Defesa diz que denúncia contra Odebrecht é “marco zero” na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Atualizado com o áudio da coletiva

Jornal GGN – A equipe que defende a Odebrecht convocou a imprensa, nesta sexta-feira (24),  para comentar as denúncias apresentadas pelo Ministério Público Federal contra Marcelo Bahia Odebrecht, presidente da companhia, e outros executivos, no âmbito da Operação Lava Jato.

Segundo os advogados, a investida dos procuradores é praticamente um “marco zero” em termos de estruturação da defesa. Isso porque só agora, com um documento que sintetiza os fatos investigados, é possível começar a rebater as acusações. O time de criminalistas reclamou que, até então, tomavam conhecimento das imputações de crimes mais por meio de vazamentos seletivos publicados pela mídia do que por material disponibilizado pelo MPF.

Além da falta de acesso ao conteúdo integral da investigação para constituir defesa, a advogada Dora Cavalcanti criticou a velocidade descomunal com a qual a Lava Jato tem tramitado no Judiciário. Ela citou, por exemplo, que apenas hoje teve condições de encontrar com Marcelo para discutir um bilhete apreendido pela Polícia Federal, que sugere – na visão da corporação – a destruição de provas que supostamente poderiam comprometer ainda mais a situação do presidente da Odebrecht no processo.

Ela disse que ficou surpresa ao descobrir que o juízo da Lava Jato considerou o conteúdo dúbio do bilhete em suas decisões, mesmo sem que a defesa tivesse tido tempo de apresentar um contraponto às acusações feitas pela PF. “Lamentavelmente, antes que os esclarecimentos da defesa pudessem ser prestados, esse juízo interpretativo, em desfavor do investigado, foi lançado em decisões”, comentou. 

Condenação antecipada

Ainda de acordo com Dora, houve um esforço, por parte da Polícia Federal, com ajuda da mídia, para antecipar a culpa dos investigados com o intuito de manter a prisão preventiva decretada por Moro há algumas semanas.

Dora citou anotações encontradas no celular de Marcelo Odebrecht, onde havia uma menção a “vaca 2 milhoões”, que a PF apressou-se em dizer que referia-se a João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT. Marcelo explicou à advogada hoje que a mensagem tratava, na verdade, de uma vaca de raça adquirida por um preço que ele considerou exorbitante.

Outra menção foi feita a “LJ”, que a PF considerou uma referência a “Lava Jato”. Segundo Dora, as iniciais são do jornalista Lauro Jardim, colunista da Veja.

Juiz fora do padrão

Em outro momento, as críticas foram direcionadas ao juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. “Moro é um juiz fora do padrão, ele está com a distribuição [de outros processos] suspensa, ele não recebe nenhum processo, foi considerado exclusivo [na Lava Jato], o que é fora do padrão, uma ilegalidade. O andamento do procedimento do MP e do juiz é fora do padrão e isto tem perturbado a igualdade [entre as forças de acusação e defesa]”, avaliou o advogado Técio Lins e Silva. 

Para Dora, entretanto, Moro não está agindo “de má fé”. Eu considero que o pedido de que a lei deve ser aplicada para todos tem o princípio de melhorar o sistema de Justiça brasileiro. Todos nós trabalhamos com afinco para isso”, disse, salientando que prefere não fazer comentários sobre o comportamento ou as estratégias dos membros da força-tarefa da Lava Jato.

Denúncias

Nesta sexta, o MPF convocou a imprensa para informar que apresentou a Sergio Moro denúncias contra a cúpula da Odebrecht e Andrade Gutierrez, pessoas ligadas aos presidentes das duas empresas, supostos operadores de propinas – entre eles, Alberto Youssef – e um ex-funcionário da Petrobras. Os executivos foram acusados de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. Moro deve anunciar, até o início da próxima semana, se aceita a denúncia.

Segundo a defesa da Obrechet, “de todo este arcabouço que [PF e MPF] conheciam de antemão, nada diz respeito ou contribui para justificar a prisão ilegal de todas essas pessoas. A aplicação da lei não é feita desta forma. Prisão não é necessária, é exceção.”

Moro decretou nova prisão preventiva para os executivos denunciados em função de informações recebidas do Ministério Público da Suíça, apontando o rastreamento de pagamento de propina a ex-dirigentes da Petrobras por meio de contas bancárias ligadas a subsidiárias da Odebrecht.

Na coletiva, os advogados da Odebrechet contestaram essa versão. Informaram que os procuradores suiços estão em uma invetisgação e, à luz das informações da Lava Jato, informaram apenas que ampliariam as invesitgações por haver indícios – e não provas – de lavagem de dinheiro da empresa.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

30 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Segundo a defesa da

    “Segundo a defesa da Obrechet, “de todo este arcabouço que [PF e MPF] conheciam de antemão, nada diz respeito ou contribui para justificar a prisão ilegal de todas essas pessoas. A aplicação da lei não é feita desta forma. Prisão não é necessária, é exceção”:

    Por enquanto eh conversa estritamente de advogado de defesa.  (so estou comentando esse unico ponto, estou me fudendo pra quem foi preso e quem nao foi).  Porem, ou eh verdade ou nao eh verdade que a “aplicacao da lei nao feita desta (sic) forma”.  So que a sentenca que o afirma eh seguida de uma cagada:  “prisao nao eh necessaria, eh excessao”!!!!

    Tou cansado de ver empresarios presos, entao nao faz sentido nenhum me preocupar com isso.  Mas eu nunca ouvi falar na minha vida inteira que “prisao nao eh necessaria mas sim excessao”!  Contexto advocaticio de defesa faltou nesse pedaco.  Excessao ao que?  Fusilamento?  Decapitacao?  Qual argumento teorico esta sendo usado aqui, alguem sabe?

    ATHOS, responda ou teje preso!

    1. Faça uma leitura…

      Faça uma leitura do § 6º do art. 282, e do art. 319 do Código de Processo Penal, e verá que há medidas cautelares alternativas à prisão, tornando-a a “ultima ratio”.

  2. “pagamento de propina a

    “pagamento de propina a ex-dirigentes da Petrobras por meio de contas bancárias ligadas a subsidiárias da Odebrecht. Na coletiva, os advogados da Odebrechet contestaram essa versão. Informaram que os procuradores suiços estão em uma invetisgação e, à luz das informações da Lava Jato, informaram apenas que ampliariam as invesitgações por haver indícios =e não provas”:

    Mentira pura deles.  Nao eh “investigacao” mas sim “investigacao criminal”, onde “indicios” sao seguidos de PROVAS DOCUMENTAIS ou o judiciario suisso perde credibilidade -o brasileiro nao esta preocupado com sua inexistente credibilidade.

    Eu nao vou entrar em guerras de advogados nao.  So faltava!  Eu nao quero versoes, quero provas.  Estou, a esse ponto, apostando minhas fichas na auto desmoralizacao de Moro.  MAS NAO DO MP SUISSO, pois o dinheiro esta la e eu SOMENTE sigo o dinheiro.

    Esperando mais dados.

    1. e por falar em dinheiro, Ivan…

      muita gente acreditando que os caras, principais executivos e diretores, ficaram milionários ontem………………………….

      os indícios a que muitos se referem e pretendem considerar como provas, podem ser nada mais nada menos que uma simples movimentação do estoque acumulado de riquezas ao longo da vida de cada um e de suas respectivas empresas

      partir do princípio de que é tudo da Petrobras revela a intenção política da operação

        1. tomara que não deixem…

          um juiz de soluções simples fazer tantos estragos em algo tão complexo……………………….

          sem querer, acredito, está livrando a cara dos que realmente ficaram milionários de ontem para hoje

  3. Não era esta a equipe de

    Não era esta a equipe de defesa que negava veementemente qualquer movimentação de recursos no exterior para pagamento de diretores da Petrobrás?

    E agora que o MP da Suiça confirma pagamento de mais de dez milhões da Odebrecht para diretores da Petrobrás na Suiça eles dizem que esse é o marco zero?

    Ah, tá…

  4. Confundiu a irmã com esposa,

    Confundiu a irmã com esposa, vaca com vaccari…

    O PT precisa de um pai de santo dos BRABOS para jogar no mar muitas oferendas…

  5. Hoje a tarde, o Henrique

    Hoje a tarde, o Henrique Beirange, na Carta Capital, disse que, o MPF, apresentou ao Moro comprovantes de depósitos bancários.

  6. Os progressistas estão

    Os progressistas estão defendendo a alta burguesia porque:

    1- em nome da justiça em defesa do estado de direito.

    2- medo que a grande burguesia entregue as falcatrua do poder.

     

    1. cuidado com os sofismas

      Os oportunistas costumam ser casuístas.

      Defendem ou criticam as coisas e as leis, dependendo de quem esteja sendo afetado. 

      Já os que prezam a Democracia e o Estado de Direito defendem a sua integridade, independentemente de quem esteja sendo afetado.

      Dizer que quem aponta as arbitrariedades que vêm sendo praticadas na lava jato – pela pf, mp e moro – está defendendo a burguesia, é um grande sofisma e uma enorma falácia.

      TODOS os que cometem crimes, de várias naturezas, desde o assaltante ds esquina até os grandes empresários – donos de empreiteiras , banqueiros – inclusive os políticos etc… – devem ser investigados, denunciados, processados, condenados e punidos. MAS SEMPRE SEGUINDO-SE O DEVIDO PROCESSO LEGAL.

      Fora disso, trata-se de justiciamento, de arbitrariedades, de jogo político e ideológico. 

      1. disse tudo…

        é isso aí

        alguns desses simplesmente não acreditam, ou fingem não acreditar, que estamos torcendo para que o juiz de soluções simples não estrague a coisa toda

  7. cada um no seu papel

    Não embarquemos numa inexistente imaparcialidade dos envolvidos.

    Nem na sua aparente neutralidade (rs). Ivan.

    Os advogados fazerem as declarações que fizeram, estão no papel deles.

    Quem não está no seu papel…

    … é a PF quando promove vazamentos 

    … são membros do mp seletivo atuando politicamente, na campanha eleitoral e na lava jato

    … é o justiceiro moro atuando como acusador e não como magistrado

    … é o mesmo moro do engavetado caso banestado fazendo acordo com o mesmo Youssef do banestado

    … é o moro determinando prisões ilegais como forma de tortura para obter deleções

    … são as pessoas de índole autoritária fechando os olhos para as arbitrariedades cometidas, iludidas ou fingindo que contra quem comete crimes tudo é permitido (que batem palmas quando a pm mata um suposto bandido). 

  8. JUSTIÇA

    Prisão só depois de haver CONDENAÇÃO. Ninguém pode ser preso por suposição, enquanto esta havendo investigação. Vc não se importa porque não é vc quem esta sendo preso, mais poderia, ou poderá se a moda pega. Nunca ouviu a frase que diz :  ” A injustiça que se faz a um, é uma ameaça que se faz a todos”.  (Barão de Montequieu)

  9. Dorinha

     ” The front womam “, partiu para as cabeças, não esta “escrevendo”, pois tem juristas bem mais capacitados ( caros ), elaborando as estratégias da defesa, portanto a ODE vai “para o pau”, irá encarar os bobinhos dos Mps e seu beleguim “kagebiano” DR. Moro Yagoda ( o meretissimo nem doutorado possue, é juizinho de 1 a instancia  – mero concursado – tipo 5 anos de direito + 5 anos de cursinho para concurso ).

         A coletiva, foi ameaça, uma jogada de futuro, tipo, quanto mais me encalacrarem, mais me processarem, posso entregar todo mundo envolvido.

         Os “yagodinhas” de Curitiba, começaram a mexer com quem não deveriam, meter no “rabo” de petistas, enche-los de processos que em nada irão virar, só alimentam a midia, é normal, do jogo, faz parte da politica rastaquera brasileira, mas não estavam preparados para enfrentar o PODER, que não é o politico, é o do Capital – do dinheiro, a defesa da Odebrecht é só o começo – convocaram coletiva, já estão “adquirindo” apoio midiatico – Eduardo Cunha, já tambem deu um “rodo” em Moro, estabeleceu um limite no STF, em relação aos demais politicos com mandato, que apareçam em delações premiadas.

          Já quanto aos petistas ou ligados ao PT, vão “dançar”, jogados aos leões, a midia ; PERDERAM antes de começar o jogo, graças em parte, a postura “republicana”, não apenas do Zé Eduardo, mas de sua “ética e republicana” chefe, a PresidentA, Dilma Vana Rousseff , que nada fez para impedir este circo, extremamente prejudicial a economia brasileira, e as suas instituições.

           P.S.: Dilma foi  Ministra da Minas e Energia, sempre disse que “adorava” a PBR, e o que Lula fez na cadeia de Oleo & Gás + Naval seria um dos cernes de seu governo – e traiu a PBR, deixou a coitada da Graça, que ela dizia ser sua amiga – uma amiga destas deve ser uma grande inimiga – “derreter” no comando da empresa, a Graça hj. é um espectro da grande executiva, foi dada em sacrificio, defendida por frases, sem ações concretas de sua “amiga” para defende-la, nem ao menos um “controle de danos” a Sra. Presidenta, e seu guapo Ministro da justiça, foi montado para enfrentar este cipoal de acusações – Dilma e Zé Eduardo + Pepe, Merdandante, em futuro proximo, devem responder por suas nulidades, nunca na história deste País, tantos burros, fizeram tanta merda.

             Estado Republicano puro, NÃO EXISTE, as razões de Estado, o futuro deste, devem ser definidos e exercidos pelo Executivo eleito pelas urnas, um MP e uma PF, até o judiciario superior, devem obedecer as razões de Estado, este papinho bocó, de 3 poderes independentes, vai até a pagina 2 – a midia, é facil: Compra-se.

    1. Seus comentários são ótimos,

      Seus comentários são ótimos, Junior50, pragmáticos, experientes, práticos, lúcidos, coisa de ex-combatente que não ficou doido rsrs. Adoro ler.

      Central de whatsapp do governo para liquidar boatos, grande portal de notícias na internet, TV Brasil nos moldes da Telesur, Voz do Brasil nas televisões (cinco minutos diários basta), Filosofia obrigatória no ensino médio, faculdades, nas provas de ENEM, redação inclusive, vestibulares e nos concursos públicos, especialmente os jurídicos. Já!! Este é um combo mínimo contra a barbárie!

  10. e outras coisas mais…

    A oposição está assistindo o fato inédito de ver o seu papel de fazer oposição ser cumprido através do juiz Moro, da PF, de quase toda grande mídia, do PGR, do STF, da Câmara,do Senado federal e agora do TCU. Tá bom ou quer mais? Cada vez admiro mais o Lula, afinal não é qualquer lider nacional que consegue derrotar oposicionistas a tal ponto, que precisaram pedir socorro a toda essa parafernália de autoridades federais, que jogam seus deveres, seus juramentos e seus curriculos no lixo, para se curvarem e se submeterem aos xiliques dos barões da direita conservadora, que manda neles todos e no país. Essa é a maior corrupção já acontecida no Brasil, a corrupção dos valores de autoridades federais em detrimento de um e em benefício e favorecimento do outro lado político, partidário e outras coisas mais.

  11. para casos de dedicação integral…

    soluções simples não valem nada ou até advogado de porta cadeia derruba

    dedicação integral se manifesta em provas e não em indícios

    se não tirarem dele, já era

    cagaram em cima da melhor oportunidade que já tivemos

  12.  
    BOMBA! A [imunda] CASA

     

    BOMBA! A [imunda] CASA GRANDE “COMEÇA A SER LAVADA A JATO!”

    E O PIGolpista está [mais uma vez] DESMORALIZADO!
    No entanto, criminosamente impune!
    E “o republicanismo das nossas instituições” está num patamar tão elevado que se nivela à altura de um pé de coentro!
    E MAIS: para o PIG “investigativo e criterioso” “o Relatório da Polícia Federal sobre o celular do executivo aponta que as referências a ‘Vaca’ poderiam ser ao ex-tesoureiro do PT, também preso na Lava Jato, João Vaccari Neto.”

    [A advogada Dora Cavalcanti e demais advogados desmascaram as investigações midiáticas… VEJA O VÍDEO DA ENTREVISTA DOS ADVOGADOS DA ODEBRECHT:

    FONTE: https://www.youtube.com/watch?v=RDXLS_URHeM ]

    $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    A defesa da Odebrecht contestou nesta sexta-feira, 24, o andamento da operação Lava Jato e explicou que algumas das anotações presentes no celular do executivo fazem referência a uma vaca adquirida pelo irmão de Marcelo no valor de R$ 2,2 milhões em um leilão em 2013. Além disso, segundo os defensores, a sigla “LJ” que aparece nas anotações de Marcelo é uma referência ao jornalista Lauro Jardim, da revista Veja.
    (…)

    FONTE: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/vaca-no-celular-de-odebrecht-e-animal-de-r-22-milhoes-diz-defesa/

  13.  
    … Brasileiros(as) do bem,

     

    … Brasileiros(as) do bem, atentem para mais um assassinato de reputações perpetrado pelo [pseudo-]jornalista Alexandre Garcia “das organizações criminosas Globo do FIFALÃO &$ da sonegação bilionária”…

    Edição de 23/07/2015 do indefectível ‘MAU Dia Brasil’ do rádio

    “As anotações contidas no aparelho celular do empreiteiro Marcelo Odebrecht têm uma força muito superior à força dos argumentos do escândalo do Watergate, que nos EUA derrubou o presidente Richard Nixon.
    (…)
    Os agentes da Polícia Federal encontraram, por exemplo, as anotações: ‘avisem ao Edinho que a campanha da Dilma e do [Fernando] Haddad dinheiro na Suíça’… O Edinho é o atual ministro-chefe da Secretaria de Comunicações Sociais da Presidência, e foi tesoureiro na época da campanha da Dilma.
    Mais anotações:
    ‘Vaca, Vaca deve ser em alusão ao Vaccari, o tesoureiro do PT preso na Operação Lava Jato, toda hora mencionado, R$ 27 milhões, 3%. Dissidentes da Polícia Federal trabalham para paralisar as investigações.’
    (…)
    Enquanto isso, algo muito estranho está acontecendo no ‘Reino da *Brasilândia’! …

    *’Brasilândia’ é um dos termos utilizados pelo boçal [pseudo-]jornalista, que revela todo o desdém, todo o menoscabo, todo o escárnio ao país

    NOTA FÚNEBRE:
    Todas as manhãs dos dias úteis, o ex porta-voz da ditadura militar divulga o programete panfletário-terrorista ‘MAU Dia Brasil’ do rádio!
    Utilizando-se dos sinais eletromagnéticos, o Garcia “da Globo” destila todo o ódio figadal, reacionarismo, parcialidade, estratagemas capciosas, instrumento apologético ao ‘golpe jurídico-midiático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!
    E, pasme, o palco fascista possibilitado por Concessões Públicas do Estado brasileiro!

    Aqui em Feira de Santana-Ba, o programete fasciterrorista e antinacionalista ‘MAU Dia Brasil’ é retransmitido pela Rádio Princesa FM 96.9 e Rádio Sociedade AM 970.
    Emissoras da Rede [de Frades] Capuchinhos de Comunicações.
    Empresas católicas [do lucro!].

    Messias Franca de Macedo

    Feira de Santana, Bahia

    República Desses Bananas Nazifascistas

  14. BOM DE LER

    AS CONSEQUÊNCIAS DA VAZA JATO

    Na pesquisa da CNT a que me referi no topo — aquela que deu 7,7% de aprovação a Dilma e 4,8% à imprensa –, um detalhe curioso chamou a atenção.

    Dos entrevistados, 69,2% consideraram a presidente Dilma culpada pela corrupção na Petrobras, 65% atribuiram a culpa ao ex-presidente Lula e apenas 3,5% às construtoras.

    Isso mesmo: os corruptores privados, muitos dos quais estão presos, escapam praticamente impunes no tribunal da opinião pública. Resultado óbvio de uma cobertura distorcida, quando não partidarizada, abastecida 24 horas por dia por vazamentos seletivos que atropelam a presunção da inocência.

  15. Não sei se estes vazamentos

    Não sei se estes vazamentos seletivos fazem parte da estratégia do juiz Moro, do MPF e da PF para obter resultados ou apenas para autopromoção, deslumbre com a notoriedade momentânea. O certo é que o resultado da operação Lava Jato está sendo comprometido. Como diz o PML está virando um castelo de cartas. Terreno fértil para as bandidagens políticas, empresariais e corporativas.

  16. A Lava Jato vaza pro PIG e

    A Lava Jato vaza pro PIG e acompanha a intensidade do sensacionalismo e manipulação que é feito.

    Depois que isso atinge o ponto desejado por ela, os advogados de defesa têm acesso aos processos.

     

     

  17. Bingo…
    Um argumento infalível pra defesa conseguir o habeas corpus desta galerinha barra pesada é a própria pena dada ao ladrão-mor-trairao Paulo Rouberto Gosta : 2 anos em prisão (férias) domiciliar. ….

  18. Já está  mais do que na hora

    Já está  mais do que na hora de uma pesquisa importante ser feita e mostrar ao país Quem é Quem na economia brasileira das revistas Exame da abril, da IstoÉ Negócios e até mesmo de Carta Capital.  Peguemos as reportagens da época de FHC, Lula e o 1o. mandato de Dilma. Vamos reler o que se dizia sobre os mais famosos empresários, alguns deles hoje sendo desconstruídos e nas prisões paranaense. Vamos repensar sobre o que é sucesso no mundo dos negócios globais e o que é sucesso no Brasil. Vejamos o que é o conceito de negócio sério, com alta credibilidade, ver como ele muda com o tempo e com os atores globais. Vamos rever alguns conceitos? Só para começar.

  19. PF do Zé dá nome à vaca

    Impressionante, sem titubear, os delegados “republicanos’ do Zé cravam que a vaca de 2 milhões é o Vacarri. Assim como a moça filmada no caixa eletrônico era a cunhada, apesar de ser a cara da mulher do tesoureiro que em “atitude suspeitíssima” depositiva em sua própria conta!

    Enquanto isso, ninguém se lembra mais de quem se trata Marcio Fortes. Mas eu sim, foi tesoureiro do PSDB nas eleições mais recentes, e está na lista do HSBC, com nome completo e endereço. E também enquanto isso o Youssef fala com todas as letras A-é-c-i-o N-e-v-e-s e pessoal ainda não sabem de quem se trata.

    Os bois estão aí com nome, sobrenome  endereço, e os delegados que praticam tiro ao alvo na presidenta ficam advinhando o nome da vaca

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador