Marin e outros dirigentes da FIFA são detidos por suspeitas de corrupção

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Por Jns

O jornal The New York Times identifica José Maria Marin entre os apontados que devem enfrentar acusações nos Estados Unidos. 

Vários dirigentes da FIFA foram detidos na Suíça, na madrugada desta quarta-feira, a pedido da Justiça norte-americana que solicitou a extradição para que sejam julgados por corrupção.

FIFA

O New York Times diz que, além de Jeffrey Webb, Eugenio Figueredo e Jack Warner, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Rafael Esquivel, Nicolás Leoz e José Maria Marin também estão implicados | Foto: The Telegraph

As detenções foram levadas a cabo pela polícia suíça, no luxuoso hotel Baur au Lac, nos Alpes, onde os dirigentes se reuniam para um encontro anual. 

As acusações, apoiadas por uma investigação do FBI, são de corrupção generalizada na FIFA ao longo das últimas duas décadas, envolvendo licitações para Copas do Mundo, bem como de marketing e transmissão, de acordo com três agentes da justiça com conhecimento direto do caso. 

Foram indiciadas 14 pessoas por acusações que incluem extorsão, fraude eletrônica e conspiração para a lavagem de dinheiro. 

Os oficiais da FIFA escoltados para fora do hotel Baur au Lac, em Zurique | Foto: Pascal Mora

Além de altos funcionários do futebol, a investigação deve alcançar executivos da área de marketing esportivo dos Estados Unidos e da América do Sul, que são acusados ​​de pagar mais de US $ 150 milhões em subornos e propinas em troca de ofertas de mídia associadas com os principais torneios de futebol, de acordo um funcionário do governo americano.

Os executivos suspeitos na área de marketing esportivo são Alejandro Burzaco, Aaron Davidson, Hugo Jinkis e Mariano Jinkis. As autoridades também acusaram José Margulies como o intermediário que facilitou os pagamentos ilegais.

O oficial de justiça disse que as autoridades do futebol investigadas são Jeffrey Webb, Eugenio Figueredo, Jack Warner, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Rafael Esquivel, Nicolás Leoz e José Maria Marin.

No vídeo, as imagens e as informação sobre as prisões dadas pelo Fox News Channel

As prisões foram realizadas pacificamente e os suspeitos foram conduzidos sem algemas | Foto: Pascal Mora

Segundo o The New York Times, a investigação representa uma ameaça ao presidente da FIFA, Joseph Blatter, apesar de o presidente não ter sido acusado.

As prisões representam um golpe surpreendente para a FIFA, uma organização de vários bilhões de dólares que rege o esporte mais popular do mundo, por décadas afetada por diversas acusações de suborno.

A notícia na íntegra pode ser conferida no jornal The New York Times e no The Telegraph.

http://www.nytimes.com/2015/05/27/sports/soccer/fifa-officials-face-corr…

http://www.telegraph.co.uk/sport/football/11631966/fifa-executives-arres…

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

76 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vejam o que é elegância.

    Tapam a entrada dos meliantes no carro de polícia para que eles não sofram punições públicas antes da conclusão do julgamento, não colocam algemas, pois nenhum vai sair correndo ou batendo na polícia, mas prendem! E provavelmente o caso é forte e bem documentado.

    Que tal o modelito para a polícia Brasileira e o Judiciário?

    1. Agora, se J. M. Marin está na lista,

      e pelo fato de ele ser um meliante terrivelmente medíocre, certamente só foi “administrar” os esquemas construídos pelo Havelange e sofisticados e aumentados pelo eficiente ex-genro o tal de R. Teixeira.

      Portanto, a chapa dos dois citados deve estar a esquentar bastante…

  2. O historico desses casos onde

    O historico desses casos onde entra a engrenagem judiciaria e policial americana e não largarem o osso facilmente, o processo deve estar bem documentado por gravações e quebra de sigilos, a Suiça demonstra ser um satelite dos EUA,

    isso já aconteceu quando os dois maiores bancos suiços, o UBS e o Credit Suisse entregaram em 2009 ao IRS (Receita Federal dos EUA) 12 mil depositantes americanos e ainda pagaram multas de 2 bilhões de dolares cada um.

    A FIFA estava realmente abusando em publico com o caso Qatar e com o esquema mafioso dos tickets, isso não iria continuar eternamente, estava ser tornando um escandalo em escala mundial, a imprensa e o Governo britanico

    atacavam a cupula da  FIFA diariamente, afinal a FIFA é uma criação inglesa cujo controle a Inglaterra perdeu.

    O Brasil é um grande ator nesse cenario. Foi a partir da Era Havelange que esse esquema se instalou e foi o Brasil ao prender a cupula do esquema dos tickets no Rio de Janeiro que quebrou a rede de proteção da FIFA.

  3. Falar em corrupção na FIFA,

    Falar em corrupção na FIFA, nos ultimos 20 anos, sem citar Ricardo Teixeira e Josef Blater e João Havelange, é o mesmo que falar ods ultimos 80 anos de história do Brasil sem citar Getulio Vargas.

    Para mim, isso é coisa para inglês ver.

  4. Presos antes do julgamento,

    Presos antes do julgamento, quando há provas suficientes. Deveria ser assim no Brasil. Salve Sérgio Moro.

    1. Disseste bem, quando há

      Disseste bem, quando há provas e não apenas delações premiadas. O Brasil também prende antes de julgar, em caso de flagrante ou temporariamente, para investigação. Moro não se  enquadra em nenhum desses modelos porque ele prende sem provas, indefinidamente. Aí acaba passando vergonha como no caso da Sra. Marice, cunhada do Sr. Vaccari, no qual o juiz afirmou que não havia a menor dúvida e foi desmentido pelo laudo da PF. Trataram a mulher como foragida, antes de haver qualquer evidência, que dirá provas contra ela. Desculpa aí, mas você e Moro estão longe de saber o que é justiça.

  5. lá fora não usam Veja…

    deixam acumular toda a sujeira e aplicam Omo Multi Ação

    se algum dia os tucanos perderem a pose de noivos da “O”nestidade, será dessa forma

  6. Independene do que foi

    Independene do que foi averiguado, Jose Maria Marin é um cidadão brasileiro, que deve ter os seus plenos de direitos de cidadania preservados. É dever do Itamarati acompanhar o desenrolar do caso e impedir eventual extradição para os Estados Unidos.

    1. Acompanhar e só. Impedir

      Acompanhar e só. Impedir extradição porque motivo? Eu tb achei estranho mas é difícil justificar….se vc puder me ajudar.

  7. 2014 ?

    O dono da Traffic, José Hawilla, admitiu o pagamento de propinas e assinou um acordo de delação premiada com a Justiça dos Estados Unidos, como se lê neste despacho: Em 12 de dezembro de 2014, o acusado José Hawilla, dono e fundador do Grupo Traffic, o conglomerado de marketing esportivo brasileiro, foi indiciado e declarado culpado por extorsão, conspiração por fraude eletrônica, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça. Hawilla concordou em devolver mais de US$ 151 milhões, sendo US$ 25 milhões destes pagos no momento de seu apelo. Em 14 de maio de 2015, os acusados da Traffic Sports USA Inc. e Traffic Sports International Inc. foram considerados culpados por fraude bancária.

    1. Foi a primeira coisa que

      Foi a primeira coisa que pensei depois de ler a matéria, MarFig.

      Será que investigações vão chegar até a venda dos direitos de transmissão das Copas? Só lembrando que quem está na parada é o FBI e não a turma dos moro boys da República do Paraná… Investigação seletiva não vai rolar…

      A ver se o assunto terá um tratamento de lava-jato ou de zelotes pela nossa valorosa “grande” mídia…

  8. Será que a ficha já caiu no Jardim Botânico?

    Já que os coxinhas pediram, a cavalaria vem ai! KKKKKKK. Os coxinhas globais acharam que a Fox, com toda a estrutura que já montou no país, ia ficar sem o Brasileirão? KKKKKKK. Americanos unidos jamais serão vencidos. A globo vai virar uma espécie de bandeirantes. Cachorro na beirada da mesa, esperando as sobras que os donos se dignarem a jogar no chão.

  9. Os detalhes da

    Os detalhes da acusação:

    Department of JusticeOffice of Public AffairsFOR IMMEDIATE RELEASEWednesday, May 27, 2015Nine FIFA Officials and Five Corporate Executives Indicted for Racketeering Conspiracy and Corruption

    The Defendants Include Two Current FIFA Vice Presidents and the Current and Former Presidents of the Confederation of North, Central American and Caribbean Association Football (CONCACAF); Seven Defendants Arrested Overseas; Guilty Pleas for Four Individual Defendants and Two Corporate Defendants Also Unsealed

    A 47-count indictment was unsealed early this morning in federal court in Brooklyn, New York, charging 14 defendants with racketeering, wire fraud and money laundering conspiracies, among other offenses, in connection with the defendants’ participation in a 24-year scheme to enrich themselves through the corruption of international soccer.  The guilty pleas of four individual defendants and two corporate defendants were also unsealed today.

    The defendants charged in the indictment include high-ranking officials of the Fédération Internationale de Football Association (FIFA), the organization responsible for the regulation and promotion of soccer worldwide, as well as leading officials of other soccer governing bodies that operate under the FIFA umbrella.  Jeffrey Webb and Jack Warner – the current and former presidents of CONCACAF, the continental confederation under FIFA headquartered in the United States – are among the soccer officials charged with racketeering and bribery offenses.  The defendants also include U.S. and South American sports marketing executives who are alleged to have systematically paid and agreed to pay well over $150 million in bribes and kickbacks to obtain lucrative media and marketing rights to international soccer tournaments.

    The charges were announced by Attorney General Loretta E. Lynch, Acting U.S. Attorney Kelly T. Currie of the Eastern District of New York, Director James B. Comey of the FBI, Assistant Director in Charge Diego W. Rodriguez of the FBI’s New York Field Office, Chief Richard Weber of the Internal Revenue Service-Criminal Investigation (IRS-CI) and Special Agent in Charge Erick Martinez of the IRS-CI’s Los Angeles Field Office.

    Also earlier this morning, Swiss authorities in Zurich arrested seven of the defendants charged in the indictment, the defendants Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo, Rafael Esquivel and José Maria Marin, at the request of the United States.  Also this morning, a search warrant is being executed at CONCACAF headquarters in Miami, Florida.

    The guilty pleas of the four individual and two corporate defendants that were also unsealed today include the guilty pleas of Charles Blazer, the long-serving former general secretary of CONCACAF and former U.S. representative on the FIFA executive committee; José Hawilla, the owner and founder of the Traffic Group, a multinational sports marketing conglomerate headquartered in Brazil; and two of Hawilla’s companies, Traffic Sports International Inc. and Traffic Sports USA Inc., which is based in Florida.

    “The indictment alleges corruption that is rampant, systemic, and deep-rooted both abroad and here in the United States,” said Attorney General Lynch.  “It spans at least two generations of soccer officials who, as alleged, have abused their positions of trust to acquire millions of dollars in bribes and kickbacks.  And it has profoundly harmed a multitude of victims, from the youth leagues and developing countries that should benefit from the revenue generated by the commercial rights these organizations hold, to the fans at home and throughout the world whose support for the game makes those rights valuable.  Today’s action makes clear that this Department of Justice intends to end any such corrupt practices, to root out misconduct, and to bring wrongdoers to justice – and we look forward to continuing to work with other countries in this effort.” 

    Attorney General Lynch extended her grateful appreciation to the authorities of the government of Switzerland, as well as several other international partners, for their outstanding assistance in this investigation.

    “Today’s announcement should send a message that enough is enough,” said Acting U.S. Attorney Currie.  “After decades of what the indictment alleges to be brazen corruption, organized international soccer needs a new start – a new chance for its governing institutions to provide honest oversight and support of a sport that is beloved across the world, increasingly so here in the United States.  Let me be clear: this indictment is not the final chapter in our investigation.”  

    Acting U.S. Attorney Currie extended his thanks to the agents, analysts and other investigative personnel with the FBI New York Eurasian Joint Organized Crime Squad and the IRS-CI Los Angeles Field Office, as well as their colleagues abroad, for their tremendous effort in this case.

    “As charged in the indictment, the defendants fostered a culture of corruption and greed that created an uneven playing field for the biggest sport in the world,” said Director Comey.  “Undisclosed and illegal payments, kickbacks, and bribes became a way of doing business at FIFA.  I want to commend the investigators and prosecutors around the world who have pursued this case so diligently, for so many years.”

    “When leaders in an organization resort to cheating the very members that they are supposed to represent, they must be held accountable,” said Chief Weber.  “Corruption, tax evasion and money laundering are certainly not the cornerstones of any successful business.  Whether you call it soccer or football, the fans, players and sponsors around the world who love this game should not have to worry about officials corrupting their sport.  This case isn’t about soccer, it is about fairness and following the law.  IRS-CI will continue to investigate financial crimes and follow the money wherever it may lead around the world, leveling the playing field for those who obey the law.”

    The charges in the indictment are merely allegations, and the defendants are presumed innocent unless and until proven guilty.

    The Enterprise

    FIFA is composed of 209 member associations, each representing organized soccer in a particular nation or territory, including the United States and four of its overseas territories.  FIFA also recognizes six continental confederations that assist it in governing soccer in different regions of the world.  The U.S. Soccer Federation is one of 41 member associations of the confederation known as CONCACAF, which has been headquartered in the United States throughout the period charged in the indictment.  The South American confederation, called CONMEBOL, is also a focus of the indictment. 

    As alleged in the indictment, FIFA and its six continental confederations, together with affiliated regional federations, national member associations and sports marketing companies, constitute an enterprise of legal entities associated in fact for purposes of the federal racketeering laws.  The principal – and entirely legitimate – purpose of the enterprise is to regulate and promote the sport of soccer worldwide.

    As alleged in the indictment, one key way the enterprise derives revenue is to commercialize the media and marketing rights associated with soccer events and tournaments.  The organizing entity that owns those rights – as FIFA and CONCACAF do with respect to the World Cup and Gold Cup, their respective flagship tournaments – sells them to sports marketing companies, often through multi-year contracts covering multiple editions of the tournaments.  The sports marketing companies, in turn, sell the rights downstream to TV and radio broadcast networks, major corporate sponsors and other sub-licensees who want to broadcast the matches or promote their brands.  The revenue generated from these contracts is substantial: according to FIFA, 70% of its $5.7 billion in total revenues between 2011 and 2014 was attributable to the sale of TV and marketing rights to the 2014 World Cup.

    The Racketeering Conspiracy

    The indictment alleges that, between 1991 and the present, the defendants and their co-conspirators corrupted the enterprise by engaging in various criminal activities, including fraud, bribery and money laundering.  Two generations of soccer officials abused their positions of trust for personal gain, frequently through an alliance with unscrupulous sports marketing executives who shut out competitors and kept highly lucrative contracts for themselves through the systematic payment of bribes and kickbacks.  All told, the soccer officials are charged with conspiring to solicit and receive well over $150 million in bribes and kickbacks in exchange for their official support of the sports marketing executives who agreed to make the unlawful payments.

    Most of the schemes alleged in the indictment relate to the solicitation and receipt of bribes and kickbacks by soccer officials from sports marketing executives in connection with the commercialization of the media and marketing rights associated with various soccer matches and tournaments, including FIFA World Cup qualifiers in the CONCACAF region, the CONCACAF Gold Cup, the CONCACAF Champions League, the jointly organized CONMEBOL/CONCACAF Copa América Centenario, the CONMEBOL Copa América, the CONMEBOL Copa Libertadores and the Copa do Brasil, which is organized by the Brazilian national soccer federation (CBF).  Other alleged schemes relate to the payment and receipt of bribes and kickbacks in connection with the sponsorship of CBF by a major U.S. sportswear company, the selection of the host country for the 2010 World Cup and the 2011 FIFA presidential election.

    The Indicted Defendants

    As set forth in the indictment, the defendants and their co-conspirators fall generally into three categories: soccer officials acting in a fiduciary capacity within FIFA and one or more of its constituent organizations; sports media and marketing company executives; and businessmen, bankers and other trusted intermediaries who laundered illicit payments.

    Nine of the defendants were FIFA officials by operation of the FIFA statutes, as well as officials of one or more other bodies:

    Jeffrey Webb: Current FIFA vice president and executive committee member, CONCACAF president, Caribbean Football Union (CFU) executive committee member and Cayman Islands Football Association (CIFA) president.

    Eduardo Li: Current FIFA executive committee member-elect, CONCACAF executive committee member and Costa Rican soccer federation (FEDEFUT) president.

    Julio Rocha: Current FIFA development officer.  Former Central American Football Union (UNCAF) president and Nicaraguan soccer federation (FENIFUT) president.

    Costas Takkas: Current attaché to the CONCACAF president.  Former CIFA general secretary.

    Jack Warner: Former FIFA vice president and executive committee member, CONCACAF president, CFU president and Trinidad and Tobago Football Federation (TTFF) special adviser.

    Eugenio Figueredo: Current FIFA vice president and executive committee member.  Former CONMEBOL president and Uruguayan soccer federation (AUF) president.

    Rafael Esquivel: Current CONMEBOL executive committee member and Venezuelan soccer federation (FVF) president.

    José Maria Marin: Current member of the FIFA organizing committee for the Olympic football tournaments.  Former CBF president.

    Nicolás Leoz: Former FIFA executive committee member and CONMEBOL president.

                Four of the defendants were sports marketing executives:

    Alejandro Burzaco: Controlling principal of Torneos y Competencias S.A., a sports marketing business based in Argentina, and its affiliates.

    Aaron Davidson: President of Traffic Sports USA Inc. (Traffic USA).

    Hugo and Mariano Jinkis: Controlling principals of Full Play Group S.A., a sports marketing business based in Argentina, and its affiliates.

    And one of the defendants was in the broadcasting business but allegedly served as an intermediary to facilitate illicit payments between sports marketing executives and soccer officials:

    José Margulies:  Controlling principal of Valente Corp. and Somerton Ltd.

    The Convicted Individuals and Corporations

    The following individuals and corporations previously pleaded guilty under seal:

    On July 15, 2013, the defendant Daryll Warner, son of defendant Jack Warner and a former FIFA development officer, waived indictment and pleaded guilty to a two-count information charging him with wire fraud and the structuring of financial transactions. 

    On Oct. 25, 2013, the defendant Daryan Warner waived indictment and pleaded guilty to a three-count information charging him with wire fraud conspiracy, money laundering conspiracy and the structuring of financial transactions.  Daryan Warner forfeited over $1.1 million around the time of his plea and has agreed to pay a second forfeiture money judgment at the time of sentencing.

    On Nov. 25, 2013, the defendant Charles Blazer, the former CONCACAF general secretary and a former FIFA executive committee member, waived indictment and pleaded guilty to a 10-count information charging him with racketeering conspiracy, wire fraud conspiracy, money laundering conspiracy, income tax evasion and failure to file a Report of Foreign Bank and Financial Accounts (FBAR).  Blazer forfeited over $1.9 million at the time of his plea and has agreed to pay a second amount to be determined at the time of sentencing. 

    On Dec. 12, 2014, the defendant José Hawilla, the owner and founder of the Traffic Group, the Brazilian sports marketing conglomerate, waived indictment and pleaded guilty to a four-count information charging him with racketeering conspiracy, wire fraud conspiracy, money laundering conspiracy and obstruction of justice.  Hawilla also agreed to forfeit over $151 million, $25 million of which was paid at the time of his plea.

    On May 14, 2015, the defendants Traffic Sports USA Inc. and Traffic Sports International Inc. pleaded guilty to wire fraud conspiracy.

    All money forfeited by the defendants is being held in reserve to ensure its availability to satisfy any order of restitution entered at sentencing for the benefit of any individuals or entities that qualify as victims of the defendants’ crimes under federal law.

    * * * *

    The indictment unsealed today has been assigned to U.S. District Court Judge Raymond J. Dearie of the Eastern District of New York.

    The indicted and convicted individual defendants face maximum terms of incarceration of 20 years for the RICO conspiracy, wire fraud conspiracy, wire fraud, money laundering conspiracy, money laundering and obstruction of justice charges.  In addition, Eugenio Figueredo faces a maximum term of incarceration of 10 years for a charge of naturalization fraud and could have his U.S. citizenship revoked.  He also faces a maximum term of incarceration of five years for each tax charge.  Charles Blazer faces a maximum term of incarceration of 10 years for the FBAR charge and five years for the tax evasion charges; and Daryan and Daryll Warner face maximum terms of incarceration of 10 years for structuring financial transactions to evade currency reporting requirements.  Each individual defendant also faces mandatory restitution, forfeiture and a fine.  By the terms of their plea agreements, the corporate defendants face fines of $500,000 and one year of probation.

    The government’s investigation is ongoing.

    The government’s case is being prosecuted by Assistant U.S. Attorneys Evan M. Norris, Amanda Hector, Darren A. LaVerne, Samuel P. Nitze, Keith D. Edelman and Brian D. Morris of the Eastern District of New York, with assistance provided by the Justice Department’s Office of International Affairs and Organized Crime and Gang Section.

    The Indicted Defendants:

    ALEJANDRO BURZACO

    Age:  50

    Nationality: Argentina

    AARON DAVIDSON

    Age:  44

    Nationality: USA

    RAFAEL ESQUIVEL

    Age:  68

    Nationality: Venezuela

    EUGENIO FIGUEREDO

    Age:   83

    Nationality: USA, Uruguay

    HUGO JINKIS

    Age:   70

    Nationality: Argentina

    MARIANO JINKIS

    Age:   40

    Nationality: Argentina

    NICOLÁS LEOZ

    Age:   86

    Nationality: Paraguay

    EDUARDO LI

    Age:   56

    Nationality: Costa Rica

    JOSÉ MARGULIES, also known as José Lazaro

    Age:   75

    Nationality: Brazil

    JOSÉ MARIA MARIN

    Age:   83

    Nationality: Brazil

    JULIO ROCHA

    Age:   64

    Nationality: Nicaragua

    COSTAS TAKKAS

    Age:   58

    Nationality: United Kingdom

    JACK WARNER

    Age:   72

    Nationality: Trinidad and Tobago

    JEFFREY WEBB

    Age:   50

    Nationality: Cayman Islands

    The Convicted Defendants:

    CHARLES BLAZER

    Age:   70

    Nationality: USA

    JOSÉ HAWILLA

    Age:   71

    Nationality: Brazil

    DARYAN WARNER

    Age:   46

    Nationality: Trinidad and Tobago, Grenada

    DARYLL WARNER

    Age:   40

    Nationality: USA, Trinidad and Tobago

    TRAFFIC SPORTS INTERNATIONAL INC.

    Registered:  British Virgin Islands

    TRAFFIC SPORTS USA INC.

    Registered:  USA

    E.D.N.Y. Docket Numbers:

    United States v. Daryll Warner, 13 Cr. 402 (WFK)

    United States v. Daryan Warner, 13 Cr. 584 (WFK)

    United States v. Charles Blazer, 13 Cr. 602 (RJD)

    United States v. José Hawilla, 14 Cr. 609 (RJD)

    United States v. Traffic Sports International, Inc., 14 Cr. 609 (RJD)

    United States v. Traffic Sports USA, Inc., 14 Cr. 609 (RJD)

    United States v. Jeffrey Webb et al., 15 Cr. 252 (RJD

     

    1. Grande contribuição

       

                         Este frequentador do blog é, nas horas vagas,

                                    

                         agente do Departamento de Justiça dos EUA?

    2. Li com atenção e 2 coisas me parecem fundamentais:

      1 – o US Attorney agradeceu a justiça da Suíça: pelo número de brasileiros envolvidos e a centralidade na acusação do conglomerado Traffic criado no Brasil pelo J. Havillah, se pode deduzir que o sistema judiciário brasileiro foi totalmente passivo. Mas pelas ligações do J. Havillah com o sistema Globo, e pelas ligações históricas do sistema Globo com as lideranças do judiciário do RJ seja ele estadual e federal, não há de se estranhar nada.

      2 – pelas pessoas e entidades citadas, não há com R. Teixeira e o sistema Globo saírem ilesos…

      Vai ser muito, mas muito interessante!

  10. Humm, não sei não… por um

    Humm, não sei não… por um lado é bom que se dissolva as máfias que são a FIFA e, por extensão, a CBF; por outro não gosto da ideia de aprovar a postura dos EUA, que se julgam os xerifes do mundo. Tenho certeza de que nessa operação há interesses comerciais muito acima dos ideias de justiça. Claro que Marin, Blater e sócios são nocivos ao futebol, mas é esperar e, mais alguns anos e teremos que pagar a alguma empresa estadunidense para a realização do campeonato brasileiro…

     

    1. Recado mais claro impossível

      é só acerto de contas entre mafiosos

      Segundo o The New York Times, a investigação representa uma ameaça ao presidente da FIFA, Joseph Blatter, apesar de o presidente não ter sido acusado.

        Tá solto porque é útil solto e sob pressão. Mas não adianta, a copa 2018 tem dono.

      Além de altos funcionários do futebol, a investigação deve alcançar executivos da área de marketing esportivo dos Estados Unidos e da América do Sul, que são acusados ​​de pagar mais de US $ 150 milhões em subornos e propinas em troca de ofertas de mídia associadas com os principais torneios de futebol, de acordo um funcionário do governo americano.

          Quanto a certas famiglias com seus bilhões em certos bancos agente só pode sonhar, dizem que sonhar não custa nada.

    2. Fox Sports na Libertadores

      Fox Sports na Libertadores mostrou que quer encarar a Globo aqui no Brasil… portanto, sua suspeita pode fazer sentido.

  11. Ai eu me pergunto:

    e os paneleiros e paneleiras, os coxinhas e coxinetes que foram pra rua e pra sacadas dos seus condomínios “modestos” para atanazar Dilma e o PT bradando vômitos contra a “corrupção”, vestindo orgulhosos camisas da CBF e agredindo quem quer que seja que esteja vestindo vermelho, como se sentem quando uma coisa dessas acontece; notem que não foi o “estado policial do PT” que prendeu os rapazotes da FIFA/CBF e sim uma das polícias mais elogiadas do mundo, pois trabalha em silêncio quando investiga e sem alardes midiáticos… bem diferente de uma certa facção da nossa Polícia Federal (notadamente no Paraná) nos dias de hoje.

    1. Tô mandando e-mail feito doido!

      Tô mandando e-mail feito doido para todos os meus amigos e colegas que me mandaram e-mail, botando a culpa na Dilma pelo 7×1 na Copa!

    2. KKKK ! Gostei…

      Os paneleiros terão que encontrar outra camisa para suas bizarras manifestações. Mas… muitos deles devem ter motivos para desfilar de camisa CBF. Nada como um dia atrás do outro …  Quando lembro desses paneleiros vestidos de CBF e, confortavelmente instalados em camarotes VIPs, ofendendo como animais, a presidenta, mais aumenta em mim o sentimento de respeito e admiração por essa nobre brasileira.  Ontem, eleita a terceira mulher mais PODEROSA da política mundial !!!!!!!!

    1. Dizem as más línguas

      Que o ricardinho está no Uruguai 

      pelo menos lá tá liberado o baseado, 

      baseado em que você pode fazer tudo

      Confundiu a mensagem da música ?

  12. Será que vão pegar?

    Será que vão pegar o Ricardo Teixeira? E o Euvirus Miranda (apud Jorge Kajuru)? Seria tão bom se levassem eles no decorrer da investigação!

  13. Bobo, eu?

    Seria muita ingenuidade acreditar que o que se vê nessas prisões é justiça. A justificativa é justiça mas isso é claramente uma disputa comercial.

  14. Um pais que não tem tradição

    Um pais que não tem tradição no futebol fazendo prisões em outro continente, qual interesse? Justiça? Bem nisso eu não acredito.

    A tradição deles é no campo Geopolítico e a próxima Copa será na Rússia, estando os dois em guerra técnica.

    Eles vão acabar com a copa da Rússia, nisso eles jogam bem.

  15. Abuso de Justiça

    A denúncia se baseia na delação premiada do José Hawilla, dono da Traffic que confessou ter recebido propinas e praticado extorsão, fraude e lavagem de dinheiro, e que além de entregar os amigos ainda terá de devolver US$ 150 milhões ao governo americano para ter a pena reduzida. Igualzinho o juiz Moro fez com o Paulo Costa.

    É um absurdo que um juiz americano qualquer, em busca de holofotes, mande prender dezenas de dirigentes e empresários baseado num instrumento jurídico sabidamente inconstitucional, ineficiente e antiético, como atestam vários doutos juristas citados neste blog. Pior ainda, mandando prender cidadãos brasileiros, o que também atenta contra nossa soberania.

    Nosso governo deveria apresentar uma queixa formal ao americano e é dever dos cidadãos progressistas deste país denunciar tamanho abuso de autoridade. Temos de tomar uma atitude! Podemos por ex. começar uma vaquinha para ajudá-los a custear os honorários dos Drs. Nelio Machado, Kakay, Mariz e Borges D’Urso, pois sabemos que a defesa da democracia e dos direitos individuais custa bem caro. Mas vai valer a pena. Já consigo imaginar a cena, o Dr Nelio passando pito no juiz americano e o Dr Mariz lhe ensinando que delação premiada não serve pra nada..

    1. Sensacioanal…!!!!

      Sensacioanal…!!!! kkkkkkkk

      E acabo de escutar o porta-voz da FIFA dizendo que isso é bom para a FIFA que o Blatter disse que “não deve ficar pedra sobre pedra” e que ninguém deve pedir sua renúncia porque ELE NÃO SABIA DE NADA!!!!!

    2. causídicas

      Vai ser difícil Nelio Machado, Kakay, Mariz e Borges D’Urso pegarem essa parada: aqui em Pindorama, o que não lhes falta é trabalho.

      Pergunta se os digníssimos causídicos estão preocupados com crise. Para os kakays da vida, Pindorama é o Paraíso.

      Mas sempre era bom de ver os kakays fazendo malabarismos tupiniquins diante da Suprema Corte. O problema é que eles não têm green card – e, sem o cartãozinho, nada feito.

      A “seleção” da FIFA corre o risco de perder por WO por falta de número mínimo de “jogadores” – coisa comum no Campeonato Carioca da Série C.

      Vou dar ideia: deixa de lado os kakays, e chama aí o advogado do Fluminense pra entrar com um efeito suspensivo.

    3. Cumpadi, se teu moro valesse alguma ….

         O doleiro delator estaria fora de combate desde o primeiro encontro com esse justiceiro de araque há mais de dez anos e não teira a chance de fazer toda essa merda que cometeu enquanto esteve livre pra agir com a ajudinha do novo herói dos idiotas.  

         Se a justiça gringa também tivesse vergonha na cara, Blatter estaria preso e não sendo alvo de chantagens, R. teixeira, os donos da nossa mídia corrupta e toda a corja que usaram territórios americanos e britânicos para acolher esse dinheiro estariam em maus lençóis.

      1. O doleiro delator está “fora

        O doleiro delator está “fora de combate” desde que ficou evidenciado que omitiu informações na delação anterior. Ele foi sentenciado de novo e atualmente cumpre pena no PR, e atual delação não afeta essa sentença. Quem o setenciou foi o mesmo juiz, Sergio Moro. Se Moro fosse um “justiceiro de araque” como você diz, ele jamais teria sentenciado Youssef de novo – ao invés disso teria liberado o doleiro para dar entrevistas à veja ou quem quer que seja e jogar lama no mundo inteiro impunemente, e depois usaria essas entrevistas para abrir processos contra os os políticos e dirigentes da Petrobras.

    4. Você nasceu assim ou caiu de

      Você nasceu assim ou caiu de cabeça quando era criança? 

      A ação judicial foi acordada entre os dois países; os EUA não invadiram a Suíça e quem efetuou a prisão foram os suíços. Já em Pindorama as pessoas são presas sem nem terem sido convocadas a depor, sem nunca terem se recusado a depor. Se aqui não tem especialista em direito penal, você está incluído no pacote e é tão palpiteiro quanto qualquer outro, só que seu bico é maior porque é tucano. E, disse bem, a denúncia partiu da delação premiada, mas já há uma fartura de provas. Não é como aqui onde juiz e procuradores mandam prender primeiro e assitem ao vídeo depois.

      Agora me fala aí o que o teu juiz vem fazendo com Youssef há vários anos. Será que nos EUA tem delação premiada ad infinitum? Ouvi dizer que na primeira delação nem o dinheirinho ele devolveu. 

      1. Eu não fiz nada mais do que

        Eu não fiz nada mais do que replicar todos argumentos usados ad nauseam pela turma aqui para “comprovar” a inocência dos acusados da Lava Jato. Se você conseguisse me refutar – o que seria moleza -, estaria apenas comprovando minha tese de que esses argumentos são, na melhor das hipóteses, falaciosos, e na pior simplesmente tolos. Mas nem isso você conseguiu. Não entendeu nada do que disse, citou fatos absolutamente irrelevantes sobre o caso da FIFA e concluiu com chave de ouro afirmando que delação premiada é boa nos EUA mas ruim no Brasil, porque.. err.. bem…

        Como qualquer criança eu devo ter batido a cabeça algumas vezes na infância, mas você segue batendo cabeça até hoje. E pelo visto vai criar muitos galos antes de entender que não vale a pena tentar defender o indefensável.

  16. De repente…

    Um desmoronamento de coisas elogiáveis do universo coxinha:

    1) Derrota de Eduardo Cunha e Gilmar Mendes ontem na votação da “reforma política”.

    2) Goldman assume de público: PSDB não tem projeto.

    3) Fiasco da “marcha coxística” com desfecho do moleque KK atendido pelo SAMU/SUS; “implosão” do movimento, com  direito a xingamentos a Aécio e revolta online dos seus líderes como o “Batman das manifestações”. 

    4) Demissões na grande imprensa.

    5) Ministro do STJ Fachin aprovado pelo senado.

    6) B. Richa (o visual mais coxinha dentre os governadores tucanos) cada mais fora do que dentro do governo PR.

    7) E a revelação do verdadeiro “padrão FIFA” que esses paneleiros tanto encheram o saco no ano passo. 

    Que venha mais…

  17. “Licitação”? “Transmissão”?

    “Licitação”? “Transmissão”? Cadê o Darf?

    PS: J. Havilla é dono de uma retransmissora da Globo. 

  18. O Comandante

     

    Blatter não foi indiciado porque colaborou com a investigação, mas está claro que ele era “o homem que comandava o jogo”.

    Presidente da Fifa, Joseph Sepp Blatter (3 L) fala com o presidente nigeriano Umaru Yar'Adua

    O presidente da Fifa, Joseph Sepp Blatter fala com o presidente nigeriano Umaru Yar’Adua (R), ladeado por (a partir da esquerda) o vice-presidentes da Fifa, Jack Warner e Issa Hayatou, eà direita o ministro dos Esportes da Nigéria, Alhaji Sanni Ndanusa em 2009. Fonte: AFP

    Os crimes foram planejados e executados nos EUA e os pagamentos foram realizados através de bancos norte-americanos

    “As acusações contra as autoridades do futebol, se estendem por pelo menos duas décadas que, como alegado, abusaram dos seus cargos de confiança para adquirir milhões de dólares em subornos e propinas”, disse o procurador-geral Loretta Lynch no comunicado do Departamento de Justiça. AFP

    Todos foram acusados ​​nos Estados Unidos por acusações de corrupção amplas durante 24 anos para se enriquecerem através do órgão de gestão máximo do esporte, a FIFA, disseram as autoridades na quarta-feira. Os réus acusados ​​incluem Jeffrey Webb, chefe da confederação da América do Norte e Central e Caribe, e Jack Warner, seu antecessor. Webb é também vice-presidente da FIFA. Seis indivíduos se declararam culpados em conexão com o caso, informou o Departamento de Justiça dos EUA. WSJ

    “De acordo com os pedidos de prisão dos EUA, esses crimes foram planejados e executados nos EUA, e os pagamentos foram realizados através de bancos norte-americanos”, disse o comunicado.

    As prisões ocorreram menos de 72 horas antes do congresso anual da organização, em Zurique, onde era esperada a eleição de Joseph “Sepp” Blatter para um quinto mandato consecutivo como presidente da FIFA.  Blatter, 79 anos, ex-executivo de  uma empresa de relógios, presidiu a FIFA, como uma entidade custodiante sem fins lucrativos e organizadora das Copas do Mundo, desde 1998.

    Promotores e agentes de campo do FBI em New York estão investigando a FIFA há anos, de acordo com as informações de especialistas ligados ao assunto. Os investigadores chegaram ao ponto culminantes na investigação em 2011, quando um membro americano do Comitê Executivo da FIFA, Charles “Chuck” Blazer, começou a cooperar com eles, revelou um agente. Blazer, nascido em Queens, New York, começou a fornecer informações aos agentes do FBI sobre alegada fraude e a lavagem de dinheiro dentro das fileiras da FIFA, de acordo com o o mesmo agente.

    Blazer, que entre 1990 e 2011, foi o secretário-geral das confederações da Améria do Norte, América Central e Associação Caribenha de Futebol, ou Concacaf, concordou em gravar suas conversas com outros executivos da Fifa depois que as autoridades ameaçaram oficializar acusações de evasão fiscal contra ele.

    Em dezembro de 2010, o comitê executivo da Fifa votou a concessão dos direitos de hospedagem das Copas do Mundo na Rússia e no Qatar, em 2018 e 2022, respectivamente. Essa decisão ainda permanece controversa quase cinco anos mais tarde. Pelo menos oito dos membros do referido comitê executivo, desde então, se afastaram ou foram retirados do sistema.

    Suspeitas de compra de votos em torno do processo cresceu tanto que a FIFA nomeou um investigador independente, o ex-promotor federal Michael J. Garcia, para acompanhar o processo. No entanto a FIFA não publicou o relatório preparado por Garcia, que foi concluído no ano passado.

    Embora seja encontrado equívocos por parte das comissões de licitação do Catar e da Rússia, ele concluiu que não eram suficientes para questionar todo o processo.

    Por outro lado, Garcia posteriormente renunciou à sua função como investigador, em dezembro, para protestar contra a manipulação do seu relatório pela FIFA.

    Antes da votação controversa para a Copa do Mundo de 2018 e 2022, Blazer,  70 anos, expressou publicamente seu apoio à candidatura da Rússia para sediar o torneio. Na corrida para as eleições de 2011 para presidente da Fifa, ele revelou que Mohamed bin Hammam do Qatar tinha oferecido milhares de dólares em envelopes marrons, aos líderes de associações de futebol nas Caraíbas, supostamente direcionados para projetos de desenvolvimento de futebol, quando se encontrou com eles em busca de apoio para a a aprovação do Qatar. Bin Hammam renunciou da sua posição como chefe da Confederação de Futebol da Ásia e, mais tarde, foi impedido na FIFA. Ele negou irregularidades em todas as investigações em torno dele e da FIFA.

    Uma investigação sobre os negócios da Concacaf, ordenados pela própria Concacaf, lançada em 2012, concluiu que Blazer não conseguiu apresentar suas declarações de impostos de renda e pagar os impostos em nome da organização e da sua unidade de comercialização, entre 2004 e 2010. Além disso, o relatório revelou que Blazer havia fraudado a organização através da  apresentação de demonstrações financeiras falsas, e fez apropriação indevida de fundos da organização.

    O relatório, supervisionado pelo escritório de advocacia Sidley & Austin, declarou que Blazer recebeu mais de US $ 15 milhões na forma de comissões, taxas e despesas de aluguel, sem obter a devida autorização. Ele também usou fundos Concacaf para financiar o seu estilo de vida pessoal, incluindo o pagamento do aluguel da sua residência na Trump Tower, em Nova York, além da compra de apartamentos no Mondrian, um hotel residencial de luxo em Miami. Blazer, que foi suspenso da FIFA e demitiu-se do conselho em 2013, tem falado pouco publicamente sobre assuntos da FIFA desde a controvérsia em torno eleição da FIFA em 2011.

    Informações do The Australian

    http://www.theaustralian.com.au/business/wall-street-journal/fifa-officials-arrested-on-corruption-charges/story-fnay3ubk-1227371338997

  19. Não vejo por que tanta

    Não vejo por que tanta comemoração e foguetórios com essa ação do FBI contra pessoas e entidades ligadas à FIFA, alguns militantes chegam a entrar em estado de euforia achando que toda a oposição vai ser presa. hehe

    Pelo contrário, deveriam ficar com a pulga atrás da orelha, quem negociou com Blatter, Marin e Teixeira e “alugou” o Brasil durante um mês, na Copa 2014, para FIFA, que mandava e desmandava no país, foi a dupla Lula/Dilma. 

    Até isenção total de impostos as nossas autoridades concederam a FIFA. Só os coxinhas classe média branca de olhos azuis que consumiram  os produtos homologados pela FIFA e as empreiteiras que construiram as arenas se deram bem nessa copa. Acho que pela primeira vez na historia deste pais se pagou zero de impostos.  

    Bem, ao final de toda essa aventura copística, ficamos com algumas arenas interditadas por falhas de construção (Arena Pantanal, p.ex.), outras dando prejuízo e uma humilhação de 10 x 1 dentro de campo nas finais, enquando a FIFA e o Sr. Blatter sairam com a boca às orelhas com um lucro líquido de US$ 4 bilhões agradecento a hospitalidade e elogiando a excelente organização do evento. 

     

    1. Mas que ingratos

        Porque será que os presos apoiaram aécio e não Dilma ? mas o papel em branco aceita tudo!

      dois foram presos, o cara era do PTB, apoiador de aécio, assim como o Marin, direitistas daqui são little bicthes do império usados como convém no momento, nenhuma das acusações envolve o governo federal do Brasil, o que aliás atrapalharia a conversa mole de obama para com nossa presidenta, teve copa, aqui não adianta mais mas podem chorar sobre o leite derramado, o alvo agora é a Rússia se não conseguiram melar tudo aqui eu quero ver lá ehehe.

  20. PARALELISMO LINGUÍSTICO
    Marin

    PARALELISMO LINGUÍSTICO

    Marin (romeno) = Marinho (em português).

    O Marinho da @CBF_Futebol já foi preso.

    O Marin da @RedeGlobo também será?

  21. Será que investigações vão
    Será que investigações vão chegar até a venda de direitos de transmissão das Copas? Só lembrando que quem está na parada é o FBI e não a turma dos moro boys da República do Paraná, então seletividade investigativa não vai rolar…

    A ver se o assunto terá um tratamento de lava-jato ou de zelotes pela nossa valorosa “grande” mídia…

  22. COM QUE ROUPA EU VOU???

    Poderosas as chuteiras do TIO SAM, hein!!!

    Mas só contra a CBF???

    E o BLATTER???

    E a FIFA???

    E agora as AMARELINHAS???

    Fantasia de estadistas preferida dos COXINHAS, como é que  fica???

    Ô DÓ!!!!.

  23. Repre´salia da Europa pela

    Repre´salia da Europa pela perda da FIFA!

    Mandaram prender os cucarachas!

     

    Só sulamericano e latinos! Acreditam que havia mandato de prisão para assistente do presidente da federação de Honduras? Tinha o nome dele?

    Acho que não. prenderam quem estava lá para acusar depois de SER cucaracha e não saber seu lugar.

    Contrariar a Europa da nisso!

  24. A FIFA não é empresa

    A FIFA não é empresa brasileira, e tanto faz se Marin é brasileiro (exceto pela possibilidade de, em se desmontando a máfia da FIFA, desmontar-se também a da CBF). O perigo está em, desmontada a máfia da FIFA, empresas dos EUA “catarem” o futebol mundial para si mesmas e transformarem mais esse, que é ao mesmo tempo um esporte e um ramo comercial, em monopólio norte-americano. Se já é ruim pagar a Globo para os campeonatos brasileiro e estaduais, imagine pagar por esses campeonatos a uma empresa estrangeira. Isso sem falar da “Libertadores” (“Simón Bolivar, cadê você / eu vim aqui só prá te ver!”), da Copa e outras competições internacionais.

    1. É um risco

      Os EUA catarem o futebol mundial é um risco. Sinceramente não sei dizer se é significativo, mas é um risco.

      Agora, se essa operação tiver o efeito de quebrar a hegemonia da Globo aqui no Brasil, já vai ser ótimo.

      É um absurdo jogo de futebol começar às dez da noite porque a Globo quer passar a novela primeiro. E o trabalhador que vai assistir o jogo, tem que sair do estádio depois da meia-noite, pegar coletivo, chegar em casa depois de uma da manhã pra acordar cedo e ir trabalhar. Se lasca por causa da Globo e suas manjadas e repetitivas novelas…

  25. O que eu tô achando uma piada

    O que eu tô achando uma piada são os comentários dos leitores de Folha, UOL, Veja, Estadão, etc., nas manchetes sobre esse assunto. Predominância de “vergonha de ser brasileiro” e “se tem propina e corrupção, tinha de ter brasileiro envolvido!”…

    A investigação dos EUA abrange a corrupção na FIFA, uma entidade privada sediada na Suíça. Foram presos 7 cartolas, um é brasileiro. E aí a corrupção na FIFA é culpa exclusiva do Brasil, do brasileiro. 

    A FIFA baniu 11 de seus cartolas. Desses 11 um é brasileiro. Teve cartola dos EUA banido (Chuck Blazer). Mas a culpa da corrupção na FIFA é do Brasil, é do brasileiro!

    O site da ESPN publicou uma reportagem detalhada sobre o assunto, inclusive com gráficos (quem sabe desenhando esse povo entende?), mostrando que a corrupção é interna da CBF (http://bit.ly/1LK5Ps4). São 14 investigados, 2 brasileiros, dentre os acusados há britânicos, norteamericanos, 3 argentinos, mas a culpa de tudo na FIFA é do Brasil.

    Do brasileiro, que tem vergonha de ser brasileiro por causa disso, entenderam?

  26. PUNIÇÃO

     

    Marin pode pegar até 20 anos de prisão, diz Justiça dos EUA

    Fifa quer saber quem é José Maria Marin

    Marin está detido em Zurique e deve ser extraditado para os Estados Unidos

    Ex-presidente da CBF foi preso nesta manhã em Zurique, na Suíça, juntamente com mais seis dirigentes ligados a esquema de corrupção na Fifa

    FONTE: OTEMPO SUPERFC

     

  27. ENTREVISTA

    ‘Eu avisei ao Aécio. Foi uma aventura’, diz Kalil sobre o Mineirão

    Ex-presidente do Atlético disse ter tentado um acordo para uma gestão compartilhada do Mineirão entre Atlético e Cruzeiro

    Kalil Aécio Neves

    Alexandre Kalil disse ter avisado o então governador Aécio Neves que a PPP do Mineirão não seria um bom negócio

    PUBLICADO EM 27/05/15 – 07h00THIAGO NOGUEIRA@SUPER_FC

    Concessionária que administra o Mineirão, a Minas Arena colocou a concorrência com o estádio Independência e a falta de um acordo com o Atlético como argumentos para pedir ao governo do Estado, no fim do ano passado, uma recomposição econômico-financeira do contrato da Parceria Público-Privada. Em fevereiro deste ano, a Advocacia Geral do Estado emitiu parecer contrário.  

    Em entrevista ao Super FC, o ex-presidente do Atlético, Alexandre Kalil, criticou o negócio e a gestão da Minas Arena, chamando o consórcio de “aventureiro”. O ex-dirigente também defendeu o não pagamento da dívida do Cruzeiro com a empresa.

    O Atlético fez certo ao não assinar com a Minas Arena?
    Claro. Só eles (da Minas Arena) entraram na concorrência. Todas as outras grandes empresas queriam a concordância dos clubes. Eu falei com eles: “é uma aventura”. Empresas grandes vieram atrás de mim (para saber a opinião). Eles são aventureiros de primeira qualidade. Eu avisei ao Aécio (Neves, ex-governador), avisei ao governo. Foi uma aventura.

    O Cruzeiro está certo de não pagar o que deve? 
    O Cruzeiro não pagou porque não tem que pagar. O Cruzeiro não está devendo nada. A Minas Arena vai quebrar, estão falidos. E agora? Estão reclamando de que? Discuto isso em qualquer lugar: o Corinthians está quebrado por causa do estádio. O Atlético não entrou na onda.

    O que o Atlético tentou fazer? 
    Eu e a BWA sentamos com o Ricardo Barra (ex-presidente da Minas Arena) para fazer uma gestão compartilhada. Antes do Mineirão quebrar e falir, tentei algo compartilhado. O Cruzeiro, por ciúme, por bobagem, assinou. O Cruzeiro não deve nada. Quem pagar, tem que ser preso.

    O Atlético tentou negociar um acordo melhor? 
    Tentei de tudo. Agora que quebrou, vem falar do Atlético? Eles estão arruinados.

    Tem solução? 
    Claro. Vamos tentar entregar (o Mineirão) para o governo e trazer os clubes. Resolvo isso em uma semana. Eu avisei há anos atrás.

    http://www.otempo.com.br/superfc/futebol/eu-avisei-ao-a%C3%A9cio-foi-uma-aventura-diz-kalil-sobre-o-mineir%C3%A3o-1.1045625

     

  28. a verdade abre suas asas sobre nós

    a verdade não quer mais ficar oculta. a verdade está se revelando a si própria para desmoralizar aqueles que a mantinham cativa:

    – Aécio e a Direita, histérica e fascista, pró golpe e pró impeachment, marchando orgulhosos com a camiseta da CBF;

    – Dilma que expulsou da rua os juventude combativa do “Não vai ter Copa”, acusando-os de “estarem associados com o crime” e de “prejudicarem a Copa no Brasil” (na qual a verdade se insinuou no Maracanazo dos 7×1), abrindo espaço para os nerds reacionários do MBL;

    – Sérgio Moro e Joaquim Barbosa, com sua operações mãos limpas seletiva, delicadamente evitando atingir o coração das corrupção brasileira: a sonegação fiscal, a evasão para o exterior e o sistema financeiro;

    .

    p.s.: e o Exército ocupa a SABESP, para que fique claro sua missão de reprimir o povo sem água para proteger “a lei e ordem” causadoras da crise do abastecimento.

     

  29. Maradona

     

    MARADONA CRITICA A FIFA E DETONA O SEU COMANDANTE JOSEPH BLATTER

    “Queremos o nosso jogo de volta! Precisamos de uma cultura do futebol, não uma cultura da máfia.”

    “Seus comparsas roubaram tudo, mas ele alegou não saber nada. Talvez devêssemos chamá-lo de Saint Sepp, o Inocente. Que piada!”

    The Telegraph ( tres dias atrás )  |  Foto: FIFA

    Diego Maradona: Fifa is a playground for the corrupt and if Sepp Blatter is its face we're in a bad place

    Por décadas eu vivia e respirava futebol a cada dia: é a minha paixão. Estou profundamente orgulhoso da minha carreira e o apoio maravilhoso que recebo na Argentina e no estrangeiro a partir de fãs, amigos e colegas de time. É por isso que eu estou escrevendo hoje.

    Nas últimas décadas, o futebol mudou – e não foi para melhor. Já foi um esporte que você poderia ter motivo de orgulho, um esporte que unia o mundo, mas a Fifa e o seu corpo diretivo, se transformou em um playground para corruptos.

    A maioria dos fãs de futebol podem advinhar o que estou prestes a dizer em seguida: Sob Sepp Blatter, a Fifa se tornou uma desgraça e uma vergonha dolorosa para aqueles de nós que se preocupam profundamente com o futebol.

    Sob Sepp Blatter, a Fifa se tornou uma ‘desgraça’

    Quando falo com entusiastas do futebol nos dias de hoje, a conversa inevitavelmente se volta para as eleições da Fifa. Eu não encontro quase ninguém apoiando Blatter abertamente, mas muitos pensam que ele vai ganhar um quinto mandato. Por quê? Toda a noção de um quinto mandato é um absurdo em 2015 – não é aceitável em em qualquer lugar em países democráticos.  Também não é aceitável nas Nações Unidas ou na maioria das organizações internacionais hoje.

    Mas de alguma forma ele está OK para a Fifa. Temos um ditador vitalício.

    Eu chamo Blatter “o homem de gelo”, porque ele não tem a inspiração e a paixão que estão no coração do futebol. Se esta é a cara do futebol internacional, estamos em um lugar muito ruim.

    O futebol é um mundo intenso, cheio de conflitos e sempre teve seus problemas, mas o chefe da Fifa não deverai ser um deles.

    Maradona tem dado o seu apoio ao príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia

    A mídia está repleta de histórias sobre a série de escândalos que têm rodeado Blatter por bem mais de uma década, e há tantos, que quase se tornou chato repeti-los.

    Quem iria ser surpreendido por mais um pouco de intriga na Fifa, envolvendo furto ou outra acusação de suborno?

    Quando pergunto por que tantas pessoas pensam que Blatter irá ganhar mais uma vez, a resposta é sempre a mesma: Ele ganhou apoio com anos de favores, doações e patrocínio antiéticos.

    Ninguém argumentou que ele é o melhor homem para o trabalho e merece ganhar. Eles louvam-no por manter-se um passo à frente dos investigadores – auditores ou o FBI – e ignoram como as finanças da Fifa transformaram-se em uma confusão com perdas de mais de US $ 100 milhões (£ 65.000.000) apenas na ISL, empresa de marketing suíça intimamente associada à Fifa.

    Há uma admiração doente por Blatter, muito parecida com que é concedida a um antigo chefe da máfia que tem conseguido ficar fora da cadeia.

    A história política de Blatter é uma das que promovem a divisão e escondem as falhas.

    Recentemente, ele se comprometeu a acompanhar e combater o racismo no futebol, e promover as mulheres no esporte. Isso me fez rir. A minha pergunta é: “Sepp, o que você estava fazendo em seus últimos quatro mandatos?”

    Maradona segundos retratado antes de marcar um dos maiores objetivos da Copa do Mundo de todos os tempos

    Nós todos sabemos a resposta para isso: cercando-se de bandidos que encheram os bolsos à custa do esporte. Se ele fosse um homem honesto, certamente não teria passado metade do seu tempo bloqueando investigações independentes das finanças da Fifa.

    Por que isso é desonesto, para um homem com 79 anos que postula um quinto mandato na Fifa de qualquer maneira? Seus comparsas roubaram tudo, mas ele alegou não saber nada. Talvez devêssemos chamá-lo de Saint Sepp, o Inocente. Que piada.

    Nenhuma associação nacional de futebol poderia, em sã consciência, apoiar Blatter para um quinto mandato. Ele é incompetente. Quando você afunda  profundamente em perdas financeiras maciças e subornos sem perceber nada, você é um tolo ou um ladrão.

    Todas estas investigações de corrupção estão sangrando a vida fora da Fifa, e o futebol internacional está se afogando em um mar de desprezo. Poucos esportes na história têm enfrentado e sofreram com a má imprensa do futebol nos últimos anos, porque muito da imprensa está em dívida com Blatter.

    Maradona comemorando um gol na Copa do Mundo de 1990

    Patrocinadores-chave, como a Continental, a Castrol e a Johnson & Johnson estão fugindo da Fifa. O Conselho da Europa condenou a manipulação de Blatter no colapso da ISL, representando mais de US $ 100 milhões em perdas. O FBI está investigando a manipulação da escolha da sede da Copa do Mundo de 2022. Foram publicados centenas de artigos da mídia sobre os enorme prejuízos financeiros, má gestão e corrupção.

    Precisamos de uma liderança jovem e criativa na Fifa – o tipo de liderança que seja inclusiva e aberta a novas ideias. Precisamos de uma cultura do futebol, não uma cultura da máfia.

    Por que nós apenas aceitamos passivamente essa corrupção? Basta!

    Queremos o nosso jogo de volta!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador