para a família do petista desde 2003. Entre 2011 e 2016, o contrato do aluguel era assinado entre Glaucos e dona Marisa. Lula é proprietário da unidade 122 desde a década de 1990. 
 
Após depoimento a Moro, Glaucos – que decidiu colaborar com os procuradores da Lava Jato após a Receita Federal identificar repasses milionários de seus filhos em sua declaração de imposto de renda – passou a afirmar que Lula não pagou aluguel entre fevereiro de 2011 e novembro de 2015. Glaucos, porém, declarou todos os pagamentos à Receita.
 
Moro decidiu cobrar de Lula a apresentação dos recibos. Quando os documentos vieram à tona, parte da imprensa passou a fazer escândalo por causa de duas datas erradas. Glaucos, por outro lado, se recusa a dar detalhes sobre os papéis.
 
Para a defesa de Lula, a perícia nos recibos irá demonstrar que eles são idôneos e que foram assinados pelo proprietário do imóvel, dando quitação dos aluguéis à D. Marisa, que contratou a locação.
 
Em nota à imprensa, o advogado Cristiano Zanin disse que o “questionamento do MPF é uma tática ilusionista de quem não conseguiu provar que valores provenientes de contratos da Petrobras beneficiaram o ex-Presidente Lula.”
 
“O proprietário do imóvel jamais negou que tenha emitido os recibos, tampouco levou ao processo qualquer declaração de que tenha assinado os documentos em uma única data, como se verifica na petição por ele protocolada em 28/09. Ele demonstrou ter adquirido o apartamento com recursos próprios, por meio de cheques administrativos, e não com valores de contratos da Petrobras”, acrescentou.
 
TRATAMENTO IGUAL
 
A defesa ainda lembrou que pediu a Moro uma apuração sobre documentos juntados aos autos pelo MPF e pela Odebrecht, mas até hoje não obteve autorização do juiz para a perícia.
 
“Espera-se que o juiz dê ao questionamento da defesa o mesmo tratamento em relação aos questionamentos da acusação, não apenas em relação à idoneidade de documentos, mas sobretudo no que tange à necessidade de demonstração do afirmado uso de recursos da Petrobras para a aquisição dos imóveis (‘follow the money’).”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  ‘Caciques’ políticos atrapalham candidatos à Prefeitura, diz Ibope

40 comentários

  1. Qual a dúvida, em relação aos

    Qual a dúvida, em relação aos recibos ?

    Ambos declararam em IR e existem recibos, entregues por quem pagou. Quem emitiu o recibo não disse, em nenhum momento, que eles seriam falsos.

    Portanto não há necesisdade de perícia nenhuma.

    • Se tá tudo declarado no IR
      Se tá tudo declarado no IR acabou!
      Porque o advogado não bate nessa tecla?
      Vai deixar os criminosos procuradores e o juiz Moro arrumar uma perícia fake pra dizer que são falsos os documentos?
      Tem que partir pra cima e colar na cadeia esses canalhas procuradores e o juiz Moro!
      A defesa já deveria ter processado esses criminosos Moro é procuradores!

    • Dallagnol.

      Acontece que o mocinho que tem nome de remédio, já mostrou-se um fanátrico religioso. E quem sabe, o fanatismo já produziu uma paranóide. Só uma paranóia para justificar tanta perseguição!

  2. A perícia será feita por

    A perícia será feita por peritos de verdade e não por “peritos” ligados ao “juíz” Moro, certo?

    • Podemos assim dizer que os

      Podemos assim dizer que os recibos foram apresentados e serão analisados, periciados pelos capangas de seu excrecentissimo malgistrado, o Morô.

    • Podemos assim dizer que os

      Podemos assim dizer que os recibos foram apresentados e serão analisados, periciados pelos capangas de seu excrecentissimo malgistrado, o Morô.

    • mmm

      O convicto fundamentalista, sabendo que perícia de homens não de ratos vai atestar a veracidade dos recibos, 

      vai dizer que mesmo assim não vale pois o perito tomara uma cerveja na véspera da assinatura do seu laudo.

  3. parabéns à Cíntia Alves

    Quero aproveitar para parabenizar a jornalista do GGN por ter a pachorra de ir atrás das fontes primárias, ler documentos e desmistificar as manchetes da mídia corporativa. Essa mídia tem se utilizado do fato de muitos não lerem as matérias e transmitem pelas manchetes o que querem para enganar trouxa, e muitas vezes a matéria contradiz e desmente a manchete porque em algum nível, afinal, esses caras têm que dizer alguma verdade. O trabalho paciente, de formiguinha, atencioso e incansável da jornalista vai fazer a diferença, já faz a diferença. Não é à toa que outro jornalista minucioso, Marcelo Auler, lhe rendeu uma homenagem, e eu aqui também. 

    • Faço minhas suas palavras

      Sou outro que, várias vezes, tenho elogiado o trabalho obstinado da brava e competente Cíntia Alves.

  4. Alô, equipe do GGN! Parece ter havido confusão.

    No 5º parágrafo da matéria está escrito:

    “Glaucos é o proprietário do apartamento 121 do prédio Hill House, onde vive o ex-presidente Lula. O imóvel vem sendo alugado para a família do petista desde 2003. Entre 2011 e 2016, o contrato era assinado entre Glaucos e dona Marisa.”

    O Ex-Presidente Lula mora no apartamento 122, que é de propriedade dele desde o ano de 1998. O apartamento 121, objeto da investigação, propriedade de Glaucos Dacostamarques, que celebrou um contrato de locação com a falecida Marisa Letícia,  é vizinho ao do Ex-Presidente.

  5. Off-topic

    Há uns dois dias meu leitor de RSS não é atualizado com as notícias do jornal ggn. Alguém mais está tendo esse problema?

  6. Como Diria Tacla Durán, a Coisa em Curitiba já Esteve Melhor

    Com diz Lula, uma mentira leva a outra, que leva a…., e assim tiveram que obrigatóriamente agirem e continuarem agindo no caso dos recibos do aluguel, caso contrário a república de Curitiba cai, ou melhor, a mentira chega ao distinto público, queira ou não, a “desinformadora” mídia parceira.

    Tá feia a coisa na república de Curitiba! Diria Tacla Durán.

  7. Canhestros esses

    Canhestros esses concursados,

     

    quando é interesse da defesa indeferem todas as perícias, e por inconformismo, pedem pericias desnecessarias, e dizem que esse é um processo imparcial?????

  8. Vcs acreditam mesmo que os

    Vcs acreditam mesmo que os recibos de aluguel do apo. de Lula não foram forjados ?

    Acreditam mesmo que o apto não é de Lula ?

    Sério mesmo ?

    • Claro que acredito. Agora se

      Claro que acredito. Agora se for com relação a esse adjetivo “sério”  que se segue ao teu apelido….Hum, sei não… Aí estou com Dallognol e não abro: tem que fazer esse tal de “incidente de falsidade”.  

    • A meu ver os recibos pouco ou

      A meu ver os recibos pouco ou nada importam.

      O que vale mesmo são as declarações de renda. E me parece que os aluguéis estão declarados tanto por quem pagou quanto por quem recebeu.

      Será que o Caganhognol tem os recibos de suas palestras? Será que ele declarou os valores ao fisco?

      Defesa do Lula, questione o vagabundo que entrou no MPF pela janela sobre isto.

      Se ele não apresentar, denuncie-o à receita federal.

       

    • Sério mesmo que você não

      Sério mesmo que você não consegue ter uma opinião própria, sendo apenas mais uma marionete da mídia? Puxa, que pena!

    • eu acredito nisso aqui

      ” Glaucos, porém, declarou todos os pagamentos à Receita.”

      Vc leu esse trecho, verme…

      Se vc acreditou nesse papinho da mpf… então vc foi engando de novo, já que é fraco e ignorante que é enganado pelo O Globo… olha que ridiculo, vc foi engando pelo O Globo, imundice…

      “Força-tarefa quer que documentos sejam periciados para verificar se houve ‘montagem'”

      o lixão da força tarefa pediu para ser periciado, ou seja, nem eu, nem vc, nem o lixo da lava pato podemos afirmar nada já que vai ser periciado, caro coxinha golpista imundo a serviço do imperialismo…

      o mais importante já foi feito… o senhor Glaucos declarou os tais recebimentos no IR… fim de papo… só vagabundo safado sem vergonha na cara alienado dessa imprensa corrupta, que cai no joguinho do pig com a lava pato pra levar isso a sério…

      ou seja só imbecil sem vergonha, alienado que não sabe de nada… tipo tu

       

       

       

  9. Dallagnol é o Aécim do MP.

    Dallagnol é o Aécim do MP. Depois do desastrado e enfadonho power point só resta dizer para ele: Aceita o fracasso, que dói menos. Mentir é muito feio e caluniar costumava ser crime.

  10. Temos…..

    A justiça mais ridicula da via lactea…..provavelmente do universo…..tempos atras disse ironicamente que boa parte dos juizes e procuradores não passam no psicotecnico………retiro o “ironicamente”……..

  11. Fiquemos de olho!

    È bom ficar de olho, pois o MPF e o Moro. podem muito bem trabalhar no intuito de declarar (pela perícia) que os comprovantes são falsos!!! Não aceitarão que sejam verdadeiros! Ficarão desmoralizados, assim como os “jornalões”.

  12. O que o Dallagnol faz é

    O que o Dallagnol faz é chicana, má advocacia: chama-se “Litigância de Má-fé”. Sobretudo por ser totalmente desnecessária, pois a apresentação dos recibos à Receita Federal durante longo período de tempo torna inaceitável a sua pretensão.

    Acabou! Não tem mais xinxim-minha-nega, nem-ora-veja-meu-bem.

    Fosse o tal do Moro um juiz de verdade, indeferia in-limine.

    Mas ele é o que todos sabemos. 

  13. Recibo é secundário. Sigam o

    Recibo é secundário. Sigam o débito /crédito das contas. Hoje paga-se várias contas por transferência bancária. Os 12 recibos, no caso do aluguel, podem ser emitidos uma vez por ano, só para fazer prova do que foi pago e declarado à Receita Federal.  Havendo dúvidas checa-se o movimento nas contas bancárias.

    Outra forma fácil de checagem é através do recolhimento mensal do Carnê Leão cujo Imposto de Renda é recolhido pelo proprietário, se ele recebe o aluguel como pessoa física. 

     

  14. Péssimos servidores públicos
    Péssimos servidores públicos esses lava lataria de carros. São toscos! Não entendem nem de Direito e nem Justiça. Está na hora de serem exonerados e processados. Eles destruiram o País. Poderiam ter feito um trabalho sério mas foram amadores demais!

  15. Criminoso do power-point

    Os abusos de policiais do mundo inteiro induzindo acusados e “suspeitos” a confessarem crimes que não cometeram é abordada num seriado do Netflix, “THE CONFESSION TAPES”, que, através de casos reais, mostra os métodos cruéis e ilegais para obter confissões gravadas e escritas, sem qualquer investigação e portanto sem evidências ou provas de qualquer tipo.

  16.  
    A grande aberração é que

     

    A grande aberração é que isso vira manchete no PiG, levando uma parcela da população para a mais profunda ignorância política.

    A má-fé da globo, folha e afins parece interminável.

    Reitor morto, silêncio absoluto ! Haja má-fé !

  17. Monteiro Lobato tava pensando nestes caras quando…

    O lobo e o cordeiro

    A Fábula cada vez mais atual.

    Estava o cordeiro a beber num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado , de horrendo aspecto.

    — Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? — disse o monstro arreganhando os dentes.  Espere, que vou castigar tamanha má-criação!…

    O cordeirinho, trêmulo de medo,respondeu com inocência:

    — Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?

    Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta.  Mas não deu  o rabo a torcer.

    — Além disso — inventou ele — sei que você andou falando mal de mim o ano passado.

    — Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?

    Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:

    — Se não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.

    — Como poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único?

    O lobo furioso, vendo que com razões claras não vencia o pobrezinho, veio com uma razão de lobo faminto:

    — Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!

    E — nhoc! — sangrou-o no pescoço.

  18. Agora lascou!

    Os peritos descobrirão que do mesmo papel com que foram firmados os recibos também foi confeccionado o míssil intercontinental com que a cachola do Serra foi atingida na penúltima campanha presidencial.

    Epa! Pera aí! Melhor não dar ideia para procuradores desesperados!….

  19. Eu pergunto ao PowerPoint e

    Eu pergunto ao PowerPoint e ao juiz capacho da CIA-Globo e pra esse anarquista de merda que vive a encher os nossos sacos: Cadê os milhões roubados pelo Lula? Já procuraram em Liechtenstein? Na Suìça? Ilhas Virgens? Singapura? No Banestado? Nas contas da APAE? No Mercado Livre? Já perguntaram ao Tacla Duran? 

  20. moro, mpf e mídia bandida

    Moro, MPF e mídia bandida, ainda vão arranjar uma querra civil neste País.

  21. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome