Em julgamento alheio a mérito, Gilmar e Barroso brigam por PGR e peemedebistas

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Na sessão de hoje, ministros decidiram que Cunha, Rocha Loures, Henrique Alves, Geddel Vieira Lima e outros investigados sejam julgados por primeira instância de Brasília
 

Foto: TSE e STF
 
Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os políticos do PMDB denunciados juntamente com o presidente Michel Temer serão julgados pela primeira instância, na Justiça do Distrito Federal. Apesar de não se tratar de decisão de mérito, mas sim qual instância compete o julgamento do caso, o ministro Gilmar Mendes entrou na discussão em defesa dos peemedebistas e voltou a criticar as investigações da Procuradoria-Geral da República (PGR).
 
“Isso é vexaminoso para o tribunal”, disse Gilmar, caracterizando as acusações contra os políticos como “serviço mal feito, apressado” que “corta e cola” e “junta o áudio”, sem pedir perícia. “O que nós estamos vendo aqui na verdade é a descrição de um grande caos”, completou.
 
Já o ministro Luis Roberto Barroso, também ciente de que o julgamento atual não se tratava de entrar no mérito das acusações em si, mas de decidir para qual tribunal levar a denúncia, saiu em defesa da PGR. “”Eu não acho que há uma investigação irresponsável”, afirmou.
 
Em seguida, Barroso aproveitou a palavra para seguir com reflexões pessoais, como em suas palestras: “Há um país que se perdeu pelo caminho, naturalizou as coisas erradas, e nós temos o dever de enfrentar isso. (…) Há diferentes de formas de ver a vida e todas merecem consideração e respeito”, criticando Gilmar.
 
Retomando a defesa explícita das acusações da PGR, Barroso seguiu: “Eu gostaria de dizer que eu ouvi o áudio ‘Tem que manter isso aí, viu’. Eu quero dizer que eu vi a fita, eu vi a mala de dinheiro, eu vi a corridinha na televisão. Eu li o depoimento de Youssef. Eu li o depoimento de Funaro”. 
 
Afora o debate aberto entre Gilmar e Barroso, em defesa e contra a PGR, em defesa e contra a inocência dos peemedebistas, os ministros do Supremo Tribunal Federal decidiram, na análise de hoje, que o caso irá para a primeira instância, no Distrito Federal. 
 
Isso porque o ministro relator Edson Fachin determinou o desmembramento da investigação, inicialmente contra Temer e barrada na Câmara dos Deputados, para que seguisse em relação ao ex-deputado Eduardo Cunha e Rodrigo Rocha Loures, ao ex-ministro Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves, e, além dos peemedebistas, outros 14 investigados de organização criminosa. 
 
Após o debate levemente acalorado, a presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, encerrou o ano judiciário desejando “um Brasil mais justo para todos” em 2018.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nessa briga de togas fico com

    Nessa briga de togas fico com as ditas cujas. Cada um tem um lado que certamente não é o meu e muito menos do país. 

    O que me invoca no atual Judiciário, particularmente em alguns membros do Supremo, a exemplo desse ministro Barroso, cheio de cacoetes, salameques e afetações, é se acharem os ungidos que irão, enfim, resgatar a moralidade e os bons costumes no país. O que não é, e nunca foi, exatamente o papel do Judiciário. 

    Contenham-se, senhores! Ou, no popular: menos, menos, gente boa!

  2. Essa maga polológika do STF calada é uma poeta

    Cármen Lúcia é um vexame, uma vergonha. Essa imbecil hoje presidindo STF, assim como quase todos os colegas de côrte, não apresenta a mínima condição de integrar um tribunal constitucional; se Cármen Lúcia tivesse um pingo de semancol, já teria feito o mesmo que Joaquim Barbosa: pedido o boné e saído pela porta dos fundos.

    Gilmar Mendes, o trator tucano do STF, o “Serjão Motta” da área jurídica e líder tucano no STF age como se espera de um cão de guarda; esse pitbull do tucanato torce e retorce a Lei em benefício dos comparsas e aliados políticos. Para salvar os aliados e comparsas GM encarar o PIG/PPV e não teme ovadas, protestos e cara feia.  Agora, que está sendo exigida de GM, para salvar seus aliados e comparas, uma postura legalista, ele não se peja em concedr liminar proibiindo o seqüestro judicial, que os eufemistas apelidaram de “conndução coercitiva”. Tomando essa decisão, GM faz um afago no PT, que entrou com ação. Mas tucano e golpista que sempre foi, GM já enviou ao Congresso Nacional a PEC do Semi-Presidencialismo, ou seja a proposta de golpe dentro golpe, que torna o próximo presidente da república uma espécie de “rainha da Inglaterra tropical”.

    Há meses eu tenho afirmado que é muito mais provável esse golpe do parlamentarismo do que uma nazifascista como Bolsonaro ser eleito presidente da república. Ao enviar a PEC ao Congresso, GM manda recado aos lavajateiros do TRF4, como que dizendo: “Olha, camaradas, vocês podem absolver o Lula e deixá-lo disputar a eleição presidencial, pois com o golpe do paralamentarismo ele será como a rainha da Inglaterra: terá o statu de chefe de Esatdo, mas não governará”.

    Nesse Congresso Nacional, em que mais de 2/3 constituem quadrilhas oligárquicas, plutocratas, ecravocrata, cleptocratas, privatistas e entreguistas, é moleza aprovar esse golpe parlamentarista. O que GM, as ORCRIMs jurídica, midiáticas e outros golpistas precisam fazer  “combinar é com os russos”, ou seja, explicar essa patranha aos pelo menos 51 milhões de Brasileiros que apóiam e  já decidiram votar em Lula para Presidente.

    E Luís Roberto Barroso é o pavão palrador, um embuste que, de legalista erudito se converteu em ferrabrás, tão logo chantageado pelo PIG/PPV, que ameaçou colocar no ventilador as manobras que ele e a esposa fazem, abrindo empresas de fachada em parísos fiscais, para sonegar impostos. Vale dizer que Joaquim Barbosa caiu na mesma rede, quando comprou apartamento em Miami, usando dos mesmos artifícios.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador