Depois de prorrogar prisão, Sergio Moro quer saber se é Marice no vídeo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

“As duas são parecidas”, disse o advogado. “A questão é bastante relevante”, disse o juiz
 
 
Jornal GGN – Durante a última fase da Operação Lava Jato, concentrada no ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, o juiz Sergio Moro pediu a prisão provisória de Marice Correa de Lima, cunhada de Vaccari. Prova decisiva, um vídeo mostrava imagens supostamente de Marice realizando depósitos para a esposa do petista. Com isso, Sergio Moro pediu que a polícia renovasse a prisão da suspeita e afirmou que “os vídeos apresentados não deixam margem para dúvida de que a pessoa em questão é Marice”. Na terça (21), além de prorrogar a prisão, Moro disse que a investigada “faltou com a verdade flagrantemente em seu depoimento”. Agora, o juiz pede que a PF e o MPF esclareçam quem aparece no vídeo.
 
Leia mais: João Vaccari Neto é preso na 12ª Fase da Operação Lava Jato
 
A defesa de Marice disse que não é sua cliente quem aparece nas imagens, mas a própria Giselda Rouse de Lima, esposa de João Vaccari Neto. “As duas são parecidas”, explicou o advogado.
 
Em depoimento, Marice havia negado ter feito depósitos para a irmã. Giselda teria recebido R$ 583.400 em depósitos sem origem identificada, feitos em espécie, em valores fracionados, entre 2008 e 2014. 
 
Com a dúvida, mesmo após ter adiado a permanência de Marice na prisão, Moro quer esclarecer quem de fato aparece nas imagens, feitas em março deste ano. 
 
“A questão é bastante relevante”, disse o juiz, em despacho. “Se assim for, há uma alteração das premissas que levaram o MPF a requerer a prisão preventiva”. Sergio Moro pediu que a polícia resolva a questão “no período mais expedito”. 
 
A PF fará uma perícia e apresentará um laudo preliminar até o final desta semana.
 
Com informações da Folha de S. Paulo.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. KKKKKKkkk! Depois de ter

    KKKKKKkkk! Depois de ter prendido agoro o moço quer saber quem era no vídeo! 

    Melhor seria chamar Didi e Dedé, O Zacharias e o Mussum não poderiam vir, é claro!

    1. É muito triste…

      Triste saber que, possivelmente pessoas inocentes, estão sendo atacadas literalmente por um senhor que por atitudes bizarras e inconsequentes, está depreciando a justiça do país. Socorro!!!! 

  2. A farsa desde o início

    Moro deve ser afastado da Lava Jato após farsa contra cunhada de Vaccari

            FONTE: http://www.blogdacidadania.com.br/2015/04/moro-deve-ser-afastado-da-lava-jato-apos-farsa-contra-cunhada-de-vaccari/#comment-1677835

    esposa vaccari

     

    No último dia 16 de abril, um dia após a prisão do então tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, a imprensa anunciou a prisão da cunhada dele, Marice Correia de Lima, e também que ela já estaria sendo considerada “foragida”.

    cunhada 3

    No mesmo dia, o advogado de Marice divulgou nota afirmando que ela estava participando de um congresso no Panamá e que decidiu voltar ao Brasil assim que soube do pedido de prisão.

    cunhada 5

    Quatro dias depois, a mesma imprensa anuncia que o juiz Sergio Moro decidiu prorrogar por mais cinco dias a prisão de Marice porque ela teria mentido.

    cunhada 6

    Como se vê na imagem acima, Moro tomou essa decisão dizendo que as imagens de uma câmera de um caixa-eletrônico mostrando uma mulher parecida com Marice depositando dinheiro na conta da esposa de Vaccari não deixavam “qualquer margem para dúvida” de que se trataria “da mesma pessoa”, ou seja, da irmã de Vaccari, de modo que Marice teria “mentido” ao dizer que não fez depósitos na conta da irmã.

    O que se supõe que ocorreu: a Polícia verificou os estratos da conta da esposa de Vaccari, detectou um depósito em caixa-eletrônico e pediu as imagens da câmera que todo caixa-eletrônico tem filmando o movimento em torno de si.

    Tudo muito fácil. E, de fato, Marice e Giselda Rousie de Lima, irmã dela e esposa de Vaccari, são extremamente parecidas nos traços faciais. Porém, só uma análise muito açodada – ou mal-intencionada – dessas imagens faria alguém dizer que “não deixam qualquer margem para dúvida”.

    Para encarcerar uma pessoa, o mínimo que se espera das autoridades é que procedam com responsabilidade e critério. Do juiz que conduz as investigações, muito mais. Deste, espera-se absoluta isenção, serenidade e paciência. Por isso se chama juiz, não promotor, que tem a missão de acusar, não de analisar os dois lados da moeda.

    A declaração de Moro sobre não haver “qualquer dúvida” de que a mulher filmada fazendo depósito no caixa-eletrônico seria a cunhada de Vaccari revela um juiz sem critério, sem isenção, sem serenidade, enfim, sem condições de conduzir essa investigação.

    Uma análise superficial das fisionomias de Marice e Giselda basta para mostrar que, apesar de terem traços faciais parecidos, é muito fácil notar as diferenças. Comparemos as imagens das duas mulheres.

    cunhada capa

    cunhada 1

    É fácil notar que, além do corte e da cor diferente dos cabelos de ambas, elas têm porte físico bastante diverso. Marice é mais alta e esguia, tem cabelos avermelhados e curtos, enquanto que Giselda é mais baixa, usa óculos, tem corte e cor de cabelo diferente e é mais “cheinha”.

    Após o advogado de Marice declarar que a foto da mulher no caixa-eletrônico não é de Marice e, sim, da irmã dela, Moro aparece na imprensa se fazendo de inocente em relação à sua escandalosa falta de critério para dar uma declaração peremptória como a de que a imagem daquele mesmo caixa-eletrônico não deixaria “qualquer margem para dúvida”.

    Folha de São Paulo

    23 de abril de 2015

    Juiz agora questiona vídeo que levou à nova prisão da cunhada de Vaccari

    Após prorrogar a prisão da cunhada do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto e afirmar que uma das provas contra ela “não deixava margem para dúvidas”, o juiz Sergio Moro pediu para que a polícia esclareça o principal motivo que levou Marice Correa Lima a continuar presa: o vídeo de uma agência bancária.

    Moro quer saber quem de fato aparece nas imagens, feitas em março, que mostram uma pessoa realizando depósitos na conta da mulher de Vaccari, Giselda de Lima.

    Os procuradores a identificaram como Marice, e a acusaram de ter mentido em depoimento à polícia sobre nunca ter feito depósitos na conta de sua irmã Giselda.

    Porém, segundo o advogado de Marice, Claudio Pimentel, quem aparece no vídeo é a própria Giselda, que se parece muito com a irmã.

    Como se vê Reportagem acima, Moro está dando uma de joão-sem-braço.

    O juiz quer que “a polícia esclareça o principal motivo que levou Marice Correa de Lima a continuar presa”? Ora, o principal motivo é que ele prorrogou a prisão dela sob o argumento de que as imagens do caixa-eletrônico não deixariam “qualquer margem para dúvida”, ora.

    Moro “quer saber quem de fato aparece nas imagens”? Ora, mas ele não disse que tais imagens “não deixam qualquer margem para dúvida”?

    Moro está fazendo o país inteiro de palhaço. Está fazendo a Justiça de idiota. Está transformando a Justiça em Injustiça. Esse episódio que protagonizou fez cair de vez a sua máscara. Ele não tem mais condições de conduzir a Operação Lava Jato.

    Em qualquer país sério, um juiz que colocasse na cadeia uma pessoa sem o mínimo amparo em provas, seria afastado do caso. Marice foi presa justamente por conta dessa imagem do caixa-eletrônico. ]

    Será que Polícia, MP e Moro são tão incompetentes que não se deram conta de que a esposa de Vaccari e a cunhada dele são parecidas? Como pode um juiz federal ser tão irresponsável a ponto de qualificar como acima de dúvidas imagens tão duvidosas como a do caixa-eletrônico?

    Quando se diz que há violações graves dos direitos civis de pessoas no âmbito da operação Lava Jato, não é brincadeira. Esse episódio é a prova que faltava de que o processo está sendo conduzido por juiz, policiais e procuradores que querem aparecer e que agem sob viés político.

    Marice, cunhada de Vaccari, bem como o próprio podem ser considerados presos políticos. O PT, a defesa de Vaccari e a de Marice deveriam levar esses fatos a fóruns internacionais. Deveriam denunciar ao mundo que há uma ditadura judicial no Brasil

     

      1. Prisão? Ou internação? Não, é

        Prisão? Ou internação? Não, é prisão preventiva mesmo. Porque o sujeito, solto, é um perigo. Amanhã ela apronta uma outra.

      2. Ninguem está condenando. ele

        Ninguem está condenando. ele que comete erros bisonhos. Ele tem apenas que se afastar do caso.

        Ninguem pede condenação alguma, nem mesmo reparação. Ou ele está tão apaixonado pelo caso que deixá-lo seria uma condenação ?

  3. prender a cunhada do Vaccari,

    prender a cunhada do Vaccari, por semelhança com outra pessoa, é fácil. Não soube que eles está prendendo todos os carecas do país, até encontrar o que delatou o Anastasia. #moropedeprasair, já deu muita bandeira

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador