Defesa de Matarazzo estuda entrar com habeas corpus contra nova investigação no caso Alstom

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Estadão

do blog de Fausto Macedo

Matarazzo quer barrar inquérito da PF

Defesa de vereador tucano estuda entrar com habeas corpus contra nova investigação no caso Alstom

por Fausto Macedo

A defesa do vereador Andrea Matarazzo (PSDB) estuda ir à Justiça com pedido de habeas corpus para evitar a abertura de inquérito da Polícia Federal contra o tucano no âmbito do caso Alstom – suposto esquema de propinas a funcionários públicos da área de energia do Estado, entre 1998 e 2003, nos governos Mário Covas e Geraldo Alckmin, ambos do PSDB.

A alegação central é de que a investigação – requerida pela Procuradoria da República e autorizada pela 6.ª Vara Criminal Federal em São Paulo – “não tem causa, nem objeto”.

O criminalista Antonio Cláudio Mariz de Oliveira, que representa Matarazzo, destaca que “não há nada a temer”, mas faz um alerta. “O que me causa espanto é que vivemos um momento em que todo homem público tem que ser investigado. Um cidadão assume o governo e já se abre inquérito contra ele. O homem público está estigmatizado neste país.”

Matarazzo já foi investigado pela PF no inquérito Alstom. Ex-secretário de Energia de Covas, ex-ministro de Comunicação Social do governo Fernando Henrique Cardoso e ex-secretário de Cultura das gestões Alberto Goldman e Alckmin, o tucano foi indiciado por corrupção passiva, mas ele afirma que não conhece os lobistas, empresários e executivos que protagonizaram o escândalo.

“Não assinei o contrato e nenhum aditamento, todas as atas estão lá”, disse Matarazzo. “Fiquei apenas 7 meses no cargo de secretário, em 1998. A Eletropaulo estava em pleno processo de privatização. O grande problema disso tudo é o desgaste político, fica sangrando.”

Há três semanas, ao apresentar à Justiça denúncia criminal contra 12 investigados do caso Alstom, a Procuradoria excluiu Matarazzo porque reconheceu expressamente “inexistência de provas” contra ele.

No entanto, a Procuradoria requereu inquérito específico sobre o tucano alegando que ainda são aguardados documentos da Suíça em nível de cooperação jurídica internacional.

O advogado do vereador afirma que nenhum documento poderá comprometer Matarazzo. “Mas, suponha-se que mandem para o Brasil a prova de um crime. Aí sim o Ministério Público poderia requisitar inquérito policial ou aditar a denúncia já oferecida. O caminho natural é este, jamais abrir um inquérito sem fato a ser investigado.”

Para o criminalista Mariz de Oliveira, o novo inquérito representa “uma punição política, uma punição fora da lei”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. é muita cara de pau, o

    é muita cara de pau, o sujeito é um corrupto de carteirinha  e ainda  quer entrar na justiça para  impedir que o investiguem so no  Brasil mesmo. 

    um canalha  desse  devia  ja está  preso  ha muito tempo  muito  tempo mesmo. 

  2. Nassif
    Se eu posso dar

    Nassif

    Se eu posso dar conselho….. eu acho uma boa idéia o habeas corpus, mas olha Matarazzo, tem que entrar no STF e manobrar para o Gilmar ser o ministro que vai avaliar……entendeu??????É batata, se houver insistencia da PF o Gilmar pode repetir a dose…..entendeu???? É so um conselho

  3. E isso que nao chegaram e

    E isso que nao chegaram e provavelmente nem vão chegar à SECOM que ele foi o chefão… falta chegar no José Anibal e no Aloysio Nunes que tem o rabo preso com os trens, empreiteiras, etc… e cotado a vice do Aécio…

  4. “No entanto, a Procuradoria

    “No entanto, a Procuradoria requereu inquérito específico sobre o tucano alegando que ainda são aguardados documentos da Suíça em nível de cooperação jurídica internacional”:

    Essa ponte suissa os paulistas queimaram vazando documentos suissos -sobre Maluf- que foram enviados pra media brasileira.  E Maluf eh alto clero…

  5. Cara, eu não sei se é a

    Cara, eu não sei se é a ressaca ou se ainda estou bêbado, mas juro que pensei ter lido a seguinte frase do advogado do tucano empedernido:

     “O que me causa espanto é que vivemos um momento em que todo homem público tem que ser investigado. Um cidadão assume o governo e já se abre inquérito contra ele. O homem público está estigmatizado neste país.”

    Realmente está na hora de parar com as bebidas. Estou vendo coisas.

     

     

  6. O que vale para o PT não vale para o PSDB

     

     “O que me causa espanto é que vivemos um momento em que todo homem público tem que ser investigado. Um cidadão assume o governo e já se abre inquérito contra ele. O homem público está estigmatizado neste país.”

    Contra o PT ele não achou isso…então era normal??

     

  7. Um cidadão assume o governo e

    Um cidadão assume o governo e já se abre inquérito contra ele A tendência detectada está correta. Está mesmo havendo uma perseguição a tudo que se refere ao ambito do público. Só que, no caso, esse homem público tem sim que ser investigado. Muitas são as acusações e depoimentos que se referem a ele como arrecadador das campanhas com origem em negociatas com os empreendimentos públicos, há materialidade nas acusações. O advogado parte de premissa correta, mas dp deriva dela uma falácia; seu constituido não consta como perseguido pelos demiurgos da tendência. Muito pelo contrário, são justamente os que a estão incrementando.

  8. Recebi “um por fora” mas e

    Recebi “um por fora” mas e daí ?

    Não quero que me investiguem, entenderam bem ?

    Veja o meu quadro partidário ! Não sou  qualquer um.

  9. Para os tucanalhas não dá em nada

    Para os tucanalhas não dá em nada. Até porque eles têm como tentáculos o PiG e o stf. Me dá muita raiva quando eu penso que o Lula escolheu os ministros do stf sem conhecer nenhum deles. Com cererteza esse foi o pior erro político que o Lula cometeu e já está pagando caro. E para piorar tem muta gente que acredita que a Dilma vai ganhar fácil. Se é que vai ganhar. 

  10. HC

    “ir à Justiça com pedido de habeas corpus para evitar a abertura de inquérito da Polícia Federal contra o tucano”

    como?

    HC contra inveatigação?

    daqui a pouco vão pedir habeas corpus contra o…………….  Brasil !!!!!!!!!!!!!!

  11. E pode isto? Um HC p/ proibir

    E pode isto? Um HC p/ proibir a investigação? Nem imaginava que se pudesse chegar a isto a nossa justiça. Mas do que mesmo que ele está com medo? do PIG ? do STF ? Faz-me rir!!!!

  12.  “O que me causa espanto é

     “O que me causa espanto é que vivemos um momento em que todo homem público tem que ser investigado. Um cidadão assume o governo e já se abre inquérito contra ele. O homem público está estigmatizado neste país.”  K K K K K K K K VOCE ACHA É !!!!!!!! . . . . .

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador