Defesa busca punição para procuradores que acusaram Lula de maestro da corrupção

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Cristiano Martins Zanin, advogado do ex-presidente Lula, anunciou nesta quinta (15) que recorreu ao Conselho Nacional do Ministério Pública (CNMP) contra os procuradores da Lava Jato que fizeram uma coletiva de imprensa, ontem, para expôr o petista como o chefe de toda a corrupção da Petrobras.

Segundo Zanin, os procuradores usaram recursos públicos para fazer um “espetáculo midiático” com o único intuito de “enxovalhar” a reputação de Lula e sua família.

Ele explicou que a investigação sobre organização criminosa contra Lula corre no Supremo Tribunal Federal e, portanto, os procuradores da Lava Jato não poderiam se manifestar sobre o assunto. 

“Demos entrada no Conselho com uma representação mostrando graves desvios funcionais na conduta de procuradores da República, que fizeram, com recursos públicos, entrevista coletiva sobre tese que não era da esfera deles, apenas para enxovalhar a honra de Lula e de sua esposa Marisa”, comentou.

Zanin ainda lembrou que não é a primeira vez que a defesa de Lula recorre ao Conselho do MP contra abusos da Lava Jato, aguardando que a conduta dos procuradores seja avaliada. Ele disse que hoje já existe um pedido de procedimento investigativo contra a força-tarefa.

“Esses procuradores, desde o início da Lava Jato, concedem entrevistas fazendo imputações indevidas ao ex-presidente, quando existe a presunção de inocência e impedimento de antecipação de juízo de valor. Nenhum membro do Ministério Público pode antecipar juízo de valor diante de investigações não concluídas.”

O advogado ainda frisou que não trabalha com a hipótese de Lula ser preso como medida cautelar, porque a acusação de ontem – que tem foco no caso do triplex do Guarujá – não demonstrou provas que possam embasar esse pedido. Apesar disso, ele ressalvou que já viu a Lava Jato adotar ações “arbitrárias e ilegais” sem ser repreendida.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde esta cambada quer

    Onde esta cambada quer chegar? A mando de quem? Sob autorização de quem?

    Isto precisa ter um fim e as investigações devem seguir sua rotina.

    Estes caras não fazem outra coisa a não ser indiciar o Lula e condenar o Zé Dirceu?

  2. Perfeito, Doutor. Percebeu

    Perfeito, Doutor. Percebeu qual é o jogo. No mínimo isso, responsabilização desses inconsequentes partidários, praticando desvio funcional. 

  3. Quem analisa as reclamações junto ao CNMP?

    O Conselho Nacional do Ministério Público compõe-se de quatorze membros nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal, para um mandato de dois anos, admitida uma recondução, sendo: 

    I o Procurador-Geral da República, que o preside;

    II quatro membros do Ministério Público da União, assegurada a representação de cada uma de suas carreiras;

    III três membros do Ministério Público dos Estados;

    IV dois juízes, indicados um pelo Supremo Tribunal Federal e outro pelo Superior Tribunal de Justiça;

    V dois advogados, indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil;

    VI dois cidadãos de notável saber jurídico e reputação ilibada, indicados um pela Câmara dos Deputados e outro pelo Senado Federal.

  4.  
    Esses procuradores não

     

    Esses procuradores não estão acima da lei e da Constituição. Precisam responder por esses atos artitrários e ilegais.

  5. Se existisse…

    Se existisse o que antigamente se chamava de Vergonha Na Cara,  esses concurseiros do MPF seriam exonerados a bem do serviço público.

    Gastaram milhões de dinheiro público, durante dois anos, pra nada?

    Nenhuma prova? Nada?

    Mas o MPF não tem Vergonha Na Cara, e nã ovai fazer nada contra eles, o corporativismo fala mais alto.

     

    CNMP é o que é, uma piada.

    Igual ao seu equivalente para juízes, não dá nem uma advertência, que seja, contra o Gilmar, que motivos para isso eles dá a toda hora.

  6. Chegou a hora do Lula

    Chegou a hora do Lula contratar alguém para fazer a defesa isenta dele.

    Esse negócio de deixar os cumpadi, que tem laço pessoal, fazer defesa, vira essa pataquada

    Defesa tem que ser meritória, a defesa política, que é esse ato do Zanin, o Lula pode fazer sozinho.  

  7. República dos Idiotas sofre a

    República dos Idiotas sofre a Revolução Midiota.

    O que o Dallagnol fez ontem foi uma das coisa mais impressionamente imbecis da história desse país. Apenas um povo incrivelmente burro e estupidificado pode leva a sério uma coisa assim e, meus amigos, como tem gente que acredita nesta quantidade insana de besteiras. Nem imaginam vocês o estrago que faz as manchetes garrafais de um jornal de província completamte comprometido com a causa. Não citarei nomes, senão serei censurado pelo Nassif…

    Voltamos a época dos grandes expurgos nazista e stalinistas. Mas Hitler e Stalin pelo menos tinham caráter: sim, tinham caráter pois ao menos tinham cérebro suficiente para mandar seus asseclas ter o  cuidado de forjar provas. 

    Já os cretinos de ontem não tem cérebro, nem caráter e nem provas…

  8. Pena capital para Dellagnol

    Como pena alternativa Dellagnol, já que agiu como mídia e não como operador da Justiça, deve ser condenado a pedir desculpas a Lula, mostrar no datashow os documentos, tanto do sítio quanto do apartamento, que comprovam a inocência de Lula, explanar sobre eles lendo texto a ser produzido pelo Instituto Lula, explicar que não tem nenhuma prova sobre o que disse e que não se pode condenar Lula sem prova. E deve repetir todas essas operações até que o tempo que elas tomem seja igual ao tempo que usou para tentar difamar o ex-presidente.

    Isso sem prejuízo das penas relacionadas ao desvio de função no cargo de procurador, claro.

  9. Devagar, mas nem tanto,

    Devagar, mas nem tanto, incuba-se o ovo da serpente: o neofascismo brasileiro, não tão novo assim. O padrão é o de sempre: elege-se um motivo que cause comoção e indignação coletivas, escolhe-se o grande “culpado” e, partindo-se disso, constrói-se a retórica para o linchamento. Linguagem simploria, acessível, coloquial, eivada de lugares-comuns, frases de efeito e grandiloquência que anestesiam as mentes e acirram a turba, inoculando o desprezo pelos mais básicos princípios da democracia e da justiça,  com a consagração de “teorias” como a da convicção sem provas  e desqualificação prévia de qualquer defesa. Ovo pronto, insinua-se seu fruto messiânico: uma liderança capaz de extirpar todos os problemas e pecados.  Heil, Dellagnol!

  10. Defesa busca punição para procuradores que acusaram Lula de maes

    Os advogados do Presidente LULA, precisam processar esse incompetente desse dellagnol e sua turma. Eles precisam aprender a trabalhar, a ter ética profissional, a respeitar quem merece. Fizeram um pacto com a globobosta e agora querem prestar conta para aparecerem na mídia. É preciso ensinar a eles a se defender, dar trabalho a esses imorais. inúteis, concurseiros oligofrênicos, só têm memória para decorar mas não se desenvolvem. 

  11. Ação inútil. Vai servir de

    Ação inútil. Vai servir de risada lá no cnmp, onde só tem antipetista.

    Esses advogados de lula e da esquerda são tudo burros. Esse processo não é juridico é politico. 

    Mesmo no impeachment, a dilma com o ze cardoso passaram seis meses se defendendo JURIDICAMENTE, quando o processo era todo político. É por esse e outros motivos que a esquerda está se ferrando toda.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador