De juristas e bailarinas

Por Ricardo

Segue documento importantíssimo sobre outro ex-presidente do STF, o Nelson Jobim. Trata-se de investigação sobre a famosa fraude à Constituição que o José Afonso da Silva apontava em seu livro. Esclarecimento a respeito do José Afonso da Silva, para os não-juristas: ele é professor titular de Direito Constitucional na USP, aposentado. Jurista renomado, há tempos, ao contrário de Gilmar Mendes.

http://www.cic.unb.br/docentes/pedro/trabs/fraudeac.html#topo

Vale observar a hospedagem em que este documento está inserido, além dos dois autores, que tem um currículo tanto ou mais respeitável do que qualquer ministro do STF atual.

Infelizmente parece parcialmente correta a mensagem do senador italiano que diz:

“Não me parece que o Brasil seja conhecido por seus juristas, mas sim por suas dançarinas. Portanto, antes de pretender nos dar lições de Direito, o ministro da Justiça brasileiro faria bem se pensasse nisso não uma, mas mil vezes”

Os juristas que estão lidando com as questões práticas importantes, por exemplo no STF, não são reconhecidos por terem escrito algo relevante. Ao mesmo tempo, vemos o STF promovendo congressos para difundir a jurisprudência da corte, feita por eles mesmos, em enfadonha autopromoção.

E o ciclo vicioso se reproduz: a corte de juristas medianos produz jurisprudência mediana. Esta não pode ser criticada por aqueles que estão mais preparados para a crítica, que são os juízes, advogados, promotores e professores. Alguns para não se arriscarem a perder causas, outros para não terem o CNJ no encalço, e outros porque a perseguição é algo incômodo para uma crítica improdutiva que não vai ser ouvida.

Então o STF se dedica a propagar a sua jurisprudência pela América do Sul. E vende-se para dentro do Brasil a falsa mensagem de que o resto do mundo está muito interessado.

Morre um ministro, aposenta-se outro, e coloca-se mais dois sujeitos de produção científica ou política igualmente irrelevante, em ciclo permanente de jurisprudência capenga. É o ciclo Otto do nosso Judiciário, alimentado por toneladas de papel branco e caro, todo dia.

Enquanto isso esquecemos gente como Teixeira de Freitas e Pontes de Miranda, com ampla produção científica, pautada nos valores nacionais.

O primeiro, copiado em suas idéias por toda a América do Sul, dando base aos códigos civis elaborados por lá a partir de sua obra, foi esquecido pela nossa política de futricas. O segundo, respeitado na Alemanha pela sua obra absurdamente vasta e científica, foi esquecido por aqui.

Nossos melhores juristas ficam trancafiados nas universidades, quase sem voz enquanto os tribunais mais importantes são tocados por políticos com diploma de Direito, como se ciência jurídica não merecesse reflexão e debate de alto nível.

O resultado é esta imagem que se tem do país. A de um país de bundas brilhantes, e juristas irrelevantes, aos olhos da direita italiana.

Luis Nassif

53 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nassif:

    Você viu a matéria
    Nassif:

    Você viu a matéria publicada no Globo de ontem sobre a campanha publicitária de uma grife italiana de roupas onde as modelos são assediadas por militares da PM em plena praia de Ipanema? A campanha é veiculada em outdoors na Itália. A matéria é assinada pelas jornalistas Christina Fuscaldo e Madalena Romeo a qual está reproduzida no blog do Eduardo Guimarães. É perfeitamente condizente com a frase dita pelo senador italiano sobre nossas “bailarinas”. É um acinte!!!

  2. Caro Ricardo

    Bom dia

    Que o
    Caro Ricardo

    Bom dia

    Que o nosso país merece esta visão, tudo bem, afinal o que é mostrado lá fora, é que aqui é a terra do turismo sexual, com nossas belas mulheres.

    “más, quem é a itália, para nos dar lição de moral”

    “nossos brilhantes juristas, odeiam a politicalha, e não a politica”

    Abraços

  3. Caro Nassif
    É bem do
    Caro Nassif
    É bem do interesse do PIG pegar frases de um ou outro e dar destaque de forma a acirrar a animosidade.. eu mesmo fiquei muito p.. da vida com essa frase.. ninguém quer dar lição em ninguém, são apenas dois pontos de vista diferentes, extremos, ainda teremos novos “conflitos”. Quando um país sai do anonimato, tem que enfrentar o fogo cerrado de outros.
    E quanto a campanha, talvez ela passasse em branco se não houvesse esse momento de discórdia. mas ainda assim é um acinte…
    Sadações

  4. Como tenho importante
    Como tenho importante compromisso durante o dia, lerei o texto na volta. Mas o mesmo já se prenuncia imprescindível, por sua árvore genealógica quase inexcedível ( digo quase pelo Ministro Paulo Bonavides, o maior de todos os constitucionalistas brasileiros e o jurista mais respeitado do Brasil na Europa). Por enquanto apenas me pronunciarei sobre a declaração indelicada do Senador Italiano_( afinal temos e tivemos juristas de renome mundial, como Rui Barbosa, Teixeira de Freitas, Pontes de Miranda, Victor Nunes Leal, Evandro Lins e Silva, e ainda os temos. E vários desses grandes juristas, como Dalmo Dallari e Válter Maierovich, para ficar nesses dois exemplos, tem se insurgido contra, por exemplo, os excessos judicialmente ocorridos hodiernamente. O Senador deveria se lembrar de que a Itália foi sempre mais conhecida pela Máfia do que pela Justiça. E que um dos condenados judiciais de lá é o próprio Primeiro-Ministro Berlusconi. Battisti não foi extraditado, mas o Brasil o mantém preso. Quando Salvatore Cacciola fugiu para a Itália, esse país_ que, como o Brasil não extradita seus cidadãos natos_ tomou qualquer providência para puní-lo, de acordo com as leis italianas sobre corrupção? Assim, enquanto a respeito de Justiça o Ministro Tarso Genro talvez devesse pensar várias vezes antes, o parlamentar italiano bem faria em não pensar nenhuma.

  5. Parece que teremos de avaliar
    Parece que teremos de avaliar com muito cuidado a o que nos deixou os governos militares e os vinte anos de falta de liberdade critica e intelectual. Lembremos que a unica liberdade que houve neste periodo era o questinamento economico. No entanto dentro da midia. mas sem resultado.
    Os polticos, os intelectuais e o pessoal que fizeram a constituição e montaram e tocaram a diante a estrutura do estado foram formados por este antigo paradigma. Promoção e colocação dentro do aparelho do estado baseado no conchavo político e a indicação. Isto nos levou ao ponto que estamos.
    A geração que se formou no periodo democratico está ainda se colocando dentro desta estrutura do estado, e certamente ainda com vicios.

  6. Parece mesmo que estamos
    Parece mesmo que estamos sofrendo de síndrome de vira-lata.
    Quem ofender mais o Brasil e os brasileiros terá melhor aceitação.
    Sinto muito que pensem assim.
    Eu, não,

  7. “más, quem é a itália, para
    “más, quem é a itália, para nos dar lição de moral”

    Caberia também perguntar:
    Mas quem somos para dar lição de moral à Itália? Afinal foi nosso ministro da Justiça que colocou o Judiciário italiano sob suspeita.

  8. E a Itália, é mais lembrada
    E a Itália, é mais lembrada pelo quê? Pela Máfia, pelo fascismo, ou por seus juristas?

    Ah, o complexo de vira-latas sabujos que nossas elites insistem em difundir entre os brasileiros!

    Lembram de quando foi aplicado o princípio da reciprocidade no rigor com que nossos compatriotas são recebidos em aeroportos de certos países europeus e norte-americanos?

    Após uma temporada recente de expulsões arbitrárias de visitantes brasileiros em países europeus, nossas autoridades barraram, num aerporto do Nordeste, um punhado de turistas europeus que tinham documentação irregular. Com firmeza, mas com uma delicadeza que “eles” não têm o mínimo escrúpulo em nos recusar (vide soco no rosto de Guinga aplicado por um puliça espanhol, impunemente, até onde eu saiba, embora Guinga tenha perdido alguns dentes no episódio).

    Kaméis, asseclas e vassalos vociferaram em uníssono: – Ah! Que absurdo! Exigir o que quer que seja de turistas oriundos de países tão “importantes”… Sacrilégio! Burrice! Absurdo!

    No que dependesse de nossas zelites, só teríamos uma posição possível diante desses países ricos e “importantes”: de quatro, lambendo-lhes os pés.

    Mas com relação a países pobres e mais fracos, no que dependesse dos mesmos… Ah!, nem pensar em qualquer concessão! Deveríamos esmagá-los, sufocá-los, senão invadi-los!

    Quanto destemor! Que caráter, não é mesmo?

  9. LN,

    Excelente texto do
    LN,

    Excelente texto do Ricardo. Não sou do ramo, mas tenho muitos amigos advogados, promotores, e vejo que falta coragem do conjunto para iniciar uma reforma profunda.

    De resto como no meio empresarial, onde tem arrogancia não tem competência, e quanta arrogãncia nos G. Mendes, N. Jobim…

    Em vez de reclamar da grande fama das nossas bailarinas, ou cantores, músicos, jogadores de futebol, os doutores da lei deveriam tentar ter o talento e o sucesso destes. Acho que falta muito!

    Abraços,

    Lionel

  10. Parece-me que a Itália, além
    Parece-me que a Itália, além de famosa pela máfia, também o é por personalidades públicas histriônicas como Mussolini, seu clone atual e tantos juízes. Uma operacao mao limpas nao é capaz de esconder séculos de bandalheira, histrionismo e fantasias ingênuas de ressusitar um império há muito desaparecido. Ainda bem que os italianos têm, por outro lado, um sentimentalismo que os redime, pelo menos por nós que somos mansos e de bom coracao (como dizem os portugueses.

  11. Para um leigo (como eu), este
    Para um leigo (como eu), este texto é extremamente claro e “entendivel”.
    O dito senador italiano acertou “na veia”, e quanto aos nossos juizes (juristas) que estao ditando as normas aqui no Brasil, só nos resta lamentar. Mais triste ainda é saber que com o dinheiro publico (nosso dinheiro), seguiremos pagando “cursos” dos IDP da vida. Certo Gilmar!
    Que lástima!
    Abraço

  12. A culpa desse comercial
    A culpa desse comercial esculachando o Brasil é do Lula. Se ele tivesse mandado extraditar o terrorista pra Itália, a campanha teria sido diferente: contratariam a Gisele Bundchen e outras lindas modelos brasileiras pra posar com as roupas da griffe italiana, e lhes dariam a honra adicional de ser fotografadas e filmadas enquanto estivessem sendo bolinadas por carabinieri italianos!!!

  13. O Brasil é mais conhecido por
    O Brasil é mais conhecido por suas bailarinas mais ainda não elegeu o Silvio Santos para governar o país. É um país generoso – uma das maiores qualidades do genero humano. Acolheu e ofereceu todas as oportunidades aos emigrantes que aqui desembarcaram. Inclusive muitos de la.
    Creio que esta chegando a hora.
    Essa crise não é apenas devido a hipotecas de casas nos EUA. É algo muito mais amplo. É a urgente necessidade de mudança de valores numa epoca da internet, do computador, onde tudo é muito mais rápido. Grandes, tradicionais e centenários jornais estão desaparecendo porque não cabe, como não é mais possível, a manipulação da informação. O mundo mudou e esta mudando rapidamente.
    A Europa ainda vive o culto da superioridade. Portanto, esta chegando a hora dos europeus descobrirem que não são em nada melhores do que os outros. Esse impasse cultural também faz parte da crise.
    São inadmissíveis essas cenas de brasileiros tratados como seres inferiores em aeroportos de Portugal, Espanha e Itália. Logo o Brasil que acolheu com total generosidade emigrantes daqueles países em quantidade.
    Aguardo com ansiedade o momento em que o presidente Lula de a resposta exata, a altura dos brasileiros, impondo uma mudança ao tratamento que nos esta sendo dado. E não venham me dizer que isso é coisa que se conquista com o tempo, porque esse tempo já passou.
    Essa é uma das múltiplas mudanças necessárias para a superação da crise.

  14. Maravilha…agora ainda somos
    Maravilha…agora ainda somos insultados pelos italianos.

    Que bela ação esta que foi tomada pelo Sr. Tarso Genro ao manter esse criminoso aqui.

    Meus parabéns!

    Qual será a próxima agora…?

    Juro que estou ansioso por boas novas…

  15. :Eu mesmo sempre desconfiei
    :Eu mesmo sempre desconfiei dos italianos da itália; nunca conquistaram-me. Os que vieram para o Brasil, sim, vejam que comportam-se, sobre o episódio como cavalheiros. Excessão o sr. mino, da Carta.

  16. Nada justifica a agressão
    Nada justifica a agressão desse senador italiano – depois do fascismo e da máfia siciliana, os politicos italianos deveriam ficar calados.

    Mas que nosso STF não prima pela grandeza – não há dúvida.

    Quem conseguiu ter Jobim, Gracie e Dantas – digo Mendes – como presidente da suprema corte, não merece mesmo muita credibilidade.

  17. Concordar com o texto do
    Concordar com o texto do Ricardo não implica em sofrer de “síndrome de vira-lata”. Temos que ter os pés no chão, criticar o que há para criticar, elogiar o que há para elogiar. O texto do Ricardo, que não criticou o país inteiro, mas tão somente os juristas que ocupam o STF, está excelente.

  18. Caro Ricardo, que o
    Caro Ricardo, que o Judiciário brasileiro tem sérios problemas e está passando um dos piores momentos de sua história, isso todos vemos. O problema é que o senador criticou outro poder, o executivo, na figura do ministro da justiça. Além de ter sido grosseiro ao referir-se as nossas mulheres. Imagina se um senador brasileiro diz que a Itália é conhecida por seus mafiosos? A imprensa italiana iria se indignar, com certeza. Já a brasileira indossa o preconceito contra seu próprio país

  19. “Não me parece que a Itália
    “Não me parece que a Itália seja mais conhecida por seus juristas, mas sim pela Máfia e, agora, pela Camorra. Portanto, antes de pretender nos dar lições de Direito, os italianos fariam bem se pensasse nisso não uma, mas mil vezes”

    Sem contar que a Itália foi uma nação europeia – portanto, das mais avançadas social e economicamente no Mundo – que apoiou a ditadura de um bufão chamado Mussolini durante várias décadas.

    Coincidência, mas lia o post enquanto ouvia a música do Chico Buarque & Edu Lobo que diz:

    Procurando bem
    todo mundo tem pereba
    marca de bexiga ou vacina
    e tem piriri, tem lombriga , tem ameba
    só a bailarina que não tem.

    As crianças adoram. E aprendem.

  20. Realmente, a Itália é
    Realmente, a Itália é conhecida pela qualidade de seus juristas. Descobri isto quando meus professores de Direito – em curso de Administração – diziam que iam fazer doutorado ou pós-doutorado na Itália. Por outro lado, o pessoal da engenharia, economia, administração, física, medicina, etc, pensa em estudar nos EUA ou em vários outros locais da Europa. Penso que a qualidade dos juristas italianos é irmão gêmeo da internacionalmente conhecida burocracia italiana. A qualidade dos juristas pode ter acabado com boa parte do poder da Máfia, mas esqueceu a Camorra.

    Procurando bem, todo mundo tem …

  21. A visão do senador fascista
    A visão do senador fascista italiano é preconceituosa, típica do embolorado eurocentrismo. Desde o ordenamento jurídico do Mussolini, até a legislação atual que retira do alcance da Lei as peripécias do bando do Berlusconi, homem mais rico e primeiro-ministro da Península, que se sabe do valor e da habilidade dos juristas italianos.

    Parece que lá, como aqui, os verdadeiros juristas não têm espaço.

    Além de Teixeira de Freitas, Pontes de Miranda e tantos outros do passado e do presente, gostaria de lembrar de Roberto Lyra Filho que na década de 80, desde Brasília, criou o movimento denominado “Nova Escola Jurídica Brasileira” que pretendia dar um enfoque interdisciplinar, anti-dogmático, nacional e moderno ao direito.

  22. É uma sandice dizer que
    É uma sandice dizer que Pontes de Miranda foi esquecido no Brasil! O jurista em questão ainda é um dos mais populares e respeitados do país, ainda que poucos tenham base para apreciá-lo adequadamente.

  23. Nassif,

    Não só na Itália,
    Nassif,

    Não só na Itália, como também no Brasil, há excelentes juristas. Vários deles, inclusive, foram sim ministros do STF, desde a sua instituição. Contudo, a crítica do deputado italiano – extremamente ofensiva – faz menção a dois fatos: o Min. Tarso Genro, que não é jurista e sim um bailarino das leis e, após a manifestação do PGR, ao conteúdo da lei que permite tal discricionariedade (que, se não estou enganado, tem mais de 50 anos).

    Não atualizamos nosso corpo legal, que um dia previu políticos íntegros e imparciais. Digamos, a lei não previu um Genro da vida que a utilizou como escape ideológico.

    Não nego a vertente política do STF, pelo contrário, dou ênfase à sua atuação. Sem ela, diversos abusos, críticas e protestos não teriam sido possíveis, em especial da ditadura militar até hoje.

  24. De botas e pontapés

    Melhor
    De botas e pontapés

    Melhor resposta a esta diplomacia escrota das autoridades italianas de agora, foi dada pela União Europeia :
    “ é uma questão bilateral entre Brasil e Itália “
    se contavam com outra resposta, confirma-se a intenção covarde de jogar todo o bloco contra o Brasil…italiano de agora é isso aí, adoram chamar atenção !!!

  25. Nada contra a opção sexual
    Nada contra a opção sexual das pessoas mas um país que importa, dentre outras comoditties, travestis brasileiros às toneladas deveria olha um pouco mais para o próprio nariz antes de falar do nariz alheio.

  26. Independentemente do atual
    Independentemente do atual STF, se é ruim ou bom, lento ou rápido, isso é questão nacional. Não cabe a nenhum político estrangeiro avaliar. Aliás, se fosse para pensarmos desta forma, ao pensar na Italia penso em duas coisas: A riqueza católica diante da pobreza do mundo e a máfia. Jurístas de peso nós temos. Jurístas de notável saber e inteligencia é o que não nos falta. Mas uma coisa que o Ricardo mencionou esta certa. Os melhores, não estão lá. Pelo contrário, são esquecidos. Dallari, Bonavides, jose Afonso, Maierovitch, Joaquim Barbosa, Silvio Rodrigues, etc, são esquecidos pelos governos. Bem, infelizmente como históricamente nossos governos costumam beneficiar os ricos, nossos melhores jurístas são temidos. Esses notáveis não são compatíveis com a propria estrutura social que aqui foi montada. Enfim, que o Status Quo se perpetue. É assim que querem. Para os amigos tudo, para os inimigos, alei.

  27. Os carcamanos continuam
    Os carcamanos continuam arrotando grandeza. E isto em plena decadencia financeira e moral com seus belusconni. ESPERAR O QUE DA ITALIA, PAÍS DE MAFIOSO.

  28. País conhecido pelos grandes
    País conhecido pelos grandes juristas é a ALEMANHA. Os mafiosos são conhecidos por outras coisas, como instituir a criminalidade de bando e prostituição onde chegam.

  29. Ricardo, “bundas brilhantes”
    Ricardo, “bundas brilhantes” já é alguma coisa, você não acha? Eu, particularmente, nada tenho a protestar. Até porque a Itália não é exemplo de seriedade para ninguém (e também são loucos por essas bundas).

  30. Prensei que a Itália fosse
    Prensei que a Itália fosse lembrada pela Operação Mãos Limpas, um exemplo para o mundo de como o judiciário e seus bravos juízes conseguiram dar um duríssimo golpe no crime organizado e na corrupção.

    Por que não mandamos os ministros Tarso Genro e Gilmar Mendes ensinar ao mundo como se distribui justiça no Brasil?

  31. A Itália, sim, já teve máfia,
    A Itália, sim, já teve máfia, camorra e tudo o que não presta, inclusive terroristas como o Batisti, mas decidiu enfrentá-los. Por isso, combateu referidos grupos com mão de ferro. O problema é que o Brasil, seja através do Executivo e do Poder Judiciário, com suas interpretações favoráveis a quem comete crimes hediondos – que o diga a decisão do STF no que tange à possilibilidade de progressão de regime a quem comete crime hediondo-, acaba com toda a boa intenção de combater o crime organizado neste País. Talvez por isso, hoje a Itália possa se orgulhar de dizer que tem o que ensinar ao Brasil, já o inverso não podemos afirmar, infelizmente.

  32. A Itália tambem e mais
    A Itália tambem e mais conhecida aqui e alhures por seus políticos carcamanos ,como Berlusconni e tambem pela máfia.

  33. Nassif,

    Putz, o Ricardo
    Nassif,

    Putz, o Ricardo conseguiu sintetizar em poucas palavras algo que eu já sentia há muito tempo. A definição é perfeita: quase todos os ministros do STF não são juristas, mas “políticos com diploma de Direito”.

    Parabéns.

    Um abraço,

    Marco Antônio

    Ps: Só pra não deixar passar, não compartilho da crítica do tal deputado italiano. Mas essa manifestação serve para demonstrar o tamanho da besteira que o Tarso Genro fez, permitindo até que a fina flor do fascio italiano dê-se o luxo de nos criticar. Como se os italianos fossem muita coisa…

  34. O fato de a Itália ter
    O fato de a Itália ter grandes juristas_ e os tem, por exemplo, no Direito Penal e Processual Civil_ não significa que eles estejam no Poder Judiciário italiano. Assim como os maiores juristas brasileiros da atualidade não compõem o Supremo Tribunal Federal. Logo, criticar a qualidade dos doutrinadores nacionais por causa de decisões singulares e estarrecedoras de alguns dos componentes de sua principal corte é uma generalização equivocada. Além do que, no próprio Poder Judiciário, as reações a essas decisões só vão aumentando. E o próprio Supremo está colocando as barbas de molho. Vide o caso Alagoas. Resumindo, a questão não é quem tem maiores juristas. A questão é sobre uma extradição específica e a soberania de um país decidir sobre ela em seu território, como a Itália e qualquer outro país fazem. Isso é uma decisão política e ela já foi tomada.

  35. Wandhkleysson,

    Ente os
    Wandhkleysson,

    Ente os juristas a Itália é mais conhecida pelos seus juristas do que pela Máfia. Inclusive porque mutos vão fazer suas pós-graduações na Itália em instituições mais que centenárias, milenares, como a universidade de Bolonha, Modena e Pádua onde já se ministrava direito séculos antes das Américas serem descobertas.

  36. No momento em que um
    No momento em que um parlamentar italiano fala acintosamente que o Brasil tem tradição de dançarina e nao de juristas, toda a discussão deixa de ser juridica e ultrapassa os limites da politica, passa a ser bate boca, barraco e marra . . . . . neste novo espaço entao cabe tambem afirmar que das tradições italianas não é e nunca foi a do estado de direito a que mais se salientou . . . . . isso deve ser ” COSA DELES” . . . . . .

  37. Tá ok, Tá ok, . . . . a
    Tá ok, Tá ok, . . . . a Italia é o suprassumo do direito . . . . mas pra que ?!!!! . . . . pra ficar naquilo ?!!!!! . . . . . Grande Berlusca . . . .

  38. Prezados companheiros
    Prezados companheiros comentaristas, é perda de tempo ficar nessa discussão boba sobre quem pode dar lição de moral (ou de Direito), se a Itália ou o Brasil. Não se trata de uma revanche da derrota por 3 a 2 na Copa de 1982.
    Importante mesmo é o seguinte trecho, extraído do artigo “Quinze anos sem corte constitucional”, do procurador Marco Aurélio Dutra Aydos,
    publicado em 11.11.2003, no qual é citado expressamente o atual ministro da Defesa, Nelson Jobim.
    É leitura obrigatória. Aí vai:
    “Devia haver um tipo penal que dissesse que um Ministro do Supremo Tribunal Federal não pode atentar reiteradamente contra a dignidade da Constituição, e nesse caso o “escândalo” Jobim seria apenas o último caso ilustrativo de uma conduta permanente. Na falta do tipo mais específico, com certeza é quebra de decoro a permanência do Ministro Jobim no Supremo Tribunal Federal. Antes mesmo de que seja formalmente denunciado, seria melhor que renunciasse, o que é mais digno.
    A questão não é punir o deputado constituinte Nelson Jobim por fraudes que praticou há 15 anos, mas afastá-lo do Supremo hoje porque enganou a soberania nacional quando se apresentou como candidato a Ministro do Supremo Tribunal Federal como se fosse um cidadão de reconhecida idoneidade. A conduta fraudulenta que foi confessada demonstra que o Ministro não é pessoa idônea, e essa qualidade é permanentemente ofensiva, e por isso não é esquecida pela prescrição. A confissão sobre a fraude de 15 anos é confissão de que o Ministro é portador de um traço de caráter inconstitucional que não tem meios de convalescer.”
    Reflitam.

  39. ATENÇÃO, POR FAVOR!

    Peço a
    ATENÇÃO, POR FAVOR!

    Peço a todos que leiam meu post que deve estar logo antes ou logo depois deste, que começa assim: “Prezados companheiros comentaristas…”
    Abraços a todos.

  40. Por pior que sejam nossos
    Por pior que sejam nossos políticos, não há registros de que tenha surgido no Brasil algo equivalente à Benito Mussolini, lider do Partido Fascista. Ademais o Brasil não fez parte do Eixo do mal, no decorrer da 2ª Guerra Mundial, todavia a Itália com seu Mussolini era aliada do pior regime político existente nos anais da história, qual seja, o regime nazista. Itália e Alemanha tinham regimes políticos semelhantes, pois o fascismo completava o nazismo, tanto que Mussolini era aliado de Hitler. Como todos sabemos a 2a Guerra Mundial deixou um saldo de 50 milhões de mortos – Mais de 100 Milhões de multilados nesse período negro da história humana e esse cretino quer dar lição de moral no nosso Ministro da Justiça e ridicularizar nossos juristas?
    Contudo, não há desmérito algum para nós sermos lembrados pelas nossas lindas mulheres, horrível seria ser lembrado por ter ajudado a escrever o capítulo mais selvagem, desumano e cruel da história da humanidade, como é o caso da Itália.
    Em tempo: A frase desrespeitosa foi dito pelo deputado Ettore Pirovano, do partido conservador Liga Norte.

  41. Vamos combinar a
    Vamos combinar a impropriedade da pretensão dos dois países darem lições um ao outro, relativamente às máfias e à precariedade moral dos tribunais.
    Quanto às dançarinas brasileiras, as que fazem sucesso, anos a fio, na Itália, são os travestis brasileiros. Não confundam os traseiros!
    Quanto à praia de Ipanema deixemos como está, porque a maior parte daqueles italianos turistas carimbados no Brasil não costumam freqüentá-la, o que não é caso da praia de Copacabana e de algumas do nordeste.
    Já visitaram Natal e Recife recentemente? Levem suas máquinas fotográficas.
    Enquanto isso, que tal contar novamente, com os detalhes sórdidos, a história do Cacciola?

  42. Nassif,
    Se voltarmos um pouco
    Nassif,
    Se voltarmos um pouco no tempo, a Itália já mostrou ao mundo que não sabe viver num sistema democrático e já nos deu motivos de sobras para não ser respeitada e receber lições de direitos, pois por pior que sejam nossos políticos, não há registros de que tenha surgido no Brasil algo equivalente à Benito Mussolini, lider do Partido Fascista. Ademais o Brasil não fez parte do Eixo do mal, no decorrer da 2ª Guerra Mundial, todavia a Itália com seu Mussolini era aliada do pior regime político existente nos anais da história, qual seja, o regime nazista. Itália e Alemanha tinham regimes políticos semelhantes, pois o fascismo completava o nazismo, tanto que Mussolini era aliado de Hitler. Como todos sabemos a 2a Guerra Mundial deixou um saldo de 50 milhões de mortos – Mais de 100 Milhões de multilados, nesse período negro da história humana e esse deputado dissimulado quer dar lição de moral no nosso Ministro da Justiça e ridicularizar nossos juristas?
    Contudo, não há desmérito algum para nós sermos lembrados pelas nossas lindas mulheres, horrível seria ser lembrado por ter ajudado a escrever o capítulo mais selvagem, desumano e cruel da história da humanidade, como é o caso da Itália.
    Em tempo: A frase desrespeitosa foi dito pelo deputado Ettore Pirovano, do partido conservador Liga Norte.

  43. Pessoal ,
    sem essa de crise
    Pessoal ,
    sem essa de crise de auto-estima . Que o o Brasil seja conhecido lá fora como terra do turismo sexual é uma coisa , outra é eles não se darem conta de sua perversidade , ao visitarem o nosso país para usufruirem de crianças para seu dleite sexual . São muito cínicos , racistas e cara-de-pau essa gente que se acha mais civilizada que o resto …

  44. Para quem perguntou quem é a
    Para quem perguntou quem é a Italia para maldizer do Brasil. É aquela mesma Itália de juristas espetaculares que não deram a extradição do Cacciola (condenado e procurado no Brasil) e que foi preso por passear em Mônaco (fora da jurisdição da Itália é claro, pois caso contrário ainda estaria por lá).

  45. Nassif,

    Recomendo a
    Nassif,

    Recomendo a excelente e lúcida entrevista do presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Brito, sobre a concessão de status de refugiado a Cesare Battisti dada ao site http://www.painelbrasiltv.com.br/novo/Home/

    Se possível e para ampliar a exposição de pontos de vista, faça um link para a entrevista no seu blog.

    Obrigado,

    Jailsom

    Cesare Battisti e a Lei brasileira

    Cezar Britto presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – A decisão do ministro da justiça, Tarso Genro, colocou o Brasil em destaque na mídia internacional ao conceder asilo político a Cesare Battisti. Ex-militante de extrema esquerda na Itália e condenado pela morte de quatro pessoas na década de 70 no mesmo País, Battisti acabou preso no Brasil em 2007 pela Polícia Federal

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador