Próximos passos da Lava Jato cercam Dirceu

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Mais um réu da Operação Lava Jato conquistou a liberdade em troca de fechar o acordo de delação premiada. Dessa vez, o lobista Fernando Moura, que foi preso na 17ª fase da Operação, juntamente com o ex-ministro José Dirceu. É o segundo acordo fomentado para incriminar Dirceu. 
 
Na última semana, o juiz Sergio Moro homologou a delação de João Antônio Bernardi Filho, ex-executivo da Odebrecht e representante da empresa Saipem, que foi assaltado quando levava a propina de R$ 100 mil em espécie para Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras. A tentativa de Moro acertar a colaboração de Bernardi datava desde junho. Pressionado, confessou a prática de crimes na Lava Jato para, em troca, responder o processo em liberdade.
 
O interesse de Sergio Moro nos depoimentos de João Antônio Bernardi Filho é fechar os elos que incriminam Renato Duque, supostamente indicado por José Dirceu ao cargo na estatal. Duque já foi acusado de cobrar propina e intermediar repasses ao PT e é denunciado pelos crimes de corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro, ao favorecer a empresa italiana Saipem nas obras do gasoduto da Bacia de Santos. 
 
Leia mais: Depois de pressionar por 4 meses, Moro fecha delação para incriminar Duque
 
Já Moura é apontado pelo Ministério Público Federal como um dos principais cabeças de todo o esquema da Petrobras, por ter levado o nome de Duque ao ex-ministro. Estava preso há três meses, e também admitiu participação em crimes para acertar a redução de penas.
 
“Queremos mostrar que ele [José Dirceu] e Fernando Moura foram os agentes responsáveis pela instituição do esquema Petrobras desde o tempo do governo Lula. Desde aquela época [da indicação na estatal], passando pelo mensalão, pela condenação [do STF], pelo período em que ele ficou na prisão. Sempre com pagamentos. Esses são os motivos com os quais estão baseadas a prisão [de Dirceu]”, disse em coletiva de imprensa o procurador federal Carlos Fernando Lima, quando a 17ª fase foi deflagrada, no dia 3 de agosto.
 
Moura acertou em outubro o termo de colaboração e terá a pena reduzida. Para interessar o acordo às autoridades, admitiu que manteve ligações com petistas e afirmou que o PT recebia propina de fornecedores da Petrobras. Disse que Dirceu o aconselhou a morar fora do país quando o mensalão foi julgado pela Suprema Corte, e por isso se mudou para os Estados Unidos, onde permaneceu por um período.
 
Leia também: Sobre a delação premiada como salvo conduto
 
Desde que o instrumento da delação premiada foi acusado pelas defesas que se tratava de uma forma de chantagear os investigados a admitirem os crimes em troca da liberdade, a equipe da força-tarefa da Lava Jato encabeçou uma campanha, contabilizando que a maioria das delações não ocorreu com delatores presos, mas soltos.
 
As delações de Fernando Moura e João Antônio Bernardi Filho, seguidas de suas liberdades, revelam que o acordo e a estratégia de pressão da Justiça Federal do Paraná têm um foco determinado. 
 
Mais:
 

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Se esse congresso

    Se esse congresso “progressista” emplacar a pena de morte (o que, pelo rumo e composição atual do parlamento, não é impossível), o Dirceu será o primeiro brasileiro a receber tal castigo. Afinal, o ex-ministro foi quem inventou a corrupção,  inexistente no Brasil até 2002. Desse crime não existe provas, só delações e suposições.  Mas a literatura jurídica somente acessível a ministros do STF embasa as decisões. 

  2. Pressão, coação, intimidação,

    Pressão, coação, intimidação, ameaça, chatagem, prisão preventiva sem acusão formal, sem provas robustas e sem julgamento… posso enfileirar uma série de abusos e ilegalidades cometidas pelas autoridades (policias e do MP, que investigam, e judiciárias, que expedem os mandados de prisão preventiva por tempo indeterminado). Os leitores que são profissionais do Direito podem apresentar muitas outras. Que eles comentem essa matéria.

    O ‘carlinhos hemorróida’, desde o início da ‘vaza jato’ já eleborou o enredo para incriminar José Dirceu. Depois será a vez do ex-presidente Lula. As versões mais estapafúrdias e inverossímeis são sustentadas por esse procurador fanfarrão. Desde quando um homem com a altivez de José Dirceu aconselharia alguém a se esconder no exterior, para fugir de investigação e processo? Só na cabeça do ‘carlinhos hemorróida’.

    Condenado, sem provas, e preso, com todos os sigilos quebrados e com a vida e atos vigiados, como poderia José Dirceu coordenar qualquer grupo que praticasse atividades criminosas? Se José Dirceu quisesse ocultar o que a empresa dirigida por ele e pelo irmão (a JD Consultoria) faturava com a prestação de serviços, por que teria legalizadas todas as atividades e declaradas todas as operações dela junto à RFB, recolhendo todos os impostos devidos?

    Os cinco meses entre as pressões, ameaças, coações, intimidações, chantagens acôrdos e outras imoralidades acordadas ente o MP, o juiz sérgio moro e os, agora, mais recentes x9 da lava jato devem ter sido suficientes para que os atores tenham decorado o texto da farsa que passam a representar. Mas aguardem, senhores procuradores, senhor ‘calinhos hemorróida’, senhor sérgio moro! O dia de vocês há de chegar. O ministro Teori Zavascki já lhes mandou alguns recados; Marcelo Odebrecht e os advogados do empresário já lhes mostraram que a briga não termina no juízo de primeiro grau, no qual todos os acusados que se tornarem réus sabem que serão condenados. 

  3. O Moro não sabe ler ?

    Ou só lê o que interessa, como fazem os coxnhas. Será que ele nunca leu nenhum trecho do famoso livro do FHC, s/ seus diários,  ou s/ a causa da morte (segundo alguns) do jornalista que morava nos Isteites e cujo nome não me recordo no momento. Era um chato de galocha, de tão prepotente, mas acusou as falcatruas existentes na Petrobrás.

  4. Se é para investigar a

    Se é para investigar a corrupção, ampla geral e irrestrita, por que só “desde o tempo do governo Lula”, seu Moro ?

    Isso é perseguição politica.

    Não sei se pode mover uma ação, ou pressão popular, para o procurador denunciar o Aécio.

    Não é possível ver e sentir tanta armação, sem poder fazer nada.

  5. A vaza jato ta meio morna, a

    A vaza jato ta meio morna, a cortina do espetaculo estava se fechando, quando isso acontece o que se pode fazer?? Chama o Dirceu!!!! O homem é um hit, só a citação de seu nome é um sucesso de midia, sua investigação ta ruim? ta meio xoxa?  chama o Dirceu!!!!

  6. ” Pressionado, confessou a

    ” Pressionado, confessou a prática de crimes na Lava Jato para, em troca, responder o processo em liberdade”.

     

    – Será que a lei não está sendo distorcida e mal aplicada?

    – Será que em algum outro país do mundo, excluindo-se ditaduras, procede-se assim?

    – Não caracteriza tortura e chantagem, isso de prender pessoas, mantê-las presas, sem que tenham sido julgadas e condenadas, e prometer soltá-las somente se elas acusarem outras (determinadas?) pessoas?

    – Um país que nunca abandonou totalmente a tortura, já possui presos políticos, julgamentos de exceção e prisões seletivas e políticas pode ser chamado de democracia?

  7. A estrtégia agora é acoplar a

    A estrtégia agora é acoplar a lava jato ao “mentirão” para impingir ao PT a alcunha de quadrilha. Quem melhor para servir de “cola” do que o José Dirceu?

    Depois, apelarão novamente para o “domínio do fato” para provar que não era possível que o Lula não soubesse de tudo.

    Mas, o MOro não redigiu o voto daquela ministra(sic) que disse que não tinha provas contra o José Dirceu?

    Será que este moroso encontrou as provas nos escombros do BANESTADO?

     

     

  8. o curioso é que a jurisprudência é farta…

    quando visa apenas a diminuição do castigo, réu confesso não convence, não merece

    mas, reparem…por outro lado não há falar em ausência de provas

    delator é réu confesso?

  9. Putz….

     

    Esse Carlos Fernado daria um ótimo roteirista de filmes hollywoodianos!…Enquanto isso o STJ e o STF viram Santos de zona.

    Essa abordagem da Lava-Jato não agrega absolutamente nada ao Brasil. O que vemos são os improdutivos atacar produtivos. Geradores de despesas atacar geradores de receitas, e, tudo, mas tudo mesmo, com a intenção de atingir o PT e suas lideranças!…

    Não tem valor de sobrevivência no médio prazo!…

  10. Daqui a pouco Azeredo publica livro contando tudo, mas…..

    a coisa ficou tão descarada que tucano publica livro confessando malfeitos mas juizada só quer pegar petista ……sem provas.

  11. Perdeu o sentido

    Depois que o fhc no seu livro de memórias revelou que soube concretamente da corrupção da petrobras lá em 96 e nada fez, manteve todos os diretores corruptos e os manteve, perdeu o sentido em fazer referencia entre quem indicou o diretor e a corrupção, senão o fhc seria absoluto, teria que ser acusado antes.

    Perdeu o sentido a delação depois da auto delação ( e é que realmente vale, a feita em qualquer constrangimento ou tortura) do fhc. Ou vão prende-lo?

    Perdeu toralmente o sentido.

     

  12. Muito cuidado isto tudo pode virar contra voce!!!

    Se as provas fossem de fato consideradas neste processo político, o Juiz perceberia que matematicamente o numero de envolvidos do PP e do PMDB, assim como a quantidade de dinheiro já exposto pelos delatores, e operadores relacionados com estes partidos eliminariam a tese da acusação contra Dirceu.  O montante de que acusam Dirceu, ( e ainda não vi provas da ilicitude) é tão pequena diante dos outros , que acreditar nesta fantasiosa acusação é o mesmo que acreditar que  o rabo abana o cachorro. Até o momento o que noto é a condenação previa de Dirceu. Noto também que ao invés de mostrar provas e documentos o MP e o proprio ,apenas falam de suas interpretações.  Num país com uma justiça  que respeitasse as leis, retiraria este juiz e estes membros do MP e estes policiais do caso Dirceu. De forma muito clara eles reafirmam a cada declaração a parcialidade.Eles praticamente  dizem que em Guatanamo-Pr  estamos montando as provas para culpá-lo. Eles não tem mostrado o minimo de imparcialidade, e naõ escondem isto, pois isto dá IBOPE. Obviamente se um ladrão como Paulo Roberto Costa  sai livre e solto para gastar o restante que não entregou, qualquer outro falará o que for necessário para  ter o mesmo privilégio. Mas o pior que ao ler  a delação premiada de Moura, não vi nenhuma prova, não vi sequer elementos para a acusação.. Ela não prova absolutamente nada, mas com isto e com ajuda da mídia   o delator satisfaz o juiz e ja solto sequer tem a obrigação de demonstrar o que diz  com provas.  A todos os cidadãos que nesta hora de linchamento aceitam isto, muito cuidado pois poderão em algum momento do futuro se deparar com algum delator que os acuse sem o onus da prova. E quando isto ocorrer, podem se deparar com um juiz ou promotor que vai alegar a Lava-jato como jurisprudência. Muito cuidado, isto tudo pode se virar contra voce.

  13. Preço alto

    Esse é o altisimo preço que o PT e seus dirigentes estão pagando por entrarem no esquema de pedir dinheiro pra campanha.

    O PT talvez nunca tivesse chegado à presidencia se não tivesse aceito dinheiro doado por empresas, mas eu preferia que não e que ele tivesse mantido os seus propósitos de ser um partido ideológico; mantendo-se apenas com o esforço e colaboração de seus próprios filiados e simpatizantes.

    Não sabemos até onde houve dinheiro de propina e dinheiro de doações legais, mas o PT foi displicente em não tomar as devidas precauções.

    Errou, vai ter que pagar, sem choros….

    Depois de todos esses escândalos não sei se a grande maioria de filiados ao PT terá disposição de continuar defendendo e militando no partido.

     

    1. Certos intelectuais que se

      Certos intelectuais que se dizem ‘esquerdistas’, como Aldo Fornazieri pensam assim. Mas de que adianta um lindo discurso, nunca alcançar o poder e nada poder fazer pelos trabalhadores, pelos excluídos, pelos pobres? Se o PT tivesse mantido o puritanismo propalado pelos  ‘intelectuais esquerdistas’ jamais o grande líder Lula poderia chegar à presidência e implantar programas sociais e  na área do ensino superior – tirando milhões da miséria e dando a outros milhões a oportunidade de chegar cursar uma boa faculdade.

      1. Maquiavel

        Certíssimo! Política real é isso. O PT só aplicou uma metade do Príncipe (como tomar o poder) e esqueceu a outra (como mantê-lo). Por isso deveria ser obrigatório à alta militância petista estudar ou reestudar Os Bórgias. SECOM republicana, Procuradoria Geral independente, Polícia Federal autônoma,  Ministério da Justiça…  aaaffff

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador