Lava Jato continua produzindo vazamentos e interpretações

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Um bilhete de Marcelo Odebrecht com a expressão “destruir e-mail sonda” é visto pela PF como tentativa de suprimir uma “prova” que já foi juntada aos autos da Operação Lava Jato e divulgada pela imprensa

Jornal GGN – A força-tarefa da Lava Jato segue produzindo vazamento de informações e interpretações tendenciosas que, segundos os advogados do empresário Marcelo Odebrecht, servem apenas para cercear a liberdade de defesa dos empresários investigados na Operação. Nesta quarta-feira (24), veio à tona a petição que a defesa de Marcelo teve de apresentar ao juiz Sergio Moro para evitar que a Polícia Federal criasse uma “celeuma onde não existe”.

Trata-se de uma explicação dos advogados sobre um bilhete [imagem acima] escrito por Marcelo, que contém a expressão “destruir e-mail sonda”, em referência a uma das provas que pode incriminá-lo no processo. Segundo os advogados, o presidente da Odebrecht, preso desde a última sexta-feira, entregou nas mãos de um dos agentes da Polícia Federal de Curitiba um bilhete para ser entregue a sua mulher, e outro papel contendo informações que deveriam ser endereçadas a sua defesa, que está trabalhando em um Habeas Corpus.

A primeira linha do bilhete copiado pela Polícia Federal e publicado hoje pela impresa, inclusive, diz “Pts para o HC”, sugerindo que é uma lista de “pontos para [embasar] o Habeas Corpus”. Marcelo estaria ajudando os advogados a desconstruir os elementos que renderam sua prisão preventiva.

O delegado Eduardo Mauat da Silva interpretou que o termo “destruir” referia-se a um pedido para que os advogados ajudassem Marcelo a suprimir uma prova que já foi divulgada pela mídia e juntada aos autos do inquérito contra o empresário. Além de copiar o bilhete e entregar a Sergio Moro na última segunda (22), o delegado informou à defesa que queria a cópia original.

“As anotações não continham o mais remoto comando para que provas fossem destruídas, e que – à toda evidência – a palavra destruir fora empregada no sentido de desconstituir, rebater, infirmar a interpretação equivocada que foi feita sobre o conteúdo do e-mail”, diz o documento assinado pelos criminalistas Dora Cavalcanti, Augusto de Arruda Botelho e Rodrigo Sánchez Rios.

Leia mais: Advogados da Odebrecht poderão renunciar coletivamente

“Além disso, por óbvio não faria sentido algum destruir mensagem que, ademais de apreendida pela Polícia Federal desde a ‘Operação Juízo Final’ e já analisada na representação que fez eclodir a ‘Erga Omnes’. E mais, o pedido de Marcelo já fora antecipadamente atendido pela comunicação da empresa, que de domingo para segunda – antes, portanto, da visita [dos advogados ao local onde o empresário está detido] – fizera publicar comunicado oficial que tem como um dos pontos principais exatamente o esclarecimento a respeito do grave equívoco feito em relação ao termo sobrepreço empregado na aludida mensagem eletrônica.”

Na visão da força-tarefa da Lava Jato, o e-mail apreendido pela Polícia Federal é uma das principais provas documentais contra Marcelo. A mensagem, de 2011, faz referência à colocação de sobrepreço em contrato de afretamento e operação de sondas. A Odebrecht comprou espaço de publicidade nos principais jornais impressos para explicar que o termo “sobrepreço” é praxe no mercado e nada tem a ver com pagamento de propina ou superfaturamento. Além disso, o e-mail foi trocado com uma empresa privada, afastando a possibilidade de envolver mau uso de recursos públicos.

Na petição a Moro, a defesa sugere que a PF deu ao bilhete uma interpretação errada, e tenta, com isso, “criar um celeuma onde não existe”, fazendo parecer que, de dentro da prisão, Marcelo tem ordenado a destruição de provas.

Vazamentos

A defesa da Odebrecht, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil, denunciou a invasão ao Departamento Jurídico da emprensa pela Polícia Federal, na última sexta-feira.

Há pelo menos sete meses – desde as primeiras prisões de executivos envolvidos na Lava Jato – a assessoria técnica da maior empreiteira do País vem traçando uma estratégia para enfrentar as decisões de Moro na Operação que investiga um esquema de formação de cartel e pagamento de propina na Petrobras.

Com a invasão, todos os arquivos e documentos do Jurídico – que podem revelar a estratégia de defesa – foram levados pela Polícia, sem lacre, facilitando o acesso aos procuradores da força-tarefa. Desde então, diariamente a imprensa vem dando detalhes dos documentos que estavam em posse da Odebrecht.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

55 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ainda bem que não sou dono de

    Ainda bem que não sou dono de restaurante de frutos do mar. Senão, poderia ser responsável pela prisão do Lula simplesmente por um e-mail contendo a frase “vou deixar de comprar lula pois ficou muito caro”.

  2. Onde está a prova da

    Onde está a prova da “natureza comprometedora” do e-mail? Destruir e-mail é crime? A @agenciapf psicografou o conteúdo dele?

     

    Sérgio Moro brinca de fazer Justiça, policiais brincam de investigar… mas quando as bombas começarem a explodir nas casas deles a brincadeira vai acabar. Estes que querem enlouquecer o Brasil podem acabar sendo as primeiras vítimas da loucura que desejaram construir.  

  3. Gostaria de entender porque o

    Gostaria de entender porque o Juiz Moro e a República do Paraná possuem todas esta liberdade de atuação, se em um passado recente, um delegado da PF (Protógenes) em uma operação (Sathiagraha), foi afastado das suas funções, o MP foi esculachado pois estaria exacerbando as suas funções e o Juiz responsável à época por esta operação foi humilhado em público pelo ilustre presidente do STF, tendo ainda emitido dois HC´s em tempo recorde para que um banqueirinho de m… não ficasse mais que uma noite preso, mesmo com várias provas materiais e cabais, enquanto agora, arbitrariamente vários cidadãos brasileiros garantidores de milhares de empregos diretos e milhões indiretamente ficam encarcerados sem uma única prova cabal ou material? Que país é este que possui dois pesos e duas medidas onde mais deveria existir o tratamento igualitário? Porque ninguém das altas cortes judiciais deste país não fala absolutamente nada, não precisa fazer como o ilustre ex-presidente do STF fez, de fazê-lo com estardalhaço na calada da noite, mas pelo menos, que façam valer a nossa constituição que proíbe e não permite tal acinte aos direitos fundamentais de todo e qualquer brasileiro. Com a palavra, qualquer autoridade do judicial que conheça e defenda a nossa constituição.  

     

    1. Isso. O réu, preso, iria

      Isso. O réu, preso, iria enviar um bilhete, que certamente seria lido pelos agentes, mandando destruir provas. E as provas, no caso da interpretação da PF, referem-se a um e-mail já apreendido. Como os advogados poderiam fazer isso? Quem sabe, contratando o agente Ethan Hunt para mais uma Missão Impossível, invadindo secretamente a sede da PF e eliminando a tal prova.

      Acho que melhor do que isso, só se ele escrevesse “EU SOU CULPADO”.

      Óbvio que “destruir” nesse caso tem o sentido de confrontas, desacreditar, demolir, a suposta prova, no caso, o tal e-mail.

      A não ser que possamos assumir que o presidente de uma das maiores construtoras do mundo seria o irmão gêmeo desaparecido do Deby ou do Loid.

    2. O objetivo da publicação…

      Parece que os argumentos da PF, do MP e de Moro são esses a que você se refere.

      E se forem, estão arrasando os seus direitos. Ou você acha que existe um direito para cada tipo de cidadão?

      Raphael não conclua por deduções. Analise todos os argumentos. 

    3. Ele é inocente até que se prove ao contrário…

      … 

       

      Vc não entende, ou resiste em entender.E com sucesso. Parabéns!

      Leigo entende, é uma aberração medieval juridica.

      Fico imaginando os que estudam direito…devem rasgar os códigos de perplexidade

    4. Com todo o respeito

      Com todo o respeito, Raphael, perca um minuto do seu precioso tempo e leia o bilhete, ilegalmente surrupiado pela PF (é proibido por lei) e publicado pela mídia. Está aí acima. Você certamente conhece o  word, não é? Como naquela ferramenta de escrever do windows, cada item do bilhete tem um marcador (*) que substituí aqui por asterisco, como se fosse um subtílulo, seguido por sua respectiva explicação. O subtítulo “destruir e.mail sondas” está explicado logo a seguir, mostrando a todo leitor capaz de interpretar um texto simples o que aquilo significava. A celeuma, portanto, não passa de estratégia de quem tem pouco ou nenhum argumento plausível para cumprir a “tarefa”…

    5. Como Ativar o Estacionário Cerebral?

      O problema não é destruir provas, o problema é como ativar cérebro estacionário para que possa compreender ao menos isso.  

  4. Após prisão de Lula…tudo será anulado.

    Examinando correspondência entre detido e seus advogados acho que é uma violação dos direitos mais básicos.

    Depois dessa, acho que esta operação vai cair com muita facilidade. E os idiotas ainda divulgam para imprensa.  Não precisa acusar de nada, eles mesmo mostram.

     

    O que querem MESMO é, rapidamente, criar um FATO político com, provavelmente, a prisão de Lula.

    Depois disso, da prisão, pode ser TUDO anulado. Tanto faz porque os objetivos não são prender ninguém. O objetivo único é produzir fatos políticos.

    1. Com todas as ilegalidades, a

      Com todas as ilegalidades, a anulação no STF é quase certa. Mas se chegarem a obter a prisão do Lula (eu ainda tenho minhas dúvidas), acho que o timing está errado. Não conseguiram envolver a Dilma, tanto que o foco agora do eventual impeachment são as “pedaladas” e não mais a Petrobras, se prenderem o Lula agora, ainda falta muito para 2018.

  5. Já está claro que essa

    Já está claro que essa operação Lava-Jato só serve para criar barulho na mídia. Juridicamente ela já não tem mais valor algum. Qualquer advogado de porta de cadeia  conseguirá anulá-la. Os erros são tão graves e evidentes que eu acho que nem o JB juntamente com o Gilmar Dantas conseguiriam dar sequencia à isso.

    Não tem nada a ver com justiça isso daí. 

  6. O preso entregou à PF um

    O preso entregou à PF um bilhete no qual pede ao seu advogado que destrua o e-mail que a polícia já identificou,

    Estou confuso.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    1. Chacrinha

      Delegado CHACRINHA:

      Quem não comunica se trumbica.

      O bilhete não veio  pra explicar, veio pra complicar.

      Um risco quer dizer Francisco.

  7. Pior, ninguém está brincando

    Pior, ninguém está brincando de nada. Essa operação vaza-a-jato destrói, isto sim, todo o arcabouço jurídico penosamente construído no país. Temos um juiz que, além de juiz – dono da sentença, é também o investigador-mór da porcaria. Ou seja, instrumento do tal ministério público. Ele diz o que a PF faz, diz o que o MPF faz, diz o que o judiciário faz. Dono do campinho.

    Daí, a mídia homogeneamente comprada e vendida, bate sempre nos mesmos.

    Então, quem não frequenta os blogs sujos, fica apenas e tão somente com a versão “oficialescamente (des)moro(nada) do caso: pau no PT.

    As demais pessoas (o grosso do grosso e da grosseria), inocentes úteis e massa de manobra ficam a bater panelas para as (perce)vejas globolizadas da vida.

    O judiciário, bem, o judiciário passou a ser justiceiro, com o aplauso da mídia: qual ministro se habilitaria a ser “torrado” no horário nobre? Então, todo o judiciário se compromete com o (in)justo.

    Quem mais poderia agir? A OAB? Ora, sabem as ostras que a OAB e depositária do sonho pessedebista: terceiro turno, já.

    E o parlamento? Pois, se nem bancada na câmara e no senado o PT apresenta, quem os representaria? Os neo-vangélicos ou os neo-liberais ou os neo-negociantes: o construtor de aeroportos ou os associados em cachoeiras e helicópteros?

    Então, para que formalizar o golpe de estado e tomar o poder? Para ter o trabalho de administrar o país? Ora, ora e ora, como perguntaria a matriarca dos rockefelers, numa piada antiga sobre um dos seus filhos aspirar a presidência dos EUA: “isto não é serviço para algum empregado nosso”?:

    Pois é…

     

  8. Deve ser uma piada de

    Deve ser uma piada de primeiro de abril atrasado não é?

    Quer dizer que o presidente da maior empreiteira do país, preso pela PF, entregaria nas mãos de um policial um bilhete com informações que o incriminariam. Deve ser o executivo mais incompetente do mundo empresarial.

  9. Vamos ver se entendi…

    O e-mail já foi juntado ao processo? Como um advogado vai destrui-lo?

    Ou seria com agumento para o HC’s?

    Americano investigando uma das maiores empresas brasilaeiras por solicitação do MP brasileiro?

    PARA ESSE MUNDO QUE EU QUERO DESCER!

  10. Vamos fazer o teste da
    Vamos fazer o teste da “navalha de Occam”, atenção PF e juiz Moro não vou retalhar ninguem é apenas um jogo de lógica, o que é mais provavel: 1 Um empresário dono de uma das maiores empreiteiras do país acompanha desde o ano passado a PF conduzir uma investigação que atinge em cheiro o seu ramo de atuação, assiste politicos, operadores e colegas empresário sendo presos um a um, porém só depois de ele mesmo tambem ser preso é que resolver solicitar em um bilhete que certamente seria interceptado que seus subordinados destruam provas contra sua pessoa. 2 Depois de meses de espetáculo midiático, vazamentos seletivos no “limite da irresponsabilidade”, prisões arbitrárias e práticas que um ministro do STF qualificou como medievais, a PF parte para cima do maior empresário do setor, ao contrário do fim da república como foi noticiado a empresa reage no mesmo palco onde a operação Lava Jato se esbaldava, outras empresas começam o contra ataque, desesperada para manter a “chama acesa” a PF produz um novo vazamento seletivo para mobilizar a sociedade na cruzada moralista.

  11. Depois, Danilo Gentili, Rafa

    Depois, Danilo Gentili, Rafa Bastos et caterva choram a falta de audiência… Moro e sua trupe são imbatíveis no ramo! 

  12. Esse pessoal da justiça do Paraná deveria ir

    escrever novelas. A criatividade deles dá de mil a zero nos autores da globo. Imagina se no e-mail estivesse escrito: me compre laranjas, meio PT já teria levado um “teje preso”.

  13. Hoje Tem Mormelada? Tem Sim Senhor.

    O Circo República do Paraná, como o governo do tempo da privataria tucana, está no limite da irresponsabilidade e do jeito que sua farsa tarefa, montada em empáfia imperial, vai extrapolando o limite de bovinice dorminhoca da sociedade civil brasileira, não se assuste se até o Zé Dormindo Cardozo acordar e começar a achar que tem que tomar providências para botar essa camarilha de maluquinhos servidores do estado, fantasiados de conspiradores, no devido lugar e com os pés no chão. E o Palhaço, quem é?

  14. Vaza-se até vazamento.

    Como a pf e o sr juiz querem discutir em público os assuntos e vazamentos (seletivos, é claro) do caso? Não era sigiloso?.

    Agora quer ver todos os bilhetes que estes senhores mandaram para qualquer um. Quero ver todos.

    A mídia e o psdb contra grandes empresários. Onde chegamos, melhor, onde chegaram!

  15. Dr. Moriarty?

    A impressão que se tem é de que a PF , neste caso, confundiu o suspeito da Odebrecht com os deliquentes pé de chinelo. O cidadão autor do bilhete, nunca, jamais ,em tempo algum, iria escrever alguma frase incriminadora , dentro ou fora da cadeia.Ou será que, mesmo aos poderosos,  a pressão psicológica consegue desamar sua auto defesa ? Chamem o Sherlock !

  16. O Judiciário, Ministério

    O Judiciário, Ministério Público Federal e Polícia Federal teem duas opções; ou destroem o Brasil  e transformam numa Ditadura  Jurídica Definitiva ou a ressaca da bandalheira será de dar dor de cabeça aos donos do Mundo por muitas décadas, Ditadura agente sabe qdo chega, mas, não sabe qdo acaba.

    A Corporação beneficiada pelas chantagens correrá para entregar cabeças. Moro é bem novinho, no dia da ressaca aparecerá em Miami como 99,999% dos ditadores de Direita da América Latina. Esse eterno sorriso de dono do Mundo, é de quem sabe que tem costas quentes, faça o que fizer. Os deslumbrados do Judiciário pagarão o pato por ele. E merecem, pela cumplicidades.

  17. Chefe, vamos usar o Cone do Silêncio.

    Cada vez mais a Lava Jato se parece com a episódios da série de Agente 86, de autoria do impagável Mel Brooks.
    Nem no Cone do Silêncio, o Chefe do Controle (aquela agência de espionagem) – pode adivinhar quem é o Chefe do Controle lá no Paraná? – poderia tomar conhecimento das incríveis e confidenciais descobertas de Maxwell Smart.
    Imagino o seguinte diálogo:
    – Oh, Chefe, a KAOS (os vilões, a máquina do mal) está com um plano pra destruir o e-mail – naqueles tempos seria um telegrama – em nosso poder e já publicado (e também vazado) na imprensa. Interceptamos um bilhete de um dos vilões da KAOS para os advogados deles revelando o sinistro plano.
    – Mas agente 86, esse e-mail – ou telegrama – já não foi copiado e distribuído a todos, qual o motivo deles destruírem fisicamente esse e-mail – ou telegrama – se o teor dele está disponível na rede e no mundo – ou nos CORREIOS.
    E aí, a câmera fecha naquela cara de paspalhão do nosso caro Agente 86.
    É isso aí. Só posso crer que a tal fase – ou episódio – Erga Omnis da Lava Jati – ou Agente 86 – só foi midiática e plantada agora com vista a colher frutos (basta que seja só um fruto do mar decapode, mas só com “nine” – como respeitosamente o define um rpocere do Paraná) no futuro.
    Está tudo sob Controle.

  18. Lava Jato continua produzindo vazamentos e interpretações

    Em defesa do campo trabalhista-democrático, do PT, de Lula e do Estado Democrático de Direito – Ministro Cardoso é tiro nas costas. Por inépcia e oportunismo solta os cães  Nazi-PFs para violentarem o Estado de Direito. Não se indignou sequer com as arbitrariedades perpetradas contra Vaccari. Seu comportamento estimula  o avanço fascistoide e o golpismo do Poder Justiceiro. Dilma, tira o Cardoso já,! Não poderemos  apoiar governos que se guiem pelos covardes e que se acovardam diante de ataques brutais contra a democracia e contra os nossos!

  19. Puts, a PF do paraná parece um bando de Inspetores Clouseau!

    Até eu que sou semi analfabeto digital sei que postou na internet é para sempre! Mesmo que você delete do seu computador estará por aí, solto, basta um nerd meia boca pra recuperar!

    como bem postou um comentarista:

    Para o mundo que eu quero descer!

    1. O professor Closeau atirava

      O professor Closeau atirava no alvo errado e terminava acertando no alvo certo. Esses daí atiram no alvo errado e contam com a mídia para tentarem convencer a opinião pública de o alvo errado é o certo.

  20. Antigamente…

    Antigamente a polícia teria que provar que “destruir e-mail” significa a destruição ilícita de provas. Hoje é o réu que tem que provar que não significa. É a presunção da culpa. 

    É uma coisa muito doida! Não que eu ache que esses empresários sejam inocentes, mas seria tão bom se a justiça apresentasse provas… 

  21. Jogo tolo, mas perigoso porque trata da liberdade dos outros

    Uma evidente necessidade de convencer o público. Quando se tem provas cabais essas tolices são desnecessárias. Acho que as esferas recursais já deveriam estar agindo. Mas para isso precisam ser provocadas.

  22. Vejo que os golpistas estão

    Vejo que os golpistas estão evoluindo. No processo do mensalão a Ministra Rosa Weber teve que afirmar: “Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”. Pelo menos agora o juiz Sergio Moro encontrou uma: um bilhete. Mas acho que agora a água que sai dessa Lava Jato vai apagar essa farsa. Ou será que depois de condenar sem provas o STF vai usar agora um bilhete como prova cabal? Nem como filme de comédia isso seria factível. Mas pedindo licença para mudar a frase do ex-governador da Bahia, Otávio Mangabeira, eu digo: Pense num absurdo, no Brasil tem precedente”.

  23. As intermináveis “fases” da lavajato ou operação Apocalypse Now

    Agora a lavajato vai atacar Belo-Monte, já que precisamos de mais energia.

    A tática é semelhante a dos despachantes que criam dificuldades para vender facilidades.

    Acabam com a industria e criticam que a industria está se acabando.

    Arrebentam com o país e reclamam que o país está arrebentado.

    A sequencia é assim:

    Eles (os neolibs traíras) entregam e destroem o que outros construiram com gigantescos esforços.

    Outros vêm e pegam a terra arrasada e reconstroem, com gigantescos esforços…

    Eles vêm, entregam e destroem …

    E os coxinhas acham que a corrupção de 515 anos no país, nos 28 estados e mais de 5000 municipios, ministérios, secretarias estaduais, municipais, policias, juízes, procuradores, Detrans, Bancos, hospitais, escolas, empresas de todos os portes e cerca de 200 milhões de pessoas neste meio vai ser “varrida” pelo justiceiro onipresente de primeira instância.

    Não percebem que trabalhos sérios (o combate permanente e discreto) não se confundem com os circenses.

    Injetam míRdia direto na veia e ficam inebriadamente felizes.

    Besteirões mas felizes!

  24. Se

    Se a PF tivesse auguma chefia; se essa chefia imediata tivesse um superior; se o delegado trapalhão tivesse responsabilidade e se, realmente, o juiz do caso agisse como deve agir todo juiz, o factóide já estaria oficialmente esclarecido e o delegado devidamente punido com, no mínimo, afastamento do caso, transferência para outro estado e denúncia à instância competente, para outra punição mais severa. Quanto à “grande” mídia, além da tradicional má fé, tem absoluta certeza de que a maioria absoluta dos seus ouvintes, telespectadores e leitores é composta de “midiotas”. 

  25. Eu andei um pouco afastado

    Eu andei um pouco afastado dos blogs e agora não consigo entender o que, exatamente, há contra o Lula nessa história da prisão do Marcelo Oderbrecht. Por que se fala tanto em possibilidade de prisão do Lula? O que foi dito(denunciado) nessas últimas semanas?

  26. No tempo da ditadura a

    No tempo da ditadura a polícia simplesmente prendia um cidadão e ponto.

    Agora, ‘na democraia’ você é preso por um juiz maluco por causa de um bilhete com as mais variadas interpretações.

    O Brasil continua o mesmo. 

  27. Uma polícia que assume o

    Uma polícia que assume o risco de no mínimo passar por ridícula desde que possa continuar alimentando através da mídia criminosa as bocas famintas dos seus partidários políticos coxinhas com um factóide absurdo, mas que no entanto deverá ser deglutido vorazmente pelos destinatários hipnotizados, que pensar dela? Só se pode pensar é que nem mesmo o Brasil merece uma polícia como esta.

  28. Acho que Mel Brooks é quem

    Acho que Mel Brooks é quem está roteirizando a operação Vaza a Jato. Mas, deixa ver se entendi: interceptaram um bilhete e correram a fazer o que, entregar para imprensa? Fala sério… Esta deve ser a investigação mais séria feita desde que Peter Sellers interpretou o Inspetor Clouseau. Para falar a verdade, isto está mais para Um convidado bem trapalhão.

  29. Esse não é menino, não!

    Concordo com o comentário do Celio Mendes (qua, 24/06/2015 – 16:11h) e, acrescento, mais: esse empresário deve “saber muito” sobre todos os que ocupam/ocuparam “cargos chaves” nos poderes da república bem assim, como “pensam e agem” os “donos da grande mídia”.

    Em boa hora…

  30. Dilema/encruzilhada (ah, meus mestres…!)

    A encruzilhada ideológica é essa: os “justiceiros” estão “contra a Lei do Mercado”.

    Se fossem juizes “bolivarianos” seria um “ataque” ao capitalismo e à Liberdade!

    … Prefiro as dançarinas a qualquer ativista judiciário.

  31. A Piada não tem fim
    Depois de

    A Piada não tem fim

    Depois de ver que seu factóide foi ridicularizado pela defesa da Odebrecht, a Polícia Federal tem a brilhante ideia de aventar a “possibilidade” de que o bilhete se refira à destruição DE ALGUM OUTRO EMAIL que ela, polícia, ainda não tenha detectado. Como se vê, a piada não tem fim e só resta balançar a cabeça e dizer: Que tempos!

  32. Elele
    Onobjetivo do presidiário com nesse bilhete é claríssimo, envolver o BTG Pactual no rolo.
    Chegamos ao sistema financeiro.
    Bem quebele prometeu derrubar a república. KKKKK

  33. Nassif , até quando vamos

    Nassif , até quando vamos assitir esse circo da lava jato? Como pode uma operação ser tão criminosa em vazar certas informações sem que ninguém reaja? Por que quem deveria  bater de frente(mídia) não faz nada? Por que o governo através do seu Ministro da Justiça  não age contra essa quadrilha concursada e irresponsável? Uma nação da grandeza do Brasil não pode ficar refém de meia dúzia falsos justiceiros como esse juiz Moro, os procuradores e delegados da PF. Passou da hora dispensar os nobres serviços do Sr José Cardoso o verdadeiro problema de Dilma!

  34. Mantra Político

    .

     

     

    MANTRA POLÍTICO

    Você chega em casa a ponto de desmaiar
    Toma um banho e põe o pijama
    Come alguma coisa, senta no sofá
    E busca na TV algum programa
    Não importa qual seja o canal
    O noticiário é sempre igual
    E você acha tudo muito chato
    Percebe que todos os âncoras 
    Ficam repetindo o mesmo mantra:
    Lava-jato, lava-jato, lava-jato.

    Do aécioporto falam só um pouquinho
    Da lista de Furnas nem com reza brava
    E pelo risco de envolver os Marinho
    Da operação Zelotes não falam nada
    Para eles não existe Trensalão
    E a lista do HSBC não
    Deve sair da gaveta 
    E sobre o helicóptero de coca
    Dizem que tudo foi obra 
    De seres de outro planeta.

    Então você diz: Eles devem pensar 
    Que eu sou um tremendo bobão
    Porque tentam me fazer acreditar 
    Que só no PT tem ladrão!
    E no transcorrer dos telejornais
    Eles seguem encobrindo os monumentais
    Roubos que envolvem o PSDB
    Aí você por não ser marionete
    Vai navegar na internet
    E finalmente desliga a TV.

    Eduardo de Paula Barreto

     

     

     

    .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador