Delator da Lava Jato diz que Eduardo Cunha pediu 5 milhões de dólares em propina

Jornal GGN – Eduardo Cunha (PMDB), presidente da Câmara, foi acusado pelo réu delator da Lava Jato, Julio Camargo, de ter pedido cerca de 5 milhões de dólares em propina, dinheiro que seria usado para campanha eleitoral, segundo informações do Estadão. O jornal O Globo, por sua vez, afirmou que o valor negociado seria 10 milhões de reais.

“Fui bastante apreensivo (ao encontro do parlamentar no Leblon, Rio). O deputado Eduardo Cunha é conhecido como uma pessoa agressiva, mas confesso que comigo foi extremamente amistoso, dizendo que ele não tinha nada pessoal contra mim, mas que havia um débito meu com o Fernando do qual ele era merecedor de 5 milhões de dólares”, afirmou Camargo. “E isso estava atrapalhando, porque estava  em véspera de campanha, se não me engano uma campanha municipal e que ele tinha uma série de compromissos e que eu vinha alongando esse pagamento há bastante tempo e que ele não tinha mais condição de aguardar”, escreveu o Estadão.

O consultor Julio Camargo prestou depoimento, divulgado nesta quinta-feira (16), na presença do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitina, Paraná. Segundo o delator, Cunha pediu o pagamento para viabilizar um contrato de navios-sonda com a Petrobras.

Advogados presentes no interrogatório relataram Camargo afirmou que Cunha prometeu dividir o dinheiro entre ele e o lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, operador do PMDB no esquema da Petrobras.

Cunha emitiu uma nota à imprensa a seguinte nota, negado as acusações.

“Com relação à suposta nova versão atribuída ao delator Júlio Camargo, tenho a esclarecer o que se segue:

1- O delator já fez vários depoimentos, onde não havia confirmado qualquer fato referente a mim, sendo certo ao menos quatro depoimentos.

2- Após ameaças publicadas em órgãos da imprensa, atribuídas ao Procurados Geral da República, de anular a sua delação caso não mudasse a versão sobre mim, meus advogados protocolaram petição no STF alertando sobre isso.

3- Desminto com veemência as mentiras do delator e o desafio a prová-las.

4- É muito estranho, às vésperas da eleição do Procurador Geral da República e às vésperas de pronunciamento meu em rede nacional, que as ameaças ao delator tenham conseguido o efeito desejado pelo Procurador Geral da República, ou seja, obrigar o delator a mentir.”

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Assine e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Assine agora

Leia também:  PGR ameniza crise do governo Bolsonaro e diz que compete ao Congresso julgar crimes

53 comentários

  1. Vai haver panelaço amanhã???

    O  Eduardo Cunha vai falar amanhã em rede nacional de televisão. Vai haver panelaço contra a corrupção???

  2. Nobre V.Excia

    Nassif,

    Julio Camargo comete um crime de calúnia, pois ECunha, além de evangélico, é homem honrado, homem que só sabe fazer o bem.

    Basta passar no JN um depoimento gravado, com a impressão de Juan Carlos Abadia sobre o digníssimo ECunha, para que a nação passe a ter certeza quanto ao o caráter ilibado do nobre V.Excia., quem sabe nosso futuro Primeiro-ministro.

  3. Uebaaaaaaaaa o Cunha vai

    Uebaaaaaaaaa o Cunha vai explicar as 5 pilas em cadeia nacional!!!! Se alguem bater panela, eu mato. Quero ouvir tudinho. Pior qur agora que foi dedurado vai ter que pagar o dízimo em cima da propina. Vixe, muita calma nessa hora; se bobear, Moro mete Jesus na Lava Jato.

  4. Mesmo que o Camargo tivesse

    Mesmo que o Camargo tivesse filmado a conversa, nada aconteceria ao Cunha, pois isso atrapalha o golpe.

  5. Goste-se ou não dele.
     O cara

    Goste-se ou não dele.

     O cara é fera.

      Não é que merece respeito.

        É respeitado ao natural.

        Conforme-se.

  6. Esse enredo tá parecendo um

    Esse enredo tá parecendo um outro… Cai o rede de ouros, cai o rei de prata, cai o rei de paus, cai, nao fica nada. Os partidos estão encurralados (mesmo o psdb). O executivo, idem. O congresso tem dezenas ou centenas de deputados com a corda no pescoço, incluindo os presidentes das duas casas. Os tribunais de contas, nem contar. Do modo como as coisas andam, vão sobrar poucos personagens para governar o que sobrar: juizes, procuradores e donos da mídia. Daí, eles “botam ordem na casa”, chamam os banqueiros e o Departamento de Estado e combinam o happy end. Cheiral mal.

  7. Li por aí 
      
    “Eu tinha

    Li por aí 

      

    “Eu tinha receio de que ele machucasse a minha família”

    Um dos momentos mais impressionantes do depoimento de Júlio Camargo é quando ele diz que, além de ter receio das retaliações de Eduardo Cunha no Congresso, tinha medo de que o deputado “machucasse” a sua família.

    O nome disso é gangsterismo.

      Digo eu : Sem palavras, Engasguei.

  8. Deputados do PSB, PPS

    Deputados do PSB, PPS (Oposição), PCdoB, PSOL fizeram manifestação contra Cunha.

    Jarbas Vasconcelos, odeia o Lula e é do PMDB, criticou a ditadura do Cunha.

    Esse cara acha que pode tudo… Que pode meter o Brasil no século 19?!

    Vai sair no camburão!

    #quemtemcunhatemmedo

  9. PERDEU MALANDRO!!!

    Mesmo que V.EXª com sua MATILHA de HIENAS, não aprove a quarentena dos candidadtos magistrados à presidência da república, já aprovada no senado.

    Mesmo que v.exª faça conchavo com MORO para VICE ou VICE- VERSA.

    O JANOT acaba de entrar na CONVERSA.

    Mostra agora, que também é  candidatíssimo nessa tão deseperada e badalada disputa com o LULA.

    Sem nada a perder, começa eliminando a concorrência… por vc.

    É, ESCROQUE CUNHA, só lhe resta amanhã, no seu horário eleitoreiro,  fazer o que V.EXª sabe fazer de melhor!!!

    JOGAR MERDA NO VENTILADOR.

    A CASA AMARELA do condomínio da Barra CAIU, EXCELÊNCIA!!!!

    PERDEU MALANDRO!!!!

  10. O mais engraçado disso tudo é

    O mais engraçado disso tudo é que, quando um delator fala de um petista, trata-se de verdade absoluta, quando ele fala dos outros, trata-se apenas de um depoimento sem outros elementos de prova a confirmá-lo.

     

    Parece que o “Frank Underwood brasileiro” está em apuros, pois a Justiça, se considerar verdadeiros os depoimentos para um, considerá-los-á para todos.

     

    Particularmente, dada a calhordice que se transformou esse país e sua política, eu acho que é tudo verdade, em relação a todos.

  11. Adorei essa do Tico Santa Cruz:

    ”Eduardo Cunha tem uma capacidade incrível – consegue ao mesmo tempo ser o cocô, o cavalo e o bandido! 

    E tem gente que aplaude! 
    Depois aguenta a conta.”

  12. Gente, mas essa Lava Jato é

    Gente, mas essa Lava Jato é uma baixaria, medonha… Tá Cunha e então? Quem foi que obrigou o X9 a mentir? foi o PGR ou o Moro? Isso tá tudo muito estranho … tá faltando muita gente a ser  xisnoveada. Quer dizer, tem muito ” caguete pra pouco caguetado Pq tu não aproveita que tá no inferno e abraça logo o capeta! dedura os que tão conduzindo a patranha e até, agora não receram nem um conto. .. Vai dizer pra gente que seu Moro, seu GM e seu PGR são os únicos que trabalham de graça. fazem seleção pra vazamentos, na hora de denunciar,  colocar em pauta, etc.. tudo “de Grátis”, né? O Legislativo, todo enrolado; o Executivo sendo chantageado; empresas correndo o risco de falência; milhares de trabalhadores com o pescoço na guilhotina; o país perplexo e o judiciário que tá no comando da patranha desde 2003, até agora não teve um  membro, sequer dedurado por ninguém… Não parece estranho?

    Outra Coisa, seu Cunha; essa Lava Jato é guerra entre facções criminosas e o volume de dinheiro envolvido e naipe da bandidagem envolvida dá bem a dimensão de até onde podem ir essas pessoas.  Ninguém entre os caguetes e caguetados fz o gênero, ” vamos deixa r isso prá lá e entubar o prejuiízo.  Nunca vi briga de bandido com tanta caguetação, pejuízos astronõmicos  e NENHUM corpo… Por muito menos juízes de primeira e segunda instâncias andam cercados de segurança. Tá é faltando peça nesse teatro; até que apareça o alcagüete da turma do Judiciário; continuo tratando essa lavaJato como mais uma palhaçada do Midiciário tal qual o mensalão só que mais cara pq o dinheiro é nosso

    • Cris!

      O fogo no circo dos juizes e do congresso!

      Façam as ligações, o pronunciamento do Cunha foi marcado depois da primeira denuncia e antes do segundo depoimento que lhe acusado hoje. Sim tem muito em jogo e muito mais dos desafetos do PT e Dilma e eles estão correndo para se defenderem, atacando e ameaçando. O circo começou a pegar fogo! Os políticos estão empregando o criminal, o politicamente e a econômica, tanto o governo como os envolvidos nas acusações estão acuados. O Cunha e sua turma estão assustado, a oposição esta fazendo linha para não ir muito ao passado deles. Qualquer hora vai ver aparecer o nome do Aécio. O do governo de SP já apareceu. Este é um esquema politico da oposição e do PMDB de muitos anos que passou muitos dos governos e ai fica esta meia boca. Pega o senado e o congresso num todo. Ainda fica pior, confunde agente, o rolo do judiciário e MP que na sua oposição ao governo Federal, na trincheira em defesa dos correligionários e de si mesmo, enfim querem pegar o PT, Lula, Dirceu e Dilma.

  13. Cunha vai dançar?

    Eduardo Cunha é ao meu ver uma das piores pessoas no mundo político, que diga-se de passagem anda muito desmoralizado. Há anos vem se safando de acusações de corrupção. É um direitista ferrenho, mas com um projeto muito particular de poder, custe o que custar. Unido há pessoas como gilmar mendes, paulinho  da força,  renan calheiros, arma golpe abertamente contra a presidência da república. Para ir treinando já está até para fazer discurso em rede nacional. Hoje parece ter levado uma grande bordada. Será que finalmente vai ser parado? 5 milhões, 10 milhões, qual será o montante de propina deste homem ao longo de mais de 20 anos? Torcendo muito para que ele se dane, mas pouco esperançosa, aguardarei os próximos lances dessa sujeira absurda chamada política brasileira.

    • Se tiver algum tucano, por

      Se tiver algum tucano, por uma hipotese remotissima, não precisa denunciar. Estou com um pressentimento que o que tem capangas está com taquicardia. Amarela. E vai ouvir vozes novamente. Dessa vez verdadeiras: Teje preso. Seria a glória suprema. 

  14. Bem, Cunha, já que, agora

    Bem, Cunha, já que, agora todo mundo sabe que o cara é um mentiroso ( de acordo contigo ), devolve os quatro milhões que ele disse que tavam com o JD.

    Aliás, pelo jeito, todo esse bando de dedo duro, ganhou mais pra fazer confusão no país do que pra descolar contratos. Ou então estão garantindo contratos pra depois do golpe  Aí o STF, inocenta todo mundo e vamos ver a cara deles todos em todas as obras país afora.

  15. Eduardo Cunha é um pilantra,

    Eduardo Cunha é um pilantra, que, faço votos, vai pra cadeia

    Mas esse aí é um capítulo macabro do operação lava jato que já virou circo e sobre qual se perdeu completamente o controle. Os vídeos e depoimentos vão vazando, sabe-se lá por onde, como e por que motivo. 

    Querem intimidá-lo? por que e pra quê? 

    obs: pode ser uma reação a uma tentativa de intimidação do mesmo. Uma forma de enfraquecê-lo para reduzir sua capacidade de intimidar testemunhas e etc

    Alguém, por favor, loga uma luz aí pra gente

  16. Este Cunha tem 300 e poucos

    Este Cunha tem 300 e poucos achacadores debaixo do braço, fruto desses esquemas mafiosos de propinas. É essa gente que está derrubando direitos dos trabalhadores, com a implantação da terceirização de atividade-fim; a redução da maioridade penal, o ataque aos direitos humanos e da LGBT; o financiamento privado de campanhas, e o próximo passo será a implantação do parlamentarismo, com Eduardo Cunha como primeiro-ministro. É a força do poder econômico, do submundo do capital se impondo sobre o povo brasileiro, destruindo a nossa democracia, corrompendo as instituições, e transformando o voto popular em algo sem substância. Neste movimento direitoso e golpista estão incluídos no pacote: a entrega do pré-sal e da Petrobras e a derrubada de Dilma, para o playboy do Leblon assumir o governo como rainha da Inglaterra – tudo o que ele quer é o título de presidente da república, já que no resto ele é 100% fiel à direita internacional, ao grande capital, enfim. Um entreguista que deixaria até mesmo o seu avô, um político conservador, mas que não apoiou o golpe de 64, decepcionado. 

  17. Quaaaanta coincidência…

    Na véspera de o Cunha fazer seu infomercial – digo, balanço de seis meses na presidência da Câmara? Começo a imaginar que mais uma avezinha está para ter as asas cortadas. Só aos tucanos o ar e o éter (sem trocadilho com outro Cunha, mas aludindo à benevolência da mídia televisiva e radiofônica) são franqueados… Inimputáveis é pouco!…

  18. Se for verdade a denuncia,

    Se for verdade a denuncia, ser’a que o Dep. Eduardo Cunha, evang’elico fervoroso, pagou o d’izimo da igreja?

     

  19. No frigir dos ovos…

    … fico me perguntando como o fórum privilegiado (STF)  de Cunha e Renan vai se comportar…

  20. Eduardo Cunha

    é cria de uma parte dos eleitores do Rio de Janeiro e em grande parte dos que acreditam nos “ungidos por jesus” (em minúscula mesmo pois esse jesus deles é fajuto mesmo); de um lado um punhado de votantes “mui inteligentes” (do sudeste) e do outro a fina flor dos querem o triunfo do “bem contra o mal”… não me iludo, tem evangélicos e cariocas felizes da vida com as peripécias desse messias de merda, tanto é que nas redes sociais, notadamente no fascisbuque, não vemos um pio sequer dessa gente contra o seu escolhido e alguns são tão escrotinhos e escrotinhas que chegam a dizer que estamos passando por tudo isso (ameaças de golpes, judiciário caolho e partidário – pró tucano – até as tripas, retrocessos colossais no Congresso Nacional…) por causa da “vontade de deus” (em minúsculo pois essa tal deus deles não me representa).

  21. E não é que o evento da

    E não é que o evento da eleição do PGR estava realemnte na pauta de preocupações Cunha?

    E pode isso, Cunha acusar formalmente a procuradoria de coagir Camargo a mentir? Olha que muitos já foram acusados por delatores mas ninguém ainda passou tão nitidamente recibo de que realmente deve no cartório.

  22. Será que ninguém está vendo

    Será que ninguém está vendo uma avenida sendo aberta para o PSDB passar? Derrubando Cunha e Renan, ato contínuo será a queda conjunta de Dilma e Temer e a prisão de Lula.
    O triunvirato mafioso está devastando tudo o que possa ser um óbice ao retorno do PSDB ao Planalto.

    Estão esquecendo que podem haver manifestações violentas, que podem descanbar para o caos, e então a avenida aberta não mais será para o PSDB, mas para as Forças Armadas.
    Estou com duas orelhas em pé com as continências em pleno Pan. Estaria a máquina de propaganda em pleno vapor? O mais inquietante é ver o avassalador apoio dado às continências, até mesmo nos lugares mais inesperados.

  23. A direita está já apelando…

    Cunha é peça chave no esquema golpista, é uma ponta suja, mas que pau de galinheiro mal cuidado… das duas uma: ou é chantagem (pra que ele aprofunde mais o seu papel na novela pra tirar Dilma do Planalto) ou é um chute na bunda mesmo, tipo… “camarada, agora é com a gente… xispa daqui, cê tá ficando inconveniente pra karai”; Janot e Moro não são bobos nem nada, estão a mando do PSDB, e de Aécio, os herdeiros da coroa desejados e untados com óleo de peroba.

  24. E o ínclito ministro Teori,

    E o ínclito ministro Teori, não manda prender o acunhador da república? Precisa mais o quê? Que algum familiar apareça com a boca cheia de formigas? Ora, por muito menos tantos não estão presos, sem que os tribunais superiores concedam qualquer habeas? pois é…

  25. Nesse circo montado por Moro,

    Nesse circo montado por Moro, só sobra 03 cantinhos cheio de arcanjos no Brasil: Judiciário, Procuradoria e Polícia Federal, nessas Instituições “republicanas” é uma “limpeza” de fazer gosto. Todo mundo deu dinheiro e recebeu dinheiro menos esses Centros de espíritos de luz. Claro que o Psdb está “limpo” também, são os querubins protegidos por Deus Moro.

  26. Nesse circo montado por Moro,

    Nesse circo montado por Moro, só sobra 03 cantinhos cheio de arcanjos no Brasil: Judiciário, Procuradoria e Polícia Federal, nessas Instituições “republicanas” é uma “limpeza” de fazer gosto. Todo mundo deu dinheiro e recebeu dinheiro menos esses Centros de espíritos de luz. Claro que o Psdb está “limpo” também, são os querubins protegidos por Deus Moro.

  27. Coitado!

    O Eduardo Cunha achou que iria entrar nessa “brincadeira ” de flosor, isto é , entraria detonando o governo Dilma e o Ministerio público sem estes reageirem. Ora,  o buraco é mais em baixo. Era questão de tempo o governo e o MP reagirem as intempérias do presidente da câmara. Quem é o deputado Eduardo Cunha?  que partido ele comanda? que projetos ele tem para o brasil? Nada.  O Eduardo nada  mais é que o represente maior , hoje em dia, do fisilogismo mais retrógado da política nacional. O 

    • Gente, já começou a nova
      Gente, já começou a nova temporada de House of Cards? Puxa, eu nem sabia…Esse novo ator aí é bom, hein? Quem é? Relaxadão,tão convincente..é o Alberto Roberto da grobo?

    • Ato falho do Moro. Aos 19:36

      Ato falho do Moro. Aos 19:36 ou 37 minutos, o juiz diz: O senhor consegue me lembrar (corrige) recordar ….Uai? Lembrar o que? O que já tinha combinado  na delação previamente?

  28. Correndo risco de ser tachado

    Correndo risco de ser tachado de exagerado: nunca o país foi tomado por pautas tão rasteiras, mesquinhas, vagabundas e deprimentes. 

    Quando terá fim esse pesadelo? Quando voltaremos à normalidade? 

    • Quando terá fim esse pesadelo? Quando voltaremos à normalidade?

      quando acabar a maldita Ditadura do Mirdiciário?!?

      Com esta #MidiaBandida e este judiciário…

      THE END IS NEAR…

      :(|

  29. 260 achacadores no bolso? O

    260 achacadores no bolso? O mensalão era bem mais barato! Viva Dirceu, um dia, o povão erguerá uma enorme estátua de José Dirceu em praça pública, um homem que se despiu de pudores e comprou os malaca do congresso para iniciar o processo de distribuição de renda neste país, sem ter pago os picaretas não haveríamos tido o bolsa família, o prouni, o minha casa minha vida e todos esses programas sociais acertados. Dirceu, você é o cara!

    E viva Dilma! Uma mulher que não aceitou se despir de nenhum de seus pudores e, uma vez revelada a picaretegem do congresso, resolveu passar o Brasil a limpo. Dilma, você é a redentora!

    Dois momentos igualmente importantes e indispensáveis para a ideologia social no poder. Creiam, daí surgirá um país forte e poderoso. Se conseguirmos resistir ao golpe, ninguém segura o Brasil.

  30. Cunha vai falar o quê ?

    Amanhã ele vai falar o quê ? Vai berrar contra o judiciario ? Ou ameaçar o governo ? Ou dizer que é inocente ? Ou bancar a vítima e dizer que há uma conspiração contra o Legislativo ? Ou ser arrogante e dizer que não teme ninguém e tem Jesus por ele ?
    Mistério
     

  31. O circo esta pegando fogo,

    O circo esta pegando fogo, pelo andar da carruagem, ja vai aparecer ave de bico grande na roubalheira.

  32. Realmente eu mesma vi outras

    Realmente eu mesma vi outras investigações em que Sérgio Moro interrompia o interrogado quando citava o nome de políticos. Por que agora perguntar a Júlio por que ele omitiu essas delações anteriormente? Um investigado não pode citar nomes de políticos no Paraná, por terem foro privilegiado, e outro deve?

    Posso estar enganada, mas mesmo pedindo ao declarante a verdade, é quando ele entra em detalhes sobre Eduardo Cunha que Moro foge pra outro tema.

     

  33. Eduardo Cunha tá parecendo

    Eduardo Cunha tá parecendo Collor de Mello quando se vu perdido, mas não entregava o ouro, até mandar o povo vestir suas cores e terminar naquele vexame com a população vestindo preto.

  34. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome