Doadores do mensalão preparam ação contra Gilmar

Enviado por Kurk

Correio Braziliense 

Doadores de multas do mensalão preparam ação coletiva contra Gilmar Mendes

Doadores das “vaquinhas” criadas para o pagamento das multas dos petistas condenados no julgamento do mensalão estão se mobilizando para ajuizar uma ação coletiva contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes. A ação está sendo coordenada pelo blogueiro paulista Eduardo Guimarães, do “Blog da Cidadania”.

No começo do mês, Mendes questionou o processo de arrecadação utilizado para o pagamento das multas. “Será que essa dinheirama, esse dinheiro que está voltando é de fato de militantes? Estão distribuindo dinheiro para fazer esse tipo de doação? Será que não há um processo de lavagem de dinheiro aqui?”, questionou o magistrado.

Guimarães explica que o objetivo é interpelar judicialmente o ministro, para que ele tenha de provar em juízo as supostas ilações. “Ao negar o pedido do Rui Falcão, o ministro [Luiz] Fux argumentou que a legitimidade para esse tipo de ação era das pessoas que doaram, e não do PT. O que estamos fazendo é justamente isso: reunir os doadores para ajuizar a ação”, diz ele.

Segundo o blogueiro, pelo menos 380 doadores já manifestaram interesse em participar da ação.

“De fato, muitos deles não são filiados ao PT, são apenas pessoas com consciência política. Eu mesmo não sou filiado, apesar de ter doado uma pequena quantia”, comentou. Ele preferiu não revelar o nome do advogado escolhido, por não estar ainda constituído legalmente.

“Essas pessoas foram acusadas publicamente de participar de um esquema de lavagem de dinheiro. Não estamos pleiteando nenhuma indenização, pleiteamos apenas que o ministro se retrate publicamente e admita que não tem provas do que está dizendo”, informou Guimarães.

O blogueiro disse ainda que a ação será baseada no artigo 144 do Código Penal. Pelo dispositivo, o autor das supostas ofensas pode responder pelos crimes de calúnia, difamação ou injúria, caso os esclarecimentos sejam considerados insatisfatórios pelo juiz do caso.

Procurado, Gilmar Mendes preferiu não se manifestar.
 

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Lindo

    Ótima iniciativa! Tomara que o ministro entenda de uma vez por todas que falar bobagem na mídia é  procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções…

  2. IDP?

    Junto a ação deveria ser inserido, ou ao menos mencionado, o 10 milhões em contrato, sem licitação, entre o IDP e o “Te-Jo-Ta-da-Ba-Hi-A”, senhores!

  3. Valeu Fux pela dica! O
    Valeu Fux pela dica! O partido processando poderia parecer política pura e simples. Vindo da própria sociedade (os colaboradores) ganha muito mais peso.

    1. Olá, Eduardo. Tentei mandar

      Olá, Eduardo. Tentei mandar meu e-mail para participar da ação. Me veio uma mensagem de erro: “Detectado comentário repetido. Parece que você já disse isso”. Vou tentar à noite de outro microcomputador. Já aconteceu isso antes com seus leitores? Nunca postei comentários em seu site. 

  4. A boa estratégia

    Seria bom o Eduardo parar de dar entrevistas ou falar sobre o assunto. 

    Melhor deixar o resto com os advogados.

    Gilmar é ardiloso e não joga limpo.

    Lula quase caiu na armadilha dele na casa do Jobim

    Portanto…

  5. Excelente iniciativa!

    Pessoas como o sr. Gilmar Mendes precisam saber que a cidadania está alerta e ativa. É preciso dar limites aos senhores do STF que cometem ilegalidades e pensam que podem dizer e fazer o que bem entendem. Não podem. Essa ação é um ato de cidadania, um ato político contra aqueles que pretendem transformar uma instituição de um poder, o judiciário, em mandatária do país. Não tiramos uma ditadura civil-militar do poder para cair na ditadura do STF.

  6. Excelente iniciativa!

    Pessoas como o sr. Gilmar Mendes precisam saber que a cidadania está alerta e ativa. É preciso dar limites aos senhores do STF que cometem ilegalidades e pensam que podem dizer e fazer o que bem entendem. Não podem. Essa ação é um ato de cidadania, um ato político contra aqueles que pretendem transformar uma instituição de um poder, o judiciário, em mandatária do país. Não tiramos uma ditadura civil-militar do poder para cair na ditadura do STF.

  7. O BRASIL NÃO CONHECE O BRAZIL

    A frase do titulo foi invertida de propósito…

    Apesar de achar louvável a perseverança do E. Guimarães e as pessoas que pretendem acompanhá-lo na ação prevejo mais um ato de bandidagem explícita naquela casa. Ok, vamos chamar de corporativismo…

    Qualquer vírgula mal colocada será uma excusa para rejeitar a ação.

    Ainda bem que o Eduardo é uma das pessoas mais perseverantes deste País! Nosso David em eterna luta contra Golias.

    “Não adianta duzer que somos um pais civilizado, pois não somos” Juiz Fausto De Sanctis (onde andará?)

  8. Esse Sr. deve satisfação ao

    Esse Sr. deve satisfação ao povo, portanto…

     

    Mesmo que não dê em nada, ele perceberá que o povo está de olho nele, visto que o SENADO (que nos representa) É OMISSO, ele faz o que quer, desacata o PT e sempre fica por isso mesmo….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador