Defesa de Lula diz na cara de Moro que ele age como acusador e afronta as leis

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Advogados disseram a Sergio Moro que ele é processado justamente por fazer coisas que um juiz de primeira instância não deveria fazer, como ser permissivo e produzir provas em favor do Ministério Público, impedir a defesa de usar a palavra e questionar sobre crimes que não são objeto da ação ou que estão fora de sua alçada

Jornal GGN – A primeira audiência do caso tríplex contra Lula, realizada nesta segunda (21), em Curitiba (PR), foi marcada por um intenso bate-boca entre o juiz federal Sergio Moro e os advogados do ex-presidente. A maioria dos veículos da grande mídia reportou o episódio de maneira discreta e sem apontar os “erros” e “arbitrariedades” cometidos por Moro durante o depoimento do senador cassado Delcídio do Amaral.

A defesa não se intimidou diante das decisões de Moro e disse, na cara do magistrado, que ele é “suspeito” para julgar Lula justamente por adotar uma postura que beneficia o Ministério Público Federal em suas acusações, além de ser muito subjetivo na interpretação do Código Penal – chegando a extrapolar suas funções e afrontar o Supremo Tribunal Federal – o que significaria um “cerceamento do direito de defesa”.

Os advogados também apontaram que Moro errou ao produzir provas para a acusação, por induzir as respostas da testemunha contra o ex-presidente e por fazer seus questionamentos depois da defesa sem permitir novos esclarecimentos em favor de Lula. Um dos defensores chegou a dizer que o magistrado não respeita a Constituição.

Moro também foi acusado de produzir provas contra Lula para outros processos ao fazer questões que não estão na ação sobre o tríplex – como a suposta tentativa de obstrução da Lava Jato pelo ex-presidente em conluio com Delcídio, investigada pelo Supremo.

Já no primeiro vídeo da audiência, divulgado pelo Estadão, o clima esquentou entre Moro e os advogados de Lula, entre eles Cristiano Zanin Martins e Roberto Batochio.

Tudo começou porque Moro impediu a defesa de produzir uma série de provas que, analisadas num contexto mais amplo, mostrariam, por exemplo, que Lula, enquanto presidente, não favoreceu a OAS em detrimento de outras empresas e que, na Petrobras, o ex-presidente não atuava diretamente no processo de contratação de obras e serviços. Entre os requerimentos rejeitados estava o levantamento de todas as licitações da estatal nos últimos 13 anos.

Leia mais:

Moro nega perícias que comprovariam que Lula não recebeu propina

Moro diz que defesa de Lula quer produzir provas demais, só para adiar julgamento

O juiz negou esses procedimentos à defesa alegando que a acusação do Ministério Público contra Lula se resume a três contratos entre OAS e Petrobras para obras nas refinarias de Abreu e Lima e Getúlio Vargas, que somariam R$ 87 milhões em propinas pagas aos ex-diretores Paulo Roberto Costa e Renato Duque.

Os procuradores alegam que Lula se beneficiou desse esquema na Petrobras de três maneiras: primeiro, garantiu governabilidade, pois a propina abastecia o caixa de partidos aliados. Depois, recebeu da OAS, como contrapartida pessoal e de maneira oculta, o tríplex no Guarujá e pouco mais de R$ 1 milhão que foram gastos pelo grupo na manutenção do acervo presidencial.

Leia mais: Para entender, com detalhes, o processo contra Lula nas mãos de Moro

Mas, durante a inquirição de Delcídio do Amaral, a Procuradoria da República começou a ampliar o escopo da acusação e fazer perguntas genéricas, chegando, até mesmo, a abordar o caso do sítio de Atibaia, que nada tem a ver com o processo em questão.

Quando o MP questionou, de maneira ampla, a relação de Lula com empresários, Zanin – que já havia dito a Moro que não era “razoável” que a acusação pudesse produzir provas fora do escopo da acusação, e a defesa, não – interrompeu a audiência com uma questão de ordem.

Zanin: Vossa Excelência, pela ordem, estamos falando de três contratos celebrados com uma empreiteira.

Moro: É o contexto. Vamos colocar uma coisa assim: existe uma dinâmica na audiência, a defesa pode perguntar, mas se houver interferência da defesa toda hora na inquisição… Vamos encerrar no final do dia!

Zanin: Eu gostaria que vossa excelência me ouvisse…

Moro: Existe um contexto, doutor, e essa pergunta está dentro do contexto.

Zanin: Vossa Excelência permite que eu faça uma ponderação sem ser interrompido? Eu gostaria de fazer uma questão de ordem. Quando nós pedimos a produção de provas, a vossa Excelência foi muito claro ao dizer que a acusação se restringia a três contratos…

Moro: A defesa exigiu a cópia de todas as atas de licitações dos contratos da Petrobras em 13 anos. É diferente de o Ministério Público fazer uma pergunta à testemunha nesse momento.
Zanin: Excelência, nós pedimos…

Moro: Está indeferida, doutor, essa questão.

Zanin: É que eu gostaria de, pelo menos, fazer as ponderações sem que Vossa Excelência interferisse…

Moro: No momento próprio, a defesa pode fazer as ponderações. Agora estamos ouvindo as testemunhas e a palavra está com o Ministério Público.

Zanin: Mas é uma questão de ordem, Excelência, e Vossa Excelência tem que me ouvir! É uma questão de ordem!

Moro: A defesa, pelo jeito, vai ficar levantando questão de ordem a cada dois minutos! É inapropriado, doutor. Está tumultuando a audiência!!!

Batochio: Pode ser inapropriado, mas é perfeitamente jurídico e legal. O juiz preside, o regime é presidencialista, mas o juiz não é o dono do processo. Aqui os limites são a lei. A lei é a medida de todas as coisas. E a lei, no processo, disciplina esta audiência. A defesa tem direito de fazer uso da palavra pela ordem para arguir questão de ordem. Ou, se Vossa Excelência quiser eliminar a defesa – e eu imaginei que isso tivesse sido sepultado em 1945 (…). Se Vossa Excelência quiser suprimir a defesa, acho que não tem necessidade nenhuma de continuarmos essa audiência.

Moro: Doutor, a defesa está tumultuando, apresentando questão de ordem atrás de questão de ordem, não permitindo que o Ministério Publico produza a prova. Tanto o Ministério Público tem direito de produzir a prova, quanto a defesa.

Terceiro advogado: Na verdade, o que queremos impedir é o induzimento da resposta. Que o doutor faça perguntas que não tem relação com a causa. A causa está delimitada a três contratos.

Moro: Doutor, essa questão já foi apreciada. Há um contexto, e o Juízo está permitindo.
Terceiro advogado: Contexto? Que contexto?! Esse contexto só existe na cabeça de Vossa Excelência! O contexto, para nós, é a denúncia. Pedimos que o Ministério Público se restrinja à denúncia…

A discussão começa a partir dos 21 minutos do vídeo abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=L8EiMBYL5Lw height:394]

O clima continou tenso durante a fase em que a defesa fez questionamento a Delcídio, momento em que o senador cassado não apresentou provas materiais das alegações que faz contra Lula. Ao Ministério Público, ele também afirmou que nunca conversou com o ex-presidente sobre ilicitudes e que tudo que sabe e relatou em sua delação premiada, ele “ouviu dizer” de pessoas com acesso à Petrobras.

Moro, o procurador-juiz

Ao final da audiência, Moro decidiu fazer questionamentos a Delcídio. A banca de advogados de Lula reclamou porque, dessa maneira, o juiz impediu a ampla defesa, já que não poderiam ser feitas novas perguntas em favor do ex-presidente. Batochio chegou a dizer que isso era uma aberração diante da devida interpretação do Código Penal. Moro rebateu dizendo que a interpretação cabe a ele fazer. Os advogados também apontaram que o magistrado “colocou palavras na boca da testemunha”, induzindo o interrogatório sobre corrupção na Petrobras.

“A suspeição de Vossa Excelência [apresentada em ação no TRF-4] resulta exatamente disso. É que Vossa Excelência se coloca na posição do Ministério Público. Vossa Excelência, que não pode produzir provas na audiência, quer produzir provas! Está trazendo para o processo questões que não foram objeto de questionamentos nessa audiência. É por isso que Vossa Excelência continua sendo suspeito”, exclamou um dos advogados.

[video:https://www.youtube.com/watch?v=YUUZTFFWNNo&t=11s height:394

O confronto voltou a ser explosivo quando Moro quis ouvir Delcídio sobre a participação de Lula na tentativa de comprar o silêncio de Nestor Cerveró. A defesa do senador cassado e do ex-presidente pediram que isso não fosse abordado porque é um caso que corre sob batuta do Supremo. “O Supremo disse que Vossa Excelência não tem competência para tratar desse caso. Vossa Excelência está afrontando o Supremo agora”, comentou Zanin. “Mas há um contexto que o Juízo reputa relevante e por isso estou fazendo a pergunta”, rebateu Moro.

A resposta de Delcidio foi que Lula, “uma vez”, comentou com ele que estava preocupado com a situação de José Carlos Bumlai na Lava Jato, inclusive quanto à possibilidade de ele ser delatado por Cerveró. À Procuradoria, ele já havia dito que tentou comprar o silêncio de Cerveró a mando de Lula. Mas há uma série de indícios demonstrando que, na verdade, Delcídio, que atuava na Petrobras desde FHC, estava tentando salvar a si próprio e, pego em flagrante, centrou sua delação em Lula para sair da prisão.

Leia mais: Delcídio agiu em interesse próprio e acusou Lula depois, aponta novo depoimento

Ao final da audiência, a defesa de Lula se disse “satisfeita” com o fato de todas as cinco testemunhas ouvidas (além de Delcídio, empresários) não terem apresentado provas de que ele é dono do triplex.

Batochio, porém, avaliou que tudo indica que Moro vai condenar o ex-presidente “pelo contexto probatório”, embora a “prova incriminadora”, no processo, seja “zero”.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

90 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quantas provas mais vocês

    Quantas provas mais vocês precisam de que Sérgio Moro é um criminoso que precisa ser preso imediatamente? Ou vão esperar ele detonar a guerra civil?

  2. Padrão que contamina o resto do judiciário

    Não se iludam: vai piorar. Esse estilo de atuação de juiz justiceiro e parcial, que usa o processo com fins políticos/midiáticos ede ascensão insitucional está proliferando com esse exemplo nefasto.

    Na província isso também já ocorre. É igual o caso do AI-5: o problema é o julgador de esquina.

    E dá-lhe a mídia a falsear o fato… E os zumbis da rede social a defender a “estratégia” do Moro, como se juiz pudesse fazer isso.

    Dá nojo.

  3. O lobo e o cordeiro

     

    O lobo e o cordeiro
    texto de Monteiro Lobato.

    Estava o cordeiro a beber num córrego, quando apareceu um lobo esfaimado , de horrendo aspecto.

    — Que desaforo é esse de turvar a água que venho beber? — disse o monstro arreganhando os dentes. Espere, que vou castigar tamanha má-criação!…

    O cordeirinho, trêmulo de medo,respondeu com inocência:

    — Como posso turvar a água que o senhor vai beber se ela corre do senhor para mim?

    Era verdade aquilo e o lobo atrapalhou-se com a resposta. Mas não deu o rabo a torcer.

    — Além disso — inventou ele — sei que você andou falando mal de mim o ano passado.

    — Como poderia falar mal do senhor o ano passado, se nasci este ano?

    Novamente confundido pela voz da inocência, o lobo insistiu:

    — Se não foi você, foi seu irmão mais velho, o que dá no mesmo.

    — Como poderia ser meu irmão mais velho, se sou filho único?

    O lobo furioso, vendo que com razões claras não vencia o pobrezinho, veio com uma razão de lobo faminto:

    — Pois se não foi seu irmão, foi seu pai ou seu avô!

    E — nhoc! — sangrou-o no pescoço.

     

    …………………………………………………………

    Fábulas, Monteiro Lobato, São Paulo, Ed. Brasiliense:1966, 20ª edição.

  4. A eventual obstrução da Lava Jato por Lula é relevante

    Se o Sérgio Moro misturou alhos com bugalhos na audiência, interrogando o Delcídio acerca da eventual obstrução da Justiça pelo Lula, processo que não é da sua alçada, é porque ele busca elementos para, quando da condenação do Lula, dizer:

    “Tendo em vista que Lula estava obstruindo a Justiça, então ele é proprietário do Triplex em Guarujá, nada obstante a propriedade do referido imóvel seja da OAS”.

    Daí a relevância e pertinência das perguntas relativas à eventual obstrução da Justiça.

  5. Despreparo completo do Moro

    Esse é o juíz que vai salvar o Brasil???

    Até para um leigo, fica descarada a falta de procedimentos, falta de uma linha de raciocínio… basicamente o Moro faz um bate papo com o delator… procurando pinçar frases que confirmem a tese já formulada por ele mesmo contra Lula.

    Todas as vezes que os advogados intervém fica claro que eles estão certos em suas indagações,  basicamente o juiz Moro pergunta coisas sobre casos que não fazem parte da acusação, induz o depoimento, coloca palavras na boca do delator… pra ele a defesa é mero formalismo.

    Ver esse depoimento me lembrou das trágicas vezes em que o cidadão é roubado e tem que recorrer à alguma delegacia. Chegando lá se depara com um policial que não tem procedimento algum para colher provas, investigar, interrogar… aí fica falando um monte de obviedades. É um retrato do Brasil atual… mais um herói instantâneo, criado pela mídia para atender interesses do grupo de poder dominante… quando o pseudo-herói não tiver mais utilidade se desligam os holofotes e a ausência de luz própria termina o serviço.

  6. É preciso fazem com Curitiba o que Nero fez com Roma

    Prezados,

    Já escrevi em comentários que a sentença de condenção do ex-presidente Lula, pelo torquemada paranaense, já está escrita há tempos. É provável que ela seja criminosamente vazada ao PIG/PPV, como ocorreu com aquela em que o juizeco da guantánamo paranaense condenou José Dirceu, SEMPRE SEM PROVAS, a 23 anos de prisão; no dia 25 de abril de 2016, o jornal O Estado de São Paulo exibia manchete afirmando que José Diceu seria condenado em maio, ao passo que a sentença só foi prolatada 28 dias depois, em 23 de maio.

    Lembrem os leitores que foi o mesmo juizeco quem redigiu o voto para condenar, SEM PROVAS, José Dirceu naquele farsesco e midiárico julgamento da AP-470, alegando que “Não tenho provas contra José Circeu, mas aliteratura jurídica me permite condená-lo”.

    O juizeco paranaense, assim como o verme que usurpou a presidência da república após o golpe de Estado, talvez não tenham noção da reação popular que podem causar uma condenação injusta e a prisão do ex-presidente Lula. Quem sabe o povo brasileiro não reaja à altutra e faça com as instalações do sistema de justiça e prisional da capital paranaense e entorno o que Nero fez com Roma? A ver.

    1. Não são juizes, são atores do PIG.

      Quando o Chaves expurgou do judiciário da Venezuela  togados como o moro, gurgel, janot e gilmar “dantas” mendes, a globo e o resto dos papagaios espernearam e muito. O mesmo aconteceu quando a Cristina fez o mesmo na Argentina.

      E aqui na republiqueta bananal, será que ainda vai aparecer alguém com aquilo roxo para  colocar esses indivíduos mequetrepes no lugar onde merecem? Bem longe de um Judiciário correto, honesto e respeitador das leis e da constituição?

       

  7. É interessante estudar a lava jato e o comportamento desequilibr

    É interessante observar o comportamento desequilibrado do juiz moro. Éum exemplo pronto e acabado de como que a salsicha do judiciário brasileiro é feita. A lava jato não passa de uma coletânea de abusos e afrontas à Constituição feitas pelo Ministério Público e o Judiciário brasileiro. É o escancaramento de todos os podres do sistema de justiça brasileiro. 

    Quando o Comitê de Direitos Humanos da ONU apreciar e decidir a petição do Lula sobre os abusos da lava jato e do juiz moro será uma verdadeira desmoralização perante o mundo do judiciário brasileiro. 

  8. Certa feita disse isto a um

    Certa feita disse isto a um juiz de outra maneira. Durante a instrução do processo, irritado ele deu um murro na mesa e disse que dirigia o processo. Calmamente disse a ele o seguinte:

    “Sim, o senhor dirige o processo. Mas como no trânsito existem regras. Na estrada se o senhor violar as regras de trânsito pode ser multado e até perder a habilitação. Aqui se o senhor prejudicar meu cliente eu posso impetrar Correição Parcial, Recurso e Mandado de Segurança. Portanto, atenha-se às regras, por favor. Meu cliente tem direito a fazer a prova e o senhor não deve impedi-lo de fazer isto.”

    1. O seu relato deixa realmente

      O seu relato deixa realmente claro que os juízes brasileiros não acreditam que eles sejam obrigados a seguirem as regras como todos os outros. Exatamente o comportamento de quem se acha rei.

  9. E desde quando o camisa preta

    E desde quando o camisa preta do Paraná está preocupado com as leis e com os advogados?

    Não saiu na mídia porca deste país,para ele não tem validade. Ele é a lei e pronto.Não só ele. É histórico em nosso país este abuso do judiciário. O camisa preta do Paraná só é mais escrachado que todos os outros congêneres.

  10. Tuka”nininho”

    Se alguém aí souber de outro termo que não seja “canalhice”, porque nesse caso específico isso é até elogio pra esses togados golpistas atucanados, por favor, diga.

  11. Tentei, juro que tentei, mas

    Tentei, juro que tentei, mas me sinto enojado e enjoado quando ouso o guinchado do rato (ou fuinha ?) .

     

  12. Os advogados do Lula

    Os advogados do Lula conseguiram desestabilizar o Moro, por isso que partiram para o confronto.

    O Moro vai condenar o Lula, pois precisa dá um respostas ao PIG, golpistas e coxinhas.

    Agora, será que terá coragem de mandar prender o presidente.

    1. Eu estou convenfido que já

      Eu estou convenfido que já passaram do ponto de retorno há muito.

      E querem é mais: vão desembestar a caçada de um por um que consideram “esquerdopata”.

      A ver.

  13. Pena que é tarde demais.

    Pena que é tarde demais.

    Não tenho muita dúvida de que Lula já está condenado por Moro desde sempre e que a sentença será confirmada em segunda instancia.

    O que é irritante é que quem quisesse saber saberia desde 2014 que Moro e sua esposa são ligados aos tucanos do Paraná, mas…

    É uma “coisa”… quem abre a boca pra falar de aumento do salário mínimo, ampliação de direitos, defesa do patrimonio e do conteúdo nacional, do pre sal, da política externa independente, da absurda sangria de juros, etc., é logo taxado de “petista”; ou mesmo de “petralha”.

    Um juiz, um juiz com claras ligações com um partido que recusou resultado de eleições e que recebe afagos de um grupo de comunicação de extenso histórico de golpismo reacionário é tratado como um “cavalheiro no salão”…

  14. Como pode Delcídio, como

    Como pode Delcídio, como testemunha de acusação de Lula, diante de um juiz, repassar toda sua trajetória na política, detalhando o que via de fraudes enquanto senador petista, próximo ao Presdiente, ter agora microfone para dizer que ele não passa de um canalha, e ainda assim ser enaltecido pelo MP/Pr. 

    Um sujeito desprezível como Delcídio tá pra acontecer. Acho que até Garotinho perde pra ele. 

    Por fim, tá bem explícito que Delcídio, embora ajudado para dizer mentiras, conteve-se por medo do que poderia mais tarde voltar pra cadeia, visto que os três defensores de Lula estavam lá pra brecá-lo. Por Moro, ele poderia mentir à vontade, mas, ainda existe um mínimo de justiça funcionando, Um mínimo, que poderá acabar em breve, ao que tudo indica. 

  15. Que tal fazer uma pesquisa-

    Que tal fazer uma pesquisa- Reportagem Coletiva – como tal em relação à existência de possível organização criminosa de Curitiba???… composta por Moro e membros da denominada Força Tarefa do MPF ???…

    Hoje – segundo os próprios possíveis componentes da possível organização criminosa – basta o contexto e evidência do crime para a caracterização do crime e condenação.

    As evidências e contextos presentes em todos os autos dos processos da LavaJato e nas manifestações extra-autos como, por exemplo, parcialidade seletiva, pedidos de apoio à mídia e apoio popular, vazamentos de delações e a própria forma da obtenção das delações, participações em eventos (Dória, premiações da mídia, etc), nas atitude pessoais e familiares – entre outras – somadas aos resultados colhidos (desmonte do país, desemprego, de empresas de base, etc), evidenciam a possível existência de uma organização criminosa maquiada de legalidade composta e integrada por Moro e membros da denominada Força Tarefa do MPF…

    Prováveis crimes: lesa pátria e inúmeros dispositivos do Código Penal (contra a paz pública; contra a fé pública; crimes de falsidades; crimes contra a administração pública; dos crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral; dos crimes contra a administração da Justiça; e outros)

     

     

    1. Acresca-se como contexto e

      Acresca-se como contexto e evidências ao possível crime de organização criminosa à politização e midiatização das delações (contratos de “venda” de informação em troca de benefícios penais entre o MP e delator, quase sempre – nos processos da lavajato – obtidos após prisões não explicitados) e, ao depois dos processos; os cursos nos EUA (cuja Política Criminal está acentada em procedimentos atuariais e tabelas de classificação eletiva de ser, pertencer, e comportamentos de grupos); restauração em decorrência do Direito Penal do Autor (versão Direito Penal do Inimigo), etc

      Exemplo de evidências como prova acusatória “ampliada e distorcida” nos processos de organização criminosa nos EUA as informações constantes na série da BBC: O Poder dos Pesadelos (3 videos:1. Está frio lá fora; 2. a Vitória Imaginada; e 3.As Sombras nas Cavernas).

      Neste último video (3.3) assistimos entre os minutos 7:32 a 7:50 o seguinte:

      – Mas o americanos decidiram também processar Bin Laden em sua ausência – 7:32 – Mas para isso, sob a lei americana, os promotores precisavam de evidências de uma organização criminosa – 7:40 – porque assim como no caso das Máfias permitiria aos promotores acusarem os líderes da organização – 7:45 – mesmo que não estivessem diretamente ligados ao crime – 7:49

       

      1. Não é diferente no

        Não é diferente no documentário da Netflix “A 13 EMENDA”

        E, ainda, UMBERTO ECCO em “NÚMERO ZERO”, p. 51-53, atraves do personagem Simei chefe de redação do jornal “Amanhã” que montavam:

        “(…) Estão chovendo mandados de prisão, os partidos estão se desgastando aos poucos, e já há quem diga que, depois da queda do Muro de Berlim e do desmantelamento da União Soviética, os americanos já não precisam dos partidos que podiam manobrar e os deixaram nas mãos dos magistrados, ou talvez, poderíamos arriscar, os magistrados estão seguindo um roteiro escrito pelos serviços secretos americanos, mas por enquanto não vamos exagerar. Essa é a situação de hoje, mas em 18 de fevereiro ninguém podia imaginar o que aconteceria. O Amanhã [jornal que o personagem da fala editava], porém, vai imaginar e fazer uma série de previsões. E esse artigo de hipóteses e insinuações eu confio ao senhor Lucidi, que precisará ser hábil para, dizendo é possível e talvez, contar de fato o que depois de fato aconteceria. Com alguns nomes de políticos, bem distribuídos entre os vários partidos, ponha as esquerdas no meio também, dê a entender que o jornal está coletando outros documentos, e diga isso de um modo que faça morrer de medo…se perguntando o que poderia ser um número zero com a data de hoje… Entendido? Ao trabalho”

         

  16. A “Moro de Saias” de Mato Grosso

    Nassif, em Mato Grosso a Juíza Selma Rosane de Arruda, considerada localmente como a “Moro de Saias” foi afastada de um processo contra a ex-primeira Dama do Estado por imparcialidade.

    Detalhes: a fama é injusta. Ela não faz os absurdos que Sérgio Moro faz, a turma que ela anda prendendo não pode alegar ser vítima do processo kafkiano e perseguição implacável que Moro faz a Lula, mas ela realmente abusou nesse processo específico, inquiriu as testemunhas da mesma forma que Moro fez nessa audiência, foi afastada do processo por unanimidade, e até o MP concordou que ela exagerou.

    Bom tema para análise dos advogados do Blog, fazendo um pararelo com o Moro:

    http://www.olhardireto.com.br/juridico/noticias/exibir.asp?noticia=por-unanimidade-selma-e-afastada-e-acao-contra-roseli-e-anulada-decisao-afeta-sodoma&id=34118

    http://www.midianews.com.br/judiciario/tj-afasta-juiza-e-anula-delacao-que-motivou-prisao-de-roseli/272710

     

    1. O Governador de Mato Grosso,

      O Governador de Mato Grosso, Pedro Taques, antes senador, antes ainda, um dos mais ativos Membros do Ministério Público Federal,  por certo não deixaria que isso acontecesse no estado dele.  Ele tem suficiente influência e saber jurídico para conter essas barbaridades.

      Não podemos esquecer, entretanto , que interesses políticos e econômicos  podem toldar completamente qualquer saber.

  17. então…

     … aquele sub-agente da cia e da nsa, … fantasiado de “juiz”,…. tomou um “pau” na letra da lei…
    trata-se de um primário cooptado e sem recursos… não tem gabarito para estar onde está…

  18. Vossa excelência é um

    Vossa excelência é um justiceiro, fascita, coxinha e tucano. Não necessariamente nessa ordem. Ah sim, e um FDP também.

  19. Os problemas

    Neste apaixonado post e repectivos comentários vemos a imagem do advogado com seu semblante dislumbrante de vencedor. Que se defina esta causa tão importante para os admiradores do ex-presidente, para a nação e para a história do país. Foquemos em algo mais significativo para um futuro digno do nosso povo.Há muito o que fazer.

  20. Próxima atração da Globo: “Talkshow do Dr. Moro”

    Esse depoimento aí é fatal para tudo que se construiu na Lava-Jato… se todas as delações foram feitas nesse ritmo de “Talkshow” com Moro não existe nada confiável nesse caso. Pelo que vimos o juis vai perguntando coisas aleatórias de maneira informal para o delator, não checa datas, números, ligações, conexões… não existe uma planilha, uma linha de raciocínio, dúvidas processuais… a única guia em tudo é pinçar trechos que comprovem a tese que Lula é o chefe e a corrupção institucionalizada foi criada pelo PT.

    No meio dessa bagunça toda… quem foi esperto já ganhou sua liberdade manipulando o “espertão” do Moro… como fica óbvio que o Delcídio faz em vários trechos… fala exatamente o que o juiz quer ouvir e Moro se torna quase que advogado de defesa de Delcídio. Se eu fosse depor levaria um bolo de chocolate para o Moro, elogiaria o cabelo dele e depois falaria que ouvi alguém dizer que Lula era o chefe de tudo… pronto… liberdade!

    Por isso a mídia se esforça tanto para destruir completamente a esquerda… qualquer resquício de esquerda será suficiente para acabar com esse pensamento único e hegemônico de direita burra que tomou conta do país. Quando essa onda de direita passar e as pessoas retomarem a conciência das coisas(se isso acontecer algum dia), vai ficar difícil explicar esse momento de insanidade que tomou conta. 

    Moro, após o Petrolão, deve tomar o mesmo rumo de Joaquim Barbosa pós-mensalão, sumir! Como será possível Moro julgar qualquer outro caso depois dessas revelações? 

  21. A parcialidade do Juiz Moro

    A parcialidade do Juiz Moro chega a ser aviltante. Só que ontem ele tinha pela frente três advogados altivos e competentes. Não fosse isso, a testemunha – Delcídio do Amaral, em conluio com o Juízo e o MP,  teriam feito “gato-sapato” dos comezinhos princípios do Direito. 

    A meu ver, tivemos ontem um momento histórico para a advogacia brasileira, um dos pés da tríade que materializa a Justiça e que, não raro, é vista apenas como acessória num processo frente as duas “deidades”: Ministério Público e Judiciário. O destemor, com a devida reverência aos ritos intrínsecos do processo judicial e sem a perda do respeito às demais partes, prestou um tributo a figuras grandiosas como Rui Barbosa e Sobral Pinto. 

    Essa autêntica imoralidade jurídica, impulsionado por ânimos políticos, na qual o tripé mencionado se desfaz para se transformar num duo formado, de um lado pelo aparato repressivo do Estado, e de outro o cidadão, representado por seus advogados, assim se apresentara desde a Ação Penal 470(mensalão). Uma assimetria que viola não só princípios basilares do Direito, mas que agride na prática a própria Constituição.

    O certo é que um complexo policial-persecutório-judicial se instaura no país a partir deste marco e que se eleva e justifica a partir da sua “sublime” missão que é restaurar a ética no Brasil. Para isso, tudo o mais,incluindo os avanços do processo civilizatório, é olvidado. A secundá-los, no papel de cão de guarda para quem ouse arrostá-los, o poder de uma mídia comprometida politicamente e, paradoxalmente em termos hierárquicos, um Supremo retraído(na realidade, acovardado) e pusilânime. 

     

    1. Um aspecto gritante da

      Um aspecto gritante da parcialidade de Moro que passa despercebido: a advertência à testemunha de que está obrigada a dizer a verdade.

      Pois bem, a Moro não bastou fazer a advertência legal: Moro insistiu – enfáticamente – na ameaça e consequências ao depoente da quebra da delação premiada celebrada junto ao MP (parte acusatória) )e homologada (diga-se, não tomada) pelo STF.

      1. Nassif;
        Um psicopata é isto

        Nassif;

        Um psicopata é isto que o moro é, o infeliz tem idéia fixa em prender o Lula.

        O cara não tem a mínima capacidade para se ombrear com o Lula,  então usa de todas as artimanhas possíveis para tentar em sonho suplantar o Maior Presidente da República que o Brasil já teve.

        O Lula é nosso lider maior, e o Brasil mais do nunca precisa dele. moro não ouse em encostar a mão nele.

        ET Os advogados do Lula foram brilhantes e corajosos, e continuarão sendo. É deste modo que quebraremos a espinha dorsal do golpe.

        Genaro

    1. Moro sequer desconfia do

      Moro sequer desconfia do quanto saber jurídico possui o Batocchio. 

      Na verdade, moro não poderia avaliar.

      Quando Batocchio entrou para o curso de  direito, já deveria falar francês fluentemente, ter conhecimento de historia, sociologia, política, economia, latim, adquiridos a partir do curso médio, o então curso clássico. Era a exigência da época.

      Moro, coitado, aprendeu direito civil ( só um pouquinho, caso contrário saberia o óbvio a respeito de propriedade

      imóvel e não incomodaria o Lula com essa palhaçada de sítio); aprendeu um pouco de direito penal, 

      ficou decorando apostilas para o concurso de juiz  e se esqueceu de viver.

      Se ele tivesse estudado um pouco de direito administrativo, direito constitucional, política,  economia, filosofia do direito, história, direitos humanos, essas coisas de comunista, talvez fosse uma pessoa menos arrogante e pretenciosa e um ser humano mais decente.

      Acho que ele  nem percebeu que o Batocchio o chamou de caipira.

      Ah! esqueci. Ele  por certo fez um cursinho de  power point, o que  eventualmente pode fazê-lo sentir-se superior diante do Batocchio.

  22. Ele entrou para a história…

    Não só na cara dele, mas para os ANAIS DA ONU E PARA TODO GRANDE JUIZ DO MUNDO QUE FOR ESTUDAR O CASO MORO….

    A “mãos limpas” italiana virou caso de estudo…

    Livros serão publicados mundo a fora falando das inconsistências do Moro…

    Até o Banestado e o Youssef voltarão nos livros – os 250 Bilhões de dólares desviados que deram em nada…

    Era para ele ter aprendido com este caso e ser mais duro com muitos daqueles que voltaram a cena do crime…

    Muitos empresários que estiveram sonegando no caso Banestado, talvez tenha tirado foto agora com ele!

    Podem ter um self dele…

    Era para ele ser mais duro – honrar a justiça!

    Se isso acabar em guerra civil ele será apontado como um dos estopins!

    Imagina!

    Ser um dos responsáveis por milhares de mortes?

    Guerras nascem das injustiças!

    Não é mole não!

    Viver sem pensar em consequências, é ser inconsequente!

  23. Vamos, negrada, vamos dar um

    Vamos, negrada, vamos dar um Viva para todas as celebridades nacionais dos últimos anos: Viva MiShell!!!, Viva Escadinha!!!, Viva Gilmar Dantas!!!!!!, Viva Carlinhos Cachoeira!!!!!!, Viva Playboy!!!!!!!, Viva Moro!!!!!!!, Viva Yousseff!!!!!!!, Viva Marta Suplicy!!!!!!!!!!!!!, Viva Fernandinho Beira Mar!!!!!!!!!!!!!!!, Viva Dallagnol!!!!!!!!!!!, Viva FB!!!!!!!!!!!, Viva a todo Poder Judiciário!!!!!!!!!!!!!!!!, Viva tabém o Congresso Nacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    A propósito, cadê minha passagem só de ida pra mim cair fora d”Essa Porra”, Ame-a ou Deixe-a?????????

     

  24. Moro é a CRISE

    Moro é a crise política, econômica e do Estado de Direito. Moro é LACAIO DA CIA.

    Quando essa m* desse golpe for derrubado, vou processar esse cara por crime de lesa-pátria.

  25. O juiz Moro deveria

    O juiz Moro deveria declarar-se impedido, nesse caso, para o bem da nação e da democracia.Os holofotes cegam!!!!!! A história já nos deu exemplos de possibilidades trágicas. Robespierre etc. ……

  26. A AUSCHWITZ CURITIBANA ESTÁ DESmoroNANDO

    Do Facebook

    A AUSCHWITZ CURITIBANA ESTÁ DESmoroNANDO

    Mais uma rodada da deplorável farsa jurídico-midiática, ontem, na Lava Jato.
    O primeiro a depor foi o ex Senador fanfarrão, Delcídio do Amaral.
    Como não poderia mentir, sob pena de perder o direito da delação premiada e ter a sua situação agravada, por prestar falso testemunho, a contragosto admitiu que as suas insinuações sobre a participação e/ou conhecimento de Lula na corrupção não passou de ilações, de “deduções de político”, acrescentando que o ex presidente nunca tocou nesse assunto com ele ou qualquer outro, em sua presença, e que ele nunca se referiu a isso, com Lula, porque a postura do presidente não permitia esse tipo de assunto.
    Logo entrarem em choque os advogados de Lula e a versão bem arrumadinha de um nazicapataz tupiniquim, com Moro tentando fazer o que tem feito até aqui, sistematicamente, direcionando depoimentos e buscando informações sobre situações e fatos outros que nada têm a ver com o processo.
    O que eu gostaria de dizer a Moro foi dito, ontem, por um dos advogados de Lula: “pensei que os seus métodos e o seu comportamento tivessem acabado, pelos aliados, em 45”.
    Traduzindo para coxinhas: “pensei que o nazismo tivesse terminado em 45”.
    Moro não retrucou, engolindo em seco a verdade, para depois, em outra oportunidade, na mesma Audiência, berrar, o que deverá lhe custar mais um representação.
    Aos poucos o polido Dr. Moro vai abandonando o discreto discurso a La Suplicy, para substituí-lo pela vociferação de Hitler e Bolsonaro.
    Continua a caça ao Lula, e Moro obstinadamente continua procurando um crime, em vão, os crimes que só existem na mídia de aluguel e nas cabeças dos seus coxinhas amestrados, alimentados com as diárias rações de manipulação.
    Com representação contra ele, por abuso de autoridade, com representação na ONU, por estar ferindo direitos humanos, com um salário de quase oitenta salários mínimos, um juiz de primeira instância, investido de mais poderes que os das instâncias superiores, curvando-se a Eduardo Cunha, por medo da língua do arquivo, Moro cercou ainda mais de sigilo (segredo de justiça) os depoimentos dos executivos da Odebrecht, onde estão denunciados praticamente todos os caciques golpistas nos três poderes, tudo propineiro desavergonhado.
    Agravando ainda mais a situação do menino da Cia, é cada vez mais de domínio público que ele foi o juiz no caso Banestado, onde foi desviado vinte e cinco vezes mais dinheiro que o desviado da Petrobras, onde o doleiro, figura central, era o Youssef e os ladrões todos tucanos, com ninguém preso ou uma moedinha devolvida.
    Indo de Curitiba para o Planalto, o golpresidente se reunião com 94 “notáveis”, considerados “de peso” na sociedade brasileira.
    Além de ter aumentado o número de participantes nesse “conselhão”, o golpresidente trocou 51 nomes e entidades, talvez por falta de representatividade, como a CUT, o MST e a UNE, substituindo pela Fiesp.
    Segundo a Receita Federal, se só os da Fiesp pagassem a sonegação que está sendo cobrada na justiça, o déficit público seria coberto dez vezes seguidas.
    Ali Babá progrediu, já não são 40, mas 94.
    Gedell oscila no cai mas não cai e deve ser mais um ministro fora, nenhum deles por incompetência ou divergência política, mas por causa de desonestidade mesmo.
    Logo mais um estará nos holofotes, o dos esportes, Piccianinho, Picciani filho, que vendia vacas superfaturadas para empreiteiras lavarem dinheiro, o que já está sendo apurado, no caso Cabralzinho Beira Cofre, o papai Picciani, presidente da Alerj e sócio de Beira Cofre, mais enrolado que pentelho molhado.
    Já no Banco do Brasil… Serão fechadas as primeiras 402 agências, de um total que deve ultrapassar 1 000, que é para rimar, junto com um PDV (Plano de Demissão Voluntária) que atingirá 18 000 funcionários, que se julgavam mais que bancários, rimando novamente.
    Isto é um duplo plágio da era FHC: no próprio BB, quando ele demitiu milhares, e nas estatais das teles, quando ele demitiu, reduziu o tamanho, “saneou”, o BNDES emprestou dinheiro e com esse dinheiro emprestado, nosso, a iniciativa privada comprou.
    Lembram da nomeação de Eduardo Cunha, por FHC, na Telerj, para fazer exatamente isso, com sucesso?
    Estas foram as auspiciosas notícias de hoje.
    E para concluir, estão cada vez maiores as filas nos hospitais públicos e particulares, para agendamento de cirurgias, todos com úteros e retos perfurados por cabos de panelas.
    Em tempo: atenção, coxinhas! Auschwitz não é nenhuma iguaria alemã vendida na Habib’s, mas um campo de concentração nazista.

    Francisco Costa
    Rio, 22/11/2016.

    Nenhum texto alternativo automático disponível. https://www.facebook.com/groups/brasil.pt/permalink/564442023766899/

     

  27. Para entrar para a Historia

    Porque sera que não fico nem um pouco surpresa com o bate-boca entre os advogados do ex-presidente Lula e Sergio Moro… Eh obvio que apos tantas ilegalidades cometidas pelo Procurador Moro (ja que isso que vimos no video e por tudo que temos acompanhado nesse processo não é o papel de um Juiz) e sua força-tarefa e a pusilanimidade do TRF4, a coisa so poderia chegar a esse ponto.

    A questão é que Sergio Moro não tem condições ética e, diria também psicologicas, de fazer o julgamento do ex-presidente Lula. Ele deveria, se fosse realmente um Juiz, se dizer impedido. Como ele nunca fara isso no afã de sua ambição, precisa ser afastado por outros canais. E como ja vimos o TRF4 também não tem condições de julgar nada que diga respeito ao “juiz” Moro. 

    Ao final da audiência, o advogado Roberto Batochio se mostra bastante alterado e avisa que Lula sera condenado custa o que custe nesse teatro de horrores.

  28. Destruição a Jato. A tragédia do Brasil de Moro num vídeo espeta

    Destruição a Jato. A tragédia do Brasil de Moro num vídeo espetacular

     

    Por Fernando Brito · 13/11/2016   cidadaocuritibaReserve  23 minutos do seu domingo. Chame o companheiro, a companheira, os filhos, os amigos que vêm almoçar.Seu país e sua vida valem isso, a oportunidade de pensar, num vídeo fantástico, sobre o qual não posso nominar o roteiro, a edição e a direção – todos da melhor qualidade e técnica de documentário, embora feito com recursos amadores.É um balanço cru e explícito do que o Brasil ganhou e perdeu com estes dois anos em que a Operação Lava jato passou a ser – à frente de tudo, da economia, do emprego, da vida humana –  a reitora da existência dos brasileiros.A história de como se serviram de ladrões para nos roubar muito mais que eles. Em dinheiro, em trabalho, em sonhos e em destino.Já falei demais.Veja, os fatos falam por si.

     Documentário: “Destruição a jato”

    [video:https://youtu.be/o_c_-9uso4c%5D

  29. moro é uma berração como juiz

    moro é uma berração como juiz criminal exercendo a função de acusador quando deveria agir como julgador, vai condenar Lula e seus compadres no TRF-4 vão confirmar a sentença a tempo de tirar Lula da disputa de 2018.

    Esse é o judiciário brasileiro a maior oligarquia do planeta. 

  30. A omissão do STF é

    A omissão do STF é responsável pela desobediência a constituição federal por parte do juiz Moro e Procuradores do MP.

    Impressiona o poder de um juiz de 1ª instância colocando-se acima do STF e da CF.

  31. Ainda teve a (merecida) referência a 1945

    Estou de saco cheíssimo desses moleques. Já deu. Lembrando:

    1. Moro virou réu em Genebra por perseguição à Lula. Pode se safar, mas a ideia que ele tinha de ocupar uma cadeira em Haia já era.

    2. Moro ‘captou’ R$ 1,5 mi em benefícios ACIMA do teto constitucional desde que a Lava Jato começou (https://goo.gl/LsCcPo).

    3. Hoje cedo, Romulus postou denúncia sobre mais uma ameaça à segurança pessoal de Lula vinda de Curitiba.

    Olho aberto, coração atento e povo na rua, se os camisas-preta vierem com gracinha.

    1. “Moro ‘captou’ R$ 1,5 mi em benefícios”

      Se juntarmos as acusações contra Lula e tirarmos tudo aquilo que é apenas convicção e nos concentrarmos nas provas… até agora contra Lula não existe nada… enquanto isso, está 100% comprovado que Moro desviou milhões de recursos públicos em uma forma de corrupção institucionalizada.

  32. Como observou o Wilson Ramos…

    O Advogado ainda chamou o Moro de caipira/provinciano! hahahahahaaa

    O GGN censurou mas a gente mostra!

    “Pode ser inapropriado mas é perfeitamente jurídico e legal. O juiz preside, o regime é presidencialista, mas o juiz não é o dono do processo. Aqui os limites são a lei. A lei é a medida de todas as coisas. E a lei do processo disciplina essa audiência. A defesa tem o direito de fazer o uso da palavra pela ordem para arguir questão de ordem ou se a vossa excelência quiser eliminar a defesa eu já imaginei que isso tivesse sido sepultado em 1945 com os aliados e vejo que ressurge aqui nessa região agrícola do nosso país. Se Vossa Excelência quiser suprimir a defesa então acho que não há necessidade nenhuma de continuarmos essa audiência”.”

    1. Os penduricalhos do Sérgio Moro também são inapropriados

      Os penduricalhos adiposos do Sérgio Moro além de também serem inapropriados são inconstitucionais e anti-éticos, porque o limite de tais penduricalhos não é a constituição, mas o céu.

      Porque Moro recebe tais penduricalhos?

  33. “O futuro a Deus pertence”,

    “O futuro a Deus pertence”, mas vou arriscar um prognóstico: O moro condena o Lula “pelo contexto” mas deixa ele responder o processo em liberdade, o TRF 4 sofrerá pressão de manifestações, mas mantém a condenação. Lula pode ser preso mas recorre ao STF e é solto para aguardar o julgamento em liberdade. Assim vamos para 2018 com o Lula inabilitado para concorrer, mas na campanha do Haddad ou quem o PT lançar, do Ciro e outros.  Neste cenário já em 2019 inicia-se campanha para a anistia do Lula, para que possa concorrer em 2022. Em qualquer cenário espero que o Lula esteja preparado para ir preso e não esmorecer, pode ser o início de uma luta que mude definitivamente o absurdo que é o Brasil.

  34. Contexto

    “A pergunta está dentro de um contexto” disse Moro, ao que o advogado respondeu: ” contexto só se for da sua cabeça porque o contexto a que o MPF deve se ater é a denúncia”  Hahaha! Tome cabra fascista!

  35. A reação no campo
    A reação no campo institucional é ótima, agora precisa da reação no campo popular. Chega de ser ovelhinha, chega de apanhar quieto. A esquerda precisa sair da sua confusão interna e agir se maneira unitária e organizada. A direita está se organizando cada vez mais, enquanto discutimos o sexo dos anjos. Se acham o presente ruim, não sabem como o futuro pode ser.

  36. Vânia,

    …alma lustrosa e cheirosa de tão lavada. Acho que não o chamou de provinciano não…Parece-me que o advogado chamou o operador de Direito, Moro, de nazista de uma roça iluminada??

  37. As provas contra o Lula são as alegações surreais do Delcídio

    “Do ponto de vista jurídico, eu não aceito a teoria do domínio do fato. Com ela, eu passo a trabalhar com indícios e presunções. Eu não busco a verdade material. Você tem pessoas que trabalham com você. Uma delas comete um crime e o atribui a você. E você não sabe de nada. Não há nenhuma prova senão o depoimento dela – e basta um só depoimento. Como você é a chefe dela, pela teoria do domínio do fato, está condenada, você deveria saber. Todos os executivos brasileiros correm agora esse risco. É uma insegurança jurídica monumental. Como um velho advogado, com 56 anos de advocacia, isso me preocupa. A teoria que sempre prevaleceu no Supremo foi a do “in dubio pro reo” [a dúvida favorece o réu].” Ives Gandra

    Delcídio não apresentou qualquer verdade material. Mas o Moro se deu por satisfeito.

     

  38. Já chegou a hora da verdade:

    Já chegou a hora da verdade: esse juiz não tem provas contra o presidente Lula. Ele ficou constrangido e perdido com os argumentos dos advogados. Não se pode fugir da verdade. Eu defendo e confio na inocência do presidente Lula. Indiquem para as pessoas o vídeo do youtube: Destuição a jato. É um vídeo sincero, sereno e que mostra os fatos de maneira clara, sem maquiação…

  39.  
    Esse “processo” contra Lula

     

    Esse “processo” contra Lula conduzido por Moro é o maior chamamento à uma guerra civil já visto neste país.

  40. Dê um mínimo de poder a um

    Dê um mínimo de poder a um provinciano e a merda esta feita, o moro vai desmoralizar a justiça, ninguém mais irá respeita-la e no futuro a ordem sómente será restabelicida com muito sangue nas calçadas, quem viver verá.

  41. Lula já está condenado.

    Lula já está condenado.

    Esse é o nome do filme;ou novela,um gênero com ótima aceitação por estas bandas.

    Observando os áudios, constato que o diretor manda cortar o microfone justo na hora (advogados de defesa) em que a cena sai do script.

    Ao final,na entrevista dos advogados com ¨nossa¨ mídia,observo que o repórter questiona:

    Houve treta entre vocês e o meirinho?

    Perguntas sem respostas sobre quem passou essa informação ao repórter.

    A mulher do cafezinho,ou…a lavajato está grampeada?

    Lula já está condenado?

     

     

     

     

     

  42. Responsabilidade Maior

    Insisto. A maior responsabilidade desse show de parcialidade do Juiz Moro é dos tribunais, principalmente, do Supremo, por enquanto na pessoa do ministro Teori Zavascki. Está claro, cristalino, que não há uma mísera prova contra Lula. E não há porque ele não cometeu nenhuma irregularidade. Logo, a perseguição é inegável e o ministro é totalmente culpado porque a abençoou. Não dá para os advogados tentarem levar o escândalo da perseguição ao pleno do STF? Com a palavra os juristas que aqui comentam.

    1. Grande Edson.Tirando Mello e

      Grande Edson.

      Tirando Mello e Lewandoski, o STF só dois tipos de juízes: os que se borram de medo da mídia e os que pensam exatamente igual a “grande pequena” mídia desse país (Carmém Lúcia é o exemplo melhor atual)

      Se o STF tivesse culhóes, esses processos da lava jato sequer estariam todos em Curitiba: sob o ponto de vista da competëncia, a Petrobrás tem sede no Rio de Janeiro, os crimes foram praticados em diversos estados, mas a maioria na capital paulista e no próprio Rio. O vinculo alegado do Doleiro é risível, até porque Lula, por exemplo nada tem a ver com o doleiro, e quando um processo e julgado (os que tiveram a participação do doleiro) se extingue o liame e a competëncia do magistrado para os demais. Foi criada uma aberração que é uma Vara Federal com competëncia nacional, algo que vai de encontro a TUDO que prevë a CF e o CPP.

      Eu quero estar vivo daqui a 20, 30 anos para ler a respeito dessa aberração processual que só fez quebrar empresa no país, alías quebrar empresa e usar de um dos poderes da república para eliminar os inimigos políticos.

       

      1. É isso mesmo

        Sérgio,

         

        Sua análise, do ponto de vista jurídico, está corretíssima. Moro não tem competência para os julgamentos que está presidindo. Tenho atentado para isso há muito tempo.

        Quanto ao Lula, relativamente à falta de provas ele vai criar algum contexto a partir de certa “literatura jurídica”.

        Que STF é esse? Que país é esse? O direito foi todo estropiado para que essa operação lesa-pátria de guerra continue agindo sob o “direito penal do inimigo”. Pois é disso que se trata.

         

        Stella

         

        1. Stella,
          Apesar de vez por

          Stella,

          Apesar de vez por outra ver esses meus argumentos cidados em alguns lugares, não vejo isso sendo usado continuamente pelos advogados de lula. É algo que tem que ser batido, rebatido e jogado na mídia toda hora porque a exposição a isso pode levar a nulidade total desse processo.

          Outro detalhe, toda vez que cito isso aqui no blog recebo uma série de votos negativos, deve ser a turminha do moro com medo  disso chegar na boca das pessoas.

          Lamentárvel.

      2. Só culhões não bastam. É por

        Só culhões não bastam. É por excesso deles que se tem cometido uma justiça “duca”..

        Há sim, que se ter peito,  que não os caidos da Camen   Lúcia.

  43. Esse cara aí, que insiste em

    Esse cara aí, que insiste em “contexto” somente para tentar encontrar argumentos contra Lula, nao tem nenhum interesse em justica. Ele quer porque quer condenar nosso querido ex-presidente. Moro é 100% suspeito, fraco juridicamente e sem nenhuma isencao.

  44. Poucas coisas a falar: 1.

    Poucas coisas a falar:

     

    1. Que show dos advogados de Lula: sem temor, mostrando profundidade e conhecimento técnico milhões de luz a frente do “rei” global Moro.

    2. Eu sempre achei Moro partidário, adepto do direito penal do inimigo, vingativo.  Ultimamente começo a achar o mesmo além de tudo muito, mas muito fraquinho no que a globo e seus comparsas dizem que ele é “rei”, na condução e aplicação do direito penal. Ontem foi um humilhação jurídica.

    3. Pelo jeito Moro só é grande com advogado que não se impõe, porque aí ele pode dar o showzinho costumeiro de arbitrariedades.

    4. Ah a ONU quando ver esse processo, pode dar em nada do ponto de vista prático, mas vai ficar colado na testa do judiciário federal paranaense todas suas “qualidades” nazifacistas.

     

  45. Vendo a sessão do TSE e

    Vendo a sessão do TSE e lembrando do acordo que o Nassif já anunciou sobre a divisão da chapa Dilma/Temer.

    O Judiciário definitivamente virou ativista política e não vai cessar tão cedo, qual a lógica do stf?: O executivo experimentou um revés sem tamanho com o impeachment e seus efeitos principalmente sobre o Lulismo. O Judiciário (e o MP) sabe que o PMDB não tem condição de fazer transição alguma mas aceita seu papel porque seu ativismo se confunde/depende da fraqueza do PMDB numa retroalimentação contínua típica dos parasitários.

    O legislativo igualmente está na lama. Ponto para o wilian boner. Digo o óbvio mas a questão é que com esse ativismo sem hora pra acabar a república de curitiba vai continuar espraiada, com um ou outro pequeno puxão de orelha do stf pra tentar dizer que “supostamente” manda.

     

     

  46. Partidário, corrupto,

    Partidário, corrupto, canalha, cínico e agente do FBI. Isso que Moro é. Não se espere muito dele a não ser o desempenhar o papel de juiz nessa verdadeira novela mexicana que virou a Lava Jato.

    Isso só é possível num pais de midiotas como o nosso.

    1. é só investigar a fundo que sai..

      algum descontente do FBI, algum outro “ex-aluno arrependido” dos cursos de lavagem cerebral yankee…

      É só fuçar no lixo que acha….que nem disse o Capitão-do-mato  certa vez !!

  47. Da gravação da audiência,

    Da gravação da audiência, dois momentos para reflexão.

    1o. MOMENTO. A ADVERTÊNCIA DO ART. 202 DO CPP

    A prolongada, a longa, a incisiva e a escolha posta (pegar-largar) quando da advertência legal à testemunha da obrigação de dizer a verdade em Juízo, nestes termos:

                – Moro: (…) Na condição de testemunha o Sr. tem o compromisso com a Justiça em dizer a verdade e responder as perguntas que lhe forem feita. Certo?

                – Delcídio: Perfeito!

               – Moro: eu vou advertir o Sr., por força de lei, que se o Sr faltar com a verdade o Sr. responde então um processo criminal

                                     (bastava isso, não obstantei, Moro, insistetemente,  prosseguiu:)

                – e além disso é sabido que o Sr fez um acordo de colaboração com a PRG e que foi homologado pelo STF. É isso?

                – Delcídio: É isso mesmo!

                – O Sr se comprometeu a disser apenas a verdade perante a Justiça por força desse acordo?

                – Delcídio: Absolutamente.

                – Moro, Sr Delcídio também vou adverti-lo que se o Sr. faltar com a verdade além do Sr. se sujeitar aquele processo o Sr. perde o seu acordo. Certo?

                – Delcídio: Claro.

                – Diante disso, vou passar a palavra ao MP para as indagações (1:06)

    ************

    2o. MOMENTO. A LIÇÃO DE BATOCCHIO

                – Batochio: Pode ser inapropriado, mas é perfeitamente jurídico e legal. O juiz preside, o regime é presidencialista, mas o juiz não é o dono do processo. Aqui os limites são a lei. A lei é a medida de todas as coisas. E a lei, no processo, disciplina esta audiência. A defesa tem direito de fazer uso da palavra pela ordem para arguir questão de ordem. Ou, se Vossa Excelência quiser eliminar a defesa – e eu imaginei que isso já estivesse sido sepultado em 1945 pelos Aliados e vejo que resurgiu agui nesta Região Agrícola de nosso país. Se Vossa Excelência quiser suprimir a defesa, então, eu acho que não há necessidade nenhuma de continuarmos essa audiência (23:21 – 23:58)

     

     

     

    1. PROPOSTA
      Que tal fazer uma

      PROPOSTA

      Que tal fazer uma pesquisa- Reportagem Coletiva – como tal em relação à existência de possível organização criminosa de Curitiba???…

      Hoje – segundo os próprios componentes da possível organização criminosa – basta o contexto e evidência do crime para a condenação

      Os contextos e evidências em todos os autos dos processos da LavaJato e nas manifestações extra-autos como, por exemplo, politização e mediatização das delações e, ao depois, dos processos; sequuências política seguidas; cursos nos EUA e de sua Política Criminal atuarial de prognósticos (tabelas); restauração do Direito Penal do Autor e vertente do Direito Penal do Inimigo;  parcialidade seletiva; pedidos de apoio à mídia e de apoio popular; vazamentos de informações; eventos (Dória, premiações da mídia, etc), atitude pessoais e relações familiares – entre outras – somadas aos resultados colhidos (desmonte do país, de empresas de base e de infra estrutura, desemprego, etc), dão margem a crença de possível existência de uma organização criminosa maquiada de legalidade composta e integrada por Moro e membros da denominada Força Tarefa do MPF…

      Prováveis crimes: lesa pátria e inúmeros dispositivos do Código Penal (contra a paz pública; contra a fé pública; crimes de falsidades; crimes contra a administração pública; dos crimes praticados por funcionários públicos contra a administração em geral; dos crimes contra a administração da Justiça; e outros).

      Em reforço ao proposto acima:

      http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/266772/Defesa-de-Lula-v%C3%AA-conex%C3%A3o-suspeita-da-Lava-Jato-com-EUA.htm

      Defesa de Lula vê conexão suspeita da Lava Jato com EUA

      247 – A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva suspeita de que Lava Jato esteja colaborando em caráter não formalizado com o governo dos Estados Unidos. Segundo Cristiano Zanin, um dos advogados do petista, revelações feitas na segunda-feira durante depoimento de Eduardo Leite, ex-executivo da Camargo Corrêa, transparecem o problema.  Na ocasião, o delator chegou a dizer que foi procurado pelo Departamento de Justiça americano por intermédio de representantes da operação, mas voltou atrás, após reação do procurador Diogo Castor de Mattos e do juiz Sergio Moro. Em nota, o MPF afirmou que “o assunto em questão é sigiloso” e que, portanto, não se manifestaria”. 

      1. OPA!

        Opa! A  combinação está aparecendo!

        Só que pau que bate em Chico não bate em Francisco. 

        Espionagem é crime,só que não.

        Conspiração , é não!

        Difamação, calúnia, injúria, detenção sem acusação formal, exposição vexatória, nécrimenão!

        Nem aqui nem em Gantánamo, que é para onde resvalamos.

        Acho que um dos maiores erros da retornada  democrática  foi  o relaxamento com a 

        Lei de Segurança Nacional  e com a seleção dos agentes de inteligência.

        No exercício do poder  a esquerda confiou demais nas garantias constitucionais e 

        no apoio popular , fortalecendo instituições estratégicas  ,  que  compostas pelos

         não alinhados com as políticas do governo funcionaram como sabotadoras do poder.

        Ingenuidade pura.

        O Moro deveria estar na cadeia posto que, reiteradamente prevarica.

        Sobre suas práticas:

        http://www.conjur.com.br/2012-set-25/pedro-neto-prevaricacao-imparcialidade-juiz-devido-processo

        Vê se ditaura um infeliz que vazasse conversa de autoridade sobrava pra contar.

        Na verdade até quem pudesse ouvir estava sob ameaça.

         

      2. Evidências? Mas que

        Evidências? Mas que evidências? Há apenas “convicções” que não convencem ninguém, exceto quem deseja muito ser convencido. O contexto é dogmático.

  48. Só Blá-blá-blá, eu não sei o

    Só Blá-blá-blá, eu não sei o que o Lula ainda está fazendo aqui no Brasil diante desta farsa e desta violência, é uma coisa absolutamente surrealista, Lula deveria cair fora do páis, pedir azilo, seus inimigos jamais deveriam ter este gosto de vê-lo condenado.

      1.   Lula não fugiu nem quando

          Lula não fugiu nem quando os milicos queriam sindicalistas na cadeia. Ele é um ESTADISTA, não vai sair correndo.

    1. Só Blá-blá-blá, eu não sei o

      Não esqueça que aí aguentaríamos o famigerado comentário “não falei, se não devia pq fugiu?”. O cara tem raça e fibra, fica pq é guerreiro e olha que não sou lulista rsrsrs

  49. Tenho certeza que Lula é inocente. Mas inocente de que?

    Eu tenho certeza da inocência de Lula, eu só não sei do que é que ele é inocente. Lula é o Josef K, personagem do livro O Processo, escrito por Franz Kafka.

    Se o Moro prender o Lula porque é surreal o Lula dizer que não sabia da propinocracia, acaba-se a segurança jurídica. Se isso acontecer, qualquer desafeto dos Jateiros pode ser eliminado sem problemas, mesmo que não haja provas, nem confissão, nem publicidade nem notoriedade. Bastam induções e bang! Cadeia em quem se atravessar no caminho dos Jatomoristas.

  50. Após a segunda guerra mundial os vencedores

    Após a segunda guerra mundial os vencedores instalaram o Tribunal de Nuremberg, quando não pouparam tempo para a produção de provas que foram demonstradas de forma exaustiva aos jurados e ao mundo. No entanto o Tribunal de Linchamento de Curitiba dispensa a Lula um tratamento que não foi dispensado nem mesmo àqueles os autores do holocausto. Lula mandou quantos milhões de brasileiros para a câmara de gás? Na verdade Lula está sendo condenado por ódio nutrido por uma elite bizarra que controla a midia, o Judiciário e demais Instituições que foram convertidas em organizações criminosas que em conluio com o mercado diabólico formado por corporaçoes nacionais e internacionais deram o golpe de Estado e agora, para coroar a vitória contra a democracia, querem punir uma liderança politica que, como se sabe, é uma ameaça os script do golpe para 2018. Isso não podemos permitir.

  51. Enquanto isso no depoimento

    Enquanto isso no depoimento da mulher do CUNHA esse juizeco a serviço do Tio Sam “RESPEITOU” o silêncio dela e nem  INQUIRIU NADA!!!!!! Gente me sinto presa no livro do KAFKA!!!!!! Nunca  a palavra SURREAL fez tanto sentido pra mim!!!

  52. o Moro sabe que está proximo de ser julgado internacionalmente

    Depois que A ONU PEDIU EXPLICAÇÕES A JUSTIÇA BRASILEIRA SOBRE A CONDULTA DO juiz Sergio Moro e dos procuradores na lava-jato; “”O JUIZ SERGIO MORO SABE QUE EXAGEROU NA PERSEGUIÇÃO AO PT E NA PROTENÇÃO AO PSDB, E ESTÁ MUITO PROXIMO DE ENFRENTAR UM JULGAMENTO EM CONTES DE JUSTIÇA INTERNACIONAL, como aconteceu com SOLOBODAN MILOSEVIC E O SADDAN HUSSEIN””. Mesmo que a justiça brasileira, CONTINUE assistindo calada aos ARROBOS DO JUIZ SERGIO MORO, ele terá que responder a orgãos de justiça internacional.

  53. Se estivéssemos …

    em 1945 eu poderia até acreditar ser o  moro um ingênuo, daqueles cuja leitura ( além das apostilas não passasse da Revistinha e outras menos famosas (Isto é, Época, etc) e desde nene só assistisse a as nossas TVs e seus noticiários verdadeiros (?).

    Mas porém, estamos em 2016 e só é ingênuo quem é bobo mesmo. Então….

    O QUE PENSO MESMO É QUE ELE É LOUCO DE HOSPICIO, MAS POR GRANA, Tal e qual um outro tb, como por exemplo o nosso mais que querido, odiado mesmo JOSE SERRA

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador