Dr. Janot e os ministros envolvidos na Lava Jato, por Marcelo Auler

Do blog do Marcelo Auler

Dr. Janot, Temer deu foro especial a envolvidos na Lava Jato: não vai impedir?

Marcelo Auler

No dia 7 de abril, em uma mudança de posição radical, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que anulasse a nomeação do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva para o cargo de ministro chefe da Casa Civil do governo Dilma Roussef. Ele não aceitou a explicação de que Lula foi convocado para ajudar Dilma. Alegou que a indicação visava apenas dar ao ex-presidente o foro especial, para não ser investigado pelo juiz Sérgio Moro
 
Onze dias antes, em 28 de março, Janot se manifestara de forma totalmente inversa, ainda que com uma tese esdrúxula juridicamente falando: foi favorável à nomeação de Lula, mas recomendava a permanência da investigação contra ele na 13ª Vara Federal de Curitiba, a do juiz Sérgio Moro. Como se sabe, pela Constituição, ministro de Estado não pode ser julgado por magistrado da primeira instância.
 
Sua mudança de posição pode ter derivado de dois fatores. O primeiro a pressão interna dos seus colegas, favoráveis a que o ex-presidente fique por conta das deliberações de Moro situação na qual, muitos apostam, que ele acabará preso preventivamente. Mas também pode ter pesado o rancor pessoal que Janot passou a ter desde que soube que nos telefonemas do ex-presidente, gravados por ordem de Moro, Lula reclamou da ingratidão do procurador-geral, que por ele foi nomeado duas vezes para o cargo.

 
O fato é que para modificar sua posição, Janot respaldou-se nas gravações de uma conversa de Lula e a presidente Dilma, divulgadas irregularmente por Moro que depois desculpou-se perante o Supremo. Na interpretação do procurador-geral, a ligação comprovava que a posse foi antecipada visando apenas evitar que Lula viesse a ser atingido por alguma ordem de prisão de Moro.
 
O curioso foi o procurador-geral endossar a tese de que o julgamento pelo Supremo a que Lula passaria a ter direito, é mais tranquilo do que o do juízo de primeiro grau. Se isso fosse verdade, políticos que estavam para ser julgados pelo STF não teriam renunciado ao mandato para verem seus processos descerem à primeira instância e assim ganharem tempo. Afinal, decisões do Supremo são praticamente irrecorríveis.
 
Independentemente de qualquer coisa, o presidente interino Michel Temer nomeou dois ministros que também estão envolvidos na Lava Jato e eram investigados por Moro e agora terão que ser investigados pelo ministro Teori Zavascki.
 
Leia mais
Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O Janot não vai fazer nada,

    O Janot não vai fazer nada, porque esses ministros, diferente do Lula, “não poem e risco a democracia”.

    Todos unidos irão trabalhar em prol do bem comum.

    1. Traição

      “Todos unidos irão trabalhar em prol do bem comum.”

      Estados Unidos irão trabalhar em prol do bem comum dos norte-americanos.

       

  2. Janot e o seu MPF já devem

    Janot e o seu MPF já devem estar com as orelhas em pé. Com uma Câmara e um Senado em uníssono como o que há neste momento, para cortarem as suas asinhas é vapt-vupt. Não esperem manifestações de revolta nem mobilizações contrárias ao ataque vindo do Congresso; os coxinhas são movidos a manipulação, não há movimento autônomo. E a mídia está “fechada” com Temer. “A crise acabou, tudo vai melhorar”.

    Quantos coxinhas não devem trabalhar na CGU, hein? É um dos bons concursos na esfera federal.
    Primeiro ato de Temer? Golpe(que novidade!) fatal na CGU. Traidor é traidor, não adianta. Prometeu reforçar a CGU, combater a corrupção; aí está.

  3. Eles conquistaram muito mais

    Eles conquistaram muito mais que o poder, conquistaram um lugar de destaque na História do Brasil.

    A ânsia pelo poder está fazendo com que estas “autoridades” percam cada vez mais a vergonha de exporem seus objetivos golpistas.

    A História já reservou espaço para eles no Golpe de 2016. Janot e sua tese de separar Chicos e Franciscos já tem seu lugar de honra neste espaço.

    O MPF também já tem lugar garantido entre as Instituições Ativas Golpistas de 2016.

    Só falta confirmar quem está financiando tudo isto e quanto custou. A ousadia dos golpists, entretanto, não vai demorar deixar aparecer esta parte do Golpe, embora o silêncio de um certo país dado a guerras justificadas pela defesa da Democracia ao redor do mundo já esteja dificil de disfarçar.

    Aos membros do STF está reservado o panteão dos Golpistas Togados do Sec. XXI no Brasil. Os mais acovardados em se assumirem poderão optar pelo panteão dos Omissos de 2016 que tem uma placa com a frase “Não tenho nada com isto”, mas será em latim para fazer juz ao amplo saber jurídico dos nobres juristas.

     

  4. Pessoal, esquece! Janot faz

    Pessoal, esquece! Janot faz parte do golpe, verdadeiro crápula, somente mais polido que os outros. O ministério público, sr. Janot, sr. Moro, fazem parte do golpe, pronto! O STF se acorvadou, a maioria hipócritas que gostam do holofote midiático a fim de produzir discurso bonito e fazio. Eles perderam a noção de tudo, é muito vergonhoso. O que a esquerda tem é que recolher os cacos, pois o mundo literalmente desabou sobre ela. Tempos sobrios estarão por nos acompanhar à frente. Em cima de tudo isso relatado, um governo fraco da Dilma, que nunca demonstrou força crítica e atuante para contrapor à direita velha de guerra. Parecia que a Dilma governava a Suécia, cujas instituições são anos luz a frente; aqui no Brasil temos o PMDB velho de guerra, a prostituta política e a Rede Globo, capaz ainda de anestesiar as classes menos favorecida com o seu imaginário podre. 

  5. Meus caros ist é um golpe de

    Meus caros ist é um golpe de estado. e para golpes de estado as leis e regras em vigor não valem.

    O Judiciário, de modo geral, foi o protagonista da derrubada do governo quando acobertou todas as irregularidades e transgressões a constituição praticadas pela república de curitiba.

    É$ urgente que se crie um órgão para controlar o judiciário. O Lula tentou com oCNJ, mas não adiantou nada porque no CNJ só tem pessoas do direito, então o corporativismo comanda.

    Juízes, desembargadores, servidfores do judiciário que praticam crimes ou desrespeitam as regras legais, como a república de curitiba deveriam ser banidos do judiciário e do serviço público. O mesmo vale para procuradores.

    Por muito menos do que isto, várias operações até maiores que a lava rato foram anuladas na justiça, que tem o desagradável hábito de proteger criminosos de colarinho branco, desde que não sejam do PT, porque se forem do PT e não tiverem provas, eles inventam ou apelam para o”domínio do fato”. 

    Para quem duvidava dos objetivos da lava rato, acredito que agora não resta mais ilusões.

    Mas, ainda há um prêmio a ser entregue: a cabeça do Lula.

  6. O que mais resta fraudar?

    Todos eles participaram do estupro coletivo da constituição!

    Não se incomodaram em fraudar a lei maior, o que mais resta?

    Estamos num mundo de APARÊNCIA ONDE TODOS SABEM ONDE ESTÃO NO JOGO!

    O STF SABE QUE PARTICIPOU DO GOLPE!

    Aprendi que a “Ousadia dos canalhas” e a “indiferença dos juízes” SÃO IGUAIS, POIS NOS LEVAM PARA O MESMO LUGAR!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador