Em cenário de julgamentos políticos, Lewandowski termina recesso e volta ao STF

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A volta do presidente do STF ocorre logo após o ministro Gilmar Mendes, substituindo a presidência do TSE, tomar medidas de urgência para o julgamento de Dilma na Corte
 
Jornal GGN – O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, voltou a assumir o plantão de férias coletivas dos ministros. O retorno ocorre logo após o ministro Gilmar Mendes, na atual função de presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), agilizar o julgamento de Dilma na Corte com o aval de Celso de Mello, que substituía Lewandowski.
 
Mello assumiu as funções no STF durante a ausência do presidente do Supremo, que cumpria agenda em Portugal, onde participou do Seminário da Associação de Estudos Europeus de Coimbra. Além dele, a vice-presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, também estava de férias, assim como o presidente do TSE e membro da Suprema Corte, Dias Toffoli. Mas com apenas uma semana de recesso, Lewandowski voltou ao cargo.
 
As sessões de julgamento do STF só serão retomadas com o fim do recesso forense, no dia 3 de agosto. Do mesmo modo, no TSE, os prazos processuais são suspensos e o Tribunal funciona em horário reduzido, das 13h às 18h. Mesmo assim, decisões imediatas entram para a análise do ministro plantonista, em ambas as Cortes.
 
Foram nessas condições que Gilmar Mendes, de posse temporária da cadeira principal do TSE, solicitou na última semana a autorização para o deslocamento do empresário Ricardo Pessoa, dono da UTC, para depor hoje (14), como testemunha na ação de investigação eleitoral contra a presidente Dilma. 
 
Leia mais: Gilmar Mendes agiliza julgamento de Dilma no TSE em férias forenses
 

Se não estivesse afastado, o ministro Ricardo Lewandowski seria o responsável por autorizar ou não o pedido de Gilmar. Mas a resposta foi do decado Celso de Mello, que assumiu o plantão, e aprovou o apoio logístico para a audiência. 
 
Em momento delicado em que a presidente Dilma Rousseff é alvo de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Tribunal de Contas da União, e as diligiências iniciadas hoje (14) pela Polícia Federal na Operação Lava Jato, sobre os políticos envolvidos, que detêm prerrogativa de função, de volta ao Supremo, outras decisões podem ser requeridas ao presidente do STF. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. No futebol e até em outros

    No futebol e até em outros esportes existem dois tipos de marcação, por zona e homem-a-homem. Acho que tem alguém precisando ser marcado homem-a-homem pra por um fim nesta zona!

    1. Sempre ele

      Engraçado, sempre ele está de plantão, sempre ele está onde a decisão tem que ser tomada de afogadilho. Desde a posse do Lula ele sempre é presidente de alguma coisa, ou vice na pior das hipóteses.

      1. Como um lobo.

        Agindo sempre como um lobo entre cordeiros que espera os cães de vigília darem uma folga para atacar. Voltou um vigilante.

      2. E o elemento ainda tem uma

        E o elemento ainda tem uma sorte dos infernos.

        Ainda macomunado com o capeta, sempre que há um sorteio, naquela loteria viciada do STF e TSE, o elemento é sorteado para relatar processos contra a Dilma e o PT, na maior cara-de-pau.

        Todas as bolinhas colocadas na urna só têm o nome dele.

        Não entendo como esse elemento ainda não ganhou a megasena da virada.

        E o PT faz de conta que não vê.

        E o Zé da Justiça diz que o sorteio é republicano.

    2. Esse alguém é difícil de ser

      Esse alguém é difícil de ser marcado mesmo homem a homem, até porque vive ensebado com óleo de peroba da cabêça aos pés, deslizando mais que sabonete Phebo.

  2. Ricardo Lewandowski jamais

    Ricardo Lewandowski jamais deveria ter tomado a covarde atitude de sair de férias deixando que Gilmar Mendes pudesse pautar o que deveria ser considerado como urgência, tanto no TSE como no STF, sendo esta suprema côrte onde aqueles que ocupam cargos públicos eletivos federais podem ser denunciados e julgados. Covarde e oportunista também foi o decano Celso de Mello que, substituindo o presidente Lewandowski, fez tabelinha com Gilmar Mendes, acolhendo o pedido de urgência para oitiva do “delator” Ricardo pessoa, no STF,  como testemunha na ação investigação eleitoral contra a presidente Dilma. Gilmar Mendes é artífice do golpe de estado e Celso de Mello seu colaborador em primeira mão. Vergonhosas as atitudes desses que se dizem juízes da suprema côrte brasileira, em tese guardiã da Constituição Federal. Mas a História não os perdoará, assim como a Joaquim Barbosa, Ayres Brito e César Peluzo. Se RL não tivese saído, o ardiloso GM não teria a chance de promover mais essa investida golpista contra Dilma e o PT. A Volta de RL minimiza, mas não repara o estrago já feito. 

  3.  Aqui mesmo no Blog do Nassif

     Aqui mesmo no Blog do Nassif já vi comentaristas deitando falação a respeito da atuação do Lew. É um dos poucos naquela casa que não são afeitos ao complexo de mariposa que ao verem um holofote se derretem todos em falação tais quais Celso de Mello e o João Plenário. Acredito que Lewandovski não está tentando proteger o governo e sim evitar um mal maior às instituições por causa de desvios estratégicos conduzidos por alguns companheiros de toga!

  4. .

    Gilmar Mendes é uma das autoridades com o tapete mais fácil de puxar. Não seria difícil colocar alguém como ele na Papuda, houvesse um Judiciário com o mínimo de decência.

    A pergunta que não cala é: Por que ninguém puxa esse tapete velho e carcomido por vermes e traças?

  5. Gilmar Dantas é um

    Gilmar Dantas é um perigo!

    Esse senhor não gosta muito da democracia… ele tem um vies golpista.

    Mas chama a Venezuela de ditadura…

  6. Que tempos são esses, em que

    Que tempos são esses, em que alguem não pode mais ir alí fazer um xixi, que outro já lhe toma o lugar para ditar ordens, que contraria totalmente o caráter daquele?

    Como perguntou Hamlet:

    “Meu pai até ontem era rei e meu tio objeto de escánio; hoje todos pagam 10, 20, 30 dinheiros para ter o retrato deste último na parede. Pelo sangue de Cristo, pode a filosofia elucidar?”

    São tempos de descaramento, de cinismo, não mais dissimulado, mas a flor da pele, como um manto que se exibe com orgulho.

  7. Lewandowsky teve um lampejo

    Lewandowsky teve um lampejo de bom senso, atrasado mas mesmo assim melhor do que nunca. Só não sei se foi por conta própria ou se alguém próximo lhe deu um sacolejo tirando-o dos braços de morfeu.

    No meio desse tiroteio em Brasília o STF fechar e todo mundo sair de férias é piada de muito mau gosto.

  8. O empresário e ministro

    O empresário e ministro Gilmar Mendes utilizou do mesmo expediente utilizado para tentar impedir que Jango assumisse Presidência quando da ausência deste do país em fuñção de uma viagem à China: Aproveitar a sala vazia e partir para o golpe.

    Pelo visto, Lewandowiski terá que providenciar uma colchonete para o Gilmar não dar um mini-golpe no STF para alavancar “o golpe”.

  9. Foi a pedido meu,,,

    e de mais 54 mi9lhões de cidadãos decentes que querem ver um mínimo de decência na mais alkta corte do país. Afinal, a autoridade moral das decisões judiciais depende de isenção e imparcialidade de quem julga. GM, todos sabem, foi cooptado muito antes de ser nomeado apra o STF por FHC.  E tem a canalhice no DNA.

  10. LEWANDOVSKI VOLTOU A PEDIDO MEU

    … e de mais 54 milhões de brasileiros decentes que querem ver um mínimo de decência na mais corte do país. E GM, como é notório,  tem a canalhice no DNA e foi cooptado pelo PSDB muito antes de ser nomeado por FHC para ministro do STF.

  11. Não há o menor “ressaibo de

    Não há o menor “ressaibo de dúvida” de que a atitude desse Gilmar Mendes, líder da oposição no Supremo, se fosse tomada em favor do PT, do PT, do PT já sofreria de alguém no Senado um pedido de impedimento há muito tempo…

    … Ah, esses “cavalheiros” do PT, do PT, do PT….

    Por essas e outras que aquele ignorantão do Caiado emprega o termo “frouxos”: tomam chutes na canela o tempo todo mas fazem pose de “cavalheiros”…

    Agora é tarde!

    Já era!

    Não era pra gritar, repito: era só pra seguir o procedimento…

    No PSDB, por exemplo, escalam um Carlos Sampaio pra  reclamar até do “terno vermelho” da Dilma em rede nacional!

    Vão dizer os petistas depois de serem incinerados em praça púbica que não têm em seus quadros nenhum obtuso do quilate de Carlos Sampaio?

    Só lembrando mesmo do “Didi Mocó” e dos Trapalhões: “engenheiro!” “Jurisconsulto!”

    … Só rindo…

  12. Impressionante como a direita

    Impressionante como a direita consegue facilmente movimentar processos contra o PT e seus dirigentes, e o contrário não acontece. Nenhum ministro – e a maioria foi indicada por Lula e Dilma -, toma qualquer providência contra Aécio, Serra, FHC, apesar dos inúmeros escândalos envolvendo estes e outros caciques tucanos. Êta republiqueta este Brasil institucional, viu!

  13. STF

    Lamentavelmente 3/4 do STF é muitíssimo conservador, o restante tem muito medo da imprensa, assim como os conservadores. Já o Gilmar é um ponto fora da curva, além de ser defendido por ela atua como radical de direita e clientelisticamente, se o assunto lhe interessar. Ele atua em comum acordo com os seus empresários parceiros para obter vantagens para seus grupos.

    A nossa justiça está uma lástima. A PF virou filial do PSDB, com poucas exceções. Os procuradores indicam seus herdeiros para novas vagas, os chamados tuiuiús, o Ministério público – ainda mais agora com a pec 37 – fazem o que querem, inclusive desafiar os outros poderes. Os Tribunal de Contas da União também é dominado pelos conservadores. E para completar o quadro temos o brilhante ministro.

  14. Esse gilmar mendes mais o

    Esse gilmar mendes mais o eduardo cunha, não dormem de touca, jamais !. Pena que para o mal . São garotos ixxxpertos !

    1. Ainda bem qu ele voltou pq do

      Ainda bem qu ele voltou pq do jeito que estão empenhados em derrubar a Dilma ( se for a chapa, Temmer vai junto ) e com a disposição, pelo menos, aparente do Janot para frear Cunha e Renan, o Presidente do STF é que assume. Não tava o Min. Lewansdowski; não tava a Min. Carmem… não tava o moço do cafezinho e nem a tia da cantina.. a única alma na Corte, como sempre…. Joã Plenário!

  15. Parece que a razão da volta

    Parece que a razão da volta do presidente do STF vai além da história do Gilmar. Assisti o vídeo do discurso de Collor no dia de hoje depois da ação do MP e da PF. Nunca pensei que iria concordar com Collor, mas ele se superou no discurso de hoje. Quem dera que todos que acham que estão sendo condenados antes de um julgamento, fizessem uma autodefesa como a que Collor fez hoje. Um detalhe da operação que ele destaca foi a apreensão dos carros, já que esses não possuem disco rígido nem informações que possam ser apagadas. Ele disse que a ação de hoje extrapolou todos os  limites. Só que nós sabemos que tem sido assim com a Lava jato, com o espetáculo da republiqueta do Paraná. Existe coisa pior do que um juiz prender  e humilhar uma senhora com vídeos internos de um caixa eletrônico? Que nunca esteve naquele caixa. E  o juiz que nunca erra nunca pediu desculpa por essa extrapolação. Prender o Vaccari que não tem nenhum bem, nada que o incrimine a não ser a palavra de criminosos. Toda semana aparecer em rede de TV para intimidar futuros réus. A PF está demonstrando não ter preparo para convencer com provas substanciais, materiais, e mostrando a profunda incapacidade de elaborar planos inteligentes e inteligíveis. Até aqui,  o circo de espetáculos duvidosos  mostram que tudo isso está virando um lamaçal. Do judiciário. E que está colocando mais fogo na fogueira da crise política. Decididamente, não é assim que se faz justiça. Um erro joga tudo por terra. Incluindo a credibilidade. No judiciário americano, a operação seria anulada. OH! Esse golpe vai ser abortado.

  16. La revolución no será televisada

    Realmente, a direita latinoamericana é uma fábrica de golpistas. De golpes brancos, politicos ou militares…

    Se venezolano fosse, na tentativa de golpe de 2002 contra Hugo Chavez, Gilmar Dantas estaria colocando a faixa em  Pedro Carmona da Fedecâmaras, ao lado Cisneros da Globovision.

    No entanto, teria que toparse com Fidel e sabemos que com el Comandante o buraco é mais embaixo… En el Paredón.

  17. Pô, Ministro Lewandowski, não

    Pô, Ministro Lewandowski, não leva a mal não mas daqui até 2018 o único que pode e deve tirar férias na Corte é GM que, aliás, nunca tá de férias, né? Parece que todo ano, ele vende as férias inteiras.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador