Dirceu conquista direito, mas com estreitas regras

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – O primeiro dia de trabalho de José Dirceu foi como o de qualquer outro: conhecer o ambiente e as tarefas que irá desempenhar nos próximos meses. Mas para o ex-ministro, também representou um capítulo concluído na sua batalha pelo direito ao emprego externo, como todo condenado a regime semiaberto.

Foram quase oito meses em que medidas empurravam ou impossibilitavam a decisão de trabalho para Dirceu. Transformando seu regime em fechado, iniciativas, vigilância e perseguição – tanto do STF, em seu último passo, decidindo que os apenados deveriam cumprir 1/6 da pena antes do direito ao emprego; quanto da Vara de Execuções Penais e do Ministério Público do Distrito Federal, ambos alimentados pela grande imprensa – marcaram a primeira etapa de prisão.

Leia também: O histórico de perseguição a José Dirceu

A segunda etapa começou ontem (3). No escritório de advocacia José Gerardo Grossi, trabalhará nas atividades da biblioteca. O advogado, que leva o nome à empresa, contou que o primeiro dia foi de atualizar o empregado nos serviços que irá prestar. “Neste primeiro momento, fazia tempo que não nos falávamos, tomamos café. Agora que a gente vai cuidar de trabalhar”, disse Grossi. Quando questionado sobre o que falaram, o advogado respondeu: “Conversamos abobrinhas. Ele falou que não tem o que recriminar no sistema penitenciário de Brasília”, disse o novo chefe de Dirceu.

O dia-a-dia

O ex-ministro trabalhará das 9h às 18h, organizando documentos e os livros da biblioteca, além de serviços administrativos. Mas ontem, em seu primeiro dia, chegou antes das 8h e teve que esperar cerca de meia hora para que Grossi chegasse e abrisse o local.

Acompanhado por outras duas auxiliares, Dirceu receberá R$ 2.100. Para cumprir o benefício que reduzirá um dia de pena a cada 3 trabalhados, José Dirceu tem que seguir regras.

Ele não poderá sair do escritório. Mesmo que fosse necessária a locomoção externa para alguma atividade de sua função, as atividades são exclusivamente dentro da empresa, sob a fiscalização do empregador ou de um responsável indicado.

Dirceu terá 2 horas de almoço. Mas durante esse tempo, está proibido de almoçar na casa de familiares ou amigos. Poderá se deslocar até 100 metros do escritório de Grossi, caso queira fazer a refeição em restaurante.

Quanto ao registro na carteira, ele terá um prazo de 15 dias, a contar desde ontem, para levar a cópia da carteira de trabalho ao Centro de Progressão Penitenciária. Todo mês, também deve apresentar ao CPP cópia da folha de ponto ou outro comprovante da frequência de trabalho.

E qualquer alteração nas informações do Termo de Compromisso de trabalho tem que ser comunicada imediatamente à juíza Leila Cury, da VEP. Ausências também devem ser justificadas, inclusive para tratamento de saúde.

Gerardo Grossi também tem responsabilidades. Periodicamente, ele terá que prestar informações sobre o desempenho do sentenciado na empresa, para acompanhamento da Seção Psicossocial da VEP. E qualquer autoridade que fiscalize a execução da pena poderá solicitar informações a Grossi, além da folha de ponto ou comprovante de frequência.

O advogado é responsável pelo horário de entrada e saída de Dirceu. Mas cabe ao apenado decidir o seu deslocamento: por transporte particular ou público.

A autorização de trabalho externo será revogada se o ex-ministro praticar alguma falta grave ou crime, ou se comportar diferente às normas, acima descritas, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal e Territórios.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O impossível acontece…

    Jamais imaginei que um dia houvesse mais repórteres cobrindo o trabalho de um condenado ao semiaberto que a seleção do Brasil em plena Copa. Há mais chance de sabermos se Dirceu fez cocô mole do que se Neymar tem unha encravada.

  2. É muito pesaroso que um homem

    É muito pesaroso que um homem com o grau de experiência e conhecimento de José Dirceu tenha sido posto em regime de controle tão nefasto e desenvolvendo trabalho tão subalterno. É  tortura sim! Enquanto os verdadeiros criminosos, por exemplo, do caso do mensalão tucano, estão por aí, livres, leves, soltos e dando muitas risadas, José Dirceu está lá, controlado por agentes da justiça, ou melhor, por agentes da injustiça.

  3. O que não me conformo é o

    O que não me conformo é o cara se aproveitar disto para ter um assessor do alto nível do Dirceu, pois pela sua qualificação quaquer salário menor do que  R$ 5milhões, é covardia. O petismo deveria entrar com uma reclamação no MT

  4. Hienas

    Um famoso colonista ontem tripudiando na Folha.

    Chegou a dizer que a aparência de Dirceu, mais magro e envelhecido, era devido à maquiagem. Que a prisão fez bem ao “rei da pantomima”. Que Dirceu vive o eterno personagem Dirceu. E que bom que Dirceu ontem baixou a cabeça com humildade, sem erguer o punho para os fotógrafos. “A cadeia está fazendo bem ao rei dos corruptos”, finalizou o colonista (transcrição não literal).

    1. colunista capcioso e deselegante

      Creio que o texto se refere a coluna do blog de Josias de Souza, ontem.  Ele usou a palavra encenação para debochar de Dirceu. Não simpatizo com Dirceu por certs posturas arrogantes do passado e pela sua idolatria ao ditador Fidel. Mas acho lamentável um jornalista usar seu espaço para tripudiar de um homem preso que, dentro da legalidade, está usando o seu direito de ir trabalhar. Josias escreveu um texto tosco na ironia predatória e escrevi duas vezes lamentando essa postura. Enviei às 20p0 e até às 23 horas de ontem, não vi publicado. Só tinha seis na frente. Ou não chegou, ou o colunista só aprovou comentários contra Dirceu, não contra Josias ou contra o lamentável texto capcioso e deselegante. Cobrei postura indignada dele sobre o mensalão tucano. Em vão. Também, não vi na grande imprensa ou na Uol, indignação com a medida de Gilmar Mendes a favor do amigo Demostenes Torres que volta ao judiciário ganhando aqueles salários maravilhosos. Enfim, o partidarismo domina o colunismo político. Triste  

  5. Nunca vi um homem com tanta

    Nunca vi um homem com tanta dignidade como José Dirceu. São oito meses de privações e humilhações. Lealdade, força moral são parte de uma história. Como parte da história será sua atual carteira de trabalho, um documento que cala a boca de muita gente, de gente que sabe muito de mordomias e regalias, aparências que não dizem nada mais do que aparentam. A carteira de trabalho de Dirceu fará parte da história do PT e do Brasil. Os grandes historiadores sabem disso.

  6. NÃO ME CONFORMO!

    Meu inconformismo é com as manchetes diárias,  não falha um dia, sem que a Mídia não coloque em destaque o Menalão, sempre  mostrando Dirceu, Genoíno e até Delúbio. Diariamente, sem descanso.

    Parece que outros políticos oposicionistas, que tiveram as benesses do Judiciário, ainda esses dias,  sequer são lembrados. Não há um só relato, na imprensa sobre eles, embora algumas notícias ligeiras e curtas, sem lembrar suas mazelas.

    Agora, os lídres Dirceu, Genoíno e Delúbio são tripudiados,  pisados, batidos, quebrados,  esbugalhados diariamente, sem descanso.

    Não posso me conformar,  pois eles sonharam com a imprensa livre. Lutaram por isto. Pagaram muito caro e continuam a pagar, agora, com o apoio do Judiciário.

    Não me conformo! 

    1. Invejosos ou…

      Talvez inveja desses homens que embora injustiçados e, em sofrimento, mostram sua dignidade e altivez! Isso é para grandes HOMENS e não para esses medíocres fofoqueiros da mídia. Ou… então … estão apaixonados por esse heróis brasileiros. Quem sabe o que se esconde no íntimo desses que os perseguem? Dizem que quem muito odeia, esconde um amor aflto por trás do ódio!  Apesar da idade Dirceu continua lindo, com uma postura elegante e dígna! Viva Dirceu! E que libertem urgente o Genoíno!  Estão mantendo um inocente na cadeia, quando precisa de cuidados médicos constantes.    

  7. A IDA DE DIRCEU AO TRABALHO

    os idiotas da imprensa anotaram que Zé Dirceu foi trabalhar a bordo de sua camioneta Hylux, com motorista particular, ora, se o Zé tem uma Hylux, deveria ir a pé??? ou vão tentar tirar os bens de Dirceu tambem????

  8. Divagando…

    Eu ia dizer que a História às vezes é ingrata com a escreve, mas, aí, pensei: Zé Dirceu não “escreve” a História: ele a constrói! Os “outros” é quem a escreve! E aí…

     

  9. Abobrinhas

    Combina com um xuxuzinho? rsrsrsrs….

    Mas o negócio é este mesmo, levar tudo numa boa.

    Dirceu, força ai!

  10. Porem: enquanro isso, o

    Porem: enquanro isso, o mensalão tucano, engavetado pelo capitão do mato, o mesalão do Dem, engavetado pelo capitão do mato que empregou filho na globo e já conseguiu de forma estranha uma negociata em miami, nadica, né? Ou és ´so um porem mesmo, ou és contratado. Enquanto isso, Dirceu, que lutou pela democracia que hoje vives, é tripudiado pelos que apoiaram dutaduras e sempre serviram de tapetes para presidentes ditadores e invasores, com exemplo: USA. Ser um analfabeto político é vergonhoso, pois esses jamais lutam por justiça, mas sempre são parceiros da injustiça.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador