Eike deixa prisão e vai aguardar julgamento em sua casa

eike_fernando_frazao_abr.jpg
 
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
 
Jornal GGN – A Justiça Federal no Rio de Janeiro determinou prisão domiciliar para o empresário Eike Batista, após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes ter concedido liminar para Eike deixar a prisão, na última sexta-feira (28).
 
O empresário saiu do complexo prisional de Bangu na manhã deste domingo (3) e agora irá aguardar o julgamento em sua residência, no Jardim Botânico, na zona sul do Rio de Janeiro. 
 
Em sua decisão, o juiz do plantão Gustavo de Arruda Macedo determinou que Eike pode cumprir prisão domiciliar e deverá seguir diversas restrições, como se afastar da administração das empresas do Grupo X ou de manter contato com réus de processo da Operação Lava Jato.

Eike também terá de entregar seu passaporte para a Justiça, terá seus sigilos telefônicos e eletrônicos quebrados e poderá receber visitas da Polícia Federal sem aviso prévio.
 
Seus advogados também deverão manter um registro de pessoas que visitam o empresário durante o período da prisão domiciliar.
 
Eike Batista foi preso em janeiro dentro da Operação Eficiência, um desdobramento da Lava Jato, sob suspeita de pagar US$ 16,5 milhões de propina para o esquema do ex-governador Sérgio Cabral. Depois, ele foi denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro
 
Em seu despacho, Gilmar Mendes escreveu que o fato de Eike ter sido denunciado não pode, por si só, ser fundamento para mantê-lo preso preventivamente. 
 
“Muito embora graves, os crimes apurados na operação Lava Jato foram praticados sem violência ou grave ameaça. A atuação dos órgãos de segurança pública sobre os alegados grupos criminosos é um fator a ser considerado em desfavor da necessidade de manutenção da medida cautelar mais gravosa”, escreveu o ministro. 
 
Assine
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É o que diz a lei, não é?

    Se o mesmo tratamento fosse concedido a todos, seria o correto.

    Vamos ver se liberam o Palocci, Vaccari e o Zé Dirceu…

  2. É o impoluto ministro Gilmar,

    É o impoluto ministro Gilmar, mostrando para o Brasil, pelo que temos lido, o mundo, como as nossas instituições fortes.

     

  3. Gente, que coisa, não sabia

    Gente, que coisa, não sabia que o Eike tinha se filiado ao PSDB, foi só assinar a ficha e foi liberado rapidinho.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador