Democracia: coragem para manter as regras do jogo, por Rubens Casara

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

do Justificando

Democracia: coragem para manter as regras do jogo

por Rubens Casara

O Estado Democrático de Direito caracteriza-se pela existência de limites ao exercício do poder. Em apertada síntese, pode-se afirmar que esses limites são as “regras do jogo” democrático, regras e princípios sempre adequados ao projeto constitucional. Ao lado dos direitos e garantias fundamentais, que funcionam como trunfos contra a opressão (e asseguram a concretização dos direitos das minorias contra o desejo de maiorias de ocasião), também estão previstos na Constituição da República as regras que condicionam a elaboração de leis e mesmo a  modificação da própria Constituição.

No plano ideal, cabe ao Poder Judiciário a função de garante do Estado Democrático de Direito e, portanto, das “regras do jogo.” Isso porque cabe aos diversos órgãos do Poder Judiciário a concretização dos direitos e garantias fundamentais, bem como o controle acerca da adequação constitucional dos atos do Poder Executivo e do Poder Legislativo.

Para assegurar direitos e garantias fundamentais, inclusive das minorias, bem como o respeito ao projeto constitucional, o Poder Judiciário deve ser contramajoritário. Isso significa que todos os órgãos do Poder Judiciário têm o dever de julgar em atenção às normas que se extraem da Constituição da República, mesmo contra o desejo das maiorias de ocasião (muitas vezes forjadas – ou deformadas – pelos  meios de comunicação de massa), sempre que isso for necessário para fazer cumprir as “regras do jogo” democrático, em especial a necessidade de concretizar direitos fundamentais. No Estado Democrático de Direito, portanto, não deve existir espaço para qualquer espécie de populismo judicial, isto é, os órgãos jurisdicionais não podem violar a Constituição para agradar a opinião pública(da).

Percebe-se, pois, que só há Estado Democrático de Direito se os membros do Poder Judiciário forem dotados da coragem necessária para fazer cumprir o projeto constitucional. Coragem que falta sempre que as decisões judiciais distanciam-se das normas constitucionais para atender às maiorias de ocasião ou se submeter aos interesses dos grandes grupos econômicos e daqueles que detém o poder político. Sem coragem para fazer valer as “regras do jogo”, não há Estado Democrático de Direito, mas mero simulacro.   

Coragem, virtude em desuso na vida pública, significa capacidade de superar o medo, de assumir riscos, sem motivação egoística. A coragem que funciona como condição de possibilidade da democracia, esse valor capaz de qualificar o Estado de Direito, é desinteressada, generosa e comprometida apenas com o projeto constitucional. Por evidente, não significa a ausência de medo, mas a consciência de que o temor deve ser superado em nome da concretização dos direitos e garantias fundamentais. O Poder Judiciário não pode ter medo de cumprir a Constituição da República: a) deve impor limites ao Estado Penal, mesmo quando a opinião pública, não raro forjada a partir da desinformação, defenda sua ampliação; b) deve contrariar o desejo da maioria, sempre que os direitos fundamentais das minorias estiverem em risco; c) deve consagrar a liberdade, apesar das perversões inquisitoriais de parcela da população e dos interesses que apostam no cárcere; d) deve tanto assegurar os direitos fundamentais quanto reafirmar limites éticos, ainda que estes possam ser percebidos por parcela da população como obstáculos à eficiência repressiva do Estado.

***

Vive-se uma quadra histórica marcada por um processo de dessimbolização, o que não só dificulta a percepção da importância da virtude da “coragem” como também favorece a expansão do vício da “covardia”. As figuras transcendentes, os valores e as garantias perderam importância ou foram simplesmente substituídas pelo valor “mercadoria” (não se deve estranhar, portanto, a simpatia e a naturalidade com que são recebidas as análises econômicas do direito e a percepção de que os direitos fundamentais – resultados de lutas concretas de homens e mulheres – são óbices à eficiência do Estado e, sobretudo, do mercado). Esse processo rumo à alteração e perda de substância do sistema sociolinguístico que estrutura o campo da experiência acaba por gerar a insensibilidade social a que, a partir de outra perspectiva, Bauman denunciou como “cegueira moral”. Não por acaso, há quem aponte para a existência de atores sociais (e no parlamento brasileiro, exemplos não faltam) que rigorosamente se querem desligados e sem nada acima deles que impeça a maximização de seus empreendimentos. As relações humanas, o processo de acumulação do capital e as trocas de mercadorias não se encontram mais protegidas ou limitadas por um poder superior indiscutível (transcendental, moral, jurídico, etc.): em linhas gerais, o “excesso de capitalismo” deu início à dessimbolização do mundo com o objetivo de facilitar a circulação de mercadorias e a acumulação do capital.

De alguma forma, a razão instrumental, fundamental ao desenvolvimento do capitalismo, acabou por constranger e reduzir o âmbito de incidência da razão crítica, a faculdade de julgar a priori sobre o que é certo ou errado, justo ou injusto. Em nome dos objetivos do capitalismo, os limites foram relativizados ou extintos. Pode-se, com Dany-Robert Dufour, afirmar que o capitalismo, após consumir corpos, levou à “redução das cabeças”.

***

Impõe-se, diante desse quadro, ressimbolizar o mundo, com o objetivo de concretizar a Constituição da República, e resgatar a virtude da coragem como condição para a imposição de limites ao arbítrio e à opressão. Caso contrário, violações do processo legislativo, prisões desnecessárias, chantagens processuais, provas ilícitas, decisionismos e outros fenômenos autoritários encontrarão amplo campo para se expandir.

Rubens Casara é Doutor em Direito, mestre em Ciência Penais, professor do IBMEC/RJ e membro da Associação Juízes para a Democracia e do Corpo Freudiano. Junto a Marcelo Semer, Márcio Sotelo Felipe, Patrick Mariano e Giane Ambrósio Álvares participa da coluna Contra Correntes, que escreve todo sábado para o Justificando.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O governo Dilma se

    O governo Dilma se reaproximou dos EUA e deve ter rolado algum coxixo sobre MIDIA NO BRASIL tanto com a FOX, quanto ao GOOGLE!

    Pressentindo alguma coisa a globo reesquentou notícia do Wikileaks sobre espionagem –  UMA FORMA DE MOSTRAR FORÇA INDIRETAMENTE AOS EUA!

    O governo respondeu não estou nem ai – SUPERADO!

    O Wikeleaks vale quando interessa a globo, quando ele falou do cerra e o interesse das petroleiras externas, NENHUMA LINHA!

    A democracia no Brasil precisa de mais INTERLOCUTORES MIDIÁTICOS COM MAIOR PLURALIDADE!

    ISSO É BÁSICO!

    SEM INFORMAÇÃO CORRETA, NÃO HAVERÁ POLITICA CORRETA!

  2.  
    SINAL AMARELO GOLPISTA ‘EM

     

    SINAL AMARELO GOLPISTA ‘EM FASE DE PISCA INTERMITENTE’ MAIS DO QUE NUNCA!

     

    E quem vai deter o *“apenas um peão no jogo da oposição?!

     

    *segundo o catedrático professor Ignaci Delgado – em ‘OS PROCESSOS DE MOSCOU, O JUIZ (?) MORO E A MÍDIA BRASILEIRA: TRAÇOS TOTALITÁRIOS DE UMA EMPREITADA GOLPISTA.’

    FONTE [LÍMPIDA!]:  http://www.viomundo.com.br/politica/ignacio-delgado-as-farsas-judiciais-de-stalin-o-juiz-moro-e-a-midia-brasileira.html

     

    ##################

     

    REVISTA ÉPOCA EXALTA MORO, ‘PRENDE’ JOSÉ DIRCEU E MIRA LULA

     

    Revista semanal das Organizações Globo, que premiaram o juiz Sergio Moro como o brasileiro que ‘faz diferença’, garante saber todos os próximos passos da Operação Lava Jato; segundo a revista, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, será preso nos próximos dias; além disso, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró fará uma delação premiada contra o ex-presidente Lula, a quem a revista chama de ‘Brahma’; publicação também exalta o juiz paranaense em sua capa e afirma que nada será capaz de detê-lo; alvo de queixas crescentes de criminalistas, de ministros do Supremo Tribunal Federal e até de colunistas da extrema direita na imprensa brasileira, Moro tem apoio total e irrestrito da Globo para seguir adiante em sua caçada ao PT e ao ex-presidente Lula

     

    4 DE JULHO DE 2015 ÀS 11:19

     

    (…)

     

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/187576/%C3%89poca-exalta-Moro-'prende'-Jos%C3%A9-Dirceu-e-mira-Lula.htm

     

    E MAIS:

     

    INDÚSTRIA DE MENTIRAS DE ‘VEJA’ AGE NOVAMENTE

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva denunciou neste sábado, 4, mais uma mentira operada contra ele pela revista Veja, do grupo Abril; Lula rebate, em sua conta no Facebook, nota do colunista Lauro Jardim, que afirma que ele teria viajado para o México em 19 de setembro de 2012 em um avião pago pela Odebrecht; “É mentira, a viagem não foi paga pela Odebrecht”, afirma; “No dia 20 de setembro de 2012 Lula foi para o México participar do evento “México século XXI”, e lá falou para mais de 8 mil estudantes, junto com Tony Blair e Pepe Guardiola”, diz; foi a primeira palestra do ex-presidente após se recuperar do câncer; “Isso tudo foi informado para a imprensa na época. Qual o problema?”, questiona; Veja é reincidente em mentiras contra Lula; em fevereiro, a edição de São Paulo inventou que o ex-presidente teria custeado festa de aniversário de R$ 220 mil para um suposto sobrinho; desmascarada, Veja pediu desculpas; mas e desta vez?

    4 DE JULHO DE 2015 ÀS 13:47

     

    (…)

    FONTE:  http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/187600/Ind%C3%BAstria-de-mentiras-de-Veja-age-novamente.htm

     

    Messias Franca de Macedo – matuto ‘bananiense’ [que sente cheiro de golpe desde o dia em que nasceu em Pindorama!]

    Feira de Santana, Bahia

    República de ‘Nois’ Bananas

     

     

     

     

  3.  
     
    BBC: PSDB foi para o

     

     

    BBC: PSDB foi para o espectro mais à direita da política brasileira

     

    4 de julho de 2015 | 15:06 Autor: Miguel do Rosário

     

    A votação maciça do PSDB em prol da prisão para jovens com menos de 18 anos consuma a virada do partido para o espectro mais à direita da política brasileira.

    PSDB se uniu a Bolsonaro.

    Reproduzo abaixo reportagem da BBC Brasil.

     

    Por que o PSDB apoiou em peso a redução da maioridade penal na Câmara?

     

    Por Mariana Schreiber, na *BBC Brasil em Brasília

     

    (…)

     

    FONTES [LÍMPIDAS]:  http://tijolaco.com.br/blog/?p=28069&cpage=1#comment-204657

     

    e aqui

     

    http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/07/150703_psdb_reducao_maioridade_ms_c c

     

     

  4. a covardia está mesmo

    a covardia está mesmo instalada, junto com o desprezo pela própria reputação e pelas instituições onde trabalham. basta ver que uma ameaça de EC fez com que Rosa “a literatura me permite” Weber desse sinal verde para o atropleo da Constituição Federal. Daí, pra frente, é água de morro abaixo. Ou fogo de morro acima. E pensar que tudo começou com uma propina de R$ 3 mil (mil mesmo) nos Correios…

  5. As vezes

    As vezes penso que a Dilma, o PT e o Lula acham que MÍDIA GOLPISTA FASCISTA +  SETORES DO JUDICIÁRIO + SETORES DO MPF E PSDB não vão tentar dar o golpe para preservar as suas biografias. Dilma, PT e Lula, deixa de ser inocentes, desde quando essa tigrada se preocupa com biografia? Essa tigrada não tem biografia, tem folha corrida, capivara.

  6.  
    ADVOGADO ALBERTO TORON

     

    ADVOGADO ALBERTO TORON DEIXA DEFESA DE PESSOA, DA UTC

    O advogado Alberto Toron oficializou a decisão de deixar a defesa de Ricardo Pessoa, dono da UTC, investigado na Operação Lava Jato, da PF; “Renunciei por entender que o caso está ganhando uma feição eleitoral. Como sou juiz do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), vi certa incompatibilidade em exercer as duas funções”, afirmou o defensor à Folha

    4 DE JULHO DE 2015 ÀS 17:57

    (…)

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/187625/Advogado-Alberto-Toron-deixa-defesa-de-Pessoa-da-UTC.htm

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador