Duas sindicâncias do CNJ investigam atos do TJ-RJ

Da Folha

CNJ abre duas sindicâncias para apurar atos do TJ-RJ

Suspeita é que juízes tenham indicado amigos como gestores de massas falidas

CNJ também investigará suspeita de licitação direcionada para a construção de prédio do tribunal, no Rio

DO RIO

O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) instaurou ontem duas sindicâncias para investigar atos praticados no Tribunal de Justiça do Rio.

A primeira delas vai apurar denúncias de supostos favorecimentos de amigos e parentes de juízes nas nomeações como administradores judiciais de massas falidas. O caso foi revelado no domingo pelo jornal “O Globo”.

A segunda investigará se houve direcionamento na licitação, vencida pela empreiteira Delta, para a construção de um dos prédios do tribunal no centro da cidade.

Na portaria que determina a apuração das denúncias a respeito da administração de massas falidas, o ministro Francisco Falcão, corregedor nacional de Justiça, cita a “necessidade de apuração de eventual enriquecimento ilícito” de magistrados.

Determina a investigação de irregularidades cometidas por administradores judiciais para “tentar prolongar os procedimentos de liquidação para aumentar o lucro por eles obtidos com a administração das massas falidas”.

Segundo a Lei de Recuperação Judicial, cabe ao juiz nomear o administrador judicial, que ficará responsável pela gestão dos bens da empresa e pelo pagamento de credores.

Os juízes e advogados citados negaram ao jornal “O Globo” o favorecimento de amigos e parentes nas nomeações para administradores judiciais de massas falidas.

A segunda auditoria foi instaurada a partir de relatório da inspeção feita por auditores do CNJ em setembro no Tribunal de Justiça do Rio. Segundo o relatório, haveria irregularidades na licitação feita em 2010 para a construção de um dos prédios do TJ.

Para os auditores, o edital teria exigências que restringiram a disputa e apontam aumento de 23,4% no custo de construção do prédio.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador