Dias Toffoli dança à beira do precipício, na visão de Conrado Hübner Mendes

Em artigo, professor da USP é incisivo: o STF deve ser o lugar de juízo jurídico corajoso, e não de acordos de pacificação

Ministro Dias Toffoli, atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Foto: Reprodução

Jornal GGN – O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Dias Toffoli, vai deixar uma marca histórica em sua gestão: entre a falta de ideias e a má ideia, a escolha será sempre pela má ideia.

A afirmação é de Conrado Hübner Mendes, professor de direito da Universidade de São Paulo (USP), em artigo publicado no jornal Folha de São Paulo.

Para o articulista, a gestão de Dias Toffoli será histórica por ser “desprovida de direção e de apego à independência institucional”, e também “porque a ausência de vigor moral e intelectual restará como exemplo a nunca ser seguido”.

E não faltam exemplos das más ideias de Toffoli, onde o poder do STF acaba por ser comprometido. Na visão de Mendes, o bom jurista sabe fazer as distinções que importam, e o mau jurista “se esbalda na eloquência dos conceitos abstratos e fica lá embriagado”.

“Para o mau jurista, “tudo está achado, formulado, rotulado, encaixotado”. Assim Machado de Assis retratou o medalhão. Toffoli é deste tipo e compensa o vácuo pelo gogó”, diz o articulista.

“O STF não é poder moderador, instituição que existia na Constituição do Império. Nem na aparência. É uma casa de deliberação constitucional onde se deve tecer jurisprudência para solucionar casos de hoje e de amanhã em coerência com casos de ontem”, aponta o professor, doutor em direito e ciência política. “Do STF deve brotar juízo jurídico ponderado e corajoso, não acordos de pacificação entre as partes”.

 

Leia Também
Depoimentos de ministros recaem contra Bolsonaro, mas “interferência” fica em segundo plano
Bolsonaro disse que exame de Covid-19 poderia levá-lo a impeachment, diz jornal
O Congresso Nacional e o financiamento do SUS: institucionalizando a exclusão, por Bruno Moretti
GGN prepara dossiê sobre trajetória de Sergio Moro. Saiba mais aqui
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Entre ele e antecessores qual a diferença?
    A única a meu ver é que a toga de uns cobre ternos e calças e de outras vestidos e saias, nada mais.
    Agora com o sucessor dele sim diferença…e que difrença? Daquelas de sentir saudades de Tofolli e de de Carmem, é do tipo que legitima golpe.
    Portanto se quisermos nos vermos livre do tinhoso ensandecido isso tem que ocorrer antes da posse do tinhoso dissimulado.

    Obs. As letrinhas dos artigos ficaram menores tipo contrato de financiamento e seguros ou o problema é com o meu note?

  2. GGN é ministro da educação com bons modos … 🙂 A maionese desandou ,minha opinião , com a tv Justiça concorrendo com os jogos da Champions e a reprise das novelas , pleno do STF na tv do boteco e do consultório médico , aí os ministros dão entrevista toda hora sobre tudo , noutros tempos ninguém iria ao SFT pois poucos sabiam o que é isto , eu sei o nome de todos os ministros do STF e não passo nem perto de trabalhar no ramo do direito , isto não existe no mundo civilizado , o STF paga o pato por ter se deixado cair na chacrinha … Fim da tv Justiça , passa reprise do Chaves !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador