“Difícil afirmar a existência de outro local que possa garantir a segurança de Lula”, diz MPF

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Ricardo Stuckert

 

Jornal GGN – Os procuradores de Curitiba se manifestaram contra a remoção de Lula da Superintendência da Polícia Federal. “Neste atual momento, a princípio, é difícil afirmar a existência de outro local no Estado do Paraná que possa garantir o controle das autoridades federais sobre as condições de segurança física e moral do custodiado”, afirmaram.

A manifestação dos procuradores ocorreu após a Prefeitura e moradores de Curitiba solicitarem a transferência de Lula alegando incômodo com as manifestações e acampamento de militantes, atos organizados pelo PT e movimentos sociais.

Na visão do Ministério Público Federal, Lula deve permanecer onde está pois, “em se tratando de ex-presidente da República, há que se preservar o máximo de controle das condições de sua segurança pessoal, daí por que a necessidade de maior rigor e resguardo à pessoa do custodiado, limitando-se o contato com outros custodiados ou com terceiros estranhos.”

Além disso, segundo a força-tarefa, os moradores que reclamam estão no seu direito, mas também “devem suportar o desconforto e as limitações decorrentes do poder estatal de administração da justiça, da garantia da incolumidade dos presos, e até do exercício da manifestação pacífica.”
 
Na terça (24), a imprensa noticiou que a própria Superintendência pediu a transferência de Lula, alegando custos elevados para manter a segurança no entorno do local, além de ter revelado que existia um acordo para que o ex-presidente ficasse poucos dias no local.
 
Nesta quarta (25), a jornalista Mônica Bergamo informou que Lula pode ser transferido para o Complexo Médico de Pinhais, onde poderá, se quiser, ter acesso a outros presos da Lava Jato. Caso contrário, a administração da penitenciária poderá providenciar um espaço isolado.
 
Na Superintendência, a juíza Carolina Lebbos não permite que Lula veja amigos, alegando que isso atrapalha a rotina de serviços oferecidos na sede da PF.
 
A manifestação do MPF está em anexo, abaixo.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se rejeitam o corpo do Lula, porque não lhe concedem o HC?

    Antes, todos queriam o corpo do Lula. Agora todos querem se livrar dele. Para se livrar, basta conceder-lhe o habeas corpus.

  2. A nota do MPF é mais uma peça

    A nota do MPF é mais uma peça de descarado cinismo, querendo dar a entender que os “justiceiros” de Curitiba estão muito preocupados com a segurança do ex-presidente Lula. Depois de anos e anos de uma perseguição implacável contra o próximo prêmio Nobel da Paz, causadora da morte de sua mulher, inclusive, os meninos de Curitiba consideram que numa solitária da PF, Lula está bem guardado.

    Só mesmo no Brasil, um país de incautos e ignorantes políticos, pode-se acreditar numa palhaçada dessa.

    O melhor que tem a fazer a justiça brasileira (sic) é devolver a liberdade ao ex-presidente. Aí sim, ele estará em segurança. O resto é conversa de malandro agulha.

  3. Perigo perigo

    Impressionante que procuradores da república dêem uma declaração dessas. Na realidade eles deveriam é estar garantindo isso sim a integridade física do presidente Lula e não colocando-a em cheque.

  4. Solitária
    O objetivo é solitária e o MP reconhece que o único local possível de deixar Lula incomunicável é num quartinho do 4o andar onde estão os departamentos mais sensíveis da superintendência

  5. MP, Moro e PF
     

    todos eles queriam o sangue de Lula e com a sua prisão antecipavam o gozo de orgasmos múltiplos.

    O  Lula foi preso, ficou à disposição da cambada mas o “pobrema” foi que,  na hora dos orgasmos o pau deles não subiu.

    Então,  frustrados,  não sabem o que fazer com o objeto de seu deleite.

     

  6. Inoperância MPF

    Resultado  da  inoperância  do  MPF  em  destaque  do  Sr  Sergio  Moro  parece  que  pensou  que  iria  mandar  daqui  para  frente    na  justiça  do  Brasil   observa  que  não  tinham  nenhum  planejamento  para  este  caso  vejo  que  queriam  mesmo é   sair  em  jornais  revistas   midias   perderam  tempo  e  nós  e  que  estamos  pagando  pela  falta  de visão  do  MPF

  7. Ilha Grande Nele

    Nassif: você me conhece. Conto o fato, mas declino a fonte. E essa é quente! O A ALA VERDE OLIVA DO JUBURU JÁ DECIDIU PARA ONDE TRANSFERIR O SAPO BARBUDO (versão verdeoliva) — Ilha Grande.

    Já estão trabalhando a todo vapor. O local é bom e a geografia, favorável. As masmorras no alto dificultarão qualquer tentativa de acesso dos sem-coisa-alguma, esses movimentozinhos que estão desfigurando a burguesa Curitiba.

    Alías, o grupo palaciano das Armas já dividiu as tarefas. Os Cisnes Brancos navegarão ao redor da Ilha, com ordens de afundar quaquer  canoa ou cayaque dos sem-nada que ousem tentar se aproximar. Já foi feito com Mandela e deu certo. Sem esquecer que a República do Galeão ganhou um Drone, doado por um governo estrangeiro, que patrulhará 10km em redor da Ilha. Se nada disso valer, um destacamento verdeoliva, com 2.000 homens, ficará no Quartel-Lava-Jato, príximo às masmorras, com ordens de passar o serol em qualquer bicho ou pessoa que invadir o pedaço.

    Cobertura noticiosa só do pessoal do Jardim Botânico. Que, aliás, tem uma Ilha parasidíaca nas redondezas. Eles repassarão para os do Templo de Salomão, para o Mascate dos Universitários, para os Tendeiros do Morumbi e para o grupo italiano da Marginal do Tietê. Estes morderão 40% da propaganda governamental para esparramarem os FakeNews.

    Consultados, o Verdugo Mor, da XIII, os Gogoboys avivados e os homens do Principe de Paris (encastelados na PF) estão de acordo. Porém, quem vai ficar tristinha é a Verduga da XII Vara de Suplicação, que corre o risco de não ter mais holofotes…

    A vida tem dessas!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador