Delatores acham que não houve crime no caso do sítio e do Instituto Lula

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Robson Ventura/Folhapress
 
 
Jornal GGN – Depois de publicar que a Odebrecht e Lava Jato de Curitiba omitiram uma série de crimes de superfaturamento em obras no acordo de delação premaida, agora a Folha de S. Paulo revela que delatores estão sendo perseguidos e pressionados pelos procuradores para admitir culpa e endossar as acusações feitas contra Lula nas duas ações penais que estão nas mãos de Sergio Moro.
 
Segundo reportagem desta sexta (15), pelo menos 3 delatores da Odebrecht não acham que houve crime ou não concordam com a narrativa dos procuradores no caso do sítio de Atibaia e na compra de um imóvel nunca usado pelo Instituto Lula. O Ministério Público Federal denunciou o petista por ter recebido esses benefícios da empreiteira em troca de favorecer a empresa em negócios da Petrobras.
 
“Paulo Melo, executivo que participou da negociação de um terreno comprado para o Instituto Lula e foi acusado de lavagem de dinheiro, pediu absolvição a Moro. Ele diz que não cometeu o crime e não viu nada de errado na relação entre a empresa e o ex-presidente”, apontou o jornal.  Ele também afirmou que não sabia da existência de nenhuma contrapartida por parte de Lula.
 
Também delatores, Carlos Armando Paschoal e Emyr Costa participaram das obras do sítio de Atibaia, e pediram para ser inocentados. Eles disseram que só cumpriram ordens e negaram existência de crime.
 
“Paschoal, um dos acusados no caso do sítio de Atibaia, reconheceu em seus depoimentos à Lava Jato que pagou propina a funcionários públicos e fez doações ilegais a dezenas de políticos, mas diz que apenas mandou executar as obras no sítio, sem participar dos acertos da cúpula da empresa com Lula.”
 
Outro delator, Paulo Sérgio Boghossian é forçado pela Odebrecht e pelos procuradores a admitir que pagou propina a agente da Petrobras, mesmo dizendo que ele nunca fez isso. Segundo a Folha, ele é ameaçado de ir para a cadeia, por descumprimento do acordo que a empresa moldou junto à Lava Jato, para que sirva de exemplo para outros que pensem em fugir do que foi escrito nas colaborações.
 
Os acordos foram homologados pelo Supremo Tribunal Federal, mas caberá a Moro e outros juízes da primeira instância avaliar se os benefícios aos delatores devem ser mantidos.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro na Petrobras. Morro na Petrobras.

    Moro: “afirmando no despacho que a sua atuação “não gira exclusivamente em torno” de Lula e que não houve aconselhamento jurídico. As sugestões apresentadas pelo julgador, além de terem presente somente os casos já julgados, visam o presente e o futuro e não o passado“.

    Mas o juiz não reivindica ser prevento e/ou juiz com uma nomeação exclusiva para julgar a LJ? A questão não seria se a atuação do Moro gira exclusivamente em torno (sic) da LJ – que combate os ilícitos na Petrobras, parte nas ações em desfavor do Lula?. 

  2. Isso não vem ao causo

    Os Delatores não tem direito à retratação em relação a Lula. Eles só tem direito a se retratar, se disserem que depositaram milhões na conta da Dilma e depois for provado que os milhões foram depositados na conta do Temer.

  3. delatores….

    Foto emblemática. ‘Os caras são gângsters mas são meus amigos”. Obrigado por nos revelar a verdade, Mobral Inconcluso. (E o bairro de Itaquera, que precisa de udo só não precisava de Estádio bilionário com dinheiro público). A Verdade Vos Libertará.  

  4. Que esses processos são

    Que esses processos são apenas vícios decorrentes do bacanal tão bem descrito pelo Nassif, sabemos todos. Mas, como essa gentalha injurídica, mais os meganhas semvergóvias, mais os enlameados dd da vida, contam com a assistência-boleira dos desembargas-de-gravatinhas-com-lencinhos, sem contar os mais acima, como a omissa carmencita e o sujo-veja do gilmau, segue o baile que coroa como rainha da ratoeira os temeristas-golpistas-ladrões. E viva as globos de mérdia.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador