Delator da Lava Jato diz que pagou despesas de Lulinha, afirma colunista

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Fernando Baiano, considerado operador do PMDB no esquema da Lava Jato, teria dito às autoridades, durante delação premiada, que pagou despesas pessoais de Lulinha, além de confirmar a relação com o deputado Eduardo Cunha (PMDB). Baiano, segundo o colunista Lauro Jardim, de O Globo, é um dos poucos delatores da Lava Jato que ainda não deixou a carceragem da Polícia Federal de Curitiba.

Em delação, Fernando Baiano diz que pagou despesas pessoais de filho de Lula

Por Lauro Jardim

Em O Globo

Está destinada a causar um estrondoso tumulto a delação premiada de Fernando Baiano, cuja homologação foi feita pelo ministro Teori Zavascki na sexta-feira.

O operador (de parte) do PMDB na Petrobras pôs no olho do furacão nada menos do que Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha.

Baiano contou que pagou despesas pessoais do primogênito de Lula no valor de cerca de R$ 2 milhões. Ao contrário dos demais delatores, que foram soltos logo após a homologação das delações, Baiano ainda fica preso até 18 de novembro, quando completa um ano encarcerado. Voltará a morar em sua cobertura de 800 metros quadrados na Barra da Tijuca.

A propósito, quem teve acesso ao conteúdo da delação conta que Eduardo Cunha é, sim, citado por Baiano, que reconhece suas relações com o presidente da Câmara. Mas não entrega nada arrasador contra Cunha.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pronto. depois que o barco de

    Pronto. depois que o barco de Eduardo Cunha afundou, vão dar um jeito de associar Lula nesse melê todo. Acusar o filho dele sem provas é a melhor maneira de chegar a Lula. Afinal, o “domínio do fato” e a “literatura jurídia” estão aí para isso mesmo, não é?

    1. Quem não bate, apanha.

      Esse filho do Lula é um pateta também, vou te contar. Passou anos sendo caluniado e achincalhado na internet e nunca tomou uma atitude. Só foi processar seus acusadores recentemente. Tornou-se um alvo fácil. Criou-se na opinião pública coxinha um consenso de que ele é um milionário corrupto. 

      1. Quem não bate, apanha

        Assino em baixo. Aliás, diga-se de passagem ele soube a quem se sair: LULA, DILMA,  e todo o PT só souberam apanhar todo este tempo. Não vou ficar morrendo de pena deste povo.

      2. Processar recentemente ou

        Processar recentemente ou desde o começo, que diferença faz? Vai tudo pros escaninhos da justiça que, como sabemos, tem os seus pecados e as suas preferências e está metida nesse esquema de caça ao PT, com exceções. 

      3. Quem mesmo é Pateta?

        A justiça brasileira é seletiva, e nada se faz para acuá-la em suas práticas cada vez mais escancaradas e ousadas, pela falta de reação da cidadania brasileira, desinformada pelo outro braço da Casa Grande, o monopólio da mídia. E não é que se cobra do individuo, levianamente acusado sem provas por bandidos e prontamente vilipendiado e setenciado com a propagação como verdade, pela mídia interessada, sem falar na falta de proteção por parte da justiça dos quatro P, é quem tem que provar a inocência e, se como já não fosse suficiente, ainda é considerado pateta pelos que ainda não comungam desse descalabro democrático por que passa o país, para que possam aplicar o golpe paraguaio e retomarem o poder, que pelo voto não conseguem. Impressionante!!!      

        1.  
          Se eu for acusada

           

          Se eu for acusada injusamente de práticas ilícitas, vou ficar inerte, vendo minha reputação  ir ao chão, porque a-justiça-é-partidária-e-nao-vai-dar-em-nada?

          Ou vou lutar  até o fim, para buscar o meu direito? Como fez Romário? Ou (tardiamente) fez Lula?

          Incrível como tem gente que faz os maiores malabarismos de retórica para justificar a passividade e covardia dos petistas.

           

          1. Tornar a luta efetiva e não inútil

            Sem essa da retórica da passividade, se há passividade não é na planície e sim no planalto e adjacências orgânicas do poder no governo e no PT. Não adianta tentar jogar no campo da justiça pois aí eles ganham todas, por motivos óbvios, não basta o que aconteceu até agora, para aprendermos? É dificil perceber que recusam todas as ações interpostas pelo PT e recentemente Lula, desde sempre, como por exemplo essa última a respeito da ofensa feita a Lula por Caiado e seleltivamente acatando todas contra nós, por mais exdrúlas que possam ser, como essa do delegado convocando Lula para ser ouvido, mesmo não havendo qualquer denúncia ou índicio contra o memso, mas pelos delatores, que sem provas ou conhecimento do que quer que seja, tem o palpite de que ele só podia saber pois era o presidente (sic). Vamos combate-los sim, mas com efetividade e não com notinhas do Ruim Falcão ou trâmites sem a menor chance na justiça deles, embora possam ser feitos para causar constrangimento e  provas futuras. Que se reuna o maior número de pessoas, principalmente de notáveis nacionais e estrangeiros, comprendendo inclusive dirigentes e ex-dirigentes estrangeiros, como Mujica, por exemplo, para acompanharem o depoimento de Lula ou uma multidão para acompanhar Lulinha até a FRIBOI e ao Casarão da ESALQ, para tomar posse daquilo que a mídia e a oposição dizem ser dele. Reunir todos os deputados, senadores e dirigentes do PT e todas semana acampar em frente da Procuradoria e do STF para perguntar como está a denúncia protocolada sobre Aécio e por que para ele a delação premiada do doleiro Yuossef, não serve? Perguntar ainda, sistematicamente e com muita gente presente, a quantas anda o processo do Mensalão do PSDB, o pai dos mensalões e até hoje não julgado. Reunir milhares de pessoas comandadas por esses mesmos parlamentares e dirigentes e ir até a Procuradoria Pública em São Paulo, para conhecer a pasta sorvedora de solicitações de investigação do Trensalão por parte do governo suiço, a quantas anda as investigações, por que Alckmin decretou e depois recuou do segredo por 25 anos dos documentos do Metrô, e por aí vai. O que é preciso é começarmos a lutar e nada melhor que a politicamente inerte presidente e aquele séquito de parlamentares e dirigentes partidários, calados, mudos, amuados e sem reação alguma, criem coragem e assumam o papel de liderança para o qual foram eleitos. Os liderados de mesma causa, precisam que a liderança se mova, com inteligência política, com estratégia definida e com efetividade, não com burocracia inócua para boi militante dormir.       

  2. O Fernando Baiano, principal
    O Fernando Baiano, principal operador de cunha e do PMDB não fala nada relevante contra cunha, mas diz q pagou conta do filho de Lula.
    A investigação do Parana deu a receita: ” inventa ai qualquer coisa contra o Lula que a gente vaza na semana seguinte e te solta”

    Querem apostar Qto se um dia pegaram o operador do PSDB na Andrade Gutiérrez que a denúncia vai ser sobre lula?

    dica a República do Paraná: quando fica muito manjado perde a graça…

  3. Óia (veja)

    O lauro jardim, é o restolho da Óia (veja), contratado pela globo para fazer o trablho sujo contra o Lula, se PHA, me permite,

    ” Quá…Quá…..Quá……

  4. Ah Baiano, conta outra! Quer

    Ah Baiano, conta outra! Quer dizer que contra o Cunha não tem nada importante, mas contra o filho do Lula, tem. Ninguém vai acreditar que você combinou com o próprio Cunha, seu cúmplice.

  5. Baiano pagou despesas

    Baiano pagou despesas pessoais ao filho de Lula. Só isso? Vai poder provar? 

    É muito fácil, pra se querer liberdade, sair-se com eu acho, eu sei, eu vi, eu dei,…

    Sou eu quem acha que todos esses delatores encontrarm em Moro um verdadeiro pai. Sabem que basta citar alguns nomes e alguns números para retornarem às suas mansões, com direito a um percentual grande de tudo que foi roubado, e por isso mesmo a cada encontro com Moro precisa aumentar a cota de roubo pra que seu quinhão também tenha mais sentido.

    1. Leia a notícia
      Quem validou a delação de Baiano foi o STF, que de resto confirmou TODOS acordos celebrados por Moro. Então se quiser chorar vai reclamar do Zavascki e do STF. O mesmo tribunal que a turma aqui elogiou e disse que colocaria um ponto final na Lava Jato quando decidiu separar a investigação sobre outras estatais tirando de Moro esta competência.

      1. Zavascki votou a favor da

        Zavascki votou a favor da manutenção do financiamento empresarial de campanhas, tese cara à oposição.  Isso é sintomático.

        1. Zavascki também votou a favor

          Zavascki também votou a favor do fatiamento das ações da Lava Jato, tese cara ao PT e aos gatunos presos na operação, sem falar da turma aqui. Isso também é sintomático?

  6. e eu pensando que seria coisa

    e eu pensando que seria coisa de bilhões para que esse pudesse comprar, como dizia pela net, metade do interior do Brasil, me aparece essa possível mereca que nem chegar ser 0,000001% o orçamento do Brasil

  7. O idiota do Lauro Jardim

    O idiota do Lauro Jardim entrega tudo no próprio texto: apesar de ter feito delação, ainda está preso. Claro, só sai quem delata o PT na Vara paranaense. Agora que falou a senha correta, será liberado.

  8. Muito estranho: esse operador

    Muito estranho: esse operador há quase um ano preso preventivamente e só agora resolve “abrir o bico” para envolver logo quem? O filho do Lula. Como “operador” do PMDB pouco ou quase nada tem a dizer acerca dos políticos do…..PMDB. A começar por Eduardo Cunha. 

    Ou esse cara é um masoquista por não ter delatado logo no início do cativeiro ou tem armação por atrás disso tudo. E das mais grosseiras. 

    E continua o festival de vazamentos nesse processo conduzido pelo Juízo do Paraná. 

     

    1. Você está repetindo a defesa

      Você está repetindo a defesa inicial de Eduardo Cunha, quando Julio Camargo o citou como recebedor de propina.

      Se vai repetir os mesmos argumentos, ao menos cite as fontes…..

  9. O lixo da vesga está todo

    O lixo da vesga está todo indo pra goebbels.  Ótima notícia. Significa que a vesga vai fechar mais rápido do que imaginávamos. Ainda mais se basearmos no que está acontecendo lá na matriz.

     

  10. Se o filho de Lula nao tem

    Se o filho de Lula nao tem foro privilegiado por que seria o ministro do STF que homologaria sua delacao e nao o Sergio Moro.Segundo,vamos supor que o flho do Lula fosse receber alguma vantagem indevida.Por que teria de ser do “operador do PMDB” e nao do “operador do PT”?Muito inverossimil esse tipo de fofoca,ainda mais que hoje ele esta estreando sua coluna no Globo.

    1. Simples. O PT gosta de viver

      Simples. O PT gosta de viver perigosamente e prefere sempre expor suas mazelas à direita. Vide o caso Jefferson. 

    2. Lauro Jardim…

      Saiu da lama da ” veja” e foi se empocalhar no Globo…  É por essas e outras que cada vez mais o povo ignora o jornal e Tv tendenciosos. Fora Globo e suas manipulações!

      1. Ops!

        A sujeira é tamanha  que chega a atrapalhar a digitação.  Considerem acima que Lauro Jardim foi emporcalhar-se no Globo. Por ironia, ele carrega o nome de Jardim. Com certeza jamais haverá flores. As sementes não brotarão nessa lama de mentiras e infâmias.

  11. O eduardo cunha com a corda

    O eduardo cunha com a corda no pescoço e o operador do PMDB diz que pagou uma contas do filho do Lula. Vai deixar a cadeia sem apresentar provas. Por que esperou um ano pra soltar essa “bomba”? Jogadinha mal ensaiada. Mas para a panelinha de curitiba é o suficiente. 

    A vida de delator é muito boa. O paulo roberto costa já vai pegar semiaberto.

     

     

     

  12. Os grandes jornais não ficam

    Os grandes jornais não ficam sem uma matéria de capa atacando o PT e o governo nesta luta pelo poder…

    Quando a gente imagina que  a principal matéria de capa dos grandes jornais será a do Presidente do Congresso Nacional acusado de desviar mais de 20 mi para contas na Suiça. surge algo mais  impactante ainda (para a mídia, é claro).

    É o sumido do noticiário Lulinha……..O filho do presidente Lula recebeu dinheiro sujo, os mesmos dinheiros sujo$ dos Cunhas, do Agripinos, dos Dukes, dos Raposos, dos Neves, dos Nards, dos Nerds e Lords……..Parece a história do cordão sem fim…..

    Fico pensando se todo esse dinheiro desviado dos cofres públicos pela corrupção político/empresarial/governamental (vamos contar da redemocratização prá cá) fosse aplicado em boas estradas, praças, jardins, escolas, prefessores, oficinas, reflorestamentos, tecnologias novas…. não, não adianta ficar pensando.

    O negócio é continuar de mangas arregaçadas e desejar que a Luta seja sempre Democrática e pelo Estado de Direito nesta RepúblicaTupiniquim.

  13. Junte-se as peças como

    Junte-se as peças como naqueles quebra cabeças, quando um investigador americano vai colocando os nomes na lousa e procurando achar relações entres os fragmentos de nomes, provas e indícios.

    Andrade Gutierres –> Sócio da Telemar – 5 milhões –> Gamecorp –> Lulinha –> despesas pessoais pagas por Fernando  Baiano –> Operador da Andrade Gutierres –> 

    Pronto. o círculo se fechou. Aqui tem treta.

     

  14. wherever it takes

    Essa é uma expressão ds Série 24 horas, quando o corrupto fala ao filho do Candidato a presidência que vai incriminá-lo e as autoridades irão encontrar evidências de sua presença na cena do crime, no caso um assassinato.

    Esse corrupto, trabalha para os patrocinadores da campanha do Senador candidato.

    Esse jogo sujo é precedente, e não duvido que esse Sistema esteja impondo os rumos do país.

  15. Falar ele pode falar o que

    Falar ele pode falar o que quiser.

    Agora, tem que provar.

    Assim fica fácil, sai denunciando a,b ou c e fica por isso mesmo.

    Denuncia por denuncia o Aécio também foi, mais e aí ? Aconteceu o que ?

    Dá um tempo cidadão.

    1. Depende


      Se a lei valesse para todos, Gilson AS, haveria sim necessidade de provas. Mas, contra o filho de Lula, como contra Vaccari (exclusivamente por ser ex-tesoureiro do PT) e contra José Dirceu, por exemplo, como declarou certa ministra do Supremo, mal assessorada por conhecido juiz, basta a literatura permitir a condenação… A prisão é apenas parte do ritual.

    2. fonte imprópria

      a fonte  é aquilo que todos conhecem a laia.

      quanto a um, lulinha, e outro, aécio, a diferença é gritante pois este é “reserva moral” da plutocracia brasileira para uso e desfrute enquanto convir: os emergentes adoram esses playboys ineptos o que faz dele um “bom” quadro da direita e a altura dela.

      o outro? não precisa provar porque o objetivo é o linchamento do pai e neste caso, o ônus da prova é do acusado.

      provas que abundam, todavia, em quantidades oceânicas contra o playboy inepto que, porém, “deve receber o benefício da dúvida”.

      essa gente tira toda e qualquer seriedade seja da política, seja da imprensa, seja do judiciário brasileiro.

  16. Se ele disse é bom verificar

    Se ele disse é bom verificar o dia.

    Explico. “Delação Premiada”

    O advogado vai escrevendo o que teria ouvido de seu cliente..

    * Viram anexos as tratativas.

    * (de onde tirei? das explicações que assisti, no dia da sabatina de Janot, à PPista senadora) 

    ** O vídeo na íntegra traria mais detalhes e de forma fidedgna.

  17. Vcs querem a verdade,nada

    Vcs querem a verdade,nada mais que a verdade e somente a verdade IMPARCIAL ?

     Leiam Carta Capital.

      Eu leio e recomendo.

       Não leio mais nada.

       Só Carta Capital me basta.

  18. O cunha todo enrolado e saem

    O cunha todo enrolado e saem com esse bote salva vidas, um cidadão sabidamente ligado ao pmdb sae com essa de ter pago milhões em despesas para o filho do Lula que nem cargo publico tem, ou teve, e ainda segundo os mais sabios é dono da friboi, um conglomerado bilionario que doou para campanhas politicas mais de 350 milhões de reais? O povo hoje em dia acredita em tudo, estão batendo palmas para louco dançar.

  19. Muito bem escolhido,

    afinal quem pode não acreditar, depois de ter sido anunciado tantas vezes que ele comprou a sede da ESALQ e é o dono da Friboi?  Mais um passo em direção ao alvo principal que é seu pai, Lula.

    Para um pilantra conmo este ladrão e delator, que aprontou tanto com o dinheiro público e reinava no submundo, foi um preço baixo para conquistar a liberdade e a possibilidade de poder esconder parte do dinheiro desviado, a ser usado depois como uma bela aposentadoria.  Em liberdade poderá até comprar alguns apoios importantes que lhe ajudarão a aliviar sua pena.  Poderá inclusive ganhar mais uns bons trocados de pessoas influentes prometendo não citar seus nomes em futuros depoimentos.  

    O Brasil vai rapidamente se reencontrando com o lixo que pensávamos descartado.  Que bela nação de pilantras!

  20. Que o ex-monitor de zoológico

    Que o ex-monitor de zoológico Lula Junior tem que explicar por que de repente virou um bem sucedido empresário de TI dono da PLAY TV, ah isso tem que explicar, sim.

    Só pelo DNA não pode ser…

  21. Notícia de “O Globo”?
    Aposto

    Notícia de “O Globo”?

    Aposto em 3 dias para desmentir essa notícia!

    É o tempo do Lulinha acionar a justiça!

    Em 5 dias, requentam o titulo, desdizendo na última linha…

     

  22. Ora. Eh a justiça, ora eh a

    Ora. Eh a justiça, ora eh a imprensa, ora são os amigos, e por ahi vai. Acham os militantes que existe uma conspiração universal contra o partido. Porem deveriam aprender , que governos não prestam. Acho pouco provável que o jornalista tenha passado uma informação leviana. Assim , o próximo passo serah averiguar se as informações do Fernando Baiano são verdadeiras. Simples e civilizado.

  23. Cortina de fumaça

    A leviandade dessa nota só não é maior do que irresponsbilidade da sua publicação…

    Vejamos, Lauro Jardim, emérito plantador de noticias desde os tempos de Daniel Dantas, dá um jeito de incluir uma afirmação não dele,  mas de um suposto informante, que vaza uma delação sigilosa que está no STF, acusando Lulinha.

    Ora, se o nome Lulinha está lá, ele não deveria ser investigado pelo Teori, e sim pelo Moro, pois não tem foro privilegiado. Primeiro grande erro.

    E se está com Moro, nem seria sigiloso, pelo menos para a midia que a esta altura, se assim fosse já estaria de posse de todas as acusações e provas contra ele. Segundo ponto.

    Seguindo… para se resguardar de possíveis consequencias legais deixa constado que não é ele quem afirma mas “quem teve acesso ao conteúdo da delação” e aproveita para dar veracidade ao boato afirmando “que Eduardo Cunha é, sim, citado por Baiano”, algo que todo mundo nessas alturas sabe (menos os coxinhas), ao mesmo tempo em que dá uma aliviada, dizendo ser “nada arrasador”. Claro, uma pinta a mais na pele do tigre não fará diferença…

    A denúncias da Suiça contra Cunha encurtaram velozmente o prazo da oposição para iniciar a abertura do processo de impeachment antes que ele caia. Precisava-se de uma cortina de fumaça para desviar o foco. Lulinha é perfeito (Dirceu perdeu efetividade perante o público) e Lauro Jardim cumpriu o seu papel, começando com o pé direito na sua “nova VEJA”.

    Ah, a acusação daqui uns dias, cumprido o seu papel, sumirá do noticiário. Só voltará na hora que for necessário reativar o factóide… Afinal, ele, Lula e o PT estão ai pra isso.

  24. Pelo visto ninguém aqui

    Pelo visto ninguém aqui questiona a meteórica carreira do Lulinha enquanto o pai era presidente… Enfim, cada um acredita no que quiser.

    1. Meteórica carreira?
      E eu que
      Meteórica carreira?
      E eu que pensava que Meteórica era a carreira (rsss) de um certo Aécio que foi nomeado pelo titio no governo Ribamar, diretor da Caixa Econômica aos 21 anos de idade.
      Puxa vida, como sou ingênuo, acredito em cada coisa….

  25. Mais um vazamento na medida

    Mais um vazamento na medida para mídia fascista usar contra Lula. A cartilha de Goeebles continua funcionando a todo vapor: cria-se um esacândalo após outro para que o midiota nem tenha tempo de refletir e as vítimas nem tenham tempo de se defender. Precisamos de um ministro da justiça que acabe com a palhaçada dos vazamentos seletivos e de um Brizola que tenha a coragem de fechar aquele que é o mais nocivo dos grupos de mídia nacional.

  26. CV e PCG

    O CV, Comando Veja, recentemente fabricou uma conta falsa do senador Romário na Suíça, mas foi incapaz de encontrar qualquer das inúmeras contas reais do deputado Cunha naquele e em outros países. 

    Estranho é que só agora, quando balança um dos elementos chave do golpe,  o PCG, Primeiro Comando da Globo, tenha encontrado “informações” sobre a existência de pagamentos pelo esquema do PMDB, de despesas de Lulinha, cidadão comum que não tem direito nem a foro especial nem a segredo de justiça,  em processo do delator, o operador do PMDB, partido de Cunha a quem, como também outros delatores já  fizeram, delatou o pagamento de propinas, cujo numerário foi confirmado pelo MP suíço.

    E ainda o “jornalista” do PCG, se deu ao desplante de “informar” que contra Cunha nessa delação não há  nada de muito grave.

    Essa é uma imprensa séria, isenta e democrática ou um condomínio dos senhores de engenho de, bom, deixa para lá. …

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador